Luís Francisco Carvalho Filho > Obsessão autoritária Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A dupla Moraes-Toffoli é tão autoritária quanto Bolsonaro e seus asseclas. Com o agravante de, até o momento, os homens de toga terem sido mais eficazes no abuso às liberdades individuais. Mas a nossa democracia é forte e resiliente, e certamente superará esses protoditadores.
Muito lúcido o artigo. O que dá para perceber no momento é uma reação corporativa do STF contra seus detratores, em vez de maior cuidado em seguir a constituição. Mas por outro lado, o princÃpio da separação dos poderes está sendo testado no sentido mais cru. Bordoada de um lado e bordoada do outro.
Pois é, Luis, não está claro para mim de qual crime estão sendo acusados os autores dos perfis de rede social bloqueados. Qual o ordenamento jurÃdico a partir da Constituição Cidadã está dando amparo legal para esses bloqueios? Fico imaginando o que o politico e jornalista Cipriano Barata diria hoje no seu Sentinela da Liberdade. Precisamos de clareza e transparência a respeito do que é notÃcia falsa, para não tolher a livre circulação de ideias (crÃticas ao poder, alertas contra abusos).
Parecia uma rara coluna que acrescentaria algo ao debate até o ' jornalismo independente da folha ' ..... kkkkkk ... sinto muito mas não dá para levar a sério.
No Brasil os movimentos para solução de diversos problemas, normalmente, não são nem transparentes nem cirúrgicos. Muito bem colocado pelo articulista: nada se resolve com atropelo legislativo, atos de censura, processo secreto. Neste sentido o judiciário e princialmente o STF deveriam dar o exemplo, mas tem optado sistematicamente pelo corporativismo. Este descaso com a desmoralização deste importante poder da república, imposta pelos seus próprios membros, é funesto para a democracia.
Por experiência, o maior obstáculo para realizar um projeto de maneira exitosa é perseguir uma meta impossÃvel e irrealista. Esse é o caso dessa ideia de acabar com o fake news. Fake news, fofocas e invencionices sempre existiram e sempre existirão, a não ser que a lei da oferta e da procura seja eliminada. A maioria das pessoas é dotada de uma falha cognitiva chamada de viés da confirmação, ou seja, agrada-lhes ouvir coisas que suportam suas crenças, independente de ser verdade ou não.
O artigo mais parece maionese mistura ingredientes muito diferentes. A mÃdia digital é radicalmente diferente da mÃdia impressa e não é possÃvel fazer uma comparação quanto a responsabilidade nas duas. O efeito das fake news e sua difusão é infinitamente maior do que qualquer mÃdia impressa. Chega até o seu celular sem sua permissão e sem autoria e é disseminado porque as pessoas querem parecer descoladas ou antenadas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luís Francisco Carvalho Filho > Obsessão autoritária Voltar
Comente este texto