Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    A desonestidade intelectual d Mendes comove; em ultima instancia td investimento é feito pl iniciativa privada pq o Estado não produz nada e compra tudo d burguesia; a questão é quem banca o investimento : o cidadão-contribuinte via impostos ou o cidadão ao pagar pelo serviço ou capacidade construída pelo empresario – mas há pegadinha ai ; o investimento d longo prz é sempre d estado via banco publico isto é , grana d contribuinte pq o empresario nao arrisca seus recursos

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      mais desonestidade: baixa qualidade - não ocorre pr acaso e para combate-la aqui ou alhures existem agencias regu ladoras/tribunais d controle q fiscalizam a menos q sejam incompetentes ou aparelhados – como n caso ds barragens d iniciativa privada que ruíram ou estão em vias d ; outra : tempo- também não ocorre pr acaso ms para possibilitar infin daveis aditivos ; ultima, se tribtçao perversa fosse problