Vinícius Torres Freire > Bolsonaro e Guedes querem tirar bilhões dos ricos da classe média Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Segundo Maria Lucia Fattorelli, que "defende a tese que a crise econômica brasileira dos últimos anos foi fabricada: ao remunerar a sobra de caixa dos bancos privados, o Banco Central diminuiu a oferta de crédito às empresas e ao comércio, o que elevou os juros de mercado; consequentemente, as empresas faliram por falta de crédito".
Engraçado toda vez que toco neste assunto, ninguém comenta absolutamente nada, fico a pensar, será porque desconhecem o assunto ou não tem interesse em conhecer? seja a resposta 1 ou 2, é péssimo, pois, por isto, o Brasil jamais sairá do 3º mundo e da subserviência ao rentismo. Bem como continuaremos a bancar os 1%.
Auditoria da DÃvida Pública brasileira se faz urgente, há 32 anos que esta auditoria deveria ter sido feita, conforme prevê o artigo 26 do ADCT da Constituição Federal. Sem isto, podem fazer a reforma que julgarem correta, não resolverá, assim como as outras não resolveram, é continuar secando gelo com toalhinha de mão. 1/2 do PIB todo ano vai para pagar juros da dÃvida pública aos 1% + ricos do Brasil.
Auditoria da DÃvida Pública brasileira se faz urgente, há previsão legal para realizá-la, isto há 32 anos conforme prevê o artigo 26 do ADCT da Constituição Federal. Se metade do PIB todos os anos é gasto com pagamento de juros da suposta dÃvida pública com bancos, o que impede de fazê-la? o Congresso Nacional tem obrigação legal cumprir a determinação do art. 26. Porque será que os bancos estão fechando o trimestre com prejuÃzo? alguém sabe?
Auditoria da DÃvida Pública brasileira se faz urgente, há revisão legal para realizá-la, isto há 32 anos conforme prevê o artigo 26 do ADCT da Constituição Federal. Se metade do PIB todos os anos é gasto com pagamento de juros da suposta dÃvida pública com bancos, o que impede de fazê-la? o Congresso Nacional tem obrigação legal cumprir a determinação do art. 26. Porque será que os bancos estão fechando o trimestre com prejuÃzo? alguém sabe?
Antes de mexer com as receitas (impostos e taxas), executivo e congresso deveriam revisar as despesas aprovando a reforma administrativa (não proposta) , a revisão ampla de contribuições e desonerações (não proposta), e pelo menos a PEC 188 (do pacto federativo). Feita a redefinição das atribuições entre os entes federativos, aà sim cabe definir quais tributos vão ser cobrados, quanto e de quem (industria, serviços, pessoas fÃsicas e jurÃdicas).
É a classe média já perdeu na reforma da previdência, com a queda forçada dos juros que acabou com sua poupança, vai perder na reforma tributária com o aumento de imposto principalmente com a cpmf e a dedução no imposto de renda. Tudo isso para tornar os ricos ainda mais ricos e as corporações do funcionalismo público cada vez com mais benefÃcios. E o "ingênuo " apoia e bate palmas para a própria desgraça.
Por acaso o funcionário público não tem gastos com saúde e educação? Mais uma vez o servidor é citado de forma pejorativa, num misto de inveja e ignorância. O servidor foi vÃtima da reforma da previdência, eis que é o ente que mais paga contribuição previdenciária, agora perde na área de deduções e tem gente que pensa que nadamos em dinheiro. O servidor é vÃtima da voracidade do governo, tanto quanto o cidadão comum.
A classe média estúpida votou em peso nesse estrupÃcio achando que ia se dar bem. Quando estiverem nivelados com a base da pirâmide vão morrer de saudades do PT.
Este gov. é o pior da história. Mas acabar c as restituições de despesas como saúde acho correto. A própria recriação da CPMF retira (na média per capita absoluta por faixa salarial) de qm tem mais, e não tem como desviar. Mas é claro q essas medidas não passam, o lobby da "classe média" travestida de "povo" (nessas situações) é maior.
Em relação à assertiva de que "os contribuintes podem recuperar as perdas declarando pelo modelo simplificado", é meia verdade. O desconto pelo modelo simplificado é limitado a menos de 17 mil reais e substitui todas as deduções que o declarante teria no modelo completo, inclusive a Contribuição Previdenciária. Infere-se, portanto, que a 'recuperação' pelo simplificado seria de pequena monta.
Não fala alto, que podem diminuir o desconto do modelo simplificado.
Ressaltado que essa regra de escolha por modelo completo ou simplicÃssimo pode ser alterado por simples portaria, assim como foi instituÃdo. Ou seja o contribuinte não tem segurança de nada ficando à mercê desses burocratas.
Sempre a classe média e os mais pobres pagam mais. E os super-ricos? E as Igrejas, que sequer pagam impostos?? Ahh, esses financiam as campanhas (e o bolso dos politicos de plantão). SA FA DEZ A
Quem pode dizer alguma coisa boa par ao povo que esse desgoverno fez? Prejudica o meio ambiente, prejudica a saúde, prejudica o comércio internacional, prejudica a justiça, democracia, ... Quem pode me dizer algo bom? Um cara que nasceu para piorar e parasitar o universo. Tristeza
Caro jornalista, onde é mesmo que v. disse para assinar, quem gostaria de assinar embaixo da reportagem?????
É incrÃvel como isso dos ricos de se dizerem classe média cola. Culpam a classe média pelos males da concentração de riqueza. A verdadeira classe média brasileira é de famÃlias de assalariados e pequenos empreendedores que ganham de um a 5 salários mÃnimos do DIEESE, mais ou menos de R$ 4.000 a R$ 20.000. Gente assim não se elege, não faz leis, nem julga. Só leva a culpa pelos problemas e paga mais tributos.
Bem feito! Isso é para a classe média brasileira aprender com o grande erro que cometeu ao apoiar esse governo atual. Além da nova CPMF vão ser empobrecidos pelo Imposto de Renda com o fim das deduções médicas. Enquanto a classe alta é favorecida com reduções/privilégios e parte da classe baixa com o bolsa renda. Resultado o Brasil dificilmente vai ser um paÃs desenvolvido, pois a minórica classe alta é intocável detendo quase toda a riqueza, enquanto a classe baixa vive de assistencialismo.
Para aqueles que votaram com ódio em 2018, bem feito!
Só falta o Bozo e o Guedes (eta dupla fora de série) incluir em mais essa M de reforma que a turma de empresários seguidores que financiam (aram) fake news consiga restituição desse “investimento “.
Quem for classe média e assalariado e votou nisso ai é muito bur ro. Dentro das fake news espalhados estavam as supostas isenções da Dilma. Mas se olhar as isenções na verdade eram reajuste da tabela do IR e descontos como valores de saúde e educação. PT reajustou tabela do IR prat. todos os anos. Voltamos a era fhc. Só falta agora Fmi.
Os ricos vao ter saudades dos tempos do PT
Era bom. Não tenho inveja de quem se deu bem. Mas com o dollar a menos de 2 reais eu ia pra Disney e fazia cruzeiros . Agora não vou nem até Guarulhos . Saudades do PT
Pery, agora está melhor?
Com certeza. Bumlai, Oderbretch, todas as empreiteiras, todos os bancos, as cervejarias, os Joesleys... todos tem muitas saudades do PT. O funcionalismo, então, com concursos todos os meses e uma previdência separada, nem se fala. Engraçado é você, que não teve nenhum benefÃcio fiscal nem empéstimos milionários a juros camaradas, nem obras cujo financiamento não pago ficaram pra viúva, nem foto no planalto escrito "não parem este homem", ter também. Eu não tenho.
Matéria sem lastro , só para fazer barulho e agradar os incautos petista da folha. Jornalismo de quinta
Dizem que tem uma parcela dos ricos que concordam em pagar mais imposto, mais na verdade são os pobres de direita os que se acham ricos, aquela nada que esta representada naquele Curral em frente o Palácio do Planalto, aqueles q pensam que o Bolsonaro é Deus.
Kkkkkkkkkk . Tributação em cima da classe média ? Então são essas pessoas que vão pagar a conta do populismo do Bolsonaro ? Os pobres ficaram com o bolsa famÃlia e os ricos de verdade sem cobrança. Kkkkkkkkkkkkk
Na verdade é a classe de empreendedores que o Bolsonaro criou! Composta por motorista de Uber, vendedores de produtos Pirateados e entregadores de Ifood, estes últimos são aqueles que entregam comida de Barriga vazia porque não tem dinheiro para comprar um lanche.
Pois é, Bolsonaro faz rolo com o Brasil.
Por enquanto a realidade tem mostrado que este governo tem tirado bilhões apenas da classe rica pobre. Agora fala em atingir a classe média rica. E assim ninguém poderá reclamar. Neste paÃs de ricos todos serão atingidos e teremos finalmente justiça social.
Sim, ele foi irônico. Referiu-se aos pobres e classe média que votaram em Bolsonaro. Governo que ajudará apenas os ricos. É só lembrar do Guedes dizendo: Ajudar pequenos empresários para quê, vão todos quebrar mesmo.
Assim ninguém poderá reclamar! Em sua opinião o povo brasileiro é composto só de classes média rica e rica pobre. E o resto, não existe? Sao poucos? Muitos? Bela justiça social a sua; ou talvez seu comentário seja irônico e eu não entendi
Só os idi o tás não sabiam quem ia pagar essa conta. Classe média merece!
