Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ADRIANA MARIA PAULO DA SILVA

    Demétrio, queira para as pessoas em geral aquilo que vc quer para sua família, e para os seus amores. Essa sua conversa de que apenas você sabe o que é bom para os alunos pobres, não cola. Faça assim, retorne Você às salas de aula da educação básica e enfrente, você (na sua idade), a pandemia. Agora ficar do seu escritório (porque vc faz trabalho remoto) vaticinando quem deve ou não retornar às aulas presenciais, chamado professores de corporativos (porque não querem morrer ) é demais.

    Responda
  2. Lucas Dollo

    Esse texto é praticamente um pedido desesperado para ser convidado a Ministro da Educação...

    Responda
  3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Perder um ano escolar com certeza não é tragedia maior do que a morte de quem quer que seja, exceto Bozo e certos seguidores e comparsas. França voltou quando os novos casos e mortes estavam próximos de zero. Nossa situação é o oposto, morrem mais de mil por dia e superam os 50 mil os novos casos diários. Não é preciso dizer mais nada!

    Responda
    1. Paulo Cesar

      Além disso, na França, na Alemanha etc. as escolas são quase exclusivamente públicas, por isso o Estado pode investir nas custosas medidas de segurança. Quero ver escola particular no Brasil fazer aulas com seis crianças por sala, por exemplo, fazer desinfecções várias vezes por dia, com os produtos adequados. Inexequível. E vão contratar mais profissionais? Vamos agora à subfinanciada educação pública...

  4. José Roberto Franco Reis

    Já fiz esse desafio mas o geógrafo (será que aderiu ao negacionismo e ao terraplanismo bolsonarista?) não se manifesta: se prontificar, pra mostrar sua valentia (enfrentem como disse o bolso), a assumir algumas turmas nas escolas públicas. Se assim proceder, reconheço que não é só bravata de intelectual trabalhando remotamente no protegido do lar doce lar. Mas até agora nada!!!

    Responda
  5. JOSE ROCHA CUNHA

    O direitismo exacerbado a serviço dos interesses econômicos - claro, a preocupação dele não é com as crianças pobres das escolas estaduais e sim com o prejuízo aos negócios das particulares - embota a mente e distorce o caráter até afundar na lama.

    Responda
  6. JOSE ROCHA CUNHA

    O direitismo exacerbado a serviço dos interesses econômicos - claro, a preocupação dele não é com as crianças pobres das escolas estaduais e sim com o prejuízo aos negócios das particulares - embota a mente e distorce o caráter até afundar na lama.

    Responda
  7. Mery Bucker Caminha

    Não entendo como o sociólogo Demetrio insiste em não aceitar as evidências médicas e pareceres dos maiores cientistas da área da saúde no Brasil. Quase diariamente assisto ele em vários programas da GloboNews contrariando as considerações técnicas da área da saúde e da cobertura jornalística. Sua capacitação profissional na área da sociologia e geografia humana que, ressalte-se, é indiscutível, não pode levá-lo a contestar as evidências da ciência médica.

    Responda
  8. Eryx de Castro Bicudo Pereira

    Esquece o autor do texto que quando as escolas reabriram na França, a propagação do vírus estava controlada, com redução acentuada no número de casos e de óbitos. Por aqui, estamos longe desse status. Continuamos, há meses, com média de 1200 óbitos por dia. Não sei se o autor tem filhos. Se tiver, fique a vontade para mandá-los de volta a escola. Os meus, definitivamente, não voltarão esse ano.

    Responda
  9. marcia galvao

    Texto raso e tendencioso. Lamentável.

    Responda
  10. Marcio M Andrade

    Estimado Demétrio, não veja ironia em minha estima. Creio ter sido esta uma das suas análises mais frágeis já lidas por mim. Comparar as escolas brasileiras com suecas e alemães é o mais adequado? A frouxidão do termo ciência nos discursos oportunistas justifica essa comparação? Perder um ano escolar está longe de ser ideal, mas acontece a todo momento, muitas vezes de forma não-trágica. A vida é dinâmica e a escola não deve ser uma fábrica a obedecer os prazos rígidos do mercado.

