Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos de Toledo Benassi

    Senhoras, espero que acompanhem esta pequena discussão que, injusticíssimamente, de seu texto derivou, porque ele é muito bom e importantíssimo, e nada tem que ver com o fato de que broxou depois de publicado. Ele aponta claramente os aspectos que discute, não faz firula nem cocessão e vai adiante.Valeu, tá? Agradeço demais ter três negas parrudas pra chacoalhar o bagulho. Bênça!

    Responda
  2. Marcos de Toledo Benassi

    Mano Cloves, desculpa, véi', mas vamos ter que destrinchar esse seu blá: (1) a notícia falsa existe porque há gente de mau-ca.ráter que a escreve, ainda que sabendo que não é verdade. Ela não nasce em árvore, como dádiva de Deus, nasce da deliberada sahfa-deza.(2) esse bagulho de "existe porque há demanda" é uma desonestidade intelectual. É que nem dizer que "asa.sino psicótico que abre as mulheres pela v-a.gi na até o pescoço, existe porque há demanda pela loucura". Sem chance, belo. (continua)

    Responda
  3. Marcos de Toledo Benassi

    (Continua)Quem demanda notícia falsa é o ma.u-chará-ter que deseja ganhar algo com base em uma m.ent;ira. Fora desse escopo, não há desejo por uma coisa que se sabe inverdade – desconto feito à bu-rice, que admite tudo. Os valores e idéias das pessoas, quando o são mais conservadores, são usados de isca, de gatilho, para que essas notícias m~ent.irosas *pareçam* ter lastro. Isso enquanto que, seus laza,rento.s criadores, se aproveitam econômica e politicamente do distúrbio que causam.

    Responda
  4. Marcos de Toledo Benassi

    E X C E L E N T E proposta. É uma habilidade terminal, em termos da nossa evolução tecno-bio-social. Chega um momento em que uma nova habilidade se constitui como fundamental, e deve ser incluída no rol daquilo que, sem o qual (sine qua non) não dá pra sobreviver na sociedade de modo pleno. É este o caso: deve-se juntar umas tantas habilidades já "em voga", i.e., já conhecidas, destrinchadas e ensinadas, em um conjunto que ofereça ao vivente uma nova funcionalidade: a crítica midiática.

    Responda
  5. Cloves Oliveira

    Mais um projeto que vai passar para a história como mais uma demonstração de que mesmo as decisões tomadas com boas intenções, continuam sendo más decisões. O fake news, a fofoca e o boato existem, não pela má formação cognitiva das pessoas, mas por causa da lei da oferta e da demanda. Enquanto existir demanda haverá fake news, principalmente se ela concordar com as crenças e valores das pessoas. O assunto somente assumiu importância porque afetou nomes importantes da política.

    Responda