Mario Sergio Conti > Nos 80 anos do assassinato de Trótski, as ideias do arauto da revolução Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E viva as revoluções..
Em artigo anterior o Sr Conti atacou, entre outros, Bill Gates e J. P. Lemann, ambos com contribuiçoes importantes para a sociedade em em seus setores de atuação. Hoje não disfarça sua admiração,imagine, por Trótsky! Aproveita para pregar revoluções socialistas."Talvez ( Trótsky) não esteja mortinho da silva até que a revolução deixe de ser anacrônica e vire de novo pálpavel", diz ele. Trotsky em seu livro sobre arte afirma que só existe a arte socialista. Defender Trosty, sim, é ser anacrônico.
Percebe-se que você nem leu o livro que "cita"... Primeiro que Trotsky em seu livro "Literatura e Revolução" faz uma dura crÃtica a arte burguesa, mas não nega seu valor artÃstico em nenhum momento. No manifesto feito com Breton critica ferrenhamente a arte proposta por Stálin, o realismo socialista, justamente pelo seu caráter autoritário. Sua proposta pelo contrário, é de produzir uma arte mais ligada aos anseios da sociedade e que também poderia ser critica a Rev. em certos momentos.
E daÃ?
Acho muito legal o espaço de comentários. Diversos russos aqui comentando e nenhum brasileiro. Sabem muito da USSR e nada do Brasil. Que bom saber que a FSP está sendo lida até na Rússia.
Não é preciso ser Russo para saber que a USSR foi uma ditadura que oprimiu e matou milhões de pessoas , basta ter lido um pouco e ter coragem de encarar os fatos! Fazer defesa de Trótski, Lênin ou Stalin é uma atitude que deveria envergonhar quem a faz!
O que sei sobre a URSS é que o preço do pão não subiu durante 60 anos.
Não entendo por que liberais não gostam da palavra revolução. O marketing está cheio de revoluções. A revolução informática, o IPhone como revolução, a revolução da Inteligência Artificial, a 4a revolução industrial. Só o capital pode usar a palavra revolução sem ser criticado? E pelo que entendo, Bolsonaro quer uma revolução Nacional-Integralista. Vamos criticar?
E os que espertamente sobreviveram, mandaram matar o povo. The End 2.
Posso dizer o que eu penso pessoalmente desses "revolucionários"? Fizeram todos eles suas revoluções e logo em seguida um mandou matar o outro ou então o povo logo em seguida os matou. The End.
A biografia de Trótsky escrita por Robert Service descreve a vida de Lev Davidovich Bronstein desde quando nasceu no dia 26 de outubro de 1879. A partir da Revolução de Outubro de 1917, foi uma figura de impacto mundial. Depois do exÃlio na Sibéria e deportação da URSS, ele permaneceu no centro de atenções globais até o seu assassinato. Trótski foi um revolucionário militante, e nada do que declarava em público deixava de trazer a marca dos seus objetivos práticos na ocasião em que era dito.
Comunismo sempre foi um regime totalitário e anti democrático assim como o nazismo e o facismo, mas Mário é petista de carteirinha portanto elogiar trótski e afins é mesmo esperado!
Só falta a canga para ficar quadrúpede.
A observação do Hegel de uma certa dualidade dos eventos históricos cai muito bem na revolução russa. A comparação do Tróstski com Robespierre, a execução das famÃlias reais, o momento da tomada de um sÃmbolo de poder, eles provavelmente se viam como jacobinos reencarnados. Não podiam adivinhar que estavam fazendo uma nova reação quÃmica social, misturando nacionalismo e socialismo, e gerando o que viria a ser conhecido como fascismo. Os italianos posam como criadores, mas imitaram os russos.
Fico pasmo como alguém liga Trotsky a escravidão como no comentário de Cloves. Só pode ter lido em algum zap dos fascistas do nosso tempo, os autoritários representantes da pior face do sistema, mas que convenceram muitos que são anti sistema. Acho que são, pois pregam a volta a antes do século XX. A burguesia desaprendeu que excesso de exploração e truculência produzem revoluções.
É preciso ser um viúvo sem escrúpulos da USSR para se dar ao trabalho de lembrar a data da m/orte desse d/emente. A crueldade é o humanismo mais elevado de um revolucionário, é uma das frases menos i/nfames que escreveu. Foi proponente do "dvizhimoye rabstvo", ou seja a submissão de pessoas ao trabalho escravo e a possibilidade de serem comercializadas como mercadoria extensivo aos descendentes. O mundo teria sido melhor se ele não tivesse nascido.
Trótski foi banido da História, mas não foi de todo esquecido. De vez em quando lembram dele como um velhinho safado e ingrato que comeu a mulher do anfitrião, se brincar na própria cama dele. Claro, burro ele nunca foi, e ficar com a Frida K., talvez tenha sido a única recompensa de suas revoluções. Que mulher livre e “caliente”, ficava com tudo e com todos/as, aquilo sim é que era uma sexualidade permanente.
'As pessoas que imaginaram ter feito uma revolução sempre viram, no dia seguinte, que não sabiam o que haviam feito, e que a revolução que fizeram não parecia nada com a que desejaram fazer' (Friedrich Engels). Lênin sabia o que fazer. Trotsky o que poderia ser feito. Lênin sabia o principal. Trotsky, o subsidiário. Uma frase de Lênin a Trotsky diz tudo: 'Primeiro temos de tomar o poder. Então decidir o que fazer com ele'.(24 de outubro de 1917). Depois de Marx, Lênin e Freud, o mundo foi outro.
Pois é, atualmente o mundo valoriza o propósito como a base fundamental para termos força para seguir em frente e engajarmos outros. Neste ponto Troksky foi muito diferente de Lenin, pois enquanto o propósito dele era amplo e tocava a todos, o de Lenin era estreito e só beneficiava a ele e a alguns poucos. A ideia da revolução permanente apesar de uma utopia é sensacional! Se o mundo muda constantemente a revolução precisa ser permanente para dar novas respostas a novas perguntas.
Errado, continuou sendo o que sempre foi: vida farta e tranquila para 10%, pobreza e opressão para 90%.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mario Sergio Conti > Nos 80 anos do assassinato de Trótski, as ideias do arauto da revolução Voltar
Comente este texto