Oscar Vilhena Vieira > Geringonça autocrática Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A verdade é que estamos vivendo um regime leninista muito parecido com que que formou a União Soviética. A Partir do final da década de 70 os sindicatos que eram dirigidos por ativistas comunista como Luiz Medeiros começaram a reivindicar tudo o quanto é tipo de benefÃcios. Nós. Oposição sindical formamos um grupo apoiado por intelectuais, religiosos, professores que éramos contra. A nossa luta era por um salario minimo suficiente para uma familia de 4 pessoas viver bem. Conseguimos aprovar.....
O MJ sempre teve na sua inteligencia, a analise daqueles que são os desafetos de plantão. Quando o PT estava no poder a mira era uma, agora, a mira é outra. Enquanto for, como sempre, uma lista, td certo, são organismos de inteligência produzindo relatórios. Nada alem disso, nada alem do que sempre foi feito. Provando-se que isso é inédito, o MJ deve explicações, caso contrario é só mais uma geringonça institucional
Os erros crassos de Lula, Dilma e do PT ensejaram a chegada ao Planalto de dois filhotes da ditadura que incensam torturadores. Há um livro obrigatório de autoria da lisboeta Inês Serra Lopes, publicado pela Oficina do Livro, intitulado 'A Geringonça'. O fio condutor é a construção da governança democrática, popular e progressista. Ajuntou-se o PC português de Ãlvaro Cunhal, o PS de Mário Soares e o jovial Bloco de Esquerda. A coalização da direita do PSD-CDU foi removida dos centros de decisão.
"Os erros crassos de Lula, Dilma e do PT ensejaram a chegada ao Planalto de dois filhotes da ditadura que incensam torturadores." Totalmente errado. O que levou os dois filhotes da ditadura ao Planalto foi o erro crasso dos que, sistematicamente, demonizaram o PT e o erro crasso de 57,8 milhões de brasileiros que elegeram a dupla Bolsonaro/Morão. Assumam suas responsabilidades sem ficar querendo por a culpa no PT, no Lula e na Dilma.
É preciso de muito mais do que meia dúzia de gatos pingados para explicar a incapacidade da nossa sociedade de resolver nossos problemas mais crônicos. Essa turma de incompetentes a qual se refere o colunista saiu de alguma escola ou universidade, talvez até da FGV. Do artigos tem-se a impressão que estamos inundados de grandes mentes fora do governo, mas a prática conta outra história. Nossas universidades são excelentes para formar burocratas, mas fracas para produzir mentes transformadoras.
Formidável a reflexão do colunista. Não adianta a construção de um sistema democrático se as pessoas que ocupam os principais cargos buscam sabota-lo. Até que ponto a sociedade terá condições de reverter os estragos causados às instituições? Ou ainda qual a responsabilidade da sociedade que elegeu um governo que apenas executa um projeto que todos já conheciam? Ninguém foi enganado.
Vilhena não deveria deixar de protestar também contra os abusos antidemocráticos exercitados por ministros do STF, que estão inclusive recorrendo a atos de censura de redes sociais, e com base num bizarro inquérito inconstitucional. Gostaria de saber com base em que tipo de crime as redes sociais do empresário Edgar Corona, dono da rede de academias Smart Fit, foram censuradas e bloqueadas pelo desqualificado Alexandre de Moraes?? O que o empresário disse que o artigo 5 da CF não assegura?
Por que Alexandre de Moraes é "desqualificado" e Corona, que apoia o desgoverno Bolsonaro, não é? Eu só queria entender...
O professor Oscar Vilhena é um jurista de excelência e um democrata acima de qualquer suspeita. Aparentemente, ainda não passou o umbral da terceira idade. Por isso, resulta levemente irônico, se não risÃvel, que, num texto de resto impecável, use o verbo 'emascular' (as instituições) para significar o enfraquecimento e a perda do vigor. Um lapso de atenção ao politicamente correto que, no seu caso, merece generosidade e compreensão...
Não se diga que tal catástrofe não esteve anunciada desde a primeira hora. Nem que se desconhecia o itinerário dos dois filhotes da ditadura que subiram a rampa do Planalto. Muito menos que suas raÃzes estavam fincadas nos porões dos anos de chumbo com a bandeira da tropa de SÃlvio Frota. O projeto de poder é do nascedouro miliciano-militar. A Casa Grande sempre usou pretorianos, inclusive seu trabalho sujo, à moda Lênin: 'a boa dona de casa aproveita até o lixo'.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Oscar Vilhena Vieira > Geringonça autocrática Voltar
Comente este texto