Hélio Schwartsman > O Brasil merece Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Bolsonaro e seu Governo, representam o maior resultado de 14 anos de PT no comando de nosso paÃs.
O Brasil mereceu o PT por 14 anos?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
A FSP merece o Hélio desejando a morte do Bolsonaro.
Pode merecer o Helio por outros motivos como o da sua ilustração enciclopédica,mas por essa manifestação profundamente infeliz não condizente com o brilho editorial do jornal e do próprio articulista,ninguém merece.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Nunca houve crime algum de Bolsonaro, para se justificar qualquer processo de impeachment!Governar com o centrão, é dever de governar para o Brasil, afinal, eles também foram eleitos, e são representantes do povo!As eleições estão chegando, e se o centrão incomada por alguns nomes, que o eleitor seja sábio, e voto para mudar!Bolsonaro da show de gestão e merece a reeleição!
Concordo Gabriel
Parabéns ao governo Bolsonaro!Governa a quase 2 anos, e nenhum escândalo de corrupção!Sera reeleito!
O governo tem obrigação de governar com o congresso que também foi eleito pelo povo!Centrao ou não, foi o que o povo votou para lá estar!Se o povo não sabe votar, isso já é outra questão.O fato é que, ao governar com o apoio do centrão, nenhum ilÃcito está sendo cometido!Bolsonaro está de parabéns por conseguir unir sua base de apoio no congresso, e ao mesmo tempo, e ao mesmo tempo, manter seu governo sem nenhum caso de corrupção!Isso é inédito no Brasil!A reeleição será inevitável, felizmente!
Sim, merece. Basta ver a seguinte reportagem da própria Folha: "Aprovação a Bolsonaro sobe e é a melhor desde o inÃcio do mandato, diz Datafolha", de Igor Gielow, em 13.ago.2020. Fonte (Url): https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/08/aprovacao-a-bolsonaro-sobe-e-e-a-melhor-desde-o-inicio-do-mandato-diz-datafolha.shtml
De 100 mil em 100 mil em pagamento de contas diversas; de aquisições de 14 casas em 10 anos pela ex-mulher no interior; de vendas imobiliárias com lucros estrondosos a famÃlia Bolsonaro já passou de vários milhões surrupiados dos cofres públicos. Qual a diferença dos inimigos a quem eles tanto apontaram o dedo e fizeram arminha falando que iria metralhar ? Infelizmente, tenho que concordar com Hélio. Os brasileiros merecem Bolsonaro. Votaram sabendo quem ele era.
Parabéns Hélio : " O Brasil merece Bolsonaro " . Nunca havia visto um tÃtulo tão significativo para iniciar em tempos atuais um post . O resto você já disse de forma muito precisa e esclarecedora . E tudo leva a crer que teremos um Bolsonaro a longo prazo .
Cara, esqueci de uma coisa: dois anos atrás, cancelei a assinatura de tão desgostoso estava com a lerda do Fórum. Depois, sentindo falta das pessoas de bom célebro, voltei e aceitei este bloody fucking sistema. Mai óia, dói no fogo.
[1]Caro Hélio, escrevo aqui a você porque sei que você pensa, ok? Hoje foi minha primeira experiência, em anos, de acompanhar uma longa linha de mensagens acerca de um artigo - quase cheguei nesse nÃvel com aquele seu da morte do Bozo. Para quem passa, bota uma, duas ou três mensagens, como sempre foi meu caso, tá tudo bem. Como hoje me assustei com as posições dos colegas leitores acerca de nossos concidadãos, nela permaneci. E não posso dizer que tenha gostado: quero dar uns pitacos [continua]
[8](Cont.) Temos então que procurar naquela imensa thread onde está a mensagem à qual fomos avisados de que há uma réplica. Isso é feito de modo tal que, ou o leitor tem um bom fÃg.a.do, ou ele vai c.huta.r esse email do sistema como in.ú.til. Pronto, terminei o básico. Só que a mensagem de número 7 foi bar.r.ada pelo siztema, e eu já não tenho paciê.ncia para ler, cont or.nar, testar, empreender o caminho regular para bu-rla+r essa chatÃ.ssima c.en.sura a palavras. Enfim, é um f.im de p.ikada
[7](Cont.) Finalizando, já que isto daqui não é ainda a San ta Inqu.isição do Fórum Ruim, a questão das notificações que recebemos em e-mail sobre nossas postagens e as réplicas. Cada postagem / réplica tem, certamente, um ID, uma identificação. tanto tem, que o sistema consegue perceber que houve uma réplica à nossa postagem e enviar um e-mail. Só que, quando apertamos no link, somos enviados ao inÃcio da linha de discussão. tem-se, então, a adorável tarefa de procurar uma t.ripa (Cont.)