    Responda
  11. Renan Pimentel

    Esse é um tipo de artigo que eu não entendo o seu intuito, você não conhece a educação escolar e o conceito de responsabilização. Pelo visto o senhor vive numa bolha e não está compreendendo a realidade do sistema público do país.

    Responda
  12. PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO

    Um sujeito fechado numa bolha de classe mais que média, intelectual home office palpiteiro de jornal, vem dizer que dar valor às vidas de crianças e suas famílias é estar em bolha? Vai pegar tem, metrô e ônibus todo dia para dar aula e para de falar bobagem. Realmente, diploma não é garantia de inteligência.

    Responda
  13. PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO

    Um sujeito fechado numa bolha de classe mais que média, intelectual home office palpiteiro de jornal, vem dizer que dar valor às vidas de crianças e suas famílias é estar em bolha? Vai pegar tem, metrô e ônibus todo dia para dar aula e para de falar bobagem. Realmente, diploma não é garantia de inteligência.

    Responda
  14. Luís Lopes

    É sério que ele não sabe que o Brasil não só não está em declínio das infecções, mas surfa num platô atípico, que não decai nunca e, inclusive, bateu o recorde de mortes há dois ou três dias, com mais de mil e seiscentos óbitos? E depois ainda tem a desfaçatez de citar a França, que estabilizou o número de óbitos há várias semanas? Será que a Folha não tem ninguém que revise os textos e dê um toque aos autores? Ninguém percebeu que esse texto é uma bizarrice absurda?

    Responda
  15. mario cesar marques barbosa

    O Magnoli é um dos poucos analistas que tem tido a ousadia de nadar cuidadosamente contra a correnteza. Não são apenas os professores que precisam retomar suas atividades. O país inteiro, com mínimas exceções, precisa retomar à normalidade. E não me venham falar de novo normal. Temos que acabar imediatamente com o anormal. A letalidade da Covid-19 não justifica sob hipótese alguma o desastre econômico que está sendo causado por incompetência e hipocrisia de nossos governantes. Acorda Brasil!

    Responda
    1. JOSE ROCHA CUNHA

      A letalidade da Covid-19 não justifica? Você é professor? Você dá aula em escola estadual sem as mínimas condições de segurança sanitária? Você perdeu entes queridos nessa pandemia? 0

    2. JOSE ROCHA CUNHA

      A letalidade da Civic-19 não justifica? Você é professor? Você dá aula em escola estadual sem as mínimas condições de segurança sanitária? Você perdeu entes queridos nessa pandemia?

    3. Patricia Teixeira

      Há mais de um mês, é como se caíssem cerca de 4 aviões por dia no país. Isso ainda pq estamos seguindo muito mal e porcamente um isolamento às vezes visto como um ato de "incompetência" dos governantes. Tivessem eles sido "competentes" e anunciado q nada fecharia! Teríamos, no mínimo, o triplo de mortes hj! Aumentariam mortos de pessoas em idade produtiva e provedores familiares, inclusive! Que economia bomba se não há quem compre? E funcionários afastados? Quem financia na incerteza "de vida"?

    4. Luís Lopes

      Você está trabalhando? No quê? Como? Onde?

  16. fabio mariano

    Sr. Demétrio e seu desprezo a vida, agora das crianças.

    Responda
  17. Cleiton Aparecido Alves

    Muito triste, vindo de um colega de profissão que não está analisando com eficácia a situação. Primeiro, sim, estamos trabalhando e muito. Preparação de aulas, aulas, roteiros de atividades, correção das mesmas, jornadas de trabalho que muitas vezes passam de 8 horas. A demanda é maior do que quando estávamos em regime presencial. Caro colega, ninguém se nega a trabalhar, nos negamos a trabalhar sem segurança aos nossos alunos e a nós mesmos. Lamentável sua colocação.

