Marcus Melo > O Estado brasileiro é fascista? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jorge Luiz Padilha

    O livro de 800 páginas "M o filho do século" conta a vida de Mussoline (1922-1926), baseada em fatos reais e noticiados em jornais da época. Alguma semelhanças com o Brasil de hoje: cultura da violência, armas,valores religiosos e personalista (Mito). Diferenças: muito violência com sangue na época, hoje o fake news é o equivalente na violência moral, o Bolsonarismo é neo-liberal-privatista, o fascismo era estatista.A Itália vivia uma penúria econômica pós-1ª Guerra incomparável ao Brasil de hoj

    Responda
  2. Cristina Dias

    Não sabemos se é fascista, mas é sugestivo o fato de usar o aparelho do Estado para espionar antifascistas.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      e ainda nomina-los de terroristas e subversivos e enviar os respectivos dossies para um determinado pais "amigo" ...

    2. Jorge Luiz Padilha

      Isto é sinal de que a carapuça de "fascista" serviu no governo de Bolsonaro !

  3. Vanderlei Nogueira

    Os diversos tipos de regime: empresa intermediando o pagamento de salários e tributos; o governo fazendo a "intermediação" e o consumidor.

    Responda
  4. Vanderlei Nogueira

    Disposto 173, § 4º CFB (constituição) , Empresa como gerador dos salários e tributos.Quem paga salários e tributos no Brasil? Empresa? Governo? Não! O consumidor paga. Por que a empresa intermedeia o pagamento de salários e tributos no Brasil? Poder !

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Fake News

  5. Alberto A Neto

    Agosto de 1943. Os aliados ocupam a Sicília. A batata fascista ia ao forno. A Operação Husky assá-la-ia. Churchill e Roosevelt tomam a principal decisão estratégica da II Guerra, 2 meses antes. Hotel Anfa. Casablanca. Nenhum armistício ou trégua. Rendição incondicional do nazifascismo. Abril de 45. Mussolini dependurado de cabeça pra baixo. A pirâmide de cadáveres cobrava o preço do resgate. O fascista foi linchado num Posto de Gasolina. Ainda não nascera um frentista do Posto Ipiranga.

    Responda
  6. André Silva de Oliveira

    Muito bom texto ao acentuar as diferenças conceituais entre fascismo e autoritarismo, uma confusão recorrente nos dias de hoje. Interessante também a referência de Loewenstein à influência do constitucionalismo monárquico brasileiro na construção da nossa tradição liberal-democrática.

    Responda
  7. GIOVANNI ANTONIO SERRA

    Governar o Brasil não é difícil, é inútil.

    Responda
  8. Vanderlei Nogueira

    Utiliza-se da política e economia para manter o status de uma classe , socialismo para pobres e capitalismo com justiça para ricos, ninguém entra ninguém sai

    Responda
  9. Hercilio Silva

    Do ponto de vista de pregar um estado nos moldes fascistas não há dúvida de que é isso que se pretende, até a militarização de escolas tratando crianças como soldados da causa "Patriota " tem.

    Responda
  10. eli moura

    a forma como a qual as autoridades de estados e a burocracia estatal agem, mostra muito do estado novo que a constituição de 88 não se preocupou em combater. Desde simples policiais até os juizes da alta corte, tem ações ou decisões que não parecem se preocupar com os direitos universais ou críticas da nação. Um estado que está com um desenho errado, com muito poder, ineficiente e um peso alto que impede a nação de caminhar para uma situação melhor. Bolsonaro é um forte representante disto.

    Responda
  11. MARCOS BENASSI

    Caro Marcus, que diferença faz, do ponto de vista do necessário combate a auto-destruição instituxiinal, diferenciar com rigor nosso estado autoritário de um fascismo pleno? Essa questão me lembra a generalização do diagnóstico de Alzheimer: aquilo que vemos regularmente constituído são demências as mais diversas, e não essa em particular. Contudo, na prática, como não há medicação ou ações terapêuticas distintas para cada uma das condições, a precisão é relativamente inútil. Fascismo muda algo?

    Responda
  12. Cristiano Jesus

    A linguagem é insuficiente para expressar a realidade. Os fatos... Mais de 100 mil mortes e o presidente as utiliza para fins políticos. Toda ação quando ocorre é em contrapartida a ações de adversários políticos. O sujeito ameaçou prender todos os ministros da suprema corte, obscurantismo, a polarização claramente deliberada das diferenças, e outros de igual gravidade. Chame de fascismo brasileiro se quiser, mas trate como fascismo sob pena de mais sofrimento.

    Responda
  13. jose sousa

    Esse comentador é muito fraco. E ainda decide terminar o texto com um ponto de exclamação: muito vulgar.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      Sousa , querido : significa que vc nao entendeu bulhufas Corra para as seçoes de esportes e de obituarios - lá vc nao terá esses dissabores ; de nada

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.