Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Leila de oliveira

    Eu daria, em Maria, um longo e demorado abraço, se pudesse.

    Responda
  2. G C

    Dr. Drauzio sempre lúcido. Pessoa que só distribui amor e compaixão, mas aponta e explica o ódio. Obrigada!

    Responda
  3. G C

    Dr. Drauzio sempre lúcido e claro. Pessoa que só distribui amor e compaixão, mas aponta e explica o ódio. Obrigada!

    Responda
  4. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

    Parabéns pela coluna Dr. Drauzio. São pessoas como o senhor que ainda dão esperança ao nosso país. Quanto aos que destilam seu ódio, dizer o quê? O ódio é fiel, até mais do que o amor. Estás pessoas no fundo não vivem sem os que odeiam.

    Responda
  5. edgardo Jose de campos Melo campos melo

    Caro colega, seu raciocínio é correto. A Comédia Humana é infinita. Balzac tentou, em obra extensa, abordá-la. Deve estar, pelo artigo, sendo execrado pela legião odienta do Abutre Coveiro.

    Responda
  6. Geimison Falcão

    Uma coluna que reflete muito bem o retrocesso civilizatório em que nos encontramos. Nos últimos 500 anos a História segue uma direção que, por enquanto, tem sido inexorável, que é a Globalização e o status da Ciência. Bolsonaro atenta justamente contra essa marcha da História.

    Responda
  7. José Bernardo

    Dr. Dráuzio, o teor dos comentários do verdadeiro esquadrão que investiu contra a coluna mostra que o sr. acertou um ponto nevrálgico. Cumprimentos. Prossiga.

    Responda
    1. Mário Roberto de Souza Lopes

      Excelente análise da triste situação que vivemos, pela politização da doença e da prescrição medicamentosa, ambos de exclusiva atribuição dos profissionais de saúde e das instituições médicas. A polarização entre o "bem e o mal", "direita e esquerda" só interessam aos populistas e aos demagogos: dividir para enfraquecer. Parabéns Dr. Dráuzio.

  8. Giovani Misses

    Médico, cura-te a ti mesmo! Por que você não fala para seus com.parsas violentos fazerem os mesmos? Porque você esconde a conduta de tais cri.mi.nosos compactuando com eles? Quem foi que implantou no Brasil a política do nós contra eles? Falar de coisas para um ape.deu.ta desse que já falou tantas bar.ba.ridades e fazer chover no molhado! Portanto o des.prezo é o melhor mecanismo para lidar com tais pessoas!

    Responda
    1. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

      Quem foi que plantou o nós contra eles? Foi o seu capetão e sua turma! Que vem fomentando o ódio aos pobres a muitos anos. O engraçado é que quando a justiça chega perto da sua carrega miam que nem gatinhos fugindo do país ebmudando o discurso. A covardia de vocês é digna de nojo.

  9. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    O artigo do Drauzio é um claro exemplo da função metalinguística da linguagem: fala contra o ódio, mas o destila como néctar em suas linhas. Ele está tão tomado pelo sentimento que não consegue identificá-lo em si mesmo. Triste!

    Responda
  10. Lineu Saboia

    Bolsonaro é a prova inquestionável de que a cloroquina pode salvar vidas de pessoas infectadas pelo Covid-19. Parem de politizar o uso da cloroquina somente pelo fato de Bolsonaro ter defendido seu uso. Ignorância!

    Responda
  11. Lineu Saboia

    Bolsonaro é somente um entre os milhares de pessoas no Brasil e no mundo que usaram por recomendação médica a cloroquina para salvar suas vidas do Covid-19. Alem destas pessoas, a croroquina foi testada por epidemiologistas, Nise Yamaguchie outros e pelo Henry Ford Health System em 2500 pessoas confirmando a redução de mortes pelo Covid-19. Ninguém até o momento provou que a cloroquina é inerte ao ataque do vírus. Portanto quem polítizou o uso do remédio foram os médicos seguidores da OMS.

    Responda
    1. Antonio Almeida

      Que prova viva,Lineu? Que prova? 90% dos contaminados vai vencer o vírus sem sintomas e sem remédio! Tomando cloroquina ou anticoncepcional. Vocês são cúmplices.

