Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Sou brasileira, e, não mereço este presidente. Nem o escolhi. O que me deixa pasma é ver o quanto quem o apoia, não enxerga seus sinais. Se único interesse é se manter no poder. Tão irresponsável quanto o presidente, é o Congresso Nacional , que com tantos pedidos de impeachment, nada faz.

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Eles são unidos na arte de esfolar a ralé arrumam uma briguinha aqui outra ali e continuam enganando os trouxas,vide Bolsonaro e temer trocando beijos.

  2. Peter Janos Wechsler

    O povo, insatisfeito, depois de 12 anos de PT, optou por uma mudança. Tão simples assim.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Francisco. Mesmo no primeiro turno ficou claro que a maioria iria votar em quem pudesse derrotar o PT. Jamais o povo poderia se identificar com um Meirelles apesar dos méritos. Péssimo nos debates. Desde o início foi uma luta contra o PT. Que mereceu a derrota, mas eu também teria preferido que fosse para um outro. Não havia outro. Nem mesmo o coronel desbocado. o povo votou com o fígado.

    2. Francisco Alves de Souza Jr

      Discordo qu só havia uma solução binária, só foi binário porque Bolsonaro e seus robôs fizeram os que votaram nele crer que era a única alternativa ao PT... Por um acaso no primeiro turno só havia Haddad e Bolsonaro?! Não, as eleições neste turno é que os colocaram na posição... Não se cogitou de outros, Meirelles competente por onde passou, que em pouco tempo contribuiu pro Brasil aumentar seu 'pibinho', etc.. e etc

    3. Peter Janos Wechsler

      Pois é, Daniel. Foi binário mesmo. Qualquer coisa menos o PT. O PT elegeu quem está aí.

    4. Daniel Alvares

      A velha ladainha. Como se a eleição fosse em código binário. Talvez o seja pra robôs

  3. Erica Luciana de Souza Silva

    (continua) ele está ganhando os mais pobres com uma merreca q nem queria dar, ao invés de fazer verdadeiras políticas sociais, como investir em educação e saúde. Continua agindo como se mais de 100.000 pessoas não tivessem morrido, muito devido a incopetência dele. Com essa pesquisa agora, ele viu q está indo no caminho certo para reeleição. Vai se tornar cada dia mais populista, vai furar todos os tetos de gasto, vai se aliar a qualquer escória para garantir a estadia no Planalto.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    O verdadeiro fatalismo é o historico, produção tem q se realizar e atender cada vez mais gente. Pessoas isoladas são cirscunstanciais: se ñ forem umas serão outras. Bnaro é uma cirscunstancia, colocado pela midia, ela faz com q um conservador como ele tenha um projeto liberal. Como disse Salim Mattar, desistindo do governo: e muito esforço pra pouco resultado, a burocracia resiste. Bnaro tambem cedeu. O Brasil merece o melhor q ñ depende e ninguem. A historia da produção e inexoravel.

    Responda
  5. JONES DARI GOETTERT

    A tese de Hélio é interessante, mas permanece presa em "razões" de seu pensamento elitista, neoliberal e preconceituoso. Mas talvez o que precisa ser respondido é: quem, afinal, gestou e embalou até agora o governo que está aí? E é ingenuidade achar que é a elite que deve mudar para algo mudar. Parte expressiva da população sempre esteve com fome, e a elite nunca se importou com isso... Portanto, É A ELITE QUE MERECE BOLSONARO.

    Responda
  6. Elisabeth Beraldo Faria

    A imprensa e os fakes fizeram o Brasil merecer o im becil! Agora pagamos o preço. Patria amada...desgovernada!

    Responda
  7. Erica Luciana de Souza Silva

    (continuandi) aí construiu sua rede de corrupções com milicianos alimentados por rachadinhas. Aquele discurso "votei nele pq não tinha outro" ou "pq prometeu acabar com a corrupção" TB é desculpa. Na verdade, a maior parte de seus eleitores sereconheceram nele: racistas, homofóbicos, egoístas, classe média achando q era rica e ricos egoístas não dispostos a cederem 100 reais de seus ricos cofres. Agora é aguentar e se preparar pq ele está ganhando os mais (continua)

    Responda
  8. Fernando Silveira

    Este governo se fundamenta no sectarismo e na triagem social dos brasileiros. Com pessoas -muitas- pagas com nosso dinheiro com o sonho, convergente entre fanáticos, de colocar um sinal nas nossas portas.

    Responda
    1. ELIS M PER

      Exatamente, Fernando. O Bonoro sempre adotou discurso supremacista que se encaixa perfeitamente no pensamento de milhares da classe média e mesmo dos muito ricos. Quaisquer que fossem as promessas dele, fosse de estatista ou de liberal, ele iria longe nas eleições.

