Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vasconcelos

    Preferia que o Marcelo escrevesse publicamente somente sobre matemática. É bastante desagradável e desrespeitoso quando as pessoas se metem em especialidades outras que não as suas. Só tira cada vez mais a já baixa credibilidade do Estadão e arranha a do Impa. Como diz o ditado popular "cada macaco no seu galho".

    Responda
    1. Nelson Vasconcelos

      Folha e Estadão, de baixa credibilidade se igualam.

  2. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    A Arqueologia já mostrou evidências dessa ocupação. Dizer que foi ou não importante depende de interpretação.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      Releia com atençao o segundo paragrafo ; a importancia da ocupaçao deriva do sucesso ou nao da permanencia dos colonizadores , ou seja , é fatica - Marcelo sugere as causas ; releia o texto de novo e de novo e ....

  3. Guilherme Zambrana Toledo

    Seria interessante perguntar para descendentes de astecas, qual a versão deles sobre quem primeiramente descobriu as Américas.

    Responda
  4. Paolo Valerio Caporuscio

    Que erro do colunista, a palavra correta é vikings.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      ele usou o termo aportuguesado como registram dicionarios - compre um urgente !

    2. Paolo Valerio Caporuscio

      Caros João Julia Marisa e Filipe, pode até ser, mas é estranho e eu não concordo com a ortografia usada da palavra vikingue , infelizmente a língua portuguesa mudou cada vez mais para baixo e que não existia nos dicionarios e nas escolas e sim foram inventadas para virar moda nos veículos de comunicação, cito como exemplos as palavras quaternou sextou , atacarejo e outros.

    3. filipe moura lima

      Caro Paolo, ''viquingue'' está no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da ABL. O nosso colunista não errou!

    4. Marisa Coan

      Logo imaginei que deveria um aportuguesamento desta palavra, quando li a matéria. Mas, fica feia e muito estranha.

    5. Júlio Pedrosa

      E também no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Academia Brasileira de Letras), disponível para consulta grátis na Internet: viquingue e viking (esta marcada como palavra estrangeira).

    6. João A Silva

      Prezado Paolo, já existe a tradução: O dicionário "Aurélio" (eletrônico) só registra a forma "viquingue". A versão eletrônica do "Houaiss" apresenta as duas formas, "viking" e "viquingue".

  5. José Oliveira

    Na verdade quem descobriu isso daqui foi quem já estava aqui antes dos viquingues e do genovês insano. Entretanto foi ele quem colocou o ovo de pé, por assim dizer. E para quem gosta de ficção e aventuras sobre estes nebulosos fatos, recomendo um filmaço: Desbravadores (Pathfinder) de 2007 dirigido por Marcus Nispel, estrelado por Karl Urban. Para ver e rever

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Dependendo da fonte, os primeiros habitantes do nosso continente chegaram por aqui 40.000 ou 50.000 anos atrás, ou seja, muito antes dos Europeus. Para os mais cínicos, a ideia de que os Europeus trouxeram cultura para os povos bárbaros da região é apenas uma tentativa de justificar o colonialismo. Quando ainda os Europeus viviam em cavernas, grandes civilizações floresceram nas Américas com os Olmecas e os Toltecas que antecederam os Astecas no que hoje é o México.

    Responda
    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Exatamente, visto que a origem da humanidade ocorreu na África, quem descobriu primeiramente as Américas foram os índios (assim como eram chamados genericamente os habitantes desta região). O correto seria dizer que os viquingues foram os primeiros europeus que descobriram que existia um outro continente além dos outros que eles já conheciam (para azar dos índios).

    2. José Cardoso

      Na época dos Olmecas, os povos celtas na Europa aprenderam a metalurgia do ferro. Dizer que moravam em cavernas é um exagero. Aliás, os povos americanos nunca aprenderam a trabalhar esse metal, o que deve ter facilitado a ocupação europeia.

  7. eli moura

    E não é que tinha um grupo de vikings que tinha cabeça redondinha e sem pescoço? Somos brasileiros descendentes de índios e africanos e alguns europeus expulsos das terras deles. Não são as etnias formadoras que nos barram para sermos uma grande nação, mas a mentalidade. Que adianta a ascendência européia e ser um ogro que conversa com emas sobre cloroquina?

    Responda
    1. Marisa Coan

      Armando, sou descendente de europeus como a maioria dos que moram em minha cidade.Ninguém foi expulso de seus países. Vieram para fugir da pobreza ou aventurar-se. Quanto a ter ascendência européia, devemos muitíssimo a eles, os imigrantes.

    2. Maurizio Ferrante

      Não consigo ver nenhuma intenção derrogatória para negros e índios no comentário do Sr Armando.

    3. LEANDRO MONTALVAO DE SOUZA

      Sr. Armando, muito do que temos de bom no nosso país é devido aos negros e aos índios! Você critica o ogro na presidência, mas se iguala a ele ao fazer esse tipo de comentário preconceituoso e sem nenhum respaldo histórico e científico!