Opinião > Clube autoritário Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Flávio Rodrigues Fonseca

    Daniel Plech, se você acompanhou o Foro, veria que o PT não apoiou nada especificamente. Lula apenas disse que era hora de defendermos as democracias latinas, sem referência. O protagonismo desses países citados é seu e da Folha. O Foro é lugar de discussão não de concordância e todos têm direito ao seu ponto de vista. Se não, para que Foro? Volto a ONU, veja seus participantes. Mas o seu texto final demonstra que você é avesso ao contraditório. O típico democrata que está sempre com a razão.

    Responda
    1. DANIEL PLECH

      Sou democrata-liberal acima de qualquer ideologia de esquerda ou direita, Flavio, e não serei conivente com político ou juiz A ou B simplemente porque está alinhado com a minha visão de mundo no campo econômico ou nos costumes. Sou tão crítico ao Bolsonaro como sou ao PT e ao Lulismo. Sim, concordo que estes não enfraqueceram a nossa democracia enquanto governaram o país, mas a sua lealdade política a ditaduras de esquerda é quase tão grave quanto os bolsonaros e moraes da vez. Abçs.

    2. DANIEL PLECH

      Ok, Flávio, se você deseja continuar acreditando (ou se enganando) que o PT (e o Lula) não são aliados das ditaduras castrista e chavista, boa sorte! Ao contrário da sentença final do seu comentário (e do que líderes autoritários, de direita ou de esqueda, ou mais recentemente ministro do Supremo têm feito mediante a infame censura prévia), respeito a sua posição (apesar de discordar veementemente). Abçs cordiais.

  2. Flávio Rodrigues Fonseca

    A Folha no seu espaço dá voz a vários ícones de autoritarismo e chama isso de diversidade, mas quer pautar quem deve ou não participar do Foro de São Paulo. Dava para a Folha nomear quantos países com regimes ditatoriais fazem parte da ONU que prega a democracia com princípio ou a sua hipocrisia não deixa?

    Responda
    1. DANIEL PLECH

      Não, Flávio, o Foro é só um símbolo. O fato é que o PT segue apoiando politicamente as ditaduras de Cuba, Nicarágua e da Venezuela. E nem sequer tenta disfarçar. Perda de tentar defender o indefensável. Aos petistas que põem a sua ideologia de esquerda populista acima da democracia-liberal, os meus votos de completo ostracismo político. Abçs.

  3. celso bittencourt

    O Idealista é Incorrigível; se é Expulso do Céu, faz um Ideal do Seu Inferno. - F.Nietzsche

    Responda
  4. PAULO ROBERTO HASSE

    Ditadores pregando democracia , é inacreditável . Mas aqui o partidão que ficou no poder por décadas já preparava o controle da mídia ...estes “ democratas “ não brincam em serviço para manter o poder enquanto mantém o discurso “ progressista “ .

    Responda
  5. Rodrigo Ribeiro

    Foro de são Paulo é uma coisa banal. Lula e Maduro juntos fazem bananada. Vamos ver quem será omposye do Lula para continuar a palhaçada.

    Responda
  6. Eduardo Loyola Muhl

    Reportagem extremamente tendenciosa, infantil e rasa, como se a teoria da ferradura desse conta da realidade da América Latina. Lamentável ver isso num jornal de prestígio.

    Responda
  7. DAVILSON GON ALVES BRASILEIRO

    Partido único, candidato único e eterno, no poder até a morte, infelizmente é o que pregam os ditadores de direita ou esquerda, das republiquetas de bananas latrino-americanas!

    Responda
  8. Vera Maria da Costa Dias

    Excelente o apanhado da Folha. Lamento profundamente que o PT, de forma oficial, continue nessa toada. Não corresponde à sua prática quando governo. Isso porque, na verdade, tal comportamento do PT não é bem visto por boa parte de seus próprios militantes.

    Responda
  9. Pedro Cardoso da Costa

    A "soberania dos povos" é sempre defendida por alguém apenas quando lhe é conveniente. Quando se está sob uma ditadura, a primeira coisa que não não existe é "soberania de povos", mas apenas de alguns privilegiados que, ignorados pela comunidade internacional, subjuga, humilha, maltrata a sua população. E se eternizam, exatamente pela omissão dos demais governos, a pretexto do respeito à "soberania dos povos", a primeira a ser destruída nessas ditaduras.

    Responda
  10. marcelo silveira rossetin

    Primeiro ponto de qualquer movimento que se pretenda democrático: respeito à soberania dos outros povos. Estou defendendo as ditaduras? Não. Estou dizendo que os regimes dos demais Estados foram a resposta que suas classes dirigentes conseguiram dar à necessidade de manter a unidade nacional. Quem deve construir a saída democrática são seus próprios cidadãos, pelas vias institucionais existentes. Nosso papel é apoiar, caso sejamos solicitados.

    Responda
    1. DAVILSON GON ALVES BRASILEIRO

      Partido único, candidato único e eterno, no poder até a morte, infelizmente é o que pregam os ditadores de direita ou esquerda, das republiquetas de bananas latrino-americanas!

