Joel Pinheiro da Fonseca > As redes sociais revelam o pior lado da natureza humana Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Perfeito, Joel. Em resumo,o pior da "natureza" humana encontra solo fértil nas redes. A natureza humana, se é que existe uma, é mais difÃcil de ser mudada. Então que se mude a dinâmica da internet. É um trabalho duro, mas necessário. As redes sociais, sobretudo, devem ter regras mais rÃgidas.
Proposições também não confirmam teorias cientÃficas; então escolher o que nos convém nas redes para confirmar nossos viéses não é muito crÃtico; se fossemos crÃticos abandonarÃamos essa postura ingênua de só buscar confirmação de nossas posições.
A lógica e a matemática podem nos ajudar um pouco a entender o que ocorre nas redes sociais. Marcelo Viana disse "se parto de uma falsidade, 3=2 então eu sou o papa"; de uma mentira posso extrair tudo. Também a ciência diz que dados e fatos podem ser adequação empÃrica para duas teorias conflitantes; dados não refutam teorias, podemos salvar os dados fazendo uma hipótese ad hoc. A melhor coisa é a tolerância do mal da natureza humana e procurar o diálogo.
Excelente texto/reflexão. Pena que só vai ter eco em uma minoria de lúcidos, nesse mundinho cada vez mais "Walking Dead" das redes insociais.
Lembrando de Umberto Eco: A internet apenas deu voz aos imbecis.
O maior problema do Brasil atualmente é o STF. Que não sabe ficar dentro de sua caixinha no tribunal e vive atacando os outros poderes sem necessidade....
O pior da natureza humana vai muito além disso, e nós sabemos porque a história nos conta as atrocidades cometidas! Mas nem por isso a matéria está equivocada! Creio, modestamente, que é mais uma faceta do que o ser humano verdadeiramente é, aliada a muita, mas muita mesmo, à mais pura ignorância!
O verbo não é adequado. Não é 'revelar', cujo sentido é 'velar' duas vezes, isto é, não retirar o véu e, simultaneamente, superpor outro. Trata-se de, então, de 'desvelar': retirar o véu e explicitar a essência, As redes sociais tão-somente deram voz à 'legião de imbecis', na expressão de Eco. Antes o estúpido gritava no boteco entre saideiras. Logo mandavam-lhe calar na boca. O pior da natureza humana só ganhou escala e amplitude. Existe no recôndito da alma humana desde que Freud o desvelou.
Pensou-se que das redes sociais verteriam enlaces sociais. Porém, aconteceu o oposto! O pior é o fechamento das pessoas em grupelhos, cada qual com suas verdades, num mundo onde, a toda hora, surge uma nova, a se esfregar na cara do outro. Como diz a juventude: deu ruim!
Não se pode esquecer que as redes sociais refletem as notÃcias (erradas ou certas) que a imprensa publica. Logo, a mazela a elas atribuÃveis deve impor reflexões dos jornais e TVs.
É o poste mijando no cachorro.
Eu sempre achei esse facebook mais alienante que proveitoso num paÃs deseducado como o nosso.
O "cancer" maligno mais grave da humanidade sempre foi a esquerda.
Câncer maior é o diagnóstico fascista neo nazista que está no poder!
Comentário que só confirma a ideia da coluna.
Concordo plenamente,e gostaria de enfatizar quando você fala de seguir alguém e da like,as vezes faço um comentário de determinada matéria, tentando ser o mais cuidadoso e ponderado possÃvel e vejo que poucos compartilham (não que eu tenha escrito para concorrer com outros leitores),mas reparo que os que escrevem xingando, usando de baixo nÃvel contra um ou outro,tem centenas de likes, lamentável, sequer o sujeito leu e fez uma análise para emitir sua opinião, pareçe que são todos "GADO"
Nem sempre. Você por exemplo escreveu o que eu pensei em escrever.
Excelente. Acrescento que no Brasil há ainda um elemento em particular. A rede funciona para o comportamento das pessoas como a linguagem funciona para o raciocÃnio, i.e., como uma estrutura. As redes sociais são uma extensão do pensamento e da vidas dos brasileiros e isso não acontece em nenhum outro paÃs, que eu saiba. Basta observar o engajamento das pessoas no dia das crianças, dia dos namorados, etc. Parece um tipo de alucinação coletiva.
Ótima reflexão.
Muito lúcido.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > As redes sociais revelam o pior lado da natureza humana Voltar
Comente este texto