Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ednaldo Miranda de Freitas

    A pergunta deveria ser se ele tem chance de chegar ao final de 2022, ainda no cargo. E se chegar, só se operar verdadeiros milagres para alcançar os 60 milhões de votos, admitindo-se, também que além de tudo ele ainda alcançaria o segundo turno. Não creio haja tanta gente estúpida assim, aqui no Brasil. Esse não se reelege.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Você está esquecido que "nós" elegemos o PT por 4 vezes, depois de tudo que ficamos sabendo deste?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    2. Lucas Cansado

      Houve gente para elegê-lo em 2018 e poderá haver para reelegê-lo em 2022. Essa superioridade de achar que os outros vão se comportar como a gente quer ou espera só leva a erros. E um desses erros é subestimar a impermeabilidade dos apoiadores de Bolsonaro diante dos fatos.

  2. Odete Borges

    Outro dia um leitor fez um comentário muito lúcido neste espaço que talvez seja a razão pela qual a pergunta tenha uma resposta afirmativa. Ele disse que se depois de ver o desempenho de bolsonaro, o comportamento fascista, o genocídio, a milícia armada e a digital, as fakes news, a destruição da cultura, o racismo, a homofobia, o lavajatismo, o eleitor continua apoiando bolsonaro, então a oposição está dando murro em ponta de faca. Infelizmente a sociedade é fascista e é ele que ela quer.

    Responda
    1. MARIO PEREIRA DE SOUSA

      Para ele a vida das pessoas não tem qualquer valor. Ja disse publicamente que se morrerem 30 mil inocentes numa guera civil, não teria nada demais e seria uma solução. Ele quer deramamento de sangue. Disse também que a ditadura errou porque não assassinou mais pessoas sob tortura. Se uma pessoa dessas tornar-se vítima fatal dessa pandemia, o país estará se libertando das garras de um genocida.

    2. CARLOS ARMANDO MOLINARI JR

      Poderia acrescentar o desprezo pela educação, a destruição do meio ambiente e a inoperância na saúde no cuidado com a pandemia.

    3. Nelson Vidal Gomes

      O que era a Sociedade quando elegeu o PT por 4 vezes?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  3. neli faria

    Será mais fácil o Santos ser campeão invicto do Brasileiro em 2020 do que bolsonaro se reeleger. Aliás, bolsonaro e lula me lembram W Churchill...Sim! O gênio fala no presente mirando o futuro e Churchill falou num presente mirando nessa dupla de políticos brasileiros:o Estadista pensa no futuro da Nação, o oportunista na próxima eleição. E é o caso da dupla .Tanto país no mundo para a dupla nascer, tinha que ser logo aqui?

    Responda
    1. neli faria

      Mariana repiso ,como uma das Danaides, as palavras de Churchill:o Estadista pensa no futuro da nação,o oportunista nas próximas eleições. Lula e bolsonaro são idênticos!Só pensam em seus projetos de Poder.Abstenha-se de simpatia política e analise objetivamente.Alguém que comemora o surgimento do Covid?Alguém que menoscabou políticos experientes e fundadores(Tarso,Marta etc.) e ungiu uma inexperiente? Brasil? Mero detalhe! O importante era seu projeto pessoal.Elegeu bolsonaro indiretamente!

    2. Mariana da Costa Conde

      comparar Lula e Bolsonaro , seja os individuos seja suas atuaçoes e experiencias politicas, expoe sua in-capacidade de entender a historia particularmente a nossa Idem sua mençao ao estadista ingles com cerca de 700 anos de experiencia politica - com P maiuscula- e intimidade constitucional na Historia Temos tres vezes mais expertise escravista que republicana e este passado faz muita diferença

    3. Nelson Vidal Gomes

      Certo Neli!Um grande e fraterno abraço!

    4. neli faria

      Nelson! Independentemente de quem for, chega de oportunistas. Brasil precisa pensar no futuro e não nas próximas eleições.Desastres em cima de desastre? É o futuro que está sendo subtraído. Morrerei logo, mas, tenho sobrinhos/ sobrinhos netos.

    5. Nelson Vidal Gomes

      Odette e Neli penso que em 2022 teremos Sérgio Moro.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    6. Nelson Vidal Gomes

      Odette e Neli penso que em 2022 teremos Sérgio Moro.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    7. neli faria

      Odete: também sou censurada. Muitas vezes desisto de postar. 2022!, penso que bolsonaro não irá concorrer à reeleição. Economia! Lula, pela Lei da Ficha limpa, está impedido de concorrer. Será que Mourão não irá concorrer à reeleição? Até 2022 o mundo dará muitas voltas. Será que terá Brasil até lá? Nem para prefeito sei em quem votarei!

