Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guilherme Guimaraes

    Na resposta que postei abaixo, ao citar o art. 5o,inciso LXII da CRFB o corretor trocou a palavra imprescritível por imprescindível. O correto é:"a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível , sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei." Desculpem.

    Responda
  2. Guilherme Guimaraes

    Na resposta que postei abaixo, ao citar o art. 5o,inciso LXII da CRFB o corretor trocou a palavra imprescritível por imprescindível. O correto é:"a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível , sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei." Desculpem.

    Responda
  3. José Cardoso

    Realmente temos uma dívida com a população de ascendência africana. Uma medida prática seria reservar 100% das universidades públicas para eles. Isso também no corpo docente. Como há uma forte correlação entre pobreza e ancestralidade africana, estaríamos ao mesmo tempo diminuindo a desigualdade. Hoje o dinheiro público nesse setor é em grande parte destinado à fração mais rica da população.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Racismo só existe na cabeça de intelectual. O que temos no mundo real é preconceito e discriminação. O preconceito está na mente e no coração das pessoas, portanto não pode ser proibido ou punido. A discriminação resulta do preconceito somado ao poder e é ilegal porque atenta contras os direito básico das pessoas. Como é possível que tanta gente fale de discriminação sem que ninguém apresente evidências? O fato de existir disparidades não significa que todas são causadas por discriminação.

    Responda
    1. Guilherme Guimaraes

      Ei Cloves. Não é verdade que racismo só exista na cabeça de intelectual. Há em diversas cabeças e infelizmente se manifesta em ações ou omissões de alguns. Mas racismo, sempre é bom lembrar, é conduta criminosa reprovada por nossa Constituição. Você deve ter esquecido ou talvez nunca tenha tenha lido. Vale conferir: Art. 5o, inciso XLII da CRFB :"a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescindível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei."

    2. Cloves Oliveira

      Não vivemos no passado, mas o passado vive em nós e dependendo do grupo no qual originamos, vamos experimentar maior ou menor dificuldade para atingir a mobilidade social e econômica e existe pouco que pode ser feito para mudar o quadro. A pobreza não discrimina contra ninguém e é nela que precisamos concentrar esforços para que um dia todos tenham as mesmas oportunidades na vida. Já o resultado vai depender do esforço de cada um, sempre lembrando que não existe almoço grátis.

  5. Paulo César de Oliveira

    Tantas bobagens politicamente corretas que dá até preguiça de responder. tudo. Vou me limitar a uma resposta parcial. Racismo não é invenção branca e pode ocorrer, por exemplo, entre japoneses e coreanos ou chineses e uigures. O autor parte do pressuposto que as diferentes raças são iguais, o que é falso. Vejamos o caso dos vencedores de maratonas e outras corridas de longa distância: quase todos são negros, especialmente do oeste da África. Nesse quesito, as raças são claramente desiguais.

    Responda
    1. Guilherme Guimaraes

      Uma coisa é notória nesses comentários: a preguiça. Preguiça de argumentar, de ir além da wikipédia e do viés de confirmação. Despeja frases de (péssimo) efeito para elencar suposições de cunho racistas sem qualquer rigor. No lugar de q.i., que tal pesquisar sobre o conceito de inteligência? Antes de pescar estatísticas, que tal estudar correlação espúria? Que tal ler um pouco de Silvio Almeida? Ou assistir a "Infiltrado na Klan"?

    2. José Carlos Monteiro da Silva

      E viva o racismo, né, “seu” Paulo? Com argumentos como os expostos aqui o Sr. talvez fizesse jus a ser condecorado com a cruz de ferro pelo führer em pessoa. E, ao citar estatísticas, cite também as fontes. Só pesquisas sérias e consistentes dão credibilidade aos números.

    3. ENAIDE HILSE

      Osmar, você poderia ter economizado o seu comentário. Uma tal pessoa pode passar o resto da vida lendo que nunca vai entender nada. Tem sorte de ser brasileiro. Em outro país seria processado e condenado a pelo menos um ano limpando banheiro públicos em tempo integral.

    4. osmar Carneiro

      Leia de novo.

    5. Paulo César de Oliveira

      Por fim, as ações afirmativas são um exemplo de discriminação racial. Um candidato tira uma nota mais alta mas é preterido em favor e outro que tirou nota mais baixa mas é protegido pela política de cotas.Para cada cotista tirou nota mais baixa e foi aprovado, há um não cotista que foi reprovado mesmo tirando nota mais alta. Isso certamente é uma injustiça, e uma injustiça que afeta mais os brancos pobres, já que os ricos acabam buscando faculdades particulares, as quais o pobre não pode pagar.

    6. Paulo César de Oliveira

      Quanto à criminalidade, se membros de uma raça cometem proporcionalmente mais crimes, é natural que estejam desproporcionalmente representados entre os presidiários e pessoas feridas ou mortas em confronto com a polícia. Segundo o verbete Race and Crime, da Wikipedia em inglês, nos Estados Unidos os negros, que constituem 12% da população, foram responsáveis por 50,2% dos homicídios cometidos entre 1980 e 2008. Um negro têm 8 vezes mais chance que um branco de vir a cometer um homicídio.

    7. Paulo César de Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.