Educação > Proposta de retorno às aulas presenciais avança na Câmara Municipal de SP Voltar
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O Plano Pedagógico previsto antes da pandemia obrigava os alunos a terem aulas presenciais e não online. Os cursos de formação e de graduação são formatados a serem presenciais. Quanto ao desdobramento de aulas online é para inglês ver, onde não há estúdios para gravação, os professores não são os atores do ensino por não terem nenhuma ou qualquer experiência em tecnologia de mÃdias digitais e não serem formados para aplicar o conteúdo que exigiria um esforço maior. Esta mais para uma enganação.
Estamos em ano eleitoral. Qualquer pessoa medianamente inteligente percebe que os interesses dos polÃticos não são sanitários ou de saúde publica.
Fiz essa colagem para demonstrar que a saÃda deste problema, não é pensar preconceituosamente, sobre este ou à quele modelo. E sim, dosar de maneira mais eficaz e eficiente os modelos possÃveis e torná-los mais enxutos. E sim, o Ead já superou em oportunidades o presencial. E vai abocanhar mais espaço. Obrigado pela troca de ideias. até mais...
CarÃssimo Ricardo. A lei de Murphy diz que o que tem que dar errado, dará. Se o ensino esta se encaminhando para o EAD não há como parar. Agora segundo sua opção de que matérias especÃficas onde os alunos devam pensar e interagir usando os outros sentidos do corpo humano são necessariamente dispensáveis é para ser um tratado de livre docência e candidato aos Prêmios Nobel de Economia e QuÃmica, diminuir custos e transformar a educação em m*er*da, respectivamente.
Caro Ricardo Barbosa, repito e colo suas palavras, exceto, mudo de: Ensino a distância para Ensino Presencial e prossigo com suas palavras: O Presencial "é mais uma maneira de aumentar a distância entre ricos e pobres, ferramenta que apenas seria coadjuvante para a técnica do ensino sendo usada para enganar as classes mais desfavorecidas criando uma ilusão de que a ignorância pode ser banida com questionários rasos e deixar os alunos com dúvidas formando cidadãos de segunda categoria". É isso!
Essa discussão que ocorre na Câmara Municipal de São Paulo, está ligada à educação dos alunos? O Foco são os alunos/as? Ou, está ligada aos interesses de cada qual que precisa resolver suas questões pessoais e profissionais! Estão discutindo frequência escolar e boletim presencial. Estão discutindo calendário. Estão discutindo se está ou não higienizada a sala. Olha, é perda de tempo! É simplesmente, uma coisa sem sentido! DesperdÃcio de tempo e de dinheiro. E os alunos/as que é bom, Nada!
O que prevejo para o futuro é entre 60% e 80% no formato a distância e com conteúdos enxutos. E entre 20% e 40 % com forte aplicação no presencial. Muitos cursos que não requerem laboratórios, poderão ser até atingidos em 80%. Isso fará com que os valores fiquem mais acessÃveis e ampliará oportunidades. Oportunidades que no formato atual, estão sendo desperdiçadas, uma pela ausência em espaço e outra pela dificuldade em identificar à queles merecedores dessa atenção.
Com certeza há parte de sentido em seus argumentos, apenas, entendo que farão cada vez mais gerar superação nas eventuais deficiências conhecidas em Ead. Compreendo claramente, todos os envolvimentos trabalhistas, tributários, econômicos e financeiros envolvidos no presencial e toda logÃstica em transporte e etc.. Mas, acredito seriamente, que o presencial precisará passar por grande transformação daqui para frente. Até para deixar de só atender, como você diz, à s classes mais favorecidas. segue
Sobre o formato presencial em nossos dias: O currÃculo ao lermos é muito bacana. Mas, na prática diária percebe-se que algo está desconectado. A velocidade como ocorrem à s coisas e à s transformações atualmente, indicam que os cursos presenciais não estão atendendo à s necessidades. Há enorme desperdÃcio de tempo em questões que são irrelevantes ou até já superadas. Há pouca flexibilidade. E parte desses defeitos acabam caindo no Ead. Como vÃcios por arrastro. segue...
Até o quadrinho abaixo, não vi, qualquer menção aos alunos/as! Às aulas a distância prosseguem normalmente. Os alunos estão interagindo em seus ambientes virtuais. Não há professores/as em pânico. Mas, há parte presencial nos cursos a distância, e foi igualmente, afetada, porém, com menor carga emocional e em necessidades psicoterápicas. O rigor cientÃfico há no EAD e no presencial. No EAD é mais sério. O aluno em EAD não tem trabalhinho para nota. Ou é ou não é. Está reprovado!