    8. Odete Borges

      Fiz uma pergunta para a senhora com todo o respeito, mas ultimamente toda vez que respondo seu comentário a folha censura. Próxima eleição a senhora vota bozo ou PT? Sem ódio do Lula?

    9. Odete Borges

      Lula!!! Sempre Lula!!! Por que tanto ódio Neli? Se der( Lula )PT e bolsonaro novamente em quem a senhora votaria? Não vale branco ou anular.

  4. Nelson Vidal Gomes

    O que pode ajudar Bolsonaro a reeleger-se são as Bobagens ditas contra ele na imprensa como nesta coluna recentemente se viu, ou melhor, somente se leu,fazendo-o assumir um papel de vítima que já não lhe cabia desde a campanha eleitoral,quando disto usufruiu.Todos precisamos ter a humildade de compreender que nada fará de Bolsonaro algo pior do que o PT,que,até hoje,não se dignou mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Deus nos ilumine,abraço fraterno nos ateus!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Não é o meu caso Lucas!Não frequento igrejas e muito menos tenho acesso ao dinheiro dessas,logo,também não me sinto autorizado a julgar àqueles que assim o fazem.Outro abraço fraterno!

    2. Lucas Cansado

      Por favor, quanto a mim, prefiro que peça a Deus para iluminar aqueles que usam o nome dele para ficarem ricos.

  5. bagdassar minassian

    .... depende de quantos e quais os candidatos e, mais ainda, o contexto mais próximo da eleição.

    Responda
  6. Antonio Araújo

    Agora que entendi Hélio. Quer sobreviver de polêmicas. Normal.

    Responda
  7. Bernardo de Morais Linhares

    Bolsonaro sabe q pra se reeleger, ele só precisa cuidar da economia, mesmo q desapareçam 200 k pessoas até a vacina chegar. Saúde e educação são consequências da economia.

    Responda
  8. Bernardo de Morais Linhares

    O presidente pra ser reeleito, ele só precisa se preocupar com a economia e ele faz isso muito bem, mesmo q desapareça umas 200k pessoas até a vacina chegar. O povo não tá preocupado em educação e saúde e etc, apenas em ganhar dinheiro. Isso é conversa sempre de quem tá na oposição em chegar ao poder. Nós vivemos num país imbecil assim como o presidente, e sempre o pobre bajulando o rico, pq rico gosta de ser bajulado.

    Responda
  9. Bernardo de Morais Linhares

    O presidente pra ser reeleito, ele só precisa se preocupar com a economia e ele faz isso muito bem, mesmo q morram umas 200k pessoas até a vacina chegar. O povo não tá preocupado em educação e saúde e etc, apenas em ganhar dinheiro. Isso é conversa sempre de quem tá na oposição em chegar ao poder. Nós vivemos num país imbecil assim como o presidente, e sempre o pobre bajulando o rico, pq rico gosta de ser bajulado.

    Responda
  10. Eduardo Giuliani

    Historicamente nunca votamos em um Inepto e Mau Caráter como o Bozo. Impossível ele se eleger com mais de 50% dos votos válidos. Há os 30% de bozomínions que o apoiam, mas mais de 50% não o aturam e, considerando que temos bons candidatos como Moro, Doria e Mandetta, mesmo com cenário de Menos Pior ele nunca se reelegeria. Vai ser preso.

    Responda
  11. Cleyton I S

    Se depender da imprensa querendo empurrar Sérgio Moro aí pode ter certeza que o melhor será esse idiota desse Bolsonaro continuar. Entre um idiota e um mau caráter que usa toga para se promover aí tenho que votar nulo; sendo assim Bolsonaristas vão às urnas reeleger um mandrião. Por enquanto é o cenário.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Entendo o ponto de vista. Me considero um democrata e pela primeira vez na vida anulei um voto (para a presidência). De um lado tinha esse Coiso odioso (o cara é ainda muito pior do que imaginava). De outro tinha um partido que recém saiu do poder com 15 condenados - toda sua cúpula partidária e não dava para passar a mão e fingir de conta que nada aconteceu. só na petrobras foram dezenas de bilhões. e a antiga ministra de minas e energia, virou presidenta. pra bom entendedor, meia palavra basta

  12. RICARDO ARANTES MARTINS

    O povo tende a ser conservador. Tende a reeleição. Mas não em tese o Jair tem tanto respaldo quanto imagina. Foi eleito pelo ódio, pelo cansaço do povo, pelas fakes, pela corrupção, pela prisão de grande parte da cúpula do partido que recém saiu do poder. É aquilo. se ficar entre Jair e PT ambos tem chances. O PT, inexoravelmente irá rolar os dados atrás do poder. Se um terceiro conseguir emplacar no segundo turno é eleito fácil.