[6](Cont.) Posso comentar, mas a notÃcia é fria e a linha de discussão é morta. Se a discussão deve ter a mesma validade da notÃcia, ela deve ser encerrada depois de um tempo arbitrário que vocês considerem adequado. Se a discussão deve sobreviver, não é possÃvel isso acontecer no sistema tal como está hoje em dia. Ninguém pode encontrar nada, procurar por uma discussão, navegar na balbúrdia. É um contrassenso, uma falta de escolha que acontece só porque nós vivemos um dia Depois do outro.
[5](cont.) Só serve para encher o saco, dado que falamos qualquer pi-ro cá que ser deseje desde que saibamos contornar as não poucas limitações do sistema (desta b.óx-ta de sistema, permita-me). Retomando minha primeira questão: Qual é a intenção da Folha em ter um fórum associado ã notÃcia? Se ele não deve perdurar para além do dia, porque podemos comentar em notÃcias que têm 3 ou 6 meses de idade? Por que isso é possÃvel de se fazer.
[4] (Cont.) Vê? A gente chega antes ao final da ideia, e custo esforço cognitivo e operacional para recuperá-la. Outro aspecto, bastante diferente, é a questão do uso de um sistema automatizado de censura a palavras. Essa borra de sistema do baralho,
[3](Cont.) A começar pela organização das réplicas: posta a ideia original, as demais chegam em ordem inversa do tempo; caso vocês queiram que as pessoas compreendam o sentido da discussão, era necessário que as réplicas viessem em ordem direta, da mais antiga para a mais nova. Até compreendo o que vocês não queiram mais do que dois nÃveis na linha de discussão (mensagem e réplicas), mas melhoraria a compreensão se a ordem das réplicas fosse alterada
[2] (Cont.) Em primeiro lugar, como é que o jornal entende a durabilidade de uma notÃcia e da discussão sobre ela? Tanto a notÃcia quanto a discussão, nascem e morrem num certo dia? A Folha não tem interesse em suportar uma discussão que transcenda o dia da notÃcia? Certas notÃcias mereceriam este suporte, enquanto outras, não? Tal como estruturado hoje, o fórum só dá conta do transitório, "do dia".
Dilma cometeu estelionato eleitoral pois não cumpriu com a agenda da esquerda no segundo mandato e nomeou Levy dono do caixa atendendo aos apelos dos banqueiros. Bolsonaro não vai cumprir uma agenda da esquerda e nem da direita, será um populista que envergará de um lado para o outro simplesmente para se manter no cargo e quem sabe garantir que algum filho lhe suceda, afinal todos são polÃticos da mesma linhagem intelectual e moral.
Traduzindo Hélio Schwartsman: Quem planta vento colhe tempestade. Rezemos para que os 582 dias que ainda faltam para o término desse pesadelo, nos seja leve.
Pois é. Mas como os brasileiros tendem a não se responsabilizar, se tudo der errado, a culpa vai ser só do partido ou da celebridade eleita. Falta senso de ética, especificamente a ética de responsabilidade.
Não viu quem não quis e continuam não vendo, porque não querem. Preferem versão cloroquinada da realidade na qual não foram vÃtimas do estelionato eleitoral.
Pior são aqueles que apoiam Bolsonaro achando que são "farialimers". Soberba de gado.
Perfeito Hélio, concordo.
Vocês já viram aquele vÃdeo em que o gado depois de tanto tempo preso devido ao mau tempo quando libertos correm felizes pelo campo pulando e coiceando o ar felizes da vida? Parecem os bolsonaristas depois de pesquisa de opinião que sempre disseram ser manipulada.
