Luiz Felipe Pondé > Adesão à cultura do cancelamento vira garantia de ganho ativo no mercado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A leitura do artigo de Pondé leva-me a pensar que há extremos na cultura do cancelamento: ou conquista-se por meio das palavras ou o afastamento das pessoas parece inevitável em caso do uso peculiar de palavras que expressem posicionamentos considerados radicais a respeito de um assunto. E o vilão é quem emite as palavras e se posiciona e nunca quem cancela. É sutil a questão, quase imperceptÃvel aos olhos de muitos.
Ótimo artigo do Pondé! Como diz o ditado, "de boas intenções o inferno está cheio". Parece que a caça às bruxas está de volta!
A hipótese selvagem de voltarmos a comer ratos caso a fome seja radical, parece basear-se em contrafactuais. Teorias da explicação cientÃfica baseada em contrafactuais fracassaram. Kant achou que o conhecimento dos axiomas de Euclides podiam ser de forma analÃtica e sintética. Na ciência juÃzos sintéticos a priori não ocorrem. Por isso a doutrina de Kant teve que ser abandonada. Quais proposiçôes podem apoiar essa hipótese radical de comer ratos novamente? JuÃzos a priori? Faltam evidências...
Basta a fome acontecer... Fique 15 dias sem comer e verás o quão suculento pode parecer um roedor. Você acha que alguns asiático comem sapos, morcegos e outros tipos de animais por quê? Por pura felicidade? Aqui basta uma guerra nuclear e quem sobrar vai se banquetear com os ratos.
Você deveria ser cancelado.
Meu caro Gabriel: vou te dar dois exemplos de falta de honestidade intelectual - Chico Buarque e Juca Kfouri. Ambos, supostamente esclarecidos, apoiam a maior quadrilha deste paÃs. Em nome da coerência. Vou ao exemplo de Vargas Lhosa. Antes, de esquerda. Fez autocrÃtica. Saiu candidato. Perdeu. Mas não compactua com piruetas intelectuais.Antes que me acuses de bolsonarista ou fascista - sei o que é isto; li Togliati, Gramsci e Collier - , aviso: fui do velho PCB. Com muito orgulho.
Gabriel: Nada mais intelectualmente desonesto do que a indignação seletiva. É você o ser supremo que decide o que é racismo, facismo, machismo ou homofobia não entre 50, mas 50.000 tons de cinza?
Eu tampouco defendo gente que faz malabarismo intelectual pra defender o PT. E tb não vou te chamar de fascista. O ponto não é esse. Acho o Pondé desonesto intelectualmente por fazer falsos paralelismos, como se influenciador perder patrocÃnio porque falou besteira fosse como queimar herege na fogueira. Um grupo é privilegiado (influenciador) o outro era oprimido.
IncrÃvel como o Pondé é desonesto intelectualmente. Comparar linchamento público de hereges com a perda de patrocinadores de influenciadores digitais irresponsáveis? O que acontece é que essas pessoas que se veem "canceladas" e choramingam a perda de patrocÃnios nunca estiveram na posição do oprimido e veem seus privilégios escorrerem pelos dedos. Não é uma violência, é apenas reparação de injustiças sociais. Violência é o que se faz com minorias.
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Não dá para comparar o boicote que pode levar a demissão de alguém com autos de fé pedindo fogueira para hereges. O Pinker está certo, cada vez há menos violência fÃsica no mundo. Claro que tudo pode mudar, mas é uma tendência sólida de longo prazo.
Se o Coliseo romano ainda estivesse funcionando daria casa cheia todo dia.
Pondé acertou mais uma vez. Os que cancelam são medÃocres. Todo politicamente correto é medÃocre. Todos. Não conheço um que use mais de dois neurônios. Sobre o bem e o mal, não precisamos ir muito longe: basta ver a ação das igrejas para manter os pobres sob controle. E tudo em nome do bem. Os canceladores - neologismo? - de hoje são os que acendiam fogueiras ontem., que adoravam um churrasquinho de herege.
