Ilustríssima > Bolsonarismo é a mais perversa máquina de destruição de nossa história republicana Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Ricardo Arantes Martins

    Não poderia ser diferente. O Coisismo nasce como adulação a ditadura militar. O Coiso defende que a ditadura deveria ter assassinado mais 30milbrasileiros na ditadura. Somente por ai vemos o naipe desse histrião. Na base da mentira ódio e caos disseminadas numa indústrias de fakes nas redes sociais ele consegue idiotizar a milhões que o segue. Um ser que sempre foi centrão, que só foi pra oposição quando o esquema foi descoberto eis que votava com Lula até então. Sempre fez parte no pior.

    Responda
  2. max ribas

    Uma mescla de ignorância orgulhosa, cafonice retrógrada (eu sei, é um pleonasmo) e neopentecostalismo ressentido com qualquer forma de prazer ou felicidade. É só olhar a Dona Fátima Cagona de Tubarão e Magno Malta para saber do que estou falando. Em resumo: quinhentos anos de atraso cultural vos contemplam.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      é um último brado desses retrógados. Famílias patriarcais (e hipócritas eis que o Coiso nunca ligou para isso), religiões fisiológicas e utilitárias que querem apenas dinheiro e poder com muita hipocrisia pois ninguém mais segue esses conceitos. E para finalizar preconceitos de todas as matizes, intolerância de toda forma inclusive religiosa a quem não concorda com eles. É o último brado desses histriões. Não volta. quebrou não tem mais jeito.

  3. HELENA DE GODOY BERGALLO

    Excelente texto e muito real. Explica porque é tão difícil dialogar com o bolsonaristas.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    A imbecilidade é popular quando concorda com as nossas crenças. Quanta besteira transvestida da intelectualidade. Ouçam Dom Quixotes do Século 21, o Bolsonaro não é a causa da degradação do Brasil. A causa são esses predadores que se paramentam de intelectuais, mas na verdade são parasitas da sociedade. Precisamos nos livrar do JMB da mesma maneira que precisamos nos livrar desses pregadores do caos que como os abutres se nutrem da tragédia e da carnificina. Contribuição zero.

    Responda
  5. Bianca Moreira

    Que texto! No aguardo do livro.

    Responda
  6. G C

    Excelente! Realmente, para ler e guardar!

    Responda
  7. Luiz Garcia

    É um artigo para ler e guardar. Inclusive os comentários dos assinantes.

    Responda
  8. David Galdino Marques

    Volto a repetir o melhor presidente do Brasil ainda vai se eleito,o pior tambem. Mas pra ser pior que o Bozo vai ser impossível este é o péssimo dos péssimos.Não é preciso um prof. com um texto super explicativo para nos mostrar o quanto o Bozo é um boçal. TCHAU.

    Responda
  9. Luiz Candido Borges

    Como tornou-se habitual em todo e qualquer artigo que critique os horrores da prática bolsonarista (ainda que o bolsonarismo possa não existir...), chovem comentários desqualificantes baseados em "bom mesmo eram os tempos do PT, que roubava, mas iludia os pobres com esmolas" etc. Olha, eu também sou crítico dos governos do PT, mas o Bozo é indefensável. Estes comentaristas votaram em algum dos muitos candidatos "conservadores" ou foram direto no 17? Trata-se de uma questão de caráter!

    Responda
  10. isaque almeida

    E pensar que tudo isso poderia ter sido evitado, era so ter votado no canditado do partido que roube pouco e faz muito, lula e dilma vai voltar, so assim voltaremos a ser um paraiso

    Responda
  11. isaque almeida

    nos governos PT viviamos em paraiso santa dilma e sao lua vao voltar

    Responda
  12. A R Souto

    No resumo do livro são citados três fatores da vitória em 2018. O “professor” ignorou os três fatores primaciais: a corrupção (a maior da história), a mentira (dar esmola é resolver mazela sociais), deturpação da história (quem se opõe a quem assassinou em todos os lugares onde vicejou está errado). Com “intelectuais” desses, é difícil criar oportunidade de vida digna para todos os cidadãos. O que conta é que os eleitores acordaram e decidiram votar pela transformação.

    Responda
  13. A R Souto

    A sociedade brasileira deve registrar um agradecimento ao “professor” e ao autor do artigo. Atribuir a pecha de “perversa máquina de destruição” a quem combate os adeptos dos nefastos e hediondos autores de mais de 100 milhões de assassinatos na história é a garantia de vitória certa nos próximos embates eleitorais. Nem é preciso a “eterna vigilância”. Aguardem 2022, 2026 e 2030.

    Responda
  14. Geraldo Junior

    Muito blá blá blá para dizer duas coisas: - Morte a Bolsonaro! - Volta Lula ! Bull shit!

    Responda
    1. Paulo Cesar

      Um pesquisador internacionalmente reconhecido faz um texto dessa magnitude e o bolsonarista vem chamar de blá blá blá, comprovando muito do que diz o autor. Vocês são best.as assimiladoras de mensagens de ódio. Esse texto é para pessoas alfabetizadas. Vai ler gibi do Olavo.

  15. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Quanta cegueira! Uma criança seria capaz de enxergar os malabarismos na construção do referente, que se dá por justaposições de preconceitos e não pela relação dialética. Esse texto foi escrito por algum aluno cheio de ódio. O mesmo que cegou o corretor. Basta a mais simples análise do campo semântico para que se veja a adjetivação Sincrônica em detrimento da argumentação Diacrônica: o texto é puro ódio transvestido de Malabarismo semântico. Odiadores não o leem, são lidos.

    Responda
    1. Paulo Cesar

      O mais engraçado é que esse comentário cheio de malabarismos pseudointelectuais acusa um artigo muito claro de fazer malabarismos. Acusa-se o outro daquilo que, na verdade, o próprio acusador faz.

    2. A R Souto

      Comentário magnífico! Só tem um problema: o texto é muito complexo. Os adeptos da corrupção, dos presidiários livres e das históricas mazelas brasileiras não entenderão, ficarão irritados e responderão com ofensas e agressões.

    3. Mauricio Soares

      O texto é primoroso. Não à toa os bolsomínions sentem o baque!

  16. Anna Amélia Meule

    Há os evangélicos também que são liderados por pastores agressivos, antiéticos, inescrupulosos. Não dá para subestimar essa gente. O fanatismo que chegaram graças a persuasão dos tais pastores os leva mesmo a crer, assim como acontece nos EUA, que o Jair é um enviado de Deus.

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Enviado dos demônios.Herodes.

  17. Vinícius de Oliveira

    Interessantíssima análise. Fica só uma pergunta: o "inimigo" identificado pelo complexo DSN-Orvil-Olavismo sempre foi tão insignificante e fantasmagórico assim como sugere o artigo? Não tivéssemos instituições mais sólidas não chegaríamos ao ponto a que chegou a Venezuela?

    Responda
  18. Mirela Castro

    Folha, por favor libere este artigo para quem não é assinante. Todos precisam saber disso. Tem toda razão o autor: só será possível combater esta sandice se reconhecermos sua existência e conhecermos profundamente seus mecanismos. É preciso criar uma linguagem capaz de esclarecer isso para a parte da população que ainda consegue raciocinar.

    Responda
  19. CLAUDIO L ROCHA

    Existe uma grande parte da sociedade que so se mobiliza no periodo eleitoral, essa parte se deixa levar pelo discurso mais conveniente e pouco se lixa para ideologia. O brasileiro é pacato, não se mobiliza, se os formadores de opinião da classe media não prosseguirem fazendo o que sempre fizeram contra partidos de esquerda, agora conscientizando dos riscos do bolsonarismo, bolsonaro que não é bobo, ficara mais doce, mais palatavel como vem fazendo, sem enfrentamento

    Responda
  20. CLÃ UDIO DE BARROS PINHEIRO

    é a mais perversa máquina de destruição de nossa história republicana...Meu Deus.

    Responda
  21. Ygor Heleno

    Uma análise precisa levada a efeito em um texto primoroso!

    Responda
  22. Caio Csermak

    Concordo com o autor e acho uma leitura relevante para lidarmos com a arrogância de muitos setores que acham que se trata de mera irracionalidade: uma versão 2.0 da falsa consciência das massas. Por outro lado, o bolsonarismo nasceu para ser um baixo clero contra-sistêmico e chegou ao poder de forma quase acidental - suas circunstâncias foram imprevisíveis para qualquer leitor afiado de conjunturas. Este sistema está sendo construído agora, a posteriori, depois do susto de ganhar a eleição.

    Responda
  23. Henrique Marinho

    A Democracia permite que a direita militarista e reacionária assuma eventualmente o poder. Faz parte do jogo. O problema é a nação não aprender com os erros de suas decisões. Politicamente, somos uma criança que caminha cambaleante, com as eventuais quedas de aprendizagem, para o lado direito e esquerdo. Logo aprenderemos que, para ter estabilidade, devemos andar em linha reta, no centro. Só assim, poderemos contemplar o horizonte do nosso futuro.

