-
Estevão Rodrigo Alves Pires
Desde quando "imprimir" é sinônimo de "printar"? Pensa direitinho no sentido da palavra "printar" ou na expressão "tirar um print". Não há termo equivalente em português.
-
edson sete
E você, o que está fazendo? Batendo panela? Vendo a Globo e a folha ? Quando é que você vai se dar conta que já roubaram teu emprego, tua liberdade, tua privacidade, teu direito de livre expressão, tua segurança, teu futuro
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Ê bateção ou batimento o que a polícia faz nas periferias ?
-
ALEXANDRE MARTINI NETO
Esqueceu de bateção de coxas : dançar. Quanto a "printar" deveriam "imprimir" uma lei proibindo seu uso...
-
José Cardoso
Existe a palavra percussão com o mesmo sentido, e até a mesma rima. Mas tem o defeito de confundir a pronúncia. Tive que consultar para ter certeza que não é percursão.
-
José Costa
"Pretobras, como é que não pensei nisso antes?" - Itamar Assumpção.
-
OTACILIO BATISTA SOUSA NETTO
bateção de cabelo sérgio...faltou esta citação kkk
-
Jove Bernardes
Pois é, me irrito é com o tal uso "massivo", paciência zero. Pior é que, quanto mais me irrito, tanto mais se destaca o termo em tudo que leio. Massivo, puá.
-
Sylvia Alves Corrêa
Embora tenha resistência à adoção de palavras popularizadas no linguajar cotidiano pelo dicionário pátrio, quero compartilhar minha simpatia pela "bateção" e pelo seu incomparável significado. Porém, temo pela enxurrada de reivindicações semelhantes. A utilização da terminação "ção" como ato ou ação de, juntada a muitos verbos que não a contemplam, são, há anos, comuns em minha cidade. Assim, temos fazeção de manha, começão de manga etc. Seria uma bateção de cabeça selecionar as melhores.
-
Sylvia Alves Corrêa
Não sou mineira, Jove. Sou cuiabana adotiva e temos muitas similaridades com os mineiros com relação ao uso das palavras comentadas no artigo. O seu exemplo é otimo. Dessa forma, podemos nos unir na reinvidicação de inclusão de nossos vocábulos regionais no dicionário.
-
Jove Bernardes
Sim, sim, ó mineira - aposto. Por aqui tem disso mesmo. Um dos casos mais simpáticos de que me lembro é o de uma amiga contando do apaixonamento do pai pela mãe dela, bibliotecária, que depois de emprestar a ele um livro, provocou "uma levação e buscação de livros sem fim", que acabou em casamento. Como não me apaixonar, por Deus!, por um uso desses?
-
-
Ayer Campos
Tudo bem, mas mais vira-lata que 'mídia' não existe e jamais existiu. Ou talvez se equipare á inacreditável interjeição que os 'mídia' sonoros adoram: 'uau!' (uivo supostamente copiado do anglófono 'wow!'. Se houvesse futuro digno pra 'língua brasileira', continuaríamos a exclamar 'nossa!', 'vixe!', 'puxa!'...
-
José Bernardo
Exemplos quase imbatíveis - do mesmo nível do *printar*...
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.