Opinião > No meio, parado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Carlos Nunhes

    O q são 'consensos técnicos na condução das finanças públicas'?

    Responda
  2. João Leite Leite

    O que sobra para investir no desenvolvimento? Gasta a metade do PIB em assistencialismo e co-rru-pção.

    Responda
  3. Luis Antonio Costa Santos

    "A produção por trabalhador tem sido praticamente a mesma desde a década de 40" e vai continuar sendo porque estamos na rabeira no quesito educação. Essa doença crônica não se cura da noite para o dia nem tampouco com remédio pouco eficaz.

    Responda
  4. ronald acioli da silveira

    O articulista esqueceu o básico da física. O mundo não está parado. O Br está ficando para trás e não no meio do caminho. Um país sem política industrial, sem investimento em ciência e pesquisas, frágil na saúde pública, incapaz na educação de seu povo não é um país parado. O movimento é retrógrado. Alguns ingênuos lotaram ruas achando que estavam combatendo a corrupção. Outros falsos paladinos da – brandiram atos e gestos salvadores da pátria e o país melhorou? Nossa! Em que ano estamos?

    Responda
  5. Igor Cornelsen

    O Brasil é uma democracia inviável. O modelo de escolha dos representantes privilegia as corporações em vez dos cidadãos. Voto distrital já! O presidencialismo é ruim, funciona mal até nos EUA. No parlamentarismo os chefes de governo são pessoas testadas, e quando ineficientes o governo cai e outro se forma rapidamente. Além disso o modelo econômico intervencionista não funciona, e o método de ensino das crianças é péssimo, comparado ao resto do mundo. O Brasil vai mal e tende a piorar.

    Responda
    1. João Leite Leite

      O Brasil não é uma democracia. É uma ditadura leninista que trabalhou o empobrecimento dos trabalhadores como na União Soviética.

  6. Augusto Sandino

    Otimista me parece esse editorial. Já há alguns anos o Br parece ter ligado a marcha ré.

    Responda
  7. Cristiano Jesus

    Meu caro, Brasil não está mal, está abaixo do mal. Eis as evidências... O presidente ameaçou prender todos os ministros da suprema corte, um general do exército levou a sério, só teve dúvidas sobre como dar ao golpe uma roupagem legal, mais de 100 mil mortes sem sinal de que a pandemia vai arrefecer tão cedo, STF só age quando seus familiares são ameaçados, e um editorial do maior jornal do Brasil vem dizer que o país não está tão mal. É a doença da cegueira? Francamente.

    Responda
    1. Dea maria Kowalski

      Não é cegueira, é medo da volta do PT à presidência. Provavelmente, a mídia, entre elas a Globo, já tem pesquisa nesse sentido. Já estão em processo de reiniciar a artilharia contra a esquerda. Boulos em São Paulo, também, os assusta. Passar pano em atos de Bolsonaro será o próximo passo.

  8. Herculano JR 70

    1Democracia é expressada como governo, qdo, d fato, é limite ao poder, ao estado. Limite ao estado em 10% d Pib, onde há mais chance de desenvol/o, ou 60%, qdo pode se tornar tirania democrática, caminho q o Brasil segue, a perseguir a social democracia algo q duvido se repita. Consenso técnico é a ideologia de grupo de interesse imposta aos outros. Exemplo, a escola oficial, mal chamada educação, cara e completa/e desvirtuada da realidade, se estende ate a idade adulta, com resultados pífios.

    Responda
  9. Herculano JR 70

    2Segura/e as instituições democráticas, e suas leis de força impostas pelo estado tirânico democrático e o direito adquirido, de fato privilégios adquiridos, tutelados pela força do estado democrático tirânico, são os gdes empecilhos ao desenvolvimento. Tudo enfeitado pela cara farra d três poderes, mal chamada de sistema de pesos e contrapeso.

    Responda
  10. eli moura

    é parte da política do atual governo, emancipar os índios, deixar o progresso ocupar as áreas indigenas com todos os seus inconvenientes, inclusive o vírus, e então traze-los para as periferias das grandes cidades para ocupar favelas e fazer de seus filhos serem entregadores de drogas. As florestas são destruídas, as madeiras são retiradas, animais mortos, bacias hidrográficas secas e o garimpo enche a geografia de buracos e mercúrio.

    Responda
  11. Alisson Sellaro

    E ficaremos fadados a continuar imobilizados enquanto essa visão do 'deitado eternamente em berço esplêndido' prosseguir. Não enxergo essa fortaleza democrática ao qual o editorial se refere. Com um governo autoritário e um judiciário e legislativo mais preocupados com a manutenção de seus próprios privilégios, o país se esfacela a olhos vistos. Mas ainda se vê editoriais como este dizendo que 'nem tudo está tão mal'. Como não? Estamos retrocedendo e há quem fale em fortaleza democrática. Onde?

    Responda
    1. Alisson Sellaro

      Onde está a fortaleza democrática quando há uma política deliberada de desmonte da educação? Veja por exemplo o histórico dos escolhidos, escândalos e cortinas de fumaça criadas pelo Ministério da Educação desde o início do governo Bolsonaro. Onde está a fortaleza democrática numa condução da saúde pública como esta, com dois ministros trocados e ainda sem um titular na pasta há meses e em meio a uma pandemia? Não se pode confundir procedimentos burocráticos com democracia.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.