LullaLá Deveria Reconsiderar Sua Imagem, e Ver Como é Fácil na Bananândia Ser Popular, é Só Dar uns Trocados aos MacunaÃmas e Já Se Vira um Mito; Mas Convenhamos, Educar a Patuleia é Muito Mais DifÃcil! E La Nave Vá!
Perfeito Hélio!
Caro Alexandre, agradeço seu suporte a uma discussão em um pouco melhorzinha. Mas não rol.a, né? DifÃcil, muito difÃcil, que ela ocorra mais profunda em um fórum que tem a vida de um dia, e olha lá.
O problema maior é o guarda da esquina, ou o desembargador que passeia no parque, ou a juÃzo que julga negros, ou o machão Doc Street redivivo e a homofobia sanguinária e por aà vai. Até que na condução econômica ele poderá surpreender e o mercado não vai abandoná-lo, pois foi a respostas na conta certa para os investidores, mas esse ambiente social tóxico vai continuar e tende a crescer com mais força.
Muito superficial a análise. Não é isso. Parafraseando Hegel, uma confluência de fatores levaram a história a esse ponto. Hegel mesmo vislumbrou o sujeito absoluto o futuro da história em napoleão e no final da vida, parece, que se desencantou ao falar que a história não vai só pra frente, vai pra traz também, na Ciência da Lógica da Enciclopédia. A mÃdia foi 40% responsável, ao criar uma situação de anti-petismo radical, gerou o seu radical ultradireitismo.
Ora.ora um ateu falando em 'vontade de Deus'? Parece que o (Jair) messias dele faz verdadeiros milagres!
Muita gente votou em Bolsonaro, porque se sentiu enganada ou não gostava do PT. Muitos, no entanto, sabiam em quem estavam votando e agora estão percebendo o erro. Não votaram com a cabeça e agora percebem o equÃvoco. Qualquer um que acompanha minimamente o noticiário sabia quem era ele. Estava escrito na testa do bozo:" Eu sou corrupto; eu amo os torturadores; eu não gosto de pobres; eu xingo e ofendo as mulheres ; eu sou miliciano" e assim por diante.
Bolsonaro veio para mostrar-nos o quanto fomos enganados por Lula e o PT-esta é sua "missão"-; é a história se repetindo não mais como "farsa" e sim como "pura" realidade de um povo que permanece o mesmo,tanto quanto o partido que o enganou até hoje,não se dignando a mudar de nome de PT,para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Jesus da Goiabeira, iluminai!
Chuupaaa que é de uva!
Schwartzman, vc me representa! Brasil, o ultimo a sair apague a luz!
Vai logo para a Venezuela ou Cuba.Volta para uma visita em 2026.Boa viagem.
Graças aos Céus, depois de tantas sacanagens, pudemos escolher e votar democraticamente em Homem de confiança plena. Realmente, há males que vêm para o Bem. Se não houvesse um casalzinho de prisidentis malandrinhos, não terÃamos encontrado o Presidente Bolsonaro. E não estarÃamos hoje caminhando a passos largos para a tão sonhada Democracia Total. Pira, esquerdÃssima !
Defina democracia total e nem será necessário explicar o dano que este governo causa aos direitos humanos, à democracia, ao federalismo e ao valores republicanos.
Defina democracia total em 5 mugidos
Desculpe-me divergir, caro Sr. Marco. Se o que temos é um caminho para a democracia total, estamos no caminho errado. Estamos vivendo um regime fascistoide, com um presidente semi-analfabeto, com militares de novo no poder. Esse é um dèjá vu doloroso, para quem,como eu, viveu os anos duros da ditadura fascista por quase 20 anos.
Esses eleitores também foram influenciados pela mÃdia corporativa que incentivou o ódio à s polÃtica e aos polÃticos, mas realmente o eleitor médio brasileiro precisa ser estudado, agora é tarde, temos um fascista na presidência e temos prova de que é fascista já que entregou aos EUA através de um dos filhos uma lista de brasileiros antifascistas
Pobre brasileiro. Esses malvados , FHC, Lula, Dilma, Bolsonaro etc, foram todos eleitos, e reeleitos, pelo voto direto, mas os eleitores são completamente inocentes. Eles não sabiam. Foram sempre enganados e continuarão sendo, pois culpar alguem pela própria ignorância é a saida mais fácil, e por isso mesmo, a saida errada. O Estado não cria nada, só miragem e falso bem estar. O Brasil só vai melhorar quando melhorarem os eleitores, e deixar de ser o "pais dos coitadinhos".
