Maria Herminia Tavares > Lava Jato morre agora não como explosão, mas como murmúrio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Por que Grande Imprensa, MPF, PF, Judiciário não se ocupam do que está por trás da conivência com os mais de R$300 bilhões anualmente sonegados? Ou com o pagamento diário de R$1 bilhão de serviço da DÃvida? Os beneficiários não se quer enfrentar. E dos Refis dos Refis dos Refis e... perdões?
Até que enfim uma matéria centrada sobre esse assunto. E, se não apontou, insinuou serem os polÃticos mais intermediários que os principais grandes atores das grandes corrupções do PaÃs.
"...tampouco contribuÃram para o aperfeiçoamento da aplicação da Justiça e a criação de instrumentos legÃtimos para reduzir a corrupção polÃtica". Este sim foi o ponto mais importante do artigo. Independente do conceito que se tem sobre a Lava´Jato, o fato é que não se criou nenhum mecanismo de controle na Administração Pública. ' '
A autora deste texto deveria ser tratada como persona non grata,pois a lava jato demonstrou os vários órgãos da administração pública que estão eivados de problemas, que eu não vou repetir aqui,quais são, até porque,no momento a lei não está ao lado do cidadão,para que este possa se defender com a palavra, infelizmente, até o STF, que é o guardião da Constituição Federal, não está do lado do Povo, de onde provém o poder originário, que formulou a própria Constituição defendida por esses "caras".
Profª., para a sra, no combate à maior, mais perigosa e poderosa ORCRIM que já atuou no Brasil, cujo chefe era o Presidente da Republica, com asseclas Ministros, Senadores, Deputados e os maiores empresários do paÃs, os Procuradores de Curitiba e o juiz Sergio Moro "recorreram a métodos reprováveis, em especial uma inaceitável proximidade durante a montagem dos processos". Graças a Deus a Sra. não quis ser Agente da PF, Procuradora Federal ou JuÃza. Se fosse o PT estaria a salvo.
Ninguém, entre os caciques polÃticos, verte pela força-tarefa uma furtiva lágrima. Essa frase apenas reforça que a corrupção domina todo o nosso sistema polÃtico, e que nós, eleitores, cidadãos e contribuintes agora estamos sozinhos nessa luta, graças a cegueira ideológica de muitos que optaram por defender firulas jurÃdicas para pessoas totalmente comprometidas com a corrupção.
Guardiães, minha senhora, guardiães. Podem querer matar a Lava Jato, mas seu conceito vai continuar. Assim, como acabaram com o Napster, mas o conceito ficou. E um conceito é mais forte que um nome. Combater a corrupção está no coração dos que realmente amam o Brasil. E outros mais que amam este PaÃs virão.
Aos devotos. Ler Piauà nº129/junho/2017: 'Vivi na pele o que aprendi nos livros'. Por Haddad. A frase emblemática, após propor a compensação dos 20 centavos da tarifa de ônibus, com a CIDE-CombustÃvel: 'Meu encontro com Dilma mostrava que eu havia me equivocado'. A presidenta rechaçou o alcaide de pronto sem discutir. Dilma mirava a reeleição. Era o inÃcio dos fins de Dilma, Lula e Haddad. O primeiro erro Crasso. Dilma fez a disputa interna. Rifou o prefeito. Deu nas jornadas de Junho de 2013.
A reportagem esquece de avaliar o "time" que se deu a Lava Jato, assim com o disposição dos nobres procuradores e juizes em fazer grandes corruptos serem desmascarados e presos. Acredito que a Lava Jato fez mais bem do que mal ao Brasil, sobretudo no arranho polÃtico que se seguiu. Bolsonaro foi o voto de apoio a operação, em grande parte. É por isso que existem hoje tantos ex-bolsonaristas.