    Responda
  13. Galdino Formiga

    Análise equivocada e fora de lógica. É apenas torcida. Os outros pré-candidatos são tão ruins que infelizmente favorece a reeleição.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Qualquer outro é melhor. Até mesmo o Tiririca ou o cabo Daciolo.

  14. Alberto A Neto

    Se há algo que Hélio não sabe fazer são análises econômicas e inflacionárias. Sofrível, também, suas incursões eleitorais. A consolidação lograda pela extrema-direita é suficiente a transformar o 'ex-capitão' no 'Luís Inácio da Direita', com 1/3 do eleitorado cativo; chovam gafanhotos ou canivetes. Basta olhar os erros crassos cometidos por Lula, Dilma e o PT para ver que o 'ex-metalúrgico' é o 'Jair Messias da Esquerda'. A reeleição está mais próxima porque a oposição está invertebrada.

    Responda
  15. cesar porto monteiro

    Mais divagações sobre o consequencialismo, esse incompreendido...

    Responda
  16. wilson kfouri

    Triste de um país estar discutindo a reeleição de um psicopata. Trump cairá em Novembro de 2020, Netanyahu em até Fevereiro de 2021 e Bolsonaro até Outubro de 2022 e o mundo se livrará de 3 genocidas ...

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Wilson, não subestime a inépcia de eleitores daqui e dos States.

    2. Antonio Araújo

      É parente de Juca, né?

    3. Lucas Cansado

      Isso são expressões de desejos, mas não necessariamente vão se tornar realidade. Quem fecha os olhos à possibilidade de Bolsonaro e Trump se reelegerem, está cometendo de novo os erros que foram cometidos em 2016 nos EUA e 2018 no Brasil.

  17. CARLOS BECKER

    Mais quatro anos sob a 'liderança' desse rato? Deus nos acuda!

    Responda
  18. Claudiney de Oliveira

    Não sou bolsonarista e nem petista. Respondendo à indagação do articulista, Bolsonaro tem chances de se eleger no presente e no futuro, a menos que - morra antes -

    Responda
  19. Wil Prado

    Instituo de pesquisa Paraná?! Nunca ou falar. Deve ser coisa lá do Moro, do Delta e companhia...

    Responda
    1. Izabella F F

      Só jogar no google, é bem fácil! Recomendo pesquisar antes de falar besteira.

  20. Herculano JR 70

    Quem sabe, poderia escancarar as debilidades do estado q ñ é só executivo, ñ e só Bnaro, inclui o legislativo e o judiciário. Quem sabe o mundo diminua-os muito, diminuindo as funções do estado, os três poderes e os seus serviços: escola oficial só primário, saúde(cura) sem regula/ao, etc. No contexto, Bnaro, e Trump, tem muita chance pois sempre foi por preservar a economia, todos viram e sabem. Governos do estado e prefeitos são os culpados das medidas drástica e inúteis q criou a crise.

    Responda
    1. Marcos Guedes

      Graças aos céus que as medidas de distanciamento social ficaram a cargo de prefeitos e governadores. Fosse Bolsonaro a decidir tais medidas já teríamos mias de 200.000 mortos.

    2. Fernando Candido

      Quando voltar para terra redonda, leia o texto de novo e comente novamente.

  21. Luiz Roberto Peres

    Helio , creio que o Bozo já está no segundo turno em 2022. Ele e Moro ou talvez disputando com o marqueteiro Bolsodoria. Além de outros motivos esse quadro é fruto da divisão completa das forças progressistas que não são capazes de entender a atual conjuntura nacional. Analisar o comportamento divisionista deles para as eleições deste ano e já prever derrotas acachapantes.

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      é incompreensível ( pra mim, pelo menos), a cegueira dessas forças progressistas.

