-
Nelson Vasconcelos
Preferia que o Marcelo escrevesse publicamente somente sobre matemática. É bastante desagradável e desrespeitoso quando as pessoas se metem em especialidades outras que não as suas. Só tira cada vez mais a já baixa credibilidade do Estadão e arranha a do Impa. Como diz o ditado popular "cada macaco no seu galho".
-
Nelson Vasconcelos
Folha e Estadão, de baixa credibilidade se igualam.
-
-
NELVIO PAULO DUTRA SANTOS
A Arqueologia já mostrou evidências dessa ocupação. Dizer que foi ou não importante depende de interpretação.
-
Mariana da Costa Conde
Releia com atençao o segundo paragrafo ; a importancia da ocupaçao deriva do sucesso ou nao da permanencia dos colonizadores , ou seja , é fatica - Marcelo sugere as causas ; releia o texto de novo e de novo e ....
-
-
Guilherme Zambrana Toledo
Seria interessante perguntar para descendentes de astecas, qual a versão deles sobre quem primeiramente descobriu as Américas.
-
Paolo Valerio Caporuscio
Que erro do colunista, a palavra correta é vikings.
-
Mariana da Costa Conde
ele usou o termo aportuguesado como registram dicionarios - compre um urgente !
-
Paolo Valerio Caporuscio
Caros João Julia Marisa e Filipe, pode até ser, mas é estranho e eu não concordo com a ortografia usada da palavra vikingue , infelizmente a língua portuguesa mudou cada vez mais para baixo e que não existia nos dicionarios e nas escolas e sim foram inventadas para virar moda nos veículos de comunicação, cito como exemplos as palavras quaternou sextou , atacarejo e outros.
-
filipe moura lima
Caro Paolo, ''viquingue'' está no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da ABL. O nosso colunista não errou!
-
Marisa Coan
Logo imaginei que deveria um aportuguesamento desta palavra, quando li a matéria. Mas, fica feia e muito estranha.
-
Júlio Pedrosa
E também no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Academia Brasileira de Letras), disponível para consulta grátis na Internet: viquingue e viking (esta marcada como palavra estrangeira).
-
João A Silva
Prezado Paolo, já existe a tradução: O dicionário "Aurélio" (eletrônico) só registra a forma "viquingue". A versão eletrônica do "Houaiss" apresenta as duas formas, "viking" e "viquingue".
-
-
José Oliveira
Na verdade quem descobriu isso daqui foi quem já estava aqui antes dos viquingues e do genovês insano. Entretanto foi ele quem colocou o ovo de pé, por assim dizer. E para quem gosta de ficção e aventuras sobre estes nebulosos fatos, recomendo um filmaço: Desbravadores (Pathfinder) de 2007 dirigido por Marcus Nispel, estrelado por Karl Urban. Para ver e rever
-
Cloves Oliveira
Dependendo da fonte, os primeiros habitantes do nosso continente chegaram por aqui 40.000 ou 50.000 anos atrás, ou seja, muito antes dos Europeus. Para os mais cínicos, a ideia de que os Europeus trouxeram cultura para os povos bárbaros da região é apenas uma tentativa de justificar o colonialismo. Quando ainda os Europeus viviam em cavernas, grandes civilizações floresceram nas Américas com os Olmecas e os Toltecas que antecederam os Astecas no que hoje é o México.
-
Guilherme Zambrana Toledo
Exatamente, visto que a origem da humanidade ocorreu na África, quem descobriu primeiramente as Américas foram os índios (assim como eram chamados genericamente os habitantes desta região). O correto seria dizer que os viquingues foram os primeiros europeus que descobriram que existia um outro continente além dos outros que eles já conheciam (para azar dos índios).
-
José Cardoso
Na época dos Olmecas, os povos celtas na Europa aprenderam a metalurgia do ferro. Dizer que moravam em cavernas é um exagero. Aliás, os povos americanos nunca aprenderam a trabalhar esse metal, o que deve ter facilitado a ocupação europeia.
-
-
eli moura
E não é que tinha um grupo de vikings que tinha cabeça redondinha e sem pescoço? Somos brasileiros descendentes de índios e africanos e alguns europeus expulsos das terras deles. Não são as etnias formadoras que nos barram para sermos uma grande nação, mas a mentalidade. Que adianta a ascendência européia e ser um ogro que conversa com emas sobre cloroquina?
-
Marisa Coan
Armando, sou descendente de europeus como a maioria dos que moram em minha cidade.Ninguém foi expulso de seus países. Vieram para fugir da pobreza ou aventurar-se. Quanto a ter ascendência européia, devemos muitíssimo a eles, os imigrantes.
-
Maurizio Ferrante
Não consigo ver nenhuma intenção derrogatória para negros e índios no comentário do Sr Armando.
-
LEANDRO MONTALVAO DE SOUZA
Sr. Armando, muito do que temos de bom no nosso país é devido aos negros e aos índios! Você critica o ogro na presidência, mas se iguala a ele ao fazer esse tipo de comentário preconceituoso e sem nenhum respaldo histórico e científico!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.