  12. Danilo BAROSSI CURY

    Precisa de muita criatividade para ligar esse caso da vingança ao presidente. No meio ainda fala de nazismo, etc. Dá impressão que o Drauzio usou algum "

    Responda
    1. Danilo BAROSSI CURY

      aditivo" para escrever esse artigo.

  13. Paulo Emmerich

    Na real, Drauzio, há populistas de direita, de centro, de esquerda e seus combinados disseminando o ódio. Há deles em todos os matizes políticos. Poderia citá-los mas, ... o essencial você postou no artigo. Parabéns. Resta-nos aprender a respeitar os discordantes e escolher melhores gestores para nossas demandas comunitárias.

    Responda
  14. SOLANGE CAMARGO BERTUCCI

    Parabéns pela análise e pela conclusão. Extremamente difícil viver este momento nesse Brasil de hoje. É muito bom ler essa sua matéria, Dr. Drauzio, para compreender que há futuro após este caos político e econômico.

    Responda
  15. SOLANGE CAMARGO BERTUCCI

    Parabéns pela análise e pela conclusão. Extremamente difícil viver este momento nesse Brasil de hoje. É muito bom ler essa sua matéria, Dr. Drauzio, para compreender que há futuro após este caos político e econômico.

    Responda
  16. Fabio Expedito de Carvalho

    Excelente artigo. O Senhor só esqueceu de citar que Bolsonaro e todo esse ódio que envolve a situação atual tem uma origem. Se iniciou quando o antigo presidente Lula dividiu o país entre "eles e nós". Na ânsia do poder deixou a corrupção correr solta e lambuzou nela junto com os seus, criando condições para a ascenção do monstro ao poder. Então divida adequadamente as responsabilidades, pois atacar um lado e acobertar o outro não contribui para a construção de uma solução justa e viável.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Oportuna observação. Lembro-me nitidamente deste ódio pré-bolsonarista, da divisão da sociedade e da imposição tirânica e ressentida de uma discutível política de costumes. Ah, sim, estava esquecendo dos ativistas, impondo visões minoritárias à comunidade com amparo no governo. Deu no que deu! Ódio gera ódio.

  17. REGINA ALICE CORIA

    Dr. Drauzio sempre muito lúcido e esclarecedor. Admiro seus textos e sua inteligência.Com tanta ignorância brotando no país e bom ler pessoas com conhecimento. Grata

    Responda
  18. João F Santos

    Artigo tão lúcido só poderia ter sido escrito por esse médico competente e humano. O resto é ignorância, estupidez e grosseria. Obrigado Dr. Drauzio!

    Responda
    1. RODRIGO LEBARBENCHON

      Agora e só esperar o próximo artigo, talvez em defesa do Felipe Neto, coitado, tão achincalhado somente por orientar sexualmente as crianças na primeira infância! Realmente o Dr. Drauzio tem sido muito justo com a sociedade!

  19. RODRIGO LEBARBENCHON

    Dr. Drauzio, sou médico também! Para os que estão na linha de frente, usar as armas que estão disponíveis e fundamental, até que outras melhores surjam! Então, respeite também as opiniões contrárias, antes de chamar os colegas que pensam diferente de reacionários!

    Responda
    1. Weber Wilson Soares

      Excelente colocação do Varella!!! A sua também!!!! Não sou médico, apenas acho absurdo um presidente receitar um remédio!!!!! Se o médico que acompanha o doente , acreditar que seja melhor tomar o remédio com a ciência do paciente, não vejo problemas!!!!!

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Aceitar a opinião de quem oprime, odeia e desqualifica não é sinal de respeito, é uma contradição como defender a quadratura do circulo.

  20. RODRIGO LEBARBENCHON

    Dr. Drauzio, sou médico também! Para os que estão na linha de frente, usar as armas que estão disponíveis e fundamental, até que outras melhores surjam! Então, respeite também as opiniões contrárias, antes de chamar os colegas que pensam diferente de reacionários!

    Responda
    1. Antonio Almeida

      Opinião baseada em achismo? Não, obrigado.

    2. Murilo Azevedo Brasil

      Exatamente Dr Rodrigo!