Se fez mais mal ou bem é uma questão de opinião. Certo é que comenteu inúmeras irregularidades e atentou contra princÃpios fundamentais da democracia. E isso é tão inegável qto inadmissÃvel. Além do que, foi absurdamente seletiva nas investigações, interferindo de negativamente no jogo de poder polÃtico. E, por fim, serviu tb para promoção polÃtica pouco civilizada e anti democrática de alguns dos seus agentes, mais marcadamente de seu principal pseudo herói
Aos que dizem que só o PT foi perseguido Condenações da Lava-Jato: PMDB: Beto e jorge Luz; PR: Andre Vargas; PSDB: B Richa; PP: Pedro Correa; PTB: Gim Argello; SD: Luis Argollo; PT: Lula, Vaccari, Delúbio, Z Dirceu Indiciados: 10 MDB, 10 PT, 9 PP, 9 DEM
Daniel Ele foi condenado, mas solto em seguida pelo Gilmar Mendes. Condenado novamente, recebeu ordem de soltura pelo STJ, Min Noronha
Comentas sob um raciocÃnio falso, assim como o colunista. Primeiro, o fato de a corrupção iluminada pela "lavajato", não se restringe ao PSDB e muito menos ao PT, em seus governos. A verdade é que ela vai além do Barão de Mauá e doutras terras. No governo militar a divulgação era sufocada pela força das armas, ou não se lembram mais do crime da mandioca. Adivinhe por que as CPI's acabavam com a cassação dos "malfeitores", Gedel é um deles!
Hahahaha. O que que o Beto Richa tá fazendo nessa lista amigo. Sou do Paraná e, aqui, todos sabemos que ele está confortavelmente em casa gozando do dinheiro que nos rou.bou
Mas logo agora que pegaram o Serra e o Alckimin...vamos dar uma sobrevida a ela.
Car wash, operação bem sucedida do FBI para destruir a economia do Brasil. Quem defende essa barbaridade ou é um oportunista, ou um cretino. Moro e Dallagnol estão na folha de pagamentos do DoJ desde 2014
Responda depressa: a quem interessa o desmonte da Lavajato? 1. PolÃticos corruptos não pegos 2. Condenados que querem limpar a biografia 3. Juizes invejosos da fama
Faltou o Presidente que precisava controlar a PF e não quer concorrência na sua campanha para reeleição em 2022.
Bom, se o fim dela interessa a cor.ruptos (politicos ou nao) entao interessa a alguns próprios membros da operação, tal qual Daltam e Marreco.
Por que não colocar como opção, a luta de dois polÃticos, pelo campo da direita/extrema direita, quais sejam o atual presidente, que me recuso a escrever, e um certo ex juiz e ministro?
4. Órfãos do nove dedos ou 5. Todas as acima
LJ mera enganação,ilusão e sem poder para combater a corrupção.
Ao contrário do que vejo dizerem a lava jato não criou crise polÃtica alguma, quem cria as crises no paÃs é a classe polÃtica corrupta e a sua corrupção desenfreada, a lava jato não deve morrer, discordo aqui dos idiotas úteis, porque ela virou sÃmbolo do combate a corrupção e a roubalheira institucionalizada na polÃtica deste paÃs.
Concordo Givaldo, porém ela cometeu um erro grave ao destruir os CNPJs junto com os CPFs que de fato são responsáveis pela corrupção, usando as empresas para benefÃcio próprio. Junto com a desmoralização dos CNPJs, milhares de empregos foram perdidos de forma direta e mais outros milhões de forma indireta se levarmos em conta a cadeia de fornecimento das grandes construtoras e Petrobrás. Defendo a punição exemplar de todos os CPFs envolvidos, porém faltou tato para blindar os empregos.
Quando uma perna está com gangrena, a única forma de salvar o corpo é amputa-la. Se foram cometidos excessos na lava jato, que sejam apurados e corrigidos. Com a corrupção quem perde é a sociedade, especialmente os mais carentes.Estamos fazendo o jogo dos politicos.
Faltou colocar na cadeia os poderosos do time dele - Moro. E também jogar politicamente a favor da extrema direita, a qual ele refuga agora, mas aceitou ser ministro. Estranho para um juÃz imparcial. De resto quem não é favorável em prender corruptos?