    Responda
  24. Caubi Maciel da Nóbrega

    Acho que existe um problema insolúvel na crítica ao Bolsonarismo, que é a ausência de opções aceitáveis. Você lê um artigo desses, prolixo mas bem fundamentado, e fica pensando: é mesmo. O professor tem razão. Temos que buscar outra pessoa. Mas aí, você lembra que a alternativa é esse personagem que anda de um canto a outro, arrastando correntes nas pernas e braços, e que no fundo é quem ele, o autor, gostaria que estivesse lá, na presidência. E então, entre ele e o Bolsonaro, eu fico com este.

    Responda
    1. Caubi Maciel da Nóbrega

      Mauricio, você acredita, mesmo, que o Daciolo teria condições de vencer o Haddad, ou está apenas repetindo uma das tolices que algumas pessoas costumam falar ?

    2. Mauricio Soares

      Havia inúmeras opções: até o cabo Daciolo era melhor. Votaram no excrementíssimo aqueles que se identificam com ele, e com seu amor à morte...

  25. ADONAY ANTHONY EVANS

    Concordo com o título, mas o artigo é prolixo, mal escrito e superficial. Lincoln falou mais com muito menos, e Churchill com menos ainda. Pura perda de tempo. Imagino suas aulas de literatura comparada. "Alo revisão, já entendi a razão do bloqueio. é a palavra prolixo. Precisa corrigir o filtro em sintonia com o dicionário. Prolixo quer dizer longo, verborrágico, cansativo".

    Responda
    1. Marco Annunciato

      Deve ter escrito esse texto sentado na privada

  26. Valtrudes Martins

    João Cezar, vc escreve bonito. Mas acho q vc é como aquele programa da TV ( o Brasil visto de cima). Agora é bom falar em Republicano, Democracia. Aliás, é claro que temos q lutar pela democracia. Mas q tipo de república e democracia é está onde os politicos e as empreiteiras se beneficiam tranquilamente....porque eles tem a melhor banca de advogados do País. Bom, vc conhece o sistemão, é claro! Tem q ver o Brasil de perto.

    Responda
  27. BRUNO F DA SILVA

    Iremos sobreviver a esses tempos sombrios, esse pesadelo acabar em 2022. Com Lula, e nossa resistência voltaremos ao poder para colocar esse país aos trilhos novamente. Obrigado de coração a Folha pela sua dedicação em destruir o Governo Bozo, juntos somos mais fortes. Somos 80% contra a Bozolândia....

    Responda
  28. Valtrudes Martins

    Muita conversa ! A pergunta q se faz? No velho sistemão politico, corporativista q se perpetuou por décadas (Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma) o q sobrava pro povo Brasileiro? Os políticos de mãos dadas com o Judiciário, se protegendo. Onde isto ia se acabar? E por falar em Justiça, Quantos Criminosos de Colarinho encardido receberam HC do STF? E até hoje. Quááá! O povo se cansou! E ainda querem explicação. O país é rico e o povo pedala.

    Responda
    1. Thiago Machado

      Como se além de toda a paranoia ideológica o bolsonarismo não estivesse vinculado ao "velho sistemão político". Basta reparar nos partidos que Bolsonaro e seus filhos frequentaram durante 30 anos, a exemplo do velho e corrupto PP. Sabe-se hoje que estavam os bolsonaros montando os seus próprios esquemas de enriquecimento ilícito e reeleições na base da bravata.

  29. Cloves Oliveira

    Bolsonarismo? Será que isso existe fora das cabecinhas ocas que pululam a FSP? Antes o perigo era o lulismo. Muito antes are o socialismo, o comunismo, o fascismo, etc. Por que as pessoas têm que usar o sufixo 'ismo' para as coisas que elas abominam? Por supuesto, os bolsonaristas teriam uma adoração para com o JMB, assim como os lulistas adoram o Lils ad nauseam. Alguns têm algo a dizer, outros têm que dizer algo. O último grupo é adepto ao sufixo 'ismo' e são os verdadeiros perversos.

    Responda
  30. José Augusto Bernabé

    Essa discussão é tão estúpida quanto aos Rótulos de "Direita", Esquerda ou Centro, não só aqui, no mundo inteiro também. A Humanidade está de frente com uma Peste provocada por ela mesma e essa estupidez de eleger culpados parece ser uma maneira de um "Boi de Piranha" para tanto a Imprensa quanto os "Donos" dos Poderes manterem seus interesses. Essa "Pandemia" é uma resposta biológica direta do Planeta ao que o "Modelo Econômico" existente faz e continua fazendo. (Fritjof Capra) leiam.