A matéria já começa nos enganando dizendo "Lucros e dividendos seriam mais tributados(...)". Na verdade, desde 95, com a lei 9.249/95, deixaram de ser tributados. Como o autor então me diz que serão MAIS tributados? Senti a manobra para me convencer a aderir à proposta de reforma estimulando em mim o ó.dio que, em parte, sentimos da elite.
Os lucros são tributados, pois incide sobre eles IRPJ e CSLL (isso para não citar IPI, ICMS, COFINS e PASEP que incidem no faturamento). Os dividendos nada mais são que distribuição de lucros. Então, ao tributar dividendos, tributa-se ambas as pontas: o lucro auferido e o dividendo quando a PF o receber. O ponto do colunista não é causar ódio às elites, mas sim, fazer pessoas entenderem que a classe média, que aderiu ao populismo do presidente, não é rica (quanto acha que é) e deve pagar mais.
Outra coisa que não está correta é dizer que tirarão dos mais ricos. Ora, com a desoneração de folha e com a isenção de lucros e dividendos desde 95, a inclusão de CPMF na lista dos tributos não atolará os mais ricos em impostos já que estes estão isentos de lucros, dividendos, folhas de pagamento. Essa matéria está muito esquisita com diversas inverdades. Abram os olhos para não aderirem à reforma e depois chorarem.
Estamos falando da mesma classe média que colocou camisa da seleção e foi bater bumbo pra maluco? E depois votou em peso nisto que está a� Só tenho uma palavras pra eles: pho.dam-se
Quem sabe provando do próprio veneno a tal ´crasse´ média não aprende e passa a fazer a lição de casa direito.
Este caras no governo, inclusive o ipiranga sem combustÃvel intelectual, não conseguem fazer gestão de nada. Parecem num jogo de tentativas e erros do tipo faz-se reforma trabalhistas e os empregos aparecem, faz se reforma da previdência, protegem o regime próprio, e o equilÃbrio fiscal acontece. Não é assim. Estabelece-se um objetivo, discute com a nação, define-se metas, faz-se simulações cria se os indicadores não ideológicos. Alcovacumbre e Maia sem alça são os chefes do lixão que aprova.
Quando falta inteligência para diminuir, administrar o estado, volta a incompetência a falta de criatividade, de estudos sérios sobre taxação de impostos.
Ao ler esse texto, não me saÃram da cabeça as palavras tunga, mixórdia e matroca. A comunicação simples, direta e capaz de atingir o maior público possÃvel é o futuro, meu caro V. T. Freire.
É verdade. Tenho uma vaga noção do que seja "tunga". Lembra-me algo como "pancada". Mixórdia sei o que é: confusão, bagunça, mistura de coisas desordenadas, mas também não tenha certeza quanto a sua pronúncia: lembro-me, vagamente, que li, em algum dicionário. que "x" deve ser pronunciado com som de "z". Quanto ao significado de "matroca", não faço a menor ideia. Vou procurar saber.
Há mais de 200 bilionários no paÃs q acumulam R$ 1,2 tri; há tb aquele 1% que detém a metade (R$ 8 tri) do total da riqueza de todas as famÃlias brasileiras. Um impostinho de 2% sobre esses 9,2 tri nem cócegas faria nesses bolsos e arrecadaria 184 bi, equivalente a uns 5 anos de Bolsa Familia. Mas são intocáveis, não são lembrados por Guedes, e seguem fazendo de conta q nada no paÃs é com eles.
O fim da dedutibilidade das despesas médicas na apuração do imposto de renda vai atingir em cheio a classe média, sim, mas especialmente a parcela dos idosos, sobre os quais incidem os maiores valores dos planos de saúde. É isso mesmo? Será essa parcela que pagará pelo descalabro do sistema tributário do PaÃs?
Sim. O grupo com mais deduções é o de aposentados.
Já que se recusam a morrer por coronavirus...
Um desgoverno movido a falácias enquanto o gado aplaude.
Aonde está a classe média rica?? Alguém está vendo? Este governo devia ter vergonha na cara e procurar taxar as grandes fortunas como se faz lá fora.
Nunca esse economista de araque fez alguma coisa para a Economia crescer, só cria tributos para arrecadar mais e fazer caixa, só o tá rio e o gado que receber dinheiro público para defender esse governo miliciano
Parabéns a todos que votaram nele.Parabéns mesmo.Essa "reforma" vai aprofundar ainda mais a desigualdade absurda que existe nesse paÃs, onde a tributação atinge muito mais a camada mais pobre e classe média do que os ricos.O gado ainda vai aplaudir muito essa reforma.E se não for do seu agrado é só colocar a culpa no PT que está tudo certo.O paÃs sendo sempre boicotado de se desenvolver pra ficar refém de uma elite podre e corrupta.