  9. Maurício Serra

    Não existe uma agenda liberal no país. Existe uma agenda neo-liberal, o que é muito diferente. O objetivo é concentrar cada vez mais riqueza nas mãos dos mais ricos e evitar a todo custo impostos sobre eles. Por isso a nova CPMF sobre a classe média, ao invés de taxar fortunas, dividendos e heranças.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Ñ temos governo, temos poderes: Leg, Jud e Exec. Contra eles, liberalismo foi ato do povo contra o poder, ñ foi ato do poder. E, sua sugestão de taxar, qe seja dos mais ricos e fortalecer um estado perverso com cerca de 40% d pib. Lembrar q taxar ricos e condenar os pobres. O rico e q investe e cria as condições para os pobres. E nas maõs do estado a concentração piorara.

  10. Erica Luciana de Souza Silva

    Eu não falaria em ingênuos. Esses foram a minoria. De resto, os q votaram sabiam exatamente o q estavam fazendo. Bolsonaro não omitir quem era. O tempo todo falando em metralhar, matar, eliminar minorias, fazê-las se curvarem, elogiando torturadores. As provas de corrupções e incopetência TB eram evidentes. A maior delas: 30 anos como deputado e nem um projeto aprovado. Só não fez os grandes roubos com empreiteiras pq como era insignificante, não tinha acesso aos grandes cofres aí (continua)

    Responda
  11. Karina Akemi

    Será que o maior problema foram os menos ingênuos? Quem será? A imprensa? Grande parte dos empresários propriamente ditos? A elite? Pra mim é a imprensa, nunca vou esquecer do " escolha difícil" , " super ministros" e outras coisinhas ditas em jornais e tv. A população não merece o Bolsonaro, mas tb não merece parte da imprensa, empresários e elite que tem.

    Responda
  12. Antonio Carlos dos Reis

    O Brasil não merece um presidente com déficit cognitivo, já o brasileiro, esse sim merece, o ser que ocupa o cargo atualmente representa o povo muito bem, é a prova de que a democracia funciona.

    Responda
  13. Roberto Gomes

    O pior não vai ser aguentar Bolsonaro 4 anos, e sim 8. Com a oposição bu.rr.a e anacrônica que existe aqui, inclusive uma esquerda bem mofada, é bem provável que isso aconteça.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Esquerda que, mesmo levando por.rada todo dia desse governo, insiste em ser manter desunida. Só é ver a insistência do PT pelo Tatto, apesar de todas as resistências.

    2. Maurício Serra

      A culpa agora é da oposição, que tem sua voz boicotada pela imprensa? Toma que o filho é teu!

  14. romulo paiva

    Caro editor Realmente cada povo tem o governo que merece, como por exemplo a esquerda ficar mais de dez anos no poder tentando implantar um regime com tendência marxista, com controle da mídia, alto grau de corrupção e incompetências, levando o Brasil à bancarrota.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      E você sabe o que é marxismo? Cite um único exemplo da tentativa de implantação de marxismo. Não sabe, né? Pergunte ao seu professor Olavo.

    2. Daniel Alvares

      Marxista? tome essa cloroquina com ozônio é mude o disco, Carluxo!

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Kkkkkkkkkkk

  15. MARCOS BENASSI

    Caro Hélio, não posso concordar com sua assertiva, já que não há pena de morte no Brasil, muito menos pelo crime da burice. Nem pelo mau-caratismo, quer seja o derivado do amor excessivo pelo dinheiro, quer seja por identidade afetivo-fisiológica, tal como acontece ao coleguinha Jackson, sempre presente aqui nos fóruns da folha com frases entre o indigesto e o indigente. Morreremos aleatoriamente, quer "meretícios", quer não. Pena não poder colocar na frente da fila os "meritríssimos" Federais.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Márcio, democracia eu aguento muito bem. O que não dá para aguentar é idiotia, psicose ou mau-caratismo. Aí, não é um problema de democracia, é um problema de polícia.

