Opinião > A chamada cultura do cancelamento representa uma ameaça à liberdade de expressão? NÃO Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Elzira Eunice

    Cancelei você Mylla porque vc faz um ativismo panfletário de quinta categoria !

    Responda
  2. Jose Carlos Godoy

    Aquele malabarismo de circo tentando defender o que, por óbvio, é indefensável. Continue tentando, moça, está divertido.

    Responda
  3. Roberto Gomes

    É fundamentalmente uma cultura fascista, ao contrário do que apregoa. Fascista no sentido de estabelecer o que se pode e o que se não pode. A liberdade de expressão pode sim, e deve sim, testar todos os limites enquanto não for crimonosa em seu sentido literal. Afinal, quem vai decidir o que é politicamente correto, ou como ser politicamente correto. Lamento, Lacombe é argumentativamente fraca.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      'Acuse-os do que você é', Roberto?

  4. Fernando Brandt

    Pena que seja contra os meus princípios eu cancelar essa cultura do cancelamento.

    Responda
  5. ALEXANDRE ROCHA SAFFI

    Milly Lacombe é honesta?NÃO! Mais uma representante da indignação seletiva, tentando defender a censura e o linchamento das idéias com as quais não concorda. Lembrando a todos aqui, que cancelar não é só deixar de seguir nas redes sociais, mas perseguir a pessoa na vida real, fazer perder o emprego, expor dados pessoais e por aí vai, impingindo "punições" que não seriam aplicadas pela justiça legal. Tão autoritário quanto quem defende que o "homem de bem" use armas.

    Responda
  6. LUCAS FIORENTINO DE MORAIS VENTRE

    Engraçado como você tem um texto apoiando e um texto contra, mas só no título. No corpo, eles falam sobre coisas totalmente distintas. Isso só prova como o conceito de cancelamento não é sólido nem pra quem defende o mesmo. As pessoas interpretam como querem

    Responda
  7. Antonio Araújo

    Mais do mesmo. Cultura do ressentimento e da covardia.

    Responda
  8. Antonio Carlos Mazzeo

    A senhora Milly Lacombe quer justificar o injustificável, isto é, a censura em seu estado bruto. Cancelar significa anular, retirar e levar ao esquecimento uma pessoa. Quer ato mais violento? O "cancelamento", muito em voga nos círculos sectários, tem muito de fascista e de antidemocrático. Cancelar alguém, é simplesmente retirar o direito de argumentação e de autodefesa de quem é envolvido em alguma polêmica ou disputa. Senhora Milly atitudes fascistas não podem ser justificadas.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Só por que você quer, Alexandre.

    2. ALEXANDRE ROCHA SAFFI

      As consequências do que se fala tem que ser dadas pela justiça legal, não pelos justiceiros da indignação seletiva.

    3. Matheus de Oliveira Melo

      Em nenhum momento a autora falou de censura. Falou de aguentar as consequências do que se fala, isso sim.

  9. Bianca Moreira

    Texto excelente!

    Responda
  10. ADONAY ANTHONY EVANS

    A cultura do cancelamento não dispõe a uma legítima disposição de crítica a ideias. Dispõe ao linchamento. Linchamento decorrente tão somente de critérios frequentemente subjetivos, muitas vezes decorrentes de traumas, frustrações e rancores pessoais. A autora vê racionalidade constante, onde vejo paixão predominante. Como todo linchamento, estimula a turba. E o que menos há numa turba é Razão no sentido aristotélico. Cancelamento fere. Cancelamento mata.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      [Cont.] ... poderíamos ter um debate sobre caixotes na Rua do Ouvidor, como uma repercussão lenta e mais reflexiva, no meio digital moderno a discussão se espalha como fogo em uma fábrica de plásticos. A rapidez do fluxo de entrada e saída da informação, a impessoalidade do meio, a descorporificação, essas características têm imensa repercussão no boca a boca, transformando-o nessa avalanche linchativa à qual você se refere. Algo que sempre aconteceu e é legítimo, transforma-se em nefasto.

    2. MARCOS BENASSI

      Adonay, à noção de paixão, destaco seu caráter incendiário. O substrato do cancelamento, que é o rechaçar da ideia/pessoa, constitui um pequeno ato que é o que pequenos elementos, como nós, pessoinhas comuns, podemos fazer com entidades de poder mais amplo do que o indivíduo regular. Contudo, tal como ocorre com o hipertexto em relação à escrita em papel, o meio digital, com sua velocidade e amplitude, modifica qualitativamente a forma e o impacto do fenômeno. Se, nos antigamentes, [continua]

  11. Paulo César de Oliveira

    A liberdade de expressão tem os seus limites dados pelas disposições legais que tratam de difamação e calúnia. Qualquer outra tentativa de limitar a liberdade de expressão é injusta, indesejável e vai contra os interesses da sociedade. Devemos ter liberdade para discutir qualquer tema, sem medo de sanções, para que idéias e sugestões sejam apresentadas livremente e possam ou não ser adotadas para aumentar o grau de felicidade para o maior número possível de pessoas e seres sencientes.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc advoga em benefício próprio, pois já veio a esta seção de comentários afirmar q negros são menos inteligentes do q os brancos, logo incapazes de trabalhar em um jornal como a Folha. Baseou-se num trabalho pseudo-científico do século passado, amplamente denunciado por manipular dados para fazer propaganda racista. A Folha apagou seu comentário, por violar a política da empresa. Foi cancelamento ou o bloqueio justo e ético de insultos racistas, dentro do direito da Folha?

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Não é a tua turma que curte ditadura?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.