    Responda
  31. Antenor Silva Neto

    Marcos Benassi você tem plenamente razão, quanto ao Brasil só está faltando cobrir com uma lona ou colocar uma luz vermelha

    Responda
  32. Alexandre Matone

    A Espanha está com 60,7 mortes por 100 mil habitantes, devido ao coronavírus. Há 70 mortos por 100 mil habitantes, devido ao covid-19, no Reino Unido O Brasil está com 47,8 mortes por 100 mil habitantes, devido ao coronavírus . Dados do mapa de covid-19 da Johns Hopkins. Se eu estiver errado, por favor me corrijam. Dados do mapa de covid-19 da Johns Hopkins. Será a Rainha da Inglaterra responsável por uma mortalidade por Civis 31,7% maior do que na terra de Bolsonaro? A Espanha tem 27% a mais.

    Responda
    1. Paulo Cesar

      1 - A Europa tem muito mais idosos, em idade mais avançada; 2 - Espere mais dois meses. 3 - Caminhamos para o honroso oitavo lugar mundial, se excluirmos San Marino e Andorra, que são bairros-estados. 4 - Tivemos dois meses para nos planejarmos. 5 - A Europa foi o primeiro epicentro da epidemia. 6 - Aprenda a analisar cientificamente os dados.

    2. Idmar Moreira

      Dados verdadeiros, retórica falsa: estratégia surrada dos bolsonaristas. Essa comparação de países com períodos diferentes de enfrentamento da pandemia, com perfis populacionais distintos, não faz sentido. Quero ver o que você vai dizer daqui a dois ou três meses, quando a taxa de mortos por milhão de habitantes, no Brasil, for maior do que a dos países que citou. Porque, infelizmente, e por causa da maneira irresponsável que esse governo lidou com a pandemia, é pra isso que caminhamos.

    3. Nestor Bercovich

      Os dados estão corretos. Só faltou comparar com países da região: Argentina tem 8,8 mortes por 100 mil habitantes, quer dizer, 6 vezes menos que Brasil, porque lá a prioridade nacional é preservar as vidas. A mortalidade no Brasil é maior mais comparável com países como México e Chile, que também minimizaram as medidas de isolamento social.

  33. vladimir Micheletti

    A direita não tem projeto.

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Tem sim é acabar com a pobreza ,matando os pobres.Pode ser de fome ou de covid19 mesmo.

    2. vladimir Micheletti

      É incompetente.

    3. vladimir Micheletti

      É burra.

  34. vladimir Micheletti

    O problema fundamental é que a direita não tem projeto pra sociedade e nem tem teóricos / pensadores pra fazer isso.

    Responda
  35. MARCOS BENASSI

    Prezado João, obrigado pelo texto interessantíssimo e que ainda dará pano para manga, tanto na exploração dos links como de outras referências. Uma especto curioso é a descrição que você faz do processo subjetivo do Bozófilo: a simplificação/redução dos elementos constitutivos, a ultracoesão e a consequente inadmissão dos elementos da realidade concreta, quando combinadas, são aquilo que se costuma identificar como esquizofrenia. Não que eles o sejam, mas funciona tão bem (ou mal...) quanto.

    Responda
  36. Devanir A Merengué

    A ascensão dos ressentidos que destruirão tudo. O filme Hater- Rede de Ódio (Netflix) dá a versão européia dessa ascensão. O neofascismo tupiniquim sempre esteve por aí e começa a ser contada. O texto atinge alguns alvos, mas o Brasil sempre foi ultraconservador, machista, homofóbico, classista, elitista, racista... Só a Arte e a Ciência brasileiras tem algo de civilizado.

    Responda
  37. Devanir A Merengué

    A ascensão dos ressentidos que destruirão tudo. O filme Hater- Rede de Ódio (Netflix) dá a versão européia dessa ascensão. O neofascismo tupiniquim sempre esteve por aí e começa a ser contada. O texto atinge alguns alvos, mas o Brasil sempre foi ultraconservador, machista, homofóbico, classista, elitista, racista... Só a Arte e a Ciência brasileiras tem algo de civilizado.