  21. Marcelo Pereira Job

    Que belíssimo texto, que descreve o óbvio que tantos se negam enxergar

    Responda
  22. JOSE CARLOS DE ANDRADE

    Hitler pensava assim e deu no que deu. Cada um com o seu método de dizimação; o daqui usa dois virus: um para matar os que não têm meios de bancar grandes hospitais, no caso do covid19; e o outro que contamina desavisados com o "bolsonavírus-2022".

    Responda
  23. Alaor Magno

    Eu e o o Doutor Dráuzio somos ateus e não acreditamos em Messias, quaisquer que forem. Os seguidores do bozo são em sua maioria neopentecostais e vendedores de Bíblias, não tem por que confrontar ideias ou ideais que já estão ultrapassados desde do Big Bang.

    Responda
  24. Bolívar Arsênio Silva

    O pop ulista, por sua vez, é uma usina de ód ios. Ele tem essa de -eu falo direto com o povo- Daí, a ideia de q as institu ições só atra palham. A gente vê isso acontecendo diante dos olhos, ataqu es reiterados ao Legi slativo e ao Judiciário, com incentivo -de cima-

    Responda
  25. Rubens Antonio Gonçalves Viana

    É fácil observar a assertividade do Dr Drauzio sobre os efeitos do ódio quando observamos os comentários. Vemos diariamente na internet muitos exemplos da disseminação dessa ojeriza ao que se opõe à "verdade de cada um". Creio que infelizmente teremos que lidar com a(s) consequência(s) mais nefasta(s) desse ódio por muito tempo.

    Responda
  26. mauricio silva

    Quanfo o sistema judicial e repressor do país está um caos, infelizmente a justiça tem que ser feita pelas próprias mãos, de forma primitiva... ela encontrou o estuprador, e era dever da polícia... recebem pra isso...mas somente 2% dos homicídios são esclarecidos! Tá tudo errado.... gente ruim em todos os poderes e todas as corporações....

    Responda
  27. Murilo Azevedo Brasil

    Nada que se compare nem de longe com o lulapetismo, com norte contra sul, branco contra negro, ricos contra pobres, MST contra agricultura e por aí vai. Não me esqueço de Drauzio Varella falando que para combater coronavírus não precisava usar máscara e que era tão somente uma gripe, coisa pouca!

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      O dr Dráuzio, ao contrário da cabeça pequena e moral curta de vocês, já reconheceu o erro. Mas para um ato como esse é necessário CARÁTER, coisa que sua turma não tem.

  28. Antonio Almeida

    Prezado Dráuzio, parabéns pelo texto. Tantas nuances poderiam ser abordadas! Talvez um livro não fosse suficiente. Me atrevo a destacar a safra de juízes presentes nos comentários dos principais jornais, e a capacidade de se apagarem a argumentos indefensaveis para defender a imposição da ignorância. Continue! O mundo ainda depende dos imprescindíveis!

    Responda
  29. Francisco J A S

    Doutor Dráusio tão cego quanto os sem visão que crítica. Pobre homem. O " cadáver do comunismo " - nas tolas palavras do doutor - nunca parou de fazer mal pelos anos, que o diga os que vivem sem liberdade mundo a fora, inclusive ali na Venezuela. Ao invés de censurar os que fazem algo contra a Impunidade, doutor, Lute por Justiça. Com mais Justiça, haverá menos desejo de vingança. Cloroquina ministrada Cedo, junto a outros medicamentos, Salvou e Salva, doutor.

    Responda
    1. RODRIGO LEBARBENCHON

      Concordo plenamente Francisco! Fácil falar, mas quem sofreu violência quer vingança, e isso e natural! Porque justiça por aqui não existe!

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Cego é você, puxa-saco de miliciano.

    3. Bolívar Arsênio Silva

      ... e, além do mais, a terra é plana. Néhammm?!

    4. Antonio Almeida

      Francisco, por favor, me indique um estudo científico (apenas um) que mostra que a cloroquina salvou vidas (da COVID). Até agora, só consegui ler os que dizem o contrário.