    Responda
    1. WAGNER ALVES NEGREIROS

      Prezado Cleiton, Eu sou também professor. O mesmo ocorre comigo. Há dias na semana que trabalhista s 23h.

  18. TERESINHA FUMI KAWASAKI

    Lamentável!

    Responda
  19. Valdenor dos Santos Ferreira

    Lamentável ler artigo. Sou professor da rede pública e em momento algum estou relutante em voltar a trabalhar. No entanto , queremos segurança sanitaria para toda comunidade escolar, pois quem pode ficar doente ou morrer somos nós(comunidade escolar) ou nossos familiares. O que é triste é ler esse artigo de um professor com argumentos nocivos aos profissionais da educação, que já são tão desvalorizados na sociedade. As estruturas das escolas são precárias e inoperantes.

    Responda
  20. RENATO WALDOMIRO HADDAD

    Os alunos não estão sem aulas, os meus não estão. E as aulas pela internet têm rendido mais do que as presenciais.

    Responda
  21. Elson Simoes de Paiva

    O Sr não é professor de sala de aula a muito tempo, não deve ter filhos menores em idade escolar e deveria dizer quanto ganha para fazer colunas com textos que só tentam orientar a sociedade contra ela mesma e defendendo como sempre os mais ricos. Por favor se identifique como sendo apenas colunista radicalmente simpatizante Bolsonaro e sua trupe de fascistas . Não diga mais que fez geografia isso envergonha a categoria de geografia. Boa noite .

    Responda
  22. Daniel Raviolo

    É um tema complexo que merece ser tratado à luz da ciência e dos fatos. Um desses fatos é que muitos pais tem de voltar ao trabalho e não podem deixar as crianças sozinhas em casa. Outro é que diferentemente dos países citados no artigo, aqui muitas crianças que estudam em escolas públicas convivem com idosos. Mas precisamos de bom senso e ver onde e em quais condições é possível abrir. Mas não se pode dizer que um ano sem escola terá efeitos catastróficos; aí já deixamos a ciência de lado.

    Responda
    1. Valdenor dos Santos Ferreira

      A escola não pode ser encarada como um lugar onde os pais botam as crianças para irem trabalhar!!!!

  23. MARIA LOURENCO

    O Senhor Demétrio não viu o poder letal da fusão covid 19-bolsonaro-guedues. Mas quis fazê-lo com com os profissionais da Educação. Magnoli não sabe como funciona está instituição chamada Escola pra entender que qualquer coisa que aconteça com um aluno ali dentro recai sobre os seus responsáveis. Por isso se arvorou em defender que os filhos e alunos dos outros sejam lançados ao salve-se quem puder.

    Responda
  24. Márcio Queiroz

    Demétrio está muito irracional nos seus argumentos, parece agir como o clã bolsonarista obscurantista. Demétrio eis um provérbio pra vc: "Falamos mais do que pensamos". Henri Bergson

    Responda
  25. Carlos Amorim

    As crianças estão com um monte de problemas decorrentes do isolamento, a depressão explodindo, obesidade e a molecada horas nos video games. Esse isolamento eterno faz sim muito mal para as crianças. Não é a toa que tem dezenas delas brincando no térreo do meu prédio todos os dias. Hoje no Estadão tem uma matéria sobre a professora afastada por motivos de saude que abriu creche clandestina. Se procurar tem um comentário dela aqui falando mal da volta as aulas.

    Responda
  26. Daniel Schmidt da Cruz

    Lembro-me de em meados de março, o governo estadual e prefeitura de sp percebendo a gravidade decretou a quarentena. Pois bem, o que fez o governo Bolsonaro??? Trabalhou para atrapalhar as ações estaduais e municipais. Agora chegamos em Agosto, e de fato uma pequena parte da população fez a quarentena. Caso tivéssemos feito a quarentena rígida como propuseram o Estado e Prefeitura, a situação de mortes diárias estariam muito, muito abaixo dessa situação macabra que vivemos.