Tem de indenizar o Lu, fazer uma estátua pra ele na praça dos 3 poderes maior que o Cristo Redentor e canonizá-lo. Só assim ele será inocente.
Já é inocente. Até o Papa reconheceu ao recebe-lo. A sua estátua esta na memória do povo brasileiro.
Para conseguir lágrimas, só contratando carpideiras. Apenas o núcleo da república (com minúsculas mesmo) curitibana lamenta o ocaso de seu protagonismo. voltam os procuradores oportunista, mal intencionados e gananciosos para seu justo lugar no limbo. E o juiz venal vai se comportando cada vez mais como os polÃticos que ele dizia combater. Devem levantar os braços para a generosidade do corporativismo das hostes judiciárias que os poupam das devidas punições que mereceriam
Ainda assim foi a melhor coisa que aconteceu neste paÃs desde Cabral (aquele, nao este apanhado na operação) Vejam que a constituição criou um Promotor para defender a sociedade, independente dos conluios entre executivo/legislativo/judiciario e teve um Juiz independente para aceitar as denuncias (todos concursados) Não sei como alguem pode acreditar que com o nosso sistema judiciario, tao falho, deixariam um Juiz colocar tantos poderosos na cadeia, se ele nao estivesse dentro da legalidade.
E com os maiores e mais caros advogados defendendo os presidiários...
Curioso é que na maioria dos comentários de jornalistas há admissão de mal feitos dessa operação, pois é escancarado o quão autoritária é a concepção da lava jato (não tem como esconder). Mas esses mesmos comentários emendam essa admissão com um *mas*, como a justificar esse vale-tudo. Inconstitucionalidade, autoritarismo e terror jurÃdico não pode ser bom pra democracia, e não é caminho para combater corrupção
A lava jato foi destruÃda pelos seus próprios criadores. Ou alguém ainda tem dúvidas sobre o seu uso polÃtico com a estratégia de criar impedimentos a adversários polÃticos (lawfare), sobre a total falta de imparcialidade do ex-juiz que, em ato imediato à condenação do maior adversário, trocou a sua carreira por um cargo no governo que ajudou a eleger, sobre o conluio entre membros do Ministério Público Federal com membros do Estado Juiz?
Completando: “... mÃnima literatura...”.
Perfeito, Jorge! O Sr. Henrique aà embaixo acha que lawfare se faz com juiz de pequena comarca... hahahaha! Que piada! Sequer sabe do que se trata, sequer acessou a mÃnima (a maioria estrangeira) sobre o assunto e ainda se arvora em opinar. Antes, os desconhecedores de algo ao menos se calavam, agora acham legal aparecer.
Meu amigo, lawfare não se comete em 4 instâncias do judiciário. Isso é desculpa de presidiário.
A lava jato foi destruÃda pelos seus próprios criadores. Ou alguém ainda tem dúvidas sobre o seu uso polÃtico com a estratégia de criar impedimentos a adversários polÃticos (Lawfare), sobre a imparcialidade do ex-juiz que de imediato à condenação do maior adversário, trocou a sua carreira por um cargo no governo que ajudou a eleger, do conluio entre membros do Ministério Público Federal com membros do Estado Juiz?
A lava jato foi destruÃda pelos seus próprios criadores. Ou alguém ainda tem dúvidas sobre o seu uso polÃtico com a estratégia de criar impedimentos a adversários polÃticos (Lawfare), sobre a total falta de imparcialidade do ex-juiz que, em imediato à condenação do maior adversário, trocou a sua carreira por um cargo no governo que ajudou a eleger, sobre o conluio entre membros do Ministério Público Federal e membros do Estado Juiz?
As crendices e as buscas por heróis e " ets " ocupam os povos. Alguns, por origens culturais mais que outros. O BR tem lugar de destaque nisso. Com uma classe média preconceituosa e ignorante, outros 80% de excluÃdos que são massa de manobra barata, e uma elite financeira ainda pior q outras mundo agora, temos todos os ingredientes para patinar eternamente nesses lodos feridos.