  22. BRUNO F DA SILVA

    Segundo o site enquete ao vivo, com um bom sistema antirobô, Bolsonaro já tem mais de 50% de voto em uma massa de 4 milhões de votos. Para o bem do Brasil , o homem tá reeleito.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Para o bem do Brasil, Bruno? Precisa ser cego, surdo e mudo para elogiar um fascista que absolutamente nada fez em prol do país. Todas as políticas públicas foram decididas pelo Congresso Aponte uma , a não ser a cloroquina e as vítimas de seu incentivo!.

    2. Fernando Candido

      Site que foi divulgado via WhatsApp em grupos bolsonaristas..

  23. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Que Deus conceda a Bolsonaro vida e saúde para chegar até as eleições de 2022 em condições de disputá-las, já que nas eleições passadas não dispunha de saúde suficiente para tal devido à facada de que foi vítima, lembra-se? Ou seja, até 2022 há muita coisa para acontecer e muitas especulações vão preencher esse tempo...

    Responda
    1. Fernando Candido

      Se ele chegar com saúde, precisará enfrentar os debates, coisa que nao ocorreu na eleição passada.. Melhor ele começar a sem preparar..

  24. BRUNO F DA SILVA

    Segundo o site de pesquisas chamado enquete ao vivo, que usa uma plataforma segura antirobô, com geolocalizacao e anti fraude com CAPTCHA integrado. Bolsonaro já tem mais de 50% de votos numa massa de 4 milhões de votos. A Folha vai ter assunto pra polemizar até 2026.

    Responda
    1. Fernando Candido

      Site este divulgado via redes de whatsapp do gabinete do ódio.. por isso que pesquisas padronizadas e de confiança realizam-se via amostragem aleatória e randomizada.. Pegar um publico majoritariamente bolsonarista e faze-lo votar.. qual resultado esperaria? Ainda que ele teve só metade dos votos..

  25. Tersio Gorrasi

    Não sou kardecista, mas até parece que na outra encarnação este colunista e Bolsonaro foram marido e mulher, seja no sentido restrito (conservadorismo) ou mais amplo (progressista)

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      será que não são nessa encarnação?

  26. Rodrigo Ribeiro

    Precisamos estudar mais Hélio... A ideia de que, "se ele fizer alguma loucura", a inflação volta, é um mantra neoliberal. Por isso, fica tão fácil atiçar o câmbio para gerar instabilidade. A classe media acha que só há um jeito de governar, deixando a economia para quem entende. Qualquer pressão inflacionária é culpa do louco. Muda o bobo da corte, esta frase não muda. Foi o que começou a derrubar a Dilma: essa ideia de o louco fará voltar a inflação. Aí ela pôs um são: o Levi. Deu no que deu.

    Responda
  27. Daniel Reis Plá

    Sai Bolsonaro e entram Amoedo, Moro ou Luciano Huck...Tristes perspectivas.

    Responda
  28. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Atenção Hélio. Bolsonaro segue conselhos de Joseph Goebbel:. “Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade. Nós não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito”. Esperto. Procura falar na linguagem que fala o brasileiro. Assim se elegeu! E La Nave Va.

    Responda
  29. domingos souza

    Brazil über alles.

    Responda
  30. domingos souza

    País dos Bruzundangas.

    Responda
  31. eli moura

    o covid 19 vai continuar fazendo número significativo de vitimas até o final do primeiro trimestre de 2021, no primeiro semestre de 2021 a tsunami de liquidez global deve trazer algum alívio, mas no final de 2021 e 2022 os atrativos como petrobrás, vale e agricolas logo alcançam seus limites. Se o trump sair, provavel e possível, a rejeição contro o governo atual se torna homogênica, o brasileiro vai pagar um alto custo de tudo isto. No chances de um segundo termo pra este desgoverno.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Atenção amigo. Bolsonaro segue conselhos de Joseph Goebbel:. “Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade. Nós não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito”. Esperto. Procura falar na linguagem que fala o brasileiro. Assim se elegeu! E La Nave Va.

  32. eli moura

    o covid 19 vai continuar fazendo número significativo de vitimas até o final do primeiro trimestre de 2021, no primeiro semestre de 2021 a tsunami de liquidez global deve trazer algum alívio, mas no final de 2021 e 2022 os atrativos como petrobrás, vale e agricolas logo alcançam seus limites. Se o trump sair, provavel e possível, a rejeição contro o governo atual se torna homogênica, o brasileiro vai pagar um alto custo de tudo isto. No chances de um segundo termo pra este desgoverno.