Diante de sua nova colocação farei algumas observações: Que escola, universidade é essa que entra em pânico em momento de crise e não tem respostas para a excepcionalidade que se apresenta? Às únicas coisas que percebo é: Precisamos voltar às aulas presenciais. OK! E como assim? Bom, preciso pagar às contas. Aluguel, trabalhar e transportar os alunos, como ficam os impostos, os professores vão ter que receber, os pais vão ter que pagar, os pais querem os filhos na escola, ficar livre deles. segu
Definitivamente acredito que todas essas inovações no campo da tecnologia sejam criadas por insights vindos da educação presencial para atender algumas áreas do conhecimento humano. Matérias especÃficas necessitam de interação entre equipes e rigor cientÃfico. Portanto a prática do EAD é apenas utilizada para criar condições de ensino a distância para áreas de humanas e completo para as outras áreas que exigem um aprofundamento de bancas examinadoras. A prática do EAD é a educação do século XII
O mesmo acontecendo, em plataformas de petróleo, micro-neuro-cirurgias, onde a parte robótica é que chega na estrutura, com amparo em bioengenharia. Parte e soluções embarcadas nos automóveis são sistemas inteligentes comandados a distância, espaçonaves e satélites em órbita, sistemas corretivos em segurança de voo, sondas submarinhas. Acredito que há algum equÃvoco em como você imagina o que é "algo acontecendo a distância". Forte abraço!
Caro Ricardo Barbosa, sua contundente colocação contra o ensino a distância vai na contra- mão do que já está ocorrendo e cada vez mais acontecerá queiramos ou não. Às urgências e emergências, e algumas cirurgias de grande porte e envergadura já ocorrem a distância e em muitas cirurgias presenciais, em parte, são feitas no formato virtualizado e por sistemas e equipamentos eletrônicos e computadorizados. segue...
Caro Ricardo Barbosa, como vai? Fico contente que você esteja debatendo comigo. Obrigado! É uma opinião, a minha, que considero muito razoável, em virtude do momento excepcional em risco de morte que estamos atravessando, fruto Covid-19. De qualquer maneira, respeito sua opinião, porém, discordo dela. E, decididamente Não! O ensino a distância é diferente do que você imagina. Você está Errado! Abraços!
Ensino a distância é mais uma maneira de aumentar a distância entre ricos e pobres, ferramenta que apenas seria coadjuvante para a técnica do ensino sendo usada para enganar as classes mais desfavorecidas criando uma ilusão de que a ignorância pode ser banida com questionários rasos e deixar os alunos com dúvidas formando cidadãos de segunda categoria.
Preciso rebater: O ensino a distância é democratizador. É exatamente o contrário, reduz a distância entre ricos e pobres. Olha, seu discurso, me parece, muito sindicalista. O apelo sentimental de classes desfavorecidas é a maior furada. A ignorância é algo que faz parte do ensino presencial com os cacoetes e vÃcios da era medieval e que se fazem presentes hoje. A escola não forma ela informa e educa. Quem se forma é você. Sois responsável. Só é segunda categoria quem quer. Abraços e sucesso!
Comprar vagas em escolas particulares é de uma loucura estonteante. Não faz o menor sentido. Vamos misturar alhos com bugalhos e para quê? As escolas não dão conta do seu próprio programa e vamos acrescentar diferenças gigantes e que precisarão de ajustes finos, até lá, o ano acabou e nada aconteceu. É jogar dinheiro no fora! A saÃda é investimento a distância como já mencionei. E avançar nesse sentido em mudança.
Espero ter ajudado.
Nota-se que você cesta afastado dos bancos escolares por um bom tempo. EAD é enganação, só serve para dar lucro para algumas Uniesquinas, que são fábricas de diplomas de analfas digitais.
Os professores/as poderão se reinventar mais e se preparar melhor. Igualmente, poderão dar continuidade aos seus estudos em pós, mestrado, doutorado ou mesmo em especializações de curta duração. Isso já ocorre hoje. Precisamos ampliar isso e democratizar o ensino verdadeiramente. E torná-lo mais barato e eficiente. O modelo em EAD – ensino a distância, sem dúvida, será um grande facilitador útil e promissor nessa nova dinâmica em mudanças. E para melhor: menor custo, maior eficiência, segurança.