...fetidos...
Olha, Max, é muito difÃcil imaginar um cenário em que o paÃs estaria pior do que está hoje. O paÃs todo estava um caos em 2019 e com a pandemia ficou muito pior. Nada funciona. Saúde, educação, segurança, diplomacia, direitos humanos, previdência, justiça do trabalho, STJ e STF, congresso, fiscalização ambiental, cultura, assistência social, economia... Presidente oferecendo cloroquina pra ema... Isso sem falar em 100 mil mortos.
Estamos voltando ao estado normal que o Brasil sempre viveu: corrupção desenfreada. PolÃticos em geral comemoram; mas não são só eles.A maioria do povo brasileiro, que tem nas veias o DNA da corrupção, celebram e sentem saudades da organização criminosa que espolio o paÃs durante anos. Comemorem corruptos.
Perdão Sr Raymond, não é o meu caso ter nas veias o DNA da corrupção. Até agora só me coube pagar por ela.
Há cem anos, o centro da pesquisa cientÃfica e da intelectualidade se situava nas universidades Alemãs, mais especificamente na universidade de Heidelberg. Heidelberg e outras decaÃram e foram substituÃdas por Oxford e Cambridge que assumiram a liderança e também decaÃram sendo substituÃdas por Harvard e Yale. Lendo artigos de ex e atuais professores da USP fica claro porque a universidade decaiu sem nunca ter atingido a excelência pelos mesmos motivos: radicalismo polÃtico e ideológico.
Na Alemanha a universidade de Gottingen era talvez a mais significativa há 100 anos, com seu departamento de matemática chefiado por Hilbert. Mas Cambridge na Inglaterra já era top desde os tempos de Newton, e continuou assim com Dirac, no final dos anos 20. No Brasil talvez o IMPA seja o único centro de padrão internacional. Até porque a matemática é como dizem, a parte da fÃsica que pode ser feita com baixo orçamento...
Vc ataca a USP e seus professores com base no seu radicalismo polÃtico e ideológico. Hilário um apoiador da extrema direita falar de radicalismo dos outros!
Se o Brasil fosse um filme, diferentemente do final do cinema, i o criminoso sempre venceria no final. Lugar de larápios que fizeram butim no Erário é na prisão, todos sem nenhuma exceção.Ao digitar o voto no 45 não deletei :discernimento ,inteligência e bom senso.
Serra: não sou investigadora policial ou membro do MP e nem JuÃza de Direito .A obrigação de investigar, oferecer denúncia e condenar não é do eleitor. Cabe a esses operosos funcionários públicos retirar do convÃvio eleitoral quem não atuou enaltecendo a PolÃtica. E se o Juiz eleitoral(sou contra a existência do TSE!), avalizou a candidatura, o eleitor vota ou não! O que não pode é depois de condenado em três instâncias, o(antigo) eleitor, sem ter analisado os autos, apontar a inocência...
Concordo com vc. Mas indÃcios sempre existiram. Três fatos eram de conhecimento público: Rodoanel, Metrô e Dersa.
Serra: não sou é vidente. Se fosse vidente, nem para o Peres presidente do Santos teria votado. Muito ruim! Votei para eles? Votei sim, mas, hoje não fico por aÃ, como certos fanáticos, aludindo a uma inocência sem ter analisado os autos do processo. O meu fanatismo é pelo Santos . Jamais seria fanática, como muitos, para esses dois oportunistas que desgraçadamente apareceram no Brasil. O fanatismo por oportunistas que somente pensam em si, acabou com o Brasil.
Mas ao digitar o voto no 45 quando o candidato era o Aécio, o Serra ou o Alckmin você estava desejando a vitória do criminoso.
A Lava Jato criou sim a crise polÃtica que abriu caminho para a extrema direita. A Lava Jato cultivou o ódio à esquerda e ao pt, não pela corrupção, mas pq o pt foi o primeiro governo que fez o mÃnimo para proteger minorias e os mais pobres. Hoje, em plena pandemia, constatamos o que pensa uma boa parte da população: querem mais que as minorias e os pobres desapareçam. Pelo bem ou pelo mal.