Helio, você erra do começo ao fim. Pela primeira vez saÃmos do toma ca, da lá. No entanto fica claro a ingovernabilidade com a classe politica e o judiciário que temos. O congresso nao aprova nada, Bolsonaro foi praticamente obrigado a ceder alguma coisa ao centrao. Não há alternativa, essa é a democracia que temos. Somos reféns de maias e alcolumbres....e cia...
Para fazer uma afirmação dessas. Ou a pessoa é terraplanista ou faz parte da turma de milicianos que tomou conta do paÃs.
O pior cego é aquele que não quer ver! Certamente é o seu caso! Continue bancando o avestruz, com a cabeça enfiada na lama, enquanto a familicia destroi o pais...
João Braga..disse tudo; eles queriam que o Presidente desistisse, mas não, ele mudou a estratégia para continuar avançando e o Data Folha já detectou seu crescimento. Não adianta ser herói morto, melhor mudar e continuar vivo e lutando .
Interessante João. Continuamos a defender o Sr. Presidente e cia. ltda. SaÃmos do toma cá, dá lá? Desde quando o Sr. Presidente da República apresentou propostas que inovem a velha polÃtica? Talvez no que se refira ao desmatamento, à ineficiência do combate à pandemia, à corrupção, ao armamento. Sim, temos ideias mirabolantes que descartam a razão. Talvez por isso, como você bem disse, o "congresso não aprova nada".
Ah, fantástico, tudo mudou: agora é toma cá, dá lá! O Bozo é refém da própria burice, da incompetência de seu entorno e dos compromissos de Erda que tenha assumido pelaÃ.
Caro Hélio, você escreve como se Bolsonaro e seu eleitorado tivessem alguma noção do que estavam fazendo e fazem. Tome como comparação os romanos e os bárbaros. Até hoje há estradas, sistema de água encanada e outras construções complexas construÃdos pelos romanos nas cidades bimilenares da Europa. Não há um tijolo que faça lembrar os bárbaros. Bolsonaro eu seus macacos amestrados são a versão atual dos visigodos e ostrogodos.
Não, o que o Brasil precisa é polÃticos, jornalista, articulistas, etc., que abandonem a soberba e aprendam a ler a realidade e não confudi-la com os próprios desejos. Notaram os resultados recentes da eleição na Polônia?
Ao colunista: como se vê, por alguns comentários por aqui, a ignorância não apenas não quis ver o que Bolsonaro é. A verdade é que viram, se identificaram e amaram. Amam a corrupção, se pudessem mergulhariam nela. Não têm moralidade e hj têm orgulho em assumir. Odeiam vidas e adoram o Corona, se pudessem contaminariam mais pra morrerem mais. Não é questão de fake news, mas de amor verdadeiro pela indecência e falsidade que Bolsonaro é. Não é caráter, mas o seu contrário.
O " grande " jornaLista que desejou a morte do Presidente da República ainda está na Foice de São Paulo... Lamentável. Mas, parodiando o tÃtulo da matéria tão sem conteúdo, a Folha merece Schwartzman...
Que pena, não é Wolf? O PT deixou o povo tão instruÃdo e o Bolsonaro estragou tudo.
Não, a educação sempre tava ruim como no mundo inteiro 100 ou 150 anos atrás. Assim, enquanto outros paÃses melhoraram e desenvolveram o próprio potencial, o Brasil quis manter o elitismo. Assim ninguém melhorou a educação, ou por falta de vontade (ditadura), ou por falta de competência. O PT massificou a educação (superior), deu acesso aos classes mais baixas, sem melhorar a qualidade. Pelo menos algo, porém pouco
Exato. E com toda a certeza.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Gente, acaba de acontecer uma coisa exemplar. Estou em um lugar absolutamente ermo, onde não havia energia elétrica há cinco anos. Acabo de ter uma discussão com meu vizinho Caiçara, bolsonarista. Uma figura de bom caráter, inteligente, de baixa instrução, nao assiste nem jornal nacional Ele não era nem de direita nem de esquerda. Em cinco anos de acesso as notÃcias difundidas em grupos, ele Bozificou brutalmente. Fez-se, do cara, bolsonarista. Ele é protótipo de metade do eleitorado do Bozo.