Todo esse processo pode ser certificado digitalmente. E como é o aluno que faz tudo isso, uma vez feito e encaminhado, os professores/as, poderão avaliar corretamente o referido aluno/a, e vez que outra, no presencial, especialmente, nos casos em que se utiliza laboratórios e outros cenários forçosamente presenciais, dúvidas e reforços ou até corretivos poderão ser feitos com maior sucesso. Os custos gerais vão cair. O desgaste em deslocamentos de longa duração vai melhorar a qualidade de vida.
É o momento de se preparar para o futuro tecnológico que já está aÃ. DisponÃvel. Mais um ou dois anos, vou estudar dá e na porta do meu micro-ondas, enquanto preparo a "bóia". Ou ao fazer a barba, no espelho, vou lendo uma apostila de direito, biologia ou geografia. Em um dos espelhos da minha casa desenvolvo cálculos ou elaboro fórmulas quÃmicas, enquanto cuido de um idoso e ato contÃnuo pela internet, rede mundial, envio os resultados para checagem a distância por professores/as, das áreas.
O Google e a Microsoft, salvo engano, já possui plataformas que podem auxiliar ou apresentar caminhos para isso. Empresas como a Dell, Positivo, Lenovo, Acer. HP e outras, há mais, a própria IBM pode ser consultada como operacionalizar tudo isso. E, ficamos colocando em risco, professores/as, alunos/as, funcionários/as, e, até o cachorrinho lá da escola. Pode uma coisa dessas? Senhores/as polÃticos, pensem a frente. Assumam o ineditismo em avanço e desenvolvimento.
Apresentei os problemas. Agora vamos para à s possÃveis soluções. As escolas, faculdades e outros, entrem em contato com os sistemas em "nuvem", comprem ou aluguem espaços e coloquem todo o material didático necessário, não é todo e o necessário, para acesso remoto, virtual. Façam com as empresas de hardware locação temporária de celulares, computadores notebooks, invistam nos professores/as e alunos/as. Promovam treinamentos par ensino a distância. Dá para fazer!
Nesse cenário não há como garantir a mÃnima segurança aos nossos queridos familiares. Diante disso, minha sugestão se mantém firme em: Fiquem em Casa. Estudem em Casa. Utilizem a tecnologia tanto disponÃvel em Celulares como em computadores e notebook's e outros e mantenham o funcionamento a Distância. Em minha visão, discutir o retorno ao ensino presencial, neste momento e dentro deste ano, Não passa de uma discussão Insana, doente! E implica em total Irresponsabilidade! E sem necessidade!
Para concluir: Segundo informes já são mais de 90.000 Mil Mortos. Mais de 1000 Mil Mortos por dia. São mais de 2.500.000 Milhões e 500 000 Mil infectados. Falta mencionar os que ficaram com as Sequelas Neurológicas. Paralisias em partes do corpo e problemas na fala. Esses eles não mencionam, escondem, ou esquecem de avisar!!! 90 MIL vezes 4. São aproximadamente, 360.000 Mil familiares enlutados. Em apenas 04 (quatro) meses. E continuam ficando doentes! É o quadro presente!
Mencionei dois dos motivos que já se apresentam em alguns casos. E, possivelmente, à medida que se for conhecendo mais o vÃrus da Covid-19, outros poderão ser os sintomas manifestados. Daà quem vai ter que resolver é a famÃlia, quem vai pagar a conta é a famÃlia, quem vai cuidar é a famÃlia, então: Não faz sentido qualquer correr esse tipo ou tipos de riscos já conhecidos. Ia me esquecendo, se morrer, quem vai pagar a conta é a famÃlia. Invistam no ensino a distância. Será a saÃda!
Motivos: Não há como ter certeza da não contaminação. Logo, os assintomáticos vão transmitir a Covid-19 indiscriminadamente, à queles que por ventura estiverem no grupo de risco ou à queles que estiverem suscetÃveis ao vÃrus vão contraÃ-lo. Os que contraÃrem estarão sujeitos à morte. Ainda, não morrendo estarão sujeitos à s sequelas já observadas. Sequelas dentre elas: Paralisia parcial de membros, redução em compreensão na fala significando necessidade de fisioterapeutas e fonoaudiólogos segue...
Pode o governo decidir o que bem entender. Os polÃticos, igualmente. Minha sugestão já dei, que Não retornem à s aulas presenciais. Fiquem em casa. E ano que vem, só voltem se tiver vacina e garantias cientificas. Caso contrário vai fazer aula virtual a distância ou fica sem estudar. Há todas as condições para o ensino a distância. Invistam nisso! Se depender de mim. Escola, faculdade só após vacina e garantia cientÃfica e segurança. segue...
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