  30. LUIS FERNANDES

    Respeito o Drauzio como medico mas discordo sobre a questao do odio da irma da Es tu prada... a ineficiencia do governo em punir, a justica branda e inconsequente e a quase total impunidade levam as acoes da irma. Talvez teria feito o mesmo mas com mais cuidado: cas tra va o sujeito pra q nao estragar a vida de outras vitimas... e justica a se fazer infelizmente c as proprias maos. E se fosse sua filha... como reagiria de fato c essa justica do Brasil???

    Responda
  31. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    O populismo é o início da escalada do autoritarismo. No caso, o Presidente Bolsonaro canalizou, na sua narrativa, aquilo que os descontentes queriam ouvir, para ganhar os votos na eleição de 2018 ( cerca de 30% de todos os eleitores). Até ali, porque além de ter um eleitorado cativo (militares em especial), o seu populismo(= benesses para ganhar confiança ), ficou restrito a amigos e familiares. Eleito, desde logo, mostrou-se, isso sim, autoritário e clientelista.

    Responda
    1. Francisco J A S

      Devias voltar teus brados para quem deveras ameaça a Democracia: o sTF e o Congresso. O Inquérito do Fim do Mundo (nas palavras do Único Ministro com Coragem) é um ES -tupro à Constituição. O projeto das Feiqui Nius é outra Grave Ameaça. Bom Domingo.

  32. Chang Up Jung

    O artigo do honrado médico acabou viciado com o mesmo defeito apresentado no de Marcelo Leite. E é isso que me tem incomodado demais, nos últimos meses: todo mundo da Folha tirando lasca de Bolsonaro. Uma ação orquestrada pela direção do jornal. Meus pêsames!

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Coitado do Mito, vítima de Deus e o mundo. Tão bonzinho...

    2. Francisco J A S

      Antes era a Folha. Hoje só pode ser chamada mesmo de Foice de São Paulo. Infelizmente. E ainda tem o jornal o Discaramento de se dizer defensor da democracia. Cínicos.

  33. Yoshikatsu Yamashita

    O Drauzio é um bom escritor, escolhe os temas que são de interesse geral para ser atrativo aos leitores. Desta vez escolheu o tema Ódio e fez uma de demonstração prática - abordou o tema, usou um espaço do jornal com a finalidade de, na parte final, expor seu seu ódio ao Presidente Jair Bolsonaro. Por causa da hidroxicloroquina? Como, se este medicamento tem evitado a morte de milhares de pessoas?

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Tem gente que nem desenhando um 'O' com a ajuda de um copo entende, ô meu Deus... Gostaria de retornar a realidade de onde fui subtraido sem meu consentimento, porque essa loucura e pobreza coletivas tão demais... Haja saco.

    2. Francisco J A S

      Isso mostra medicina que ele deve praticar.

    3. Vanderlei Augostinho

      Caro Yoshihatsu! Tive a perda de tempo de ler todo o trabalho Outcome Of 3737 Covid 19 Patients. Trata-se de um trabalho “Retrospectivo” com pelo menos 16 viés falsos. Não passa numa revisão de Pares! A intenção era boa,mas ciência é coisa chata! Existe mais para derrubar argumentos do que outra coisa.

    4. simone Sa

      E em que você se baseia para escrever isso ? Pesquise e se informe , em sites de qualidade , baseados em estudos sérios ; falácias , como quase tudo nesse governo .

    5. Jonas Santiago

      O final do artigo serve para você, bozominion. Este medicamento está salvando vidas da mesma maneira que o chá de camomila, ou a bala de hortelã. A diferença, é que estes últimos não possuem efeitos colaterais.

    6. anderson chioro

      Sinto muito, mas penso que, entre outras moléstias, o Sr. sofre de má interpretação textual...

  34. Iago M Zulu

    O ódio foi plantado na sociedade através da política do 'nós' contra 'eles'. O que aconteceu é que 'nós' , roubando bilhões, não esperavam que 'eles' se unissem e ganhassem a eleição.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Gadinho tá bravo.

    2. Francisco J A S

      Creio que Jesus levantou um Homem para a luta contra os Lobos que ameaçam a Liberdade. Esse Homem bem retrata o sábio dizer: Deus não escolhe os capacitados, mas Capacita os Escolhidos. Que Jesus dê os dons necessários a Jair Messias para.

