-
Emilio Souza Lima
É muito difícil ter um pais castigado por uma desigualdade sócio-econômica como o nosso sair somente com arranhões de uma situação como essa. A incompetência em liderar nos custou milhares de vidas. Nesse momento temos sorte em ter uma baixa letalidade da praga. A função do líder é esforçar-se a todo tempo para mostrar ao seu povo que juntos iremos avançar e que a meta é perder nenhum ou somente poucos. Nada disso foi visto! Se viu somente um campeonato de atirar culpa nos outros.
-
Mariana da Costa Conde
'Temos sorte" ; "baixa letalidade da praga" Quantos comprimidos de cloroquina, vermifugo , laxante, alho com vinagre e boça..lidade vc está tomando e por qual via ?
-
-
ALLAN MILHOMENS
Excelente artigo. É muita dor ... que vai se naturalizando em uma sociedade incapaz de se indignar. Inaceitável! Essa ferida moral não vai cicatrizar nunca!
-
Maria Lucia Teixeira
Falta compaixão, empatia...
-
FABIO ARAUJO
Enquanto nosso povo não se reconhecer no outro e aprender a se amar e a se respeitar, continuaremos no limbo do desenvolvimento humano. Não há muito o que se esperar de um povo que se odeia e se despreza completamente. A fogueira das vaidades impera nesta Terra de Vera Cruz em que boa parte do povo pensa que "sou o melhor, pois sou rico, branco, hétero, cristão e de direita e quem não é igual a mim deve ser excluído e massacrado". Temos que nos olhar no espelho e fazer uma profunda autocrítica.
-
Levy Henrique Bittencourt Neto
Excelente artigo! Sempre leio sua coluna e sempre aprendo muito.
-
Karla Freire Rezende
Prezada Ilona, bela reflexão .... e você toca em um ponto que penso ser o pilar que sustenta a nossa incapacidade (como povo) de protagonizarmos o crescimento da nação: para nós, o valor que conta mais é sempre o nosso ¨umbigo¨e não a concepção do melhor para a sociedade como um todo! Para piorar, a política está com ares de guerra santa: o bem contra o mal, a direita contra a esquerda (e vice-versa)...sangue nos olhos! Nem mesmo 100.000 brasileiros mortos nos fazem refletir, nem chorar...
-
altair moraes
Quanto maior o poder de sua posição na sociedade para fazer alguma coisa efetiva para influenciar, corrigir as coisas e mudar a situação para que lá na frente consigamos ter uma reversão e vidas salvas, mais se terá a responder eternamente (cada um com a sua crença ou a falta dela), se preferiu a omissão, os conchavos, o desvirtuamento político, a proteção de seus interesses, a manutenção do status quo, a indiferença com o próximo, com as famílias, com os profissionais de saúde.
-
JONATA GUARINO
É preciso respeito mas é também necessário seguirmos em frente! Vivemos em uma Sociedade de Mercado. Se a roda parar de girar, teremos Guerra Civil, Barbárie e uma explosão de criminalidade. Morrem mais de mil pessoas de ataque cardíaco todos os dias em nosso país e nós aceitamos isso como parte da vida. Precisamos aceitar a Covid-19 como parte da nossa atual realidade.
-
Diva Negri
Ilona, gostei do que você escreveu e descreveu o povo brasileiro! Precisou chegar uma pandemia para mostrar a nossa cara: insensível, egoísta, desumana e ainda não sabemos votar! Triste demais!
-
MARCOS CAVALCANTE UCHOA
Para quem nunca chorou os mortos, fazê-lo agora unicamente por questões políticas é a morte de todas as mortes. A indizível miséria humana.
-
MARCOS CAVALCANTE UCHOA
Sim, eu sei que é pra gente como eu... fico feliz que não seja para gente como vc. Parabéns... A menos, claro, que vc seja um hipócrita. Caso não seja, e eu acredito que vc possa existir, receba minhas efusivas congratulações.
-
GIANCARLO DE MARCHI
Se não entendeu, este eh um texto para pessoas como vc, melhor reler.
-
-
FRANCIVALDO DOS SANTOS NASCIMENTO
Isso mostra o que somos! Monstros insensíveis! A conta chegará mais cedo ou mais tarde!
-
Helano Timbó
Há muito perdi a esperança. Elite egocêntrica ladeado por milhões de remediados e miseráveis.
-
CLAUDIO L ROCHA
Inacreditavel a aparente normalidade da sociedade diante das mortes de mais cem mil brasileiros, porque isso, que povo somos, esse momento no futuro sera lembrado/c0brado pelas futuras gerações. Pertencemos atualmente a uma geração idiotizada, manietada, covarde, que aparentemente, se deixa levar não pela sua consciencia, mas por elementos externos tipo pastores evangelicos, midia e redatores, politicos inescrupulosos etc.....
-
Guilherme Carvalho
Parabéns pelo texto!
-
joão carlos josé pires
Obrigado por verbalizar o que penso e sinto!
-
Carlos Telles
Seremos sempre a potência econômica, verde,..... Verde já estamos deixando de ser, potência econômica com tamanha concentração de renda? acredito que nunca fomos. A gente só fica aqui por comodismo.
-
Leonardo Poli
Concordo com o que colocou, mas hoje ficamos aqui também pelo fato de nenhum país nos aceitar. Chega a ser tragicômico.
-
-
Jose Renato Monteiro
Devemos chorar os vivos, que nada fazem para evitar as mortes. Choradeira por mortos genéricos são inúteis e, por vezes, oportunistas. Devemos sim, honrar e chorar os nossos mortos.
-
José Bernardo
Em mais um efeito inesperado, a pandemia está expondo as carapaças da apatia e da indiferença; passada a marca das cem mil mortes, não está claro o que pode rompê-las, ou se elas jamais serão rompidas...
-
WAGNER MARTINS DA COSTA
A sua comovente solidariedade humana, Ilona, neste Brasil- cemitério de mortos sem lágrimas, nos alerta para a urgência de atitudes ininterruptas diárias para interromper a alienant indiferença coletiva imposta pelo virus mortal e cínico do grupo de agentes da morte e do mau aguartelados no poder sob comando de um genocida.
-
Ana Bernardete dos Santos Garcia
Illona foi vetada pelo des presidente para integrar a equipe de Moro. Ele não quer humanistas no governo. Mas ela não se calou. Ponto pra ela.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.