    Responda
  27. Armando Vieira

    Oh Demétrio, que mancada! Comparar alunos da Suécia, Alemanha, Los Angels com a maioria dos alunos daqui? Você conhece as escolas e os lares de lá? Conhece o poder econômico dos professores de lá? Você é adepto da máxima: "Tirando os mortos todos se salvarão"?

    Responda
  28. celso bittencourt

    ...Um Ano Sem Aula Cobrará Preço Devastador em Vidas Intelectuais e Profissionais Amputadas... ***Caro Oráculo de Delfos, Irreparável Somente a Morte! Misericórdia!

    Responda
  29. Paulo Azevedo

    Dever cívico tem cheiro de naftalina , eu tinha um certo receio das idéias deste senhor ; mas, agora vejo que tinha razão, ele é um sujeito arcaico que tem cheiro de professor de OSPB e Moral e Cívica, esse não engana mais ninguém, é bolsominion.

    Responda
  30. Mateus Oliveira Sousa

    A posição do articulista é absurda: não é um risco menor colocar a vida dos professores e demaos funcionários em risco.

    Responda
  31. Marcelo Assunção

    Aguardando Demétrio entrar de fato numa sala de aula. Dizer que está "pronto a voltar" para sala de aula é populismo mais rasteiro do que qualquer coisa que ele tenha escrito. Ele não vai. Fala como um irresponsável. Dê-se ao respeito!

    Responda
  32. Wanessa Beheregaray

    Prezado Demetrio, seu texto contém uma verdade parcial e que creio não contemplar as diferenças desse nosso país. Acredito na importância da educação e entendo o que possa a vir a representar essa suspensão, mas quem garantirá de forma continental a segurança dos espaços de ensino dos docentes desse país?

    Responda
  33. Luiz Alberto Guimarães

    Como o articulista mesmo diz ao citar ao retorno às aulas na Alemanha, só falta um "detalhezinho" no Brasil: a pandemia estar em declínio. Em maio, quase não havia óbitos lá. No Brasil, julho foi o mês de mais mortes... Quem está sendo movido por interesses politicos afinal? Os professores ou o articulista?

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Uma obs. Na Alemanha, em Maio, morriam 100 pessoas por dia (numa pop. de 60 milhões). Aqui no Estado de São Paulo, HOJE, morrem em média semanal 217 (40 milhões de pessoas no Estado). A questão é que a proposta é reabrir em setembro, daqui a um mês e dez dias, e talvez a proporção seja bem parecida com a da Alemanha no momento da reabertura.

  34. Sergio Melo

    O referido doutor tem o título, mas se esqueceu que o papel que imprime sua titulação não é suficiente para demonstrar inteligência. Ele pega uma série de dados, mistura em frases bombásticas e termina com uma frase explosiva. Lacrou! Um verdadeiro artigo da 'mãe Joana ou do pai João'.

    Responda
  35. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Apollo 11 foi um vôo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969 às 20h17min. OMS. Cabide de emprego de americano. Até hoje ainda não se descobriu como se dá as mutações letais dos vírus! “Tornamo-nos deuses em tecnologia, mas continuamos macacos na vida”. Toynbee.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO

      Que bobagem, se OMS fosse cabide de emprego de abdução, por que Trump quer sair dela? Você queria dizer alguma coisa? Pense e reescreva.

  36. Noely Trindade

    Demétrio Demérito é o Bozoquina da Folha.

    Responda
    1. Luís Lopes

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  37. Rodrigo Aquino Fiqueiredo Figueiredo

    Acabei de ler o seu artigo Sr. Demétrio. Prefiro te chamar de Sr. em respeito a sua idade, pois constantemente o vejo na GloboNews e a sua fisionomia mostra uma certa idade. Gostaria de dizer que a escola e o mundo está muito diferente de 1978 quando o Sr. começou a dar aula. Por fim, o seu dever cívico já foi feito! Fique em casa - o Sr. Pertence ao grupo de risco !