FHC não protegeu minoria alguma. Seu neo-liberalismo empurrou milhões para a miséria e ajudou a concentrar a renda, aumentando a desigualdade. Quebrou o paÃs três vezes. Seus programas sociais eram feitos para não atender quase ninguém, ou seja, inócuos, para inglês ver. O mérito do pt não foi ter criado um programa, e sim ter alterado a realidade do paÃs ao contemplar milhões de brasileiros com programas sociais. Fez a diferença.
FHC protegeu a minoria! Criou o bolsa famÃlia e outros. Quem começou a proteger os necessitados foi Mário Covas em São Paulo.Só que eles não gastaram em marketing.
O sentimento geral é que o PT, ao invés de lutar para prender todos os corruptos, de todos os partidos, preferiu lutar para livrar todos da punição, desde que os seus malandros fossem soltos.
Curioso é que o único partido de fato punido pela Lava-Jato foi o PT, pagou com prisões, teve sua reputação destruÃda, sofreu impeachment e teve um candidato excluÃdo das eleições. Até os Marrecos, Patos e Procuradores agora dizem que "nem o PT fazia o que estão fazendo agora para acabar com a LJ". Mas enfim, culpe quem você quiser, da forma que quiser, afinal, foi assim que chegamos nesse cenário caótico atual...
Papo furado. Todos sabem que a Dilma caiu pq se recusou a interferir na PF e no MP. O centrão exigia que ela acabasse com a Lava Jato e a Dilma lavou as mãos. Hoje quem luta para livrar todos da punição e interfere em todos os órgãos de controle é o bolsonarismo. Quer todos os malandros soltos, a começar por Queiroz e Flávio.
Eu acreditava na Lava Jato. Quando vi o Moro ao lado de figuras do PSDB eu vi que aquela era a forma suja que o PSDB queria vencer o PT. As operações contra o Serra agora é uma tentativa de se manter viva ao tentar fingir uma aparência de neutralidade. Não se combate a corrupção desta forma. É olhar para o passado enquanto novos corruptos inventam novas formas de enriquecer.
O sentimento geral é que a Lava jato foi criada para acabar com o PT e mais nada. Isso feito, não tem mais serventia mesmo. Assim são as coisas aqui, na Bananalândia.
Lava jato pratica abuso de poder, investiga sem respaldo jurÃdico, faz show junto à imprensa pra destruir reputações, condena antes de ter provas, estrangula o direito de defesa, coaduna com juÃz...desculpe profa., não acho que isso seja efetivo para combater corrupção e muito menos que seja bom para o paÃs.
(cont.) lava jato manipula processo eleitoral vazando informações de forma estratégica e sistematizada (como a delação do Palocci dias antes da eleição), promove caça impiedosa e destrói vidas (como a reitor Cancellier da UFSC),...profa., leia o Livro das Suspeições, talvez esclareça melhor esse ponto de vista obscurantista
A Lava Jato não morre, ela virou sÃmbolo para a imensa maioria da população que não suporta mais a roubalheira institucionalizada na polÃtica desse paÃs.
Realmente, virou sÃmbolo para a imensa maioria da população. Concordo. E é por isso mesmo que precisamos de mais qualidade nas escolas. É muita ignorância e alienação em um paÃs só. Por isso temos o Bozo como presidente.
O Aécio, iniciou, o Golpe.
A Lava Jato não é uma entidade! Os fins jamais justificam os meios e esse paÃs ainda não é uma terra sem lei!
Tudo isso é parte do teatro. Já conseguiram o que queriam...
Qualquer dia destes vamos acordar lendo na imprensa que vÃtimas são os Bolsonaros, que com a escolha do Aras fora da lista trÃplice está acabando com a lava-jato, os diretores das empreiteiras, o Lula, o Zé Dirceu, o Vaccari, os polÃticos do centrão, os polÃticos do PSDB, e que os bandidos são os que recuperaram bilhões de reais roubados de empresas pública, liderados por Deltan Dallagnol e pelo juiz Sergio Moro. O Brasil nada mais é do que uma grande república bananeira.