    3. Jonas Santiago

      Bozominion, esqueceu de escrever que o ‘eles’ já se juntou ao ‘nós’ para se salvar do impeachment e para livrar os filhos e amigos de investigações sobre coisas que acusavam o ‘nós’ de fazer para enganar os ‘vocês’, bozominions.

  35. Hercilio Silva

    Perfeito, só discordo do termo populista. O termo não designa o que são esses movimentos autoritários, populismo é outra coisa. Houve tolerância e apoio a sua ascensão, grupos democráticos, instituições e imprensa aderiram a suas campanhas de identificar os responsáveis que eles acusavam, mas que tinham as urnas, a ânsia por mudar antes do possível a vontade popular, hoje ameaça a todos que se opõem aos autoritários. Fascismo e nazismo são próximos a suas ideias, populismo não.

    Responda
  36. Hercilio Silva

    Perfeito, só discordo do termo populista. O termo não designa o que são esses movimentos autoritários, populismo é outra coisa. Houve tolerância e apoio a sua ascensão, grupos democráticos, instituições e imprensa aderiram a suas campanhas de identificar os responsáveis que eles acusavam, mas que tinham as urnas, a ânsia por mudar antes do possível a vontade popular, hoje ameaça a todos que se opõem aos autoritários. Fascismo e nazismo são próximos a suas ideias, populismo não.

    Responda
  37. José Manoel Martins

    Se a sua vida estiver em jogo após contrair o Corona Virus em quem você vai acreditar num charlatão da Cloroquina ou no Cientista da Fio Cruz?

    Responda
  38. Carlos Nunhes

    Boa reflexão. Da a entender q tudo começa com um aumento e disseminação de "mágoas e frustrações individuais". Apesar da qualidade de vida em geral ter melhorado, a desigualdade tornou se absurda. Expectativas crescentes e inveja de um lado. Insensibilidade e cegueira de outro. Sociedade moderna consumista ao extremo nos trouxe aqui. Sem falar no desastre ecológico. Perspectivas sombrias.

    Responda
    1. Dart Nisi

      Boa refelxão Carlos. Varella ñ conhecia esse seu lado político, P A R A B É N S excelente texto. Só ñ posso cair no infantilismo de te dizer: herói... salvador da pátria!! O único cuidado que digosempre é q a emoção em si ñ é negativa ou positiva, toda emoção tem sua função como uma ferramenta (o avião pexp. ñ é nem bom nem mau - ñ é mau pq foi usado pr jogar a bomba atômica) ódio é a raiva em extremo. Parabéns pela análise Varella tens tb a SABEDORIA, q eh outro patamar do q a inteligência.

  39. MARCIO OLIVEIRA

    Comunista!!!

    Responda
    1. MARCIO OLIVEIRA

      Você so pode ser liberal, tenho certeza....

    2. moacyr da Silva

      Parece que para ser inteligente e saiba refletir precisa ser comunista

    3. MARCIO OLIVEIRA

      Voces sao todos comunistas e ruins de piada kkkkkk

    4. Matheus de Oliveira Melo

      Tapado.

    5. José Roberto Pereira

      "À menor crítica, o cidadão é tachado de comunista e execrado nas redes sociais." (Drauzio Varella - Publicado no artigo que você fingiu ler - 02/08/20)

  40. Henrique Marinho

    Notícia de hj da FSP: entregadores de pizza assaltados são assassinados quando buscavam os bandi.dos. Como o caso da moça presa, fazer a justiça com as próprias mãos tem um preço. Este é pago duplamente: com impostos sem retorno, e com a vida.

    Responda
  41. Carlos Telles

    Excelente como sempre!

    Responda
  42. FLAVIO ZOLETTI

    Boa Jao Braga. Eu sabia que o lula tinha alguma coisa a ver com essa história. Ai que ódio.

    Responda
  43. Fatima Marinho

    A Maria que matou o estuprador, fez isso porque não tem justiça para os pobres, assim como ela encontrou o criminoso a polícia poderia ter encontrado e feito justiça. A descrença no Estado e na Justiça tornou o país terra de milicianos .