    Responda
  33. Maurício Serra

    Bolsonaro provavelmente irá se reeleger. Na dúvida, aposte na im be.ci lidade humana. Sempre sairá vitorioso.

    Responda
  34. Ayer Campos

    A especulação, comum entre bem-pensantes, de que JB hoje teria boas chances de reeleição, se ampara num pressuposto nada certo - e muito provavelmente superado: a ideia de que os que votaram branco e nulo e os enraivecidos pela Lava-Jato anti-PT tenderiam a repetir o voto em nova eleição. Não é preciso muita sofisticação dialética pra advertir que os ventos mudaram - e continuam mudando. Os ódios arrefeceram, os fantasmas desvaneceram e alguns 'mitos' caíram. É o chamado 'devir'....

    Responda
  35. Washington Lima

    Os mesmos neutros que elegeram Lula, elegeram Bolsonaro e na próxima estarão direcionando para outros candidatos, afinal não fazem parte destes grupos radicais que, no final gira nos 20%. Não existe no Brasil candidato com mais de 50% de votos. São todos farinha do mesmo saco, desesperados pelo poder.

    Responda
  36. Paulo Azevedo

    Lula , em seu egocentrismo, mesmo sendo claro, não quis ver a onda anti-petista . Teimou em se lançar candidato e depois colocar Haddad e a inexpressiva e querida Manuela , que não tinham condições de reunir o campo democrático. Então é claro e óbvio que Lula de certa forma favoreceu Bolsonaro. Pra quem quiser saber mais sobre Lula e o sindicalismo fajuto dos EUA, leiam o livro de uma historiadora da Unicamp - Disseram Que Voltei Americanizado. Lula nunca foi de esquerda, aliás ele atrapalha.

    Responda
    1. Maurício Serra

      E o Lula, hein? E o PT? Quem favoreceu o Bozo foi quem teclou 17. Toma que o filho é teu!

  37. MANUEL SALLOVITZ

    Bolsonaro não ganhou a eleição de 2018, foi a oposição que a perdeu . A meu ver, Lula segurou a candidatura de Haddad até o último minuto , em troca de sua liberdade . Se Haddad tivesse sido lançado no tempo correto,teria ganho Em 2022 será o mesmo e , a meu ver, Bolsonaro já está reeleito, porque não terá opositor à altura . Ciro e Lula são personagens egocentricos e candidatos eternos , incapazes de abrir espaço para lideranças novas e de trabalhar para uma oposição coesa

    Responda
    1. antonio lopes

      Ninguém tá eleito dois anos antes dá eleição, o Trump também estava eleito hoje tem mais chance de perder do que de ganhar.

    2. Paulo Azevedo

      Ciro tem seus defeitos, mas no momento seria a escolha mais racional porque tem condições de reunir governabilidade e é experiente. O país nõ momento não suporta inexperientes.

  38. Roberto Gomes

    Claro que Bolsonaro tem chance de se reeleger. Principalmente se os seus adversários se comportarem como crianças.

    Responda
  39. MARCOS BENASSI

    Meu caro Hélio, me intriga demais um dos aspectos Bozoeleitorais, os tais 15% de adeptos que se somam àqueles componentes do "núcleo duro", a espinha dorsal Bozófila, padecente de acefalia crônica. Reza a lenda que esse mundo de gente tem menos densidade na fé Messiânica e, portanto, sobrenada no caldeirão Bozopata e estaria sujeito ao resgate. Se isso é fato, o que é que falta Jair fazendo para distanciá-los do precipício? Quais serão as barbaridades capazes de chamá-los à razão? Mistérios...

    Responda
  40. Paulo César de Oliveira

    Trump pode vir a ser prejudicado pela pandemia, mas Bolsonaro não. Em 2022 estaremos todos vacinados(os que estivermos vivos) e a pandemia será passado. A reeleição de Bolsonaro depende menos dele do que de quem os eleitores mandarão para o segundo turno junto com Bolsonaro. Muita gente votou no atual Presidente porque jamais votaria em alguém do PT.

    Responda
  41. MARCIO OLIVEIRA

    O Helio é de longe o articulista que mais gosto nesse jornal, mas nao deveria escrever com o figado...

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Ele nao escreveu com o fígado. Escreveu com as mãos e usando o cérebro! E espero que sua colocação final se realize!