Não há freiras na zona do meretrÃcio...
Quem recuperou mais de 60% do dinheiro nao foi a lava jato, como nas contas suiças, comunicado por autoridades de lá e nos EUA que procuradores localizaram em investigaçoes solicitadas por fundos de investimento. Qdo o dinheiro caiu na mao da LJ, o honesto Deltan Dallagnol achou que era dele. Ja tava ate negociando juros ao dinheiro publico, com gerente de banco privado. QQ dia desses a justiça muda de nome, pra filhos do januario. Essa turma que junto com o mito, é patrimonio mundial da honra..
Se mundo é preto-e-branco? Nem Dirceu, nem Bozo, nem Moro e muito menos os procuradores são mocinhos dessa história. Aliás, se há algum, não vi.
aparentemente não conseguiu barrar corrupções, os polÃticos dos partidos mais impactados: centrão (pmdb, dem e os pequenos do centro) tem seus polÃticos cada vez mais ativos no (des) governo atual. Barrou um partido para ascender o extremismo que aà está. O que efetivamente foi gerado para prevenir a corrupção? Justiça age só depois do efeito e consegue corrigir apenas parte dele. Não geraram benefÃcios, apenas crises, quebraram empresas, destruiram empregos e bolsonaro.
Poxa vida, bem agora que pessoas importantes de outros partidos começaram a entrar "na mira"... Podia ter o mesmo espetáculo que fizeram com um único partido. Não é mesmo? Vamos ver...
Tem o agravante de que as polÃcias civis dos Estados foram intencionalmente sucateadas e destruturadas, sucofadas politicamente, justamente pra se evitar investigações invejadas contra governadores e prefeitos, no conjunto como o artigo acima expõe, permaneceremos no paÃs da impunidade , onde a corrupção impera.
Há uma série de erros nesse artigo. A corrupção é inerente à administração pública, faz parte da natureza humana; desde sempre, em qq lugar. A L Jato resolveu investigar um só partido, c objetivos polÃticos . Corrupção existe em todos os poderes, inclusive no MPF. A corrupção continua, mas ñ é investigada como na L Jato. Afinal, o PT perdeu o PT. Vivemos um perÃodo de vigarice e hipocrisia. Só o comando do paÃs mudou, e pra pior. Agora temos milÃcia no poder Central.
Corrupção também existe dentro das corporações privadas. A corrupção eh inerente a natureza humana mas não necessariamente apenas a administração pública.
o Império romano morreu de dentro para fora - a lavanderia a jato, também . pelo excesso de arrogância .
O bolsonarismo, que agora mostra sua raiz, está matando a lava jato e ressuscitando o Lula.
Tenho quase 60 anos. Passei boa parte da minha vida vendo e ouvindo que Justiça era apenas para quem (pode) paga. Vi ricos, polÃticos, gente bem relacionada, sempre saÃrem incólumes de qq acusação. Com o advento da Lava-jato, fiquei muito feliz de ver, pela primeira vez, esta gente "boa" ficar com medo de ser acordada, as 5h da manhã, pelo japonês da Federal. Vamos sentir saudades deste tempo....
concordo contigo . tenho 61 anos !
A operação cumpriu sua missão com perfeição: desmantelar a esquerda e colocar o fascismo no poder. Agora pode descansar em paz.
Zé Francisco, é perfeitamente viável discordar politicamente de um cara como o Boulos. Mas não enxergar racionalidade em um discurso bem estruturado e coeso, mmmmmmm, tô achando que você realmente merece ficar com seu ególatra leitecondensadocêntrico...
A esquerda brasileira não precisa de quem a destrua. Ela se destrói. Os roubos à Petrobras - que pagou multa milionária nos EUA, as empreiteiras que estão devolvendo bilhões, a submissão à vontade monocrática e insana de um alcoólatra egocêntrico, gente como Ciro, Boulos e outros malucos cumprem o papel de enterrar qualquer traço de racionalidade e atualidade neste amontoado de pessoas que se dizem "De esquerda"!