    Responda
  44. João Braga

    Infelizmente, como vem acontecendo nos últimos tempos Drauzio erra mais uma vez. Esse "ódio" não foi inventado pelo mandatário atual. Os discursos de ódio, radicais, populistas e demagogos tiveram seu ápice no governo do presidiário. Nós contra eles, nordeste contra sul, pobres contra ricos, .... Aliás, foi um período em que os cofres públicos foram saqueados, e o dinheiro da saúde circulou em malas e cuecas, e isso na época parece não ter lhe causado nenhuma revolta, estranho!

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Tu é daquele que vê 'comunista' debaixo da cama, né?

    2. João Braga

      Vocês, petistas supostamente pagos, são quase que engraçados. Não existe nenhum odio no meu comentário, apenas exerci o meu direito de assinante de discordar do articulista. Vocês nunca irão ver eu desejar a morte de alguém ou usar termos ofensivos, infelizmente comuns por aqui. Bom domingo!

    3. Eduardo Rocha

      Se comentário é prova do acerto do texto do Dráuzio. Você é sujeito cheio de ódio, portanto de certezas. Escolheram para você um inimigo. Envenene-se.

    4. Daniel Alvares

      Exatamente como disse Fátima, seu comentário destila o ódio, escolhendo e visando um inimigo aglutinador. Cofres vêm sendo saqueados desde 1500, e de forma acintosa, de 64 para cá. Sua visão binária da questão só comprova o que escreveu Drauzio Varella.

    5. Flavio Azeredo

      E vc vem destilar mais ódio aqui

    6. Fatima Marinho

      Vc quer dizer que sempre houve preconceito e discriminação contra pretos e pobres, nesse sentido sempre houve ódio. Agora está exacerbado, io governo do miliciano Bolsonaro tem usado dos ressentimentos para aumentar o ódio, análise seu próprio comentário cheio de ódio.

  45. Maurício Serra

    Amigo, o termo de consentimento existe justamente para tirar o fiofó dos médicos da reta. Os médicos estavam recebendo muita pressão de pacientes ou familiares ignorantes que exigiam a cloroquina, por serem adeptos do Bozo. O CFM agiu para proteger os médicos, apenas isso.

    Responda
  46. NICOLAI MAXIMO LEVENTI

    Perdeu-se em ódio politizado no final. Estudos observacionais agregam repostas com menor evidência, quando comparamos respostas randomizadas e duplo cega. Contudo, no meio desta pandemia, não falta a ética o grupo de médicos que atuam neste prisma no tratamento precoce. Existem recomendações sobre o consentimento informado do uso da medicação e respaldo do Conselho Federal de Medicina. Não permite que tratem estes médicos de forma difenrente. Todos estão na luta. Nao politize a discussão médica.

    Responda
    1. Dart Nisi

      O Final"Chegamos ao disparate de politizar a indicação de um medicamento ineficaz no tratamento da doença: quem segue os caprichos do presidente tem que ser favorável à prescrição de cloroquina, ainda que seja tão ignorante em medicina quanto ele", Interpretaçãode texto: Mostre no texto onde Varella está politizando a discussão médica. Só uma dica lembre-se, O AUTOR, ele sim é MÉDICO!

    2. Daniel Alvares

      A discussão médica, infelizmente, foi politizada quando o Trump inventou a panaceia da cloroquina e o Bozo o seguiu, com os objetivos de esconder a incompetência das suas gestões da crise e acabar com o distanciamento social. Médicos foram levados a partir daí, de forma mais ou menos voluntária a depender de quanto entendem de medicina baseada em evidências e de quanto estão imersos na polarização política.

    3. Daniel Alvares

      A discussão médica, infelizmente, foi politizada quando o Trump inventou a panaceia da cloroquina e o Bozo o seguiu, com os objetivos de esconder a incompetência das suas gestões da crise e acabar com o distanciamento social. Médicos foram levados a partir daí, de forma mais ou menos voluntária a depender de quanto entendem de medicina baseada em evidências e de quanto estão imersos na polarização política.

    4. Matheus de Oliveira Melo

      'Acuse-os do que você é'.