  11. DANIEL PLECH

    E os abobalhados dos ideólogos do PT não sacam que qualquer proximidade com Maduro, Ortega e Carnel só aumenta a sua rejeição perante o eleitorado brasileiro que valoriza a democracia-liberal.. que continuem assim, se auto-destruindo cada vez mais!

    Responda
    1. Flávio Rodrigues Fonseca

      Daniel, você gosta de rotular as pessoas e instituições. O típico "isentão" acima do bem e do mal e dono da verdade. Democrata todos dizem que são. Pergunte aos generais de 64. Apenas apresentei fatos que você finge ignorar e tem fixação no PT e Lula. Vai ser sempre o crítico de tudo e todos. É típico. E já que você concorda que os governos petistas não enfraqueceram nossa democracia (tenha coragem de dizer que fortaleceram), você está apenas sendo leviano e incoerente nos seus argumentos.

    2. Flávio Rodrigues Fonseca

      Daniel, o PT esteve no governo durante 14 anos. Pode apontar uma única vez em que viu a democracia, as instituições e a liberdade de expressão serem ameaçadas, como agora? Se não pode prezado, está sendo injusto ou irresponsável. A Arábia Saudita, Turquia, Hungria, Rússia são falsas democracias e os “democratas” suportam calados. Já os cucarachas? Já o Supremo, é a mesma justiça que tomou várias medidas arbitrárias contra o PT e foi saldada pelos liberais democratas. Você talvez. Agora é ruim?

    3. DANIEL PLECH

      Ok, Flávio, se você deseja continuar acreditando (ou se enganando) que o PT (e o Lula) não são aliados das ditaduras de Cuba e da Venezuela, boa sorte! Ao contrário da sentença final do seu comentário (e do que líderes autoritários, de direita ou de esqueda, ou mais recentemente ministro do Supremo têm feito mediante a infame censura prévia), respeito a sua posição (apesar de discordar veementemente). Abçs cordiais.

    4. Flávio Rodrigues Fonseca

      Daniel Plech, se você acompanhou o Foro, veria que o PT não apoiou nada especificamente. Lula apenas disse que era hora de defendermos as democracias latinas sem referência. O protagonismo desses países citados é seu e da Folha. O Foro é lugar de discussão não de concordância e todos têm direito ao seu ponto de vista. Se não para que Foro? Volto a ONU, veja seus participantes. Mas o seu texto final demonstra que você é avesso ao contraditório. O típico democrata que está sempre com a razão.

    5. DANIEL PLECH

      Não, Flávio, o Foro é só um símbolo. O fato é que o PT segue apoiando politicamente as ditaduras de Cuba, Nicarágua e da Venezuela. E nem tentam disfarçar. E, com todo o respeito, é vc que posa de abobalhado ao não admitir isso e ainda tenta defender o indefensável. E os demais petistas que põem a ideologia de esquerda populista acima da democracia-liberal. Abraços cordiais.

    6. Flávio Rodrigues Fonseca

      O Foro e muito menos o PT não pode dizer quem deve ou não participar. Isso sim seria autoritarismo. Ele existe para a discussão e nele que devem ser mostrados e discutidos os desvios de cada Nação. Se for para todos terem a mesma toada, para que Foro? Quantos países com regimes ditatoriais fazem parte da ONU? Parece-me que os abobalhados não são os petistas não, mas você que caiu no conto vigário da Folha.

  12. Ricardo Ferreira

    É inacreditável como fascistoides de esquerda ou de direita encontra tanto apoio na triste América Latina. Em pleno séc.XXI já deveria ser um conscenso a condenação de toda e qualquer tipo de ditadura. A impressão que tenho é que a gente não consegue nunca caminhar para frente.

    Responda
  13. Paulo Roberto Schlichting

    O lulo-petismo não pode e não deve ser reconhecido como força hegemônica e representativa da esquerda no país. Não mais. Novas lideranças comprometidas com um ideário progressista e democrático devem se apresentar ao debate político.

    Responda
  14. cesar porto monteiro

    O PT nunca foi democrático. Com o mensalão, aliciou segmentos do congresso e foi desmascarado. Com o aliciamento das empreiteiras, aliciou elites importantes. Sua eficaz política econômica inicial, deu condições a corretos programas sociais, em que o atual governo se vê forçado a ampliar, devido a nossa inescapavel realidade. Só faltou corromper os militares para termos a perpetuação do partindo no poder, como os oradores de honra do encontro o fizeram. O PT não tem histórico democrático.

    Responda
  15. Joao Nash

    Se a Folha insiste em destacar que a democracia foi respeitada nos governos do PT simplesmente porque o partido aceitou a derrota em 2020 (deveria ter pego em armas?), então se Bolsonaro aceitar uma eventual derrota em 2022 ele também terá respeitado?

    Responda
    1. Nelia Rios

      O PT foi democrático durante todo seus governos. O que acredito que não continuaria se tivesse ganhado as eleições de 2018, com seu chefe na prisão. Bolsonaro está tentando arduamente desrespeitar a democracia. Influenciando nos postos de comando da Polícia Federal e muitíssimas outras coisas , que vemos todos os dias ele fazendo, falando e nomeando.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.