Excelente artigo, coloca todas as narrativas, a corrupção, a dificuldade em combatê-la, o uso polÃtico do Judiciário, a mentalidade polÃtica da classe média que não enxerga a luta de classes. E sobretudo que a Lava Jato morre pelas mãos do que visava combater, ou seja, a própria corrupção de suas hostes.
Prezada Dona HermÃnia, se a lava-jato terminar em sussurro, ainda é melhor do que em buraco negro. Mas, a depender de seus desdobramentos em 2022, perigas o paÃs ser sugado todo pra dentro dela, conosco junto. Vou guardar uma amostra de Ebola junto ao coração, para o caso do Moro - ou outro que o valha - ganhar a eleição. Melhor morrer rápido do que passar a eternidade na m.e-rda supermassiva...
Caro Marcos, sem dúvida existe racionalidade em um discursos bem estruturados e coesos de alguns personagens da esquerda que nunca são ouvidos. Os discursos inflamados do Ciro, ou maluquices do Lula fazem mais sucesso. O Brasil precisa sim de uma esquerda estruturada, coesa, atualizada e não essa coleção de chavões do século 19. Criticar a esquerda não significa ser de direita. Hoje discordo do capitão e sua trupe, e discordo da nau sem rumo que se tornou a nossa esquerda.
A Operação Lava-Jato forneceu o combustÃvel para a fogueira das vaidades da República de Curitiba. O super-herói Sério Moro e a Liga da Justiça dos Procuradores, com o apoio cego da imprensa, forneceram a oportunidade inescapável para que a superestrutura social (o grande capital) pudesse aniquilar de vez, não só o PT, mas todas as polÃticas públicas direcionadas a amenizar a desigualdade social engendradas pelo capitalismo, maximizando o lucro e a concentração de renda neste PaÃs tão desigual.
Como é possÃvel que alguns promotores e um juiz de uma vara federal possam ter ‘contaminadoÂ’ todo um sistema judicial, em 2a, 3a e 4a instância ? E também a imprensa e o povo? Não sejamos infantis, como este artigo, em condenar a única iniciativa brasileira que poderia colocar o paÃs no primeiro mundo. Sem ela, seremos apenas mais um bando de párias.
Na verdade pareas nos tornamos definitivamente, agora, que lambemos as botas de um presidente de uma superpotência, que na primeira oportunidade que tem coloca o Brasil em seu devido lugar, para ele claro, que é o de um paÃs pobre e de terceiro mundo, primeiro mundo do jeito que estamos hoje, a deriva? Pode esquecer...
Henrique, nem vou comentar suas duas perguntas, somente suas duas afirmações: ser " primeiro mundo" não demanda decência institucional e polÃtica, como se pode verificar a olho nu por aÃ. Aproveite e mantenha os olhos abertos, porque párias - e muito párias - nós já somos, também graças à lava-jato. Isso também pode ser visto a olho nu, mas tem que ser alfabetizado.
Não foi o juiz e promotores a fonte de contaminação, mas sim a poderosa mÃdia brasileira, que se serviu deles para alcançar seus objetivos. Infelizmente o juiz e promotores caÃram no canto da sereia da mÃdia brasileira , atenderam a interesses eleitoreiros, e enfraqueceram a Lava-Jato.
Essa é fácil: porque contaram uma estória que muitos queriam ouvir, que era conveniente para o establishment jurÃdico, polÃtico e midiático (que de fato é composto por muito poucos). Não precisa muito para as pessoas acreditarem naquilo que lhes convém. Por exemplo, aliviando a frustração de pertencer a uma sociedade periférica. Acredite Sr. Marinho, não são poucos os que se sentem frustrados por fazerem parte da zelite de um paÃs irrelevante (ou que assim o julgam).
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Avaliar comentário como .
Avaliar comentário como .
Confirmar