    Responda
  38. Emanuel Mello

    Molecada vai na escola pra aprender safadeza

    Responda
  39. FABIO SOUZA

    Eu admiro essa capacidade do Magnoli em escrever um texto fingindo que não está a par do cenário caótico deflagrado pelo vírus em um país entregue às baratas. Imagino que esse tal dever cívico deva ter sido invocado em 1945 para incentivar jovens alemães a defender sua pátria heroicamente.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Assim é o Brasil. E La Nave Va. Fellini retratou em seu filme uma sociedade em decadência. Apollo 11 foi um voo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969 às 20h17min. OMS. Cabide de emprego de americano. Até hoje ainda não se descobriu como se dá as mutações letais dos vírus! “Tornamo-nos deuses em tecnologia, mas continuamos macacos na vida”. Toynbee.

  40. Lilian Ferreira

    Podemos comparar a distribuição da renda entre Brasil, Suécia e Alemanha também? Sinceramente..você tem filhos em idade escolar? Se tem..mesmo netos nessa faixa etária, você os mandaria pra escola com essa pandemia que não arrefece por nada? Eu não teria coragem.

    Responda
  41. Sergio Moraes

    Demétrio sendo Demétrio... Alguém realmente lê o que ele escreve com alguma esperança?

    Responda
  42. Eli Leib STERN

    Entre as muitas transformações causadas pela pandemia, desenhar cenários para o futuro se transformou numa atividade temerária, na maior parte do globo; porém, fazê-lo em Pindorama é francamente delirante.

    Responda
  43. Thiago Machado

    Demétrio e o populismo moralista de classe média. Tem fetiche de bater em sindicato de professores. É claro que não basta cruzar os braços, mas pensar em voltar às aulas na situação atual com mais de mil mortes por dia é uma loucura e idiotice. Cada estado precisa avaliar conforme a evolução do quadro epidemiológico. Aqui não é a Alemanha e nem temos uma gestão Merkel. O articulista age bem ao modo do nós sabemos quem.

    Responda
    1. Vera Oliveira

      Claro que Magnoli demoniza os sindicatos dos professores, não o sindicato patronal dos donos de escolas particulares.

  44. Wagner Santos

    Articulista não tem nem a mais remota noção de ciência e compara situações epidemiológicas extremamente diferentes. O retorno ás aulas de Alemanha e Suécia se deram um patamares de transmissão muito menores que no Brasil. nenhum país voltou às aulas com nossos números. Além disso, a situação social desses países é incomparável à nossa. Suécia onde mais que 50% das pessoas moram sós e pirâmides etárias diferentes! Aqui temos pais, filhos e netos morando no mesmo quartinho!

    Responda
  45. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Na escola alunos aprendem a aprender. Sensacional. ABL p ele.

    Responda
  46. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Manda teu neto . Se vc ainda não entendeu e q números não são vidas. Um q morra já deixará uma família enlutada . Se toca DM

    Responda
  47. josé Roberto de Menezes

    Microfones

    Responda
  48. Wilson Lima

    Esta posição do articulista é tão errada quanto a que ele, em passado recente, adotou em relação à implantação das cotas raciais nas universidades públicas. Defendia, então, que a medida criaria conflitos raciais muito mais graves e inexistentes no Brasil e que os cotistas que conseguissem se formar seriam, com certeza, profissionais de baixa qualidade. Hoje, todos os estudos sérios sobre os resultados do programa demonstram que errou feio.

    Responda
  49. FERNANDO NOGUEIRA DA COSTA

    A última frase é lapidar. Coloque-o dando aulas, cercado por todos os alunos voluntários, e esperemos o resultado da experiência. Se todos sobreviverem, voltaremos a dar aulas presenciais. Informe: continuamos dando aulas remotas para quem deseja estudar.

    Responda
  50. João Garcia

    O Demétrio não anda acertando nesta pandemia. Foi o maior critico da quarentena dura imposta pelo governo chinês. Eles já superaram a epidemia, nós estamos em penúltimo no número de mortos.

    Responda