Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PEDRO PEREIRA FILHO

    Resumindo: é apoiador dos Bolsonaros? Ou é burro, ou é servo de satanás.

    Responda
    1. EDNILSON MACEDO

      O discurso fascista busca a imbecilizacão coletiva para se afirmar. Mas isso não é característica somente do fascismo. O discurso comunista bebe na mesma fonte. A disseminação de fake news bebe na mesma fonte. As teorias conspiratorias bebem na mesma fonte. O sectarismo religioso bebe na mesma fonte. O que importa é principalmente fazer crer que a ideologia ou a ideia plantada é e parte de sua individualidade e não de outrem. Sempre existe um argumento falso instigando pensar por si mesmo.

  2. Cloves Oliveira

    Bernardinho, desce do seu pedestal meu filho. Nosso problema não é o JMB nem o Lula, o Estado ou o STF. Nosso problema é a lombriga, a pulga, o carrapato e mais uma centena de parasitas que infestam a maior parte da população pobre desse país. Como dizia o Lobato, o Jeca não é assim, está assim. Como entender que num país em que a maioria das pessoas botam ovos alheios, para usar uma expressão do Ruy, ainda exista gente preocupada em provar o sexo dos anjos? Nojento, diria o Tião Macalé.

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    É, seu Bernardo, o bagulho é bastante louco. E me parece mais louco quando visto de perto: vendo proximamente o fenômeno da autocontradição entre discursos, e entre discurso e prática - p.ex., em uma pessoa amiga ou um parente - a pessoa parece ter enlouquecido. Desde que, evidente, existam pistas anteriores de uma ética, que afaste a hipótese da má-fé. O Weintraub me espanta menos do que o (ex) amigo que profere bizarrices nas redes selvagens. Boa sorte pra nós...

    Responda
  4. José Marques Mendes

    Brilhante!

    Responda
  5. orlando gomes de freitas

    Vivemos em uma completa ignorância,falta de saber o que existe,o que acontece,o que é verdade,e o principal,o que pode acontecer.

    Responda
  6. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    O cartaz dos nazistas, pedindo votos porque iriam combater a corrupção, já é toda a analogia necessária com o que acontece atualmente no Brasil. Mas, como já foi dito mais de uma vez por outros colunistas, ainda vai continuar existindo no país aquele grupo que nem precisaria ver o cartaz para saber isto, e aquele grupo que não enxerga o cartaz, ou o associa sempre ao "outro lado".

    Responda
  7. Jackson de Moura Ferro Silva

    Bernardo, quantas truanices em um só texto.

    Responda
    1. Maurício Serra

      A porta da rua é serventia da casa. Falar sobre livros parece que lhe ofende. Óbvio, não?

  8. José Cardoso

    A trama do - Homem sem qualidades - se passa antes da primeira guerra, numa Áustria que ainda era uma das potências europeias. A suprema estupidez foi essa guerra, que a Rússia provocou ao defender a Sérvia, acusada pela Áustria de proteger terroristas. A segunda estupidez foi a França ser arrastada pela Rússia ao conflito. Tanto o comunismo como os fascismos foram gestados por essa imensa burrice coletiva.

    Responda
  9. Luciene Costa de Castro

    Caro Bernardo, nesse momento dificil da vida do país, é um prazer ler seus artigos, assim como os textos do Prata e do Nuno Ramos. Nos sentimos em um mundo mais são e menos sozinhos. Ao ler sua referência ao Musil, lembrei de Thomas Mann e como em 1929, ao observar o que acontecia na Itália de Mussolini, ele abriu mão de qualquer "ironia suave" ao escrever "Mário e o Mágico".