Gente como vc nunca apresenta argumentos, não tem nada a oferecer além de preconceitos e discurso de ódio. Depois se enfurecem pq são cancelados, mas isso só ocorre por vcs serem vazios e preconceituosos e incapazes de debater de modo civilizado.
Análise perfeita. Os julgamentos sumários dos tribunais virtuais, em sua essência, trazem os mesmos traços de barbarismos dos tempos que se condenavam os "hereges" à fogueira. (p/ Maria José)
Engraçado... não entendi esse texto muito bem.. acho estou bloqueada, só penso em covid. Será não consigo mais raciocinar?...
Você sempre provocando..... Adoro! Tenho pensado muito na hipocrisia social e como ela se torna ainda mais perversa num paÃs como o nosso! Ainda acredito no diálogo e nas longas conversas... Que falta fazem! Sonho com um mundo onde ideias podem ser discutidas "um pouco" mais profundamente.... Com tanto cancelamento "num rola" ..... "Cancelar" é bem mais fácil do que escutar e dialogar!
Ótimo artigo, de fato a idade média nunca saiu do espÃrito do humano médio. O gozo no linchamento excita o medÃocre.
"Mais do que nunca, não confio em ninguém que diga estar do lado do bem." Maneira pouco sutil de dizer que votou no Bolsonaro. Pondé é um dos semeadores da "mediocridade conglomerada", um anti-iluminista a fomentar o cinismo burguês. É um Olavo de Carvalho que não diz "....alho".
Pondé, está cada dia mais intediado. Torcendo para as aulinhas da faculdade granfina voltar só o ano que vem, pra ele conter o seu nojinho daqueles que pagam o seu salário...
Haterzinho revoltado. Deve ser um pet amestrado deste grande "filósofo"...
Aprende a escrever primeiro. Entediado com “e” fica quem tem que ler teu raciocÃnio limitado.
Ue, mas as pessoas não tem o direito de amar quem quiserem? O racismo não é um horror em todos os sentidos? Ou o autor está chorando pq tem opiniões diferentes destas? Alem do mais ele esqueceu dos verdadeiros linchadores virtuais, os destruidores de reputação por meio de mentiras do bolsonarismo.
Primeiro, fica evidente a histeria presente na sua retórica ao acusar o caráter do autor indiretamente, parece que vc não entendeu o texto. Segundo, o autor não fez referência a nenhum grupo polÃtico especÃfico, apenas falou genericamente . Amigo, provavelmente vc ficou frustrado com o artigo pq a carapuça serviu pra vc, desse jeito vc não se mostra diferente desses bolsonaristas
Os que hoje criticam os linchamentos são os que os promoveram nos últimos anos. Não entenderam que isso se vira contra qualquer um, achavam que podiam manter apenas contra aqueles dos quais não gostam.
Por ser pardo e de herança pobre Pondé me deixou hoje com a sensação de estar no lugar errado, ou seja, no mundo. Mas me deu a ilusão de ter a liberdade de matar quem queira me matar por existir assim.
Entendo o ponto de vista do autor, há ,hoje em dia, o tribunal da internet, que não realizam a dosimetria da pena na hora de punir, e sim há pessoas que instigam tal cancelamento do outro para verem a sua desgr, mas a questão também é como se posicionar diantes de comentários preconceituosos de celebridades por exemplo que têm um alcance muito grande? ficar calado não é opção, as mulheres não podem ficar caladas diante de um comentário machistas, calar-se é contribuir para esse sistema misógino.
Entre não se calar por causa de um comentário e destruir a vida da pessoa por causa de uma posição que vc não concorda totalmente vai uma longa distância.