O presidente vem destilando seu ódio contra os trabalhadores. Como ele nunca trabalhou não gosta dessa classe. Detesta-os, assim como detesta Ãndios, negros, mulheres e pobres. Um verdadeiro Robin Hood à s avessas, tira dos trabalhadores para dar aos empresários. Isso certamente vai resolver, pelo menos por enquanto, os problemas dos ricos.
Ricos de classe média?? parei na fantástica segmentação social identificada pelo colunista
Não entendeu a ironia? Ou seria sarcasmo?
Nem o colunista, nem Guedes se lembram dos ricos de verdade. Há mais de 200 bilionários no paÃs q acumulam R$ 1,2 tri; há tb aquele 1% que detém a metade (R$ 8 tri) do total da riqueza de todas as famÃlias brasileiras. Um impostinho de 2% sobre esses 9,2 tri nem cócegas faria nesses bolsos e arrecadaria 184 bi, equivalente a uns 5 anos de Bolsa Familia. Mas são intocáveis, não são lembrados por governo algum, e seguem fazendo de conta q nada no paÃs é com eles.
Desenhando: os 10% mais ricos da pirâmide social incluem as pessoas com padrão de consumo da classe média e classe média alta, com renda familiar de até 10.000, assalariados em sua maioria. Sim, o Brasil é um paÃs pobre.
Os 'adamistas' do governo trabalham à matroca e o imposto Ipiranga tem seus patrocinadores. Já que este tema é tão sensÃvel para a cidadania, e para aplacar meus impulsos egocêntricos de classe média ameaçada, gostaria de ter informação sobre o posicionamento da Anfipe (fiscais) sobre três tópicos: (a) tabela Kajuru do IRPF, com alÃquota de 35%; (2) importância da dedução de despesas médicas para restringir a sonegação; (3) revisão do IR das 'PJ' (prioridade Joaquim Levy).
Valeu, Júlio, pelo esclarecimento.
Há matéria das 8:00 hs, assinada pelo jornalista Eduardo Cucolo, concernente às sugestões das associações de fiscais para reforma do sistema tributário, com vistas ao aumento de arrecadação. ET: as deduções de despesas médico-odontológicas permitem o cotejo com as rendas declaradas pelos profissionais de saúde autônomos.
Regiane, parece que não conhece o "se não for declarar no IR, faço um desconto e dispensa-se o recibo"!
Da onde que dedução das despesas médicas reduz sonegação? Uma coisa é a declaração das despesas, outra é a dedução delas... Igual aluguel: vc declara seu aluguel não pq vai ter algum benefÃcio com isso, mas para que o proprietário do imóvel pague seu imposto. Isso sim é o correto, não 15 bilhões em deduções...
É claro que gostaria de contar com a análise desses tópicos especÃficos pelo estimado colunista, mas o apelo ao coletivo dos auditores visa também a liberar o colunista para questões de interesse mais geral, com que costuma nos brindar com intuições de maior alcance.
Resta saber quem deu o maior estelionato eleitoral, se Dilma ou Bolsonaro.
O PT, entre várias coisas boas, estava paulatinamente aumentando a renda. Entre fatos q comprovam estavam reajustes anuais da tabela do IR, programas de transferência de renda e ajustes dos limites de abatimento com saúde e educação. Reforma tributária não se faz por canetada. A real reforma seria aumentar a renda até chegar num momento onde mudarÃamos de tarifar consumo para renda.
Qual foi o imposto que a Dilma criou? Ou quais direitos ela tirou dos Trabalhadores???
A proposta de trocar as deduções com saúde e educação por uma alÃquota menor é pra inglês ver. Com o congelamento da tabela, logo todos os beneficiados com a dedução serão tungados novamente por mudança de faixa.
Tudo sem recibo. O governo prefere ser cor-no que não enxerga. Devolver é doloroso.
Além da previsÃvel perda das 'deduções' como mecanismo de controle da sonegação. Não é difÃcil prever que, sem as deduções, retornariam as antigas manhas de negociação 'com ou sem recibo'.
A Receita Federal aparelhada pelo Posto Ipiranga tornou-se a Confiscadora Geral da República. Faz um ótimo 'Pas de Deux' com a Pizzaria Geral da República à moda Aras. Nem um pio quanto ao Imposto sobre Grandes Fortunas e silêncio total no tocante aos privilégios fiscais das pessoas jurÃdicas e seus sócios beneficiários das maiores benesses tributárias das Américas.
O prefeito de Itajaà previu tudo.
Kkkkkkk
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Bolsonaro e Guedes querem tirar bilhões dos ricos da classe média Voltar
Comente este texto