    Responda
  10. Alberto A Neto

    Quando as tropas aliadas desembarcaram na Sicília em agosto de 1943, a batata de Mussolini começou a assar. 'Il Duce' terminou linchado e dependurado, de cabeça para baixo, numa bomba de um Posto de Gasolina, com a ajuda dos pracinhas em Caserta e Monte Cassino. Ainda não havia Posto Ipiranga, cloroquina nem ozônio retal, mas as pilhas de cadáveres não eram muito diferentes ao longo da Velha Bota. Ao fim e ao cabo ninguém escapa, cedo ou tarde, do julgamento ou justiçamento populares.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      *pela FDA

    2. Leonardo Gama

      *pelo FDA

    3. Leonardo Gama

      Milton, nos gloriosos EUA, a ozonioterapia foi proibida FDA em 2003 por não ter comprovação de benefício no tratamento de nenhuma condição médica. Também não são sérios?

    4. Milton Pereira

      Ozonioterapia: Antes de criticar e se filiar nos “batalhões” da ignorância, é melhor pesquisar mais. Ozonioterapia é coisa séria, praticada em grande parte de países desenvolvidos . No Brasil da Anvisa ainda é prática proibida . E os bobos de plantão veem o galo cantar e não sabem por quê.

  11. Roger Z Moire

    Na realidade estamos nos libertando do fascismo da esquerda retrógrada e atrasada. Nada fácil remover essa multidão de parasitas acomodados que sobrevivem de repetir o mesmo discurso embolorado dos anos 60 ano após ano, mas, no final, valerá a pena se a paga for voltarmos a ser livres.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Nos anos 60 não havia discurso. Sabe por quê ?

    2. Leonardo Gama

      Hahahaha! Bolsonaro tem mais semelhanças com Hugo Chávez --a quem, aliás, já teceu elogios, e o nunca se retratou-- do que o velho Lula.

  12. Geraldo Junior

    O Bolsonarismo foi a antítese do Petismo e do Lulismo, esse sim muito mais toscos, simplórios, recalcados e corruptos. O autor certamente aplaudia como um poodle amestrado, todas as estripulias do seu Deus de 9 dedos. A esquerda se escandaliza com os reais da rachadinha de Queiroz, nem uma palavra da centenas de bilhões que a esquerda roubou. A esquerda presa a antolhos ideológicos, se ateve agora as pautas de gênero, raça e classe social. Virou uma bolha de lunáticos e cultuadores de seita.

    Responda
    1. Glauber Carneiro Lorenzini

      Troféu óleo de peroba para bolsonaristas que têm a pachorra de falar das ideologias alheias... O comportamento militante, desagregador e odiento é idêntico ao dos petistas. Pobre país neste pêndulo ideológico causado por extremistas que muito lucram com a polarização...

    2. Roger Z Moire

      Eu lembro deles Hugo. Beijaram a mão dos governadores , responsáveis pela tragédia, quando o supremo lhes delegou a responsabilidade pelo combate à pandemia.

    3. H de Carvalho

      Eu não me lembro de lulistas, e.s.q.u.e.r.d.o.p.a.t.a.s e cia nessa nossa história recente responsáveis pela morte de mais de 100.000 brasileiros!

    4. marilza abrahão

      "O Petismo e do Lulismo, esse sim muito mais toscos, simplórios, recalcados e corruptos." Mas pelo menos o pais cresceu, saiu do mapa a fome, criou universidades, pagou a divida com o FMI, deixou reservas, melhorou a avaliação do pais nas agencias capitalistas de avaliação, entre outros benefícios obtidos por ministros competentes nomeados pelo Simplório! O atual mandante nem essa competência tem...

  13. Vladimir Micheletti

    Temos que tirá-lo de lá no tapa. Tapa nele já!

    Responda
  14. Cristiano Jesus

    Os eventos históricos não se repetem, mas os efeitos sim. Na mitologia, Bolsonaro existe desde Adão que pecou porque foi tentado por uma mulher. O eleito do divino quando desvia-se é sempre culpa dos outros. Há outro setor que faz cálculos políticos. Portanto, o apoio de 1/3 mais os oportunistas sempre vão existir. Nunca dependemos tanto das Instituições. Elas precisam entender a gravidade da burrice e agir em conformidade.

    Responda
  15. Paulo jose correa

    Obrigado pelo texto! Hoje mesmo estava pensando que somente a burrice, aliada à ignorância ou à ma-fé, pode justificar o apoio a esse governo.

    Responda