    Responda
  38. WILSON MAZZA JR

    Pelos comentários de alguns assinantes a teoria do professor se torna cristalina..Bibliotecas sem livros.. O saber sem saber..kkkgado Terra plana..Micheque com fundos..kkkgados

    Responda
  39. José de Paula

    Hummmm, campeão em destruição? Tem o Lula, o Bolsonaro, o Gilmar, o bi-reprovado em concurso para juiz, o Gedel, o Kolor, o Sirney, o Levandovisque, o a Dilma, o Marcola, o Beira-Mar, a Globo, enfim . . . . tem muita gente!

    Responda
  40. Antenor Silva Neto

    O grande pensador Mano Brown chegou a ser preso em 27 de julho de 2004 por desacato à autoridade ao tentar agredir policiais militares, após estes perseguirem o compositor até sua casa por terem descoberto um cigarro de maconha. Um grande exemplo para o país

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Juta Erda, Antenor, desacato à humanidade é perseguirem um compositor até sua casa por conta de um baseado. Cai na real, mano Antenor, 2020, suncê vai cair no conto da "erva maldita"? E ainda por cima pra desqualificar um músico? Tá tudo perdido nesse mundo...

  41. Antenor Silva Neto

    Este seguramente é um outro pseudo vermelho que perdeu a boquinha

    Responda
  42. Lujs Vosloo

    Comecei a ver luz no fim do túnel e confesso que pela primeira vez tive vontade de sentar com um ´bolsonarista´...

    Responda
  43. EDSON RIBEIRO DA SILVA

    Se alguém pegar a principal oposição semântica do discurso bolsonarista, no "Orvil", fica com um fato notório: a classe proletária, em diversos momentos, tentou estabelecer algum sistema de justiça social e distribuição de renda. A isso tudo deu-se o nome de "tentativas de tomar o poder", que sempre esteve nas mãos dos que detêm a propriedade, a renda nacional. Ou seja: esquerdistas querem uma sociedade democrática e justa; as forças armadas, lacaias, conspiram para que ela não se estabeleça.

    Responda
    1. Lilian F O

      Se analisarmos friamente a história das nossas forças armadas, os conflitos que se envolveram, fica a questão: que pátria é esta que eles servem? Foram inúmeras as vezes que fizeram 'guerra' não contra exércitos estrangeiros que ameaçaram a soberania nacional mas contra o próprio povo. A mão amiga foi sempre para as elites e o braço forte é sempre na cara da gente. Mais uma vez estão ai, não perdendo uma oportunidade histórica de mostrar a quem e o que realmente servem.

  44. Kawlpter Prates Bocchino

    Análise fantástica. Só faltou creditar à vitória do Bolsonaro aos erros e à divisão das esquerdas e da social democracia brasileira !

    Responda
  45. MALCOM RODRIGUES

    ótimo texto, obrigado!

    Responda
  46. Mario Donizete Pelissaro

    Eu mais de 70% da populacao tambem acha. Mas e daí. Vamos continuar assistindo passivamente todas as aberracoes ditas e feitas por este governo.

    Responda
  47. LUCIA REJANE G DA SILVA

    Importante esclarecer a existência do bolsonarismo, desse discurso e prática de ódio ao divergente e à democracia. Bolsonaristas existem porque existe um fascismo tupiniquim, o bolsonarismo.

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      Lucia, tá tudo interligado. Um é consequencia do outro e o resultado só podia ser este. O odio, alimentado nas ultimas decadas, causa cegueira e tem efeito devastador. Qual outra explicacao poderiamos dar, independente das preferencias ou ideologias, para um povo q pretere um candidato professor universitario, advogado, filosofo, doutorado nos EUA, mestrado em ciencias politicas, poliglota e educado para eleger um aculturado, autoritario e fascista.

  48. Jackson de Moura Ferro Silva

    O Choro é Livre.

    Responda
  49. Jackson de Moura Ferro Silva

    Professor, quantas truanices em um só texto.

    Responda
    1. Alaor Magno

      O menu de opções para o bolsonarismo inclui genocídio, peculato, desvio de função e dinheiro público, denuncia de rachadinhas, subserviência aos estadunidenses, tráfico internacional de cocaína, cheques em contas frias, facismo e um rol de transgressões que não caberia em um único comentário.

  50. José Flávio Viana Guimarães

    Sempre entendi o projeto bem articulado desta “seita”. Ao tentar destruir as bases institucionais do sistema democrático brasileiro, eles “revolvem” sentimentos delirantes reprimidos em parte da população brasileira. Aqui Quintana, com a permissão devida: eles passarão, nós passarinhos.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.