-
joao pinto
Perfeito!
-
NELSON PRADO ROCCHI
Temo que o racismo faça parte da natureza humana. Com isso não estou defendendo o racismo e nem divinizando a natureza humana. E menos ainda que não existe natureza humana, pois somos animais como outros primatas, gatos e cães e eles tem suas naturezas. O fato que nosso impulso de apego é bem mais fraco que nosso impulso agressivo e o apego nosso é para um pequeno grupo. A história humana é uma história do racismo e brancos contra negros é o racismo atual.
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Racismo não é um mistério metafísico, mas talvez o ódio racial esteja na categoria do 'mal natural', aquele ''mal que o homem inflige aos outros ou aos demais".. Oprime, esmaga e tiraniza pela crueldade. É o que Mississipi em Chamas nos mostra. .../Claudia F.
-
Marco A Moreira
Perfeita análise do filme, muito bom.
-
Paulo Roberto Schlichting
Belo texto!. Mississipi em Chamas foi um filme marcante como obra autoral e pelo impacto do tema. Como dito no artigo, permanece atual.
-
GIOVANNI ANTONIO SERRA
O racismo também existe (atualmente talvez em maior grau) de negros contra brancos.
-
Luiz Candido Borges
Nem vou discutir a sua tese, me limitarei a uma pergunta simples: Que mal os negros racistas têm infligido aos brancos? Se a resposta estiver na ordem de grandeza do mal que os brancos (não todos, é claro) têm infligido aos negros, poderemos conversar a respeito. Algo me diz que nunca conversaremos.
-
-
Vinícius Novais
Dentre os textos do articulista este teve um brilho especial. Além da ode ao falecido diretor, que também nos deixou "The Wall", a análise sobre o racismo a partir de Mississipi em Chamas foi "na veia". Os preconceitos, dentre os quais o racismo e a xenofobia, parecem mesmo ter como substrato esse turbilhão de sentimentos ruins: primeiro o medo; depois raiva, e por fim o mortal ressentimento. Na busca por eliminar o outro, pretendem fazer desaparecer os sentimentos que lhes afligem.
-
Chang Up Jung
Apesar das oportunas considerações do colunista que costuma agradar-me com seus escritos, penso que a questão de preconceitos raciais deve ser tratada com palavras mais fáceis. Quando todo mundo puder compreender a mesma palavra inicial, passaremos para a próxima de mãos dadas e daí por diante. A questão deve ser negociada e não forçada.
-
Galdino Formiga
Filme, diretor e atores excelentes com abordagem do racismo histórico naquele país. Melhor ainda foi a análise feita pelo autor.
-
Ayer Campos
Alan Parker vai fundo nas misérias do inconsciente - como também fez em Angel Heart, outro filme de 'terror' como Mississipi.
-
RODRIGO CARNEIRO LEAO DE MOURA
Um único texto de João Pereira Coutinho vale uma assinatura anual da Folha. E, veja bem, ainda sai barato.
-
Henrique Douglas Macêdo Mendes
Belo artigo, Dr João. O cinema é essa furadeira que sustenta a moldura da vida.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.