    2. MAURICIO LAHAN

      aceite a eleição acabou aguente democracia

  16. Ayer Campos

    O fatalismo secular, como o religioso, simplifica o mundo para torná-lo 'manejável'. Dois segmentos da votação (aliás, minoritária) de JB não votaram com 'fatalismo' - a não ser que se entenda por isso uma pré-disposição constitutiva. Uma é a horda decepcionada ou vingativa contra o PT (demasiado humano). A outra, subestimada pelo colunista, é o 'andar de cima' (F Lima), que votou com convicção no candidato relapso e trapalhão, que daria corda a Guedes enquanto brincasse com os filhos no 'play'.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ayer, Este é um exemplo de falha no desenho de produto, veja só: se pudéssemos dar um "stop", não haveria problema em deixá-lo no "play"; um "pause" já resolveria bastante coisa. Se tivéssemos a opção do "finalize", como a de videogames de luta e sangue, seria ideal. Contudo, os mau-caráteres da grana não pensaram nesses comandos, e os que bem se alinham ao caráter presidencial, não os desejam. A nós, todo o resto dos consumidores, resta-nos somente o botão "sifú".

  17. Cloves Oliveira

    Se os políticos Franceses pensassem como os Brasileiros, quem estaria governando a França hoje seria a Marine Le Pen. Em vez de se degladiarem como aconteceu no Brasil, gente graúda como François Fillon, Benoíte Hamon e Alan Juppé deram total apoio ao Macron. Ou seja, em vez de apenas falar dos seus valores, demonstraram na prática ainda que com o próprio sacrifício. Em vez de ficarem nervosinhos quando são acusados de ter eleito o JMB, a esquerda Brasileira deveria rever seus valores.

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      Obrigado por provar meu argumento, apesar de não terem entendido nada que escrevi. Continuem nervosinhos e teremos mais quatro anos do JMB. Quem precisa de direita quando a esquerda é especializada em dar t/iro no próprio pé?

    2. ELIS M PER

      Meu caro, a esquerda é a menos culpada. Você deveria se lembrar do papel que o Centro, a Direita moderada e a grande imprensa tiveram em destruir a reputação do P. T e de normalizar, quando não apoiar cinicamente a candidatura do Bo no ro

    3. Maurício Serra

      Quem elegeu o Bozo é quem teclou 17. Toma que o filho é teu. Não culpe a esquerda pelas bobagens que vc faz.

  18. Jorge Sá de Miranda Netto

    O Bananão merece o capitão corona, assim como mereceu getúlio, dutra, getúlio de novo, juscelino, jânio, jango, a ditadura militar, sarney, collor, itamar, fhc duas vezes, lula duas vezes, dilma quase duas vezes, temer, capitão corona e, pelo desandar da carruagem, vai merecer o capitão corona de novo. Bananão, ame-o ou deixe-o.

    Responda
  19. CLELIO LEITE PINTO

    Os militares, se quiserem honrar a instituição que tanto orgulho (apesar de alguns deslizes e do golpe de 1964) lhes traz, precisam, com urgência, abandonar o barco. As pessoas sensatas sabem que somente idiotas ainda apoiam o governo.

    Responda
    1. romulo paiva

      Os militares tem que continuar, pois são honestos, bons princípios e competentes.

    2. MAURICIO LAHAN

      1964 regime democrático militar

  20. Alberto A Neto

    Zurrando seu dialeto brutal e bestial, à base do 'tem de matar 30 mil' ou 'sou a favor da tortura", o deputado cúmplice de terrorismo - que chegou à capitão em votação apadrinhada pelo S.T.M -, já cabalava 70 mil votos de milicianos e filhotes da ditadura. Urrando o mantra negacionista, o Messias multiplicou os mortos. Sua pirâmide empilhará 125 mil cadáveres. O país foi o único do mundo onde a carnificina da pandemia alcançou status de carnaval mórbido e ganhou popularidade eleitoral macabra.

    Responda
  21. CLAUDIA ROVERI

    Esqueceu de mencionar a classe média que votou nele por horror ao PT e agora corre o risco de pagar a conta do espeto que o "liberal Guedes quer enfiar ao cortar as deduções de saúde e educação no IR.

    Responda
  22. Jackson de Moura Ferro Silva

    Jornalista, o governo federal vai muito bem, obrigado , sem corrupções ou escândalos nas Estatais . Já na época do PT...

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Jackson esta certo, Jesse. Não houve grandes escândalos de corrupção no governo Bolsonaro. Até agora.

    2. Jesse G

      De que planeta vem sua nave?

  23. Jackson de Moura Ferro Silva

    Jornalista, o governo federal vai muito bem, obrigado, sem corrupções e escândalos nas Estatais . Já na época do PT ...

    Responda
    1. Renato Modesto

      Corrupção não quer dizer apenas peculato ou concussão. O sentido original da palavra é degeneração, putrefação. Assim, esse desgoverno já nasceu podre, nas suas idéias medievais, na destilação do ódio e etc... as rachadinhas são apenas a ponta do iceberg!

    2. Jorge Sá de Miranda Netto

      Acorda seu Jackson!