Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sérgio Cardoso

    Não apenas as pesquisas e as publicações são importantes, mas também, e talvez nesses casos mais urgentes isso seja até mais importante, é a formação científica dos profissionais. Isso permite que busquem informações minimamente consistentes, em fontes razoavelmente confiáveis, e avaliem de forma sistematizada e crítica todos e cada caso que passam por suas mãos. A Ciência é fundamental, mesmo quando parece não estar presente.

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    Mill não dá uma técnica para gerar uma alternativa, nem dá um critério para saber se estamos mais perto da verdade; Mill apóia-se apenas na indução qualitative de pouca serventia para a ciência.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    Mill adota a teoria de progresso científico por eliminação. Uma hipótese é recebida, testada, refutada e substituída por outra. Mill acha que a nova não é mais verdadeira que a refutada. Mas a sequência de hipótese é progressiva para Mill, por causa do principio de variedade limitada de hipóteses, algo altamente controvertido , pois a hipótese refutada podia ser eliminada pelos cinco cânones da indução. A indução não descobre teorias como a teoria geral da relatividade de Einstein.

    Responda
  4. Vito Algirdas Sukys

    A covid tem exigido de vários médicos e cientistas a revisarem os princípios sobre doenças causados por vírus. Serão propostas novas teorias que procurarão apenas a adequação empírica e não a verdade parcial ou aproximativa. Aceitar essas novas teorias será apenas pelo critério de adequação empírica e não da "verdade" aproximada de Popper.

    Responda
  5. Vito Algirdas Sukys

    A física de Newton foi bem testada. Poderíamos dizer que ela é superior a teoria geral da relatividade de Einstein? Acredito que não!

    Responda
  6. Vito Algirdas Sukys

    Popper é um realista científico e a aceitação de uma teoria não nos compromete com a crença na realidade de seus termos. Dizer que uma teoria foi bem testada não quer dizer que ela é superior às concorrentes. A dificuldade de Popper é a mesma que Rudolf Carnap com sua noção de adequação empírica. A ciência visa apenas a adequação empírica e nada além disso é relevante para seu sucesso; nem a "verdade" parcial ou aproximada. Tudo o que nós temos são teorias. Não há demarcação nenhuma.

    Responda
  7. José Cardoso

    A curva desceu na Europa, por aqui e nos EUA está achatada, só que num patamar muito alto.

    Responda
  8. Vanderlei Nogueira

    Foram realizadas autópsias nos mortos? Morreram de ou com COVID 19?

    Responda
  9. Luis Gama

    O autor assina um artigo fraco. Não existe remédio milagroso que cura 100%, mas a hcq e outros tem ajudado a reduzir os óbitos.

    Responda
    1. Luiz Carlos Alberto Heyn Filho

      Vários estudos apontam que muitos que tomaram hidroxicloroquina na fase inicial foram curados, mas muitos que não tomaram também foram curados. A doença leva ao óbito entre 1 a 2% dos contaminados. Está letalidade não é alterada usando ou não hidroxicloroquina. Muitos hospitais estão usando protocolos com hidroxicloroquina e as mortes continuam. Todos os hospitais da Prevent Sênior seguem o protocolo. O Einstein seguia e desistiu.

    2. Jove Bernardes

      Luis Gama assina um comentário fraco. Contrariar todo o conhecimento médico atual sobre hcq revela o credo que professa.

  10. Herculano JR 70

    Nos tbem aprendemos sobre a panf+olia: q ate mesmo doença pode se tornar política, note-se q o argumento anterior p o malfa+dado bloqueio era a limitação d uti, e o relato diz estar sendo menor, previsível mas ñ considerado, e agora diante da perspectiva mais breve de vacinas para esperá-las, cuidado ciências as pressas ñ da certo; q a palavra ciência ñ é ciência; q na necessidade, sem opção, ate bru+xedos e co+ co d va+ca se usa, q faltou a palavra Hidro xiclo*roquina junto a Heparina no texto.

    Responda
  11. Herculano JR 70

    a

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      É seu melhor comentário até agora.

  12. Ayer Campos

    Ante o acachapante achatamento das expectativas e esperanças, falar em 'achatamento da curva' é enfastiante e alienante - 'salvo melhor juízo'...

    Responda
  13. Paulo César de Oliveira

    Bom artigo mas faltou falar sobre a redução da mortalidade e da necessidade de internações hospitalares e em UTI nos pacientes tratados precocemente com hidroxicloroquina e azitromicina, muitas vezes associadas a suplementos de zinco. Enfatizo aqui as expressões "tratamento precoce" e "HCQ associada a azitromicina e Zn". Ver no google "Outcomes of 3.737 Covid-19 Patients..." Ver tb declarações de professores de Yale Harvey Risch e David Katz abonando uso precoce de HCQ+Azi +Zn p Covid.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Pois é, PAULO TAUFI MALUF JR, mas isso significa que você leu, estudou, pesquisou, teve boa vontade para sair de seus cômodos e informar-se. Quantos, me diga, dos que defendem a hidroxicloroquina, fizeram o que você fez?

    2. Jove Bernardes

      Inacreditável como Bolsonaro doutrina.

    3. PAULO TAUFI MALUF JR

      O último fascículo do BMJ traz uma metanálise que se soma a outras muitas publicações que refutam a eficácia da HCQ,. O chamado uso precoce implicaria tratar desnecessariamente 90% de infectados que teriam evolução favorável mesmo sem intervenção, alem de se medicar indiscriminadamente outra grande parcela com sintomas superponíveis aos do Sard Cov 2