Então, Christopher, você tem uma posição liberal que é defensável, é discutÃvel, tem estofo. Neguinho não tem estofo algum por aÃ. Em alto nÃvel, a reflexão constrói um paÃs; nos BozoParâmetros, destrói.
Muito pertinente a sua colocação e definição, concordo totalmente.
Esse eleitorado Bozófilo, muito humilde culturalmente, sem recursos cognitivos nem conhecimento instrumental, existe aqui na quebrada do Brasil e existe na quebrada da cidade grande. vamos para o outro extremo: classe alta que estudou no Bandeirantes. Se ele avalia o bolsonaro como bacana, suas ações como responsáveis, seu trabalho como adequado para a nação... Duas opções: é buro ou mau-ca-rá.ter. Nem vou entrar na avaliação de cada um, fica subentendido.
Falta de instrução, aà você vê o atraso. Educação é a base que qualquer sistema liberal e ultraliberal precisa para florescer. E o Brasil é o paÃs que baniu Paulo Freire por temer que uma alfabetização das massas miseráveis pode causar convulsões, por essas faixas poderiam descobrir que tem direitos. A potencial de sempre surpreender deste paÃs vai na direção que deixa acreditar que vai ainda votar num PR pior que Bolsonaro
Este deve entender como se toma cloroquina.
Aceita que dói menos.
Que argumento..Mas o que esperar de alguém que apoia um sujeito medÃocre,defensor de ditadores e um entusiasta de uma prática vil como a tortura?O Hélio aceita,só lamenta que Bolsonaro seja um reflexo de uma boa parte do povo brasileiro.
Wilson, que pândego eres! Se fosse o contrário - cloroquina fiofal E ozônio em comprimido, era capaz de ter parado a terapia. Que ardume!! ;-)
TÃpico comentário do cara que tomou cloroquina e ozônio pelo reto...
Não é só a ingenuidade da população, é o sitema eleitoral; presidencialismo sem voto distrital. Escolhemos entre um que cometeu um estelionato eleitoral, dizendo-se anti-corrupção, e que iria adotar um modelo econômico liberal, e o seu adversário, que vivia pedindo a benção de um polÃtico preso por corrupção em 3 nÃveis da justiça, de um partido que organizou um assalto à Petrobras e aos cofres públicos. Se eventualmente este infortúnio acontecer novamente em 2022, o resultado pode se repetir.
Brasil, nunca mais!
Lembranças ao povo da Venezuela. Ou irás para Cuba ??
Fica aà pela Venezuela , é bom.
Melhor não se estressar, calma. O tempo passa rápido, em 2026 ele termina o mandato.
A culpa não é do miliciano psicopata e sim do gado alienado que votou no genocida....
Bolsonaro é a pior cara do Brasil.
Sem esta de complicar. A eleição foi a disputa entre duas impossibilidades. Uma já vomitada, outra ainda não sofrida. Certo que prefiramos o que chamamos democracia. E fazemos vista grossa para suas imensas brechas conjunturais. Mas os cardápios eleitorais já vêm viciados. E a eleição vira engodo.
Eu não votei no Sr. Bolsonaro. Jamais votaria ou votarei neste ser. E tampouco fiquei em cima do muro. Votei no Haddad Este ser inacreditável que ocupa a presidência não foi eleito com meu voto. Essa mancha eu não carrego . PS. Ñ votei no Lula, na reeleição e nem na Dilma
Caro Herbert, espero que ainda veja esta mensagem. O Haddad era um excelente candidato progressista, bem formado com experiência inteligente. O contexto no qual ele se enfiou foi péssimo, e as decisões que o partido tomou - e ele acatou - piores ainda. O Lula, como chefe, também se mostrou péssimo, deveria ter passado o cetro e fim de papo. É um senso de ética e uma lealdade que não creio que o partido e o chefe mereçam. Então, parece-me que o Haddad é um polÃtico de grande potencial, mas não no
Votar no poste nem pensar,tenha paciência .Em 2026 não votando em poste pode ser que seu voto eleja alguém.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O Brasil merece Bolsonaro Voltar
Comente este texto