A mediocridade conglomerada é um fenômeno que atravessa os tempos. Já no inÃcio do século passado o pensador argentino José Ingenieros previa que chegarÃamos a uma Mediocracia, que seria o domÃnio do poder pelos medÃocres. A cultura do cancelamento é um sinal do advento desse tempo, mas não o único. Quem há de negar que o Brasil, há pelo menos uma década, tornou-se uma Mediocracia (fenômeno mais evidente nos dias de hoje)?
Nenhum jornal ético no mundo daria espaço a um machista, misógino, como Pondé, assim como não dariam uma coluna a um racista ou a um homofóbico. É importante para Pondé desconstruir os q criticam preconceitos, com esse discurso pedestre contra quem defende a ética na mÃdia, pois ameaçam suas fontes de renda - livros, vÃdeos e palestras medÃocres e preconceituosos. Não precisa se preocupar, a Folha faz qquer coisa para vender jornal, e o público fascistóide hoje é numeroso.
Rezende ao quadrado, boçais como vc nunca apresentam argumentos, não tem nada na cabeça nem qquer idéia inteligente. Depois se enfurecem pq são cancelados, mas isso só ocorre por vcs serem vazios e preconceituosos.
Já foi ao psicanalista hoje, filho?
Pondé, o mentiroso de sempre. Nem Pinker, nem seu livro, foram cancelados, pq tem densidade para resistir à s critica. O livro está a venda na Amazon, qquer um pode verificar. O q gente com Pondé quer é mentir, insultar e difamar, sem ser criticado. Pondé ja disse q todas as mulheres são antes de tudo pros/titu-tas (tenho q disfarçar a palavra, a Folha só não a censura qdo Pondé usa contra as mulheres), já difamou uma sociedade cientÃfica, mentindo q defendiam a cura heterossexual etc.
Igor Morais, sua capacidade de raciocÃnio é meio limitada, né? Pinker não é artista nem youtuber, é um intelectual e foi criticado por seu livro, que é a sua forma de comunicação com o gde público. O cancelamente teria que vir através da suspensão da venda do livro, seja pela editora, seja pelas livrarias. Entendeu?
Reli o texto pra procurar onde ele fala de cancelamento do lovro do pinker, de estar a venda ou nao. Nao achei. Seu comentario nao parece ser sobre a coluna, mas sobre vc mesmo e sua relacao com o colunista
Se tem uma pessoa no mundo que não tem moral para criticar discursos agressivos de desqualificação dos adversários é este colunista. Há décadas é só isso que ele faz. Só não cancelou ninguém por incompetência, não por falta de vontade.
Concordo no atacado, mas discordo no varejo, do artigo de Pondé. Na verdade, o nojo a que ele se refere não existe. A prova disso é que a *compra* de filmes e videogames violentos, e até muito violentos, é uma das preferências do público. Na verdade, a sociedade sabe que não pode mais cortar cabeças e colocar no alto de um poste porque isso é crime, e dá cadeia (felizmente). No mais, o artigo levanta pontos importantes e pertinentes.
Essa patrulha do 'politicamente correto' tem que acabar. Esses patrulheiros desocupados, inúteis e sem talento sobrevivem de chafurdar pela internet a procura de alguém que não reze pela cartilha deles para destruir-lhe a vida. São como beatas alucinadas , bradando com o hinário do 'politicamente correto ' na mão, pedindo a fogueira para os infiéis. Tentam em vão , com essa caçada covade , dar um sentido a suas existências medÃocres.
Pois é, questão de opinião, eu já acho q desocupados, inúteis, sem talento e covardes são aqueles que se alimentam da promoção do preconceito e da difamação de quem não lhes agrada, que julgam diferentes e inferiores. Ou seja, o tipo de pessoa q vc defende.
Iago, boa noite. Se possÃvel, gostaria de saber a sua opinião a respeito do cancelamento do Youtuber PC Siqueira.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Adesão à cultura do cancelamento vira garantia de ganho ativo no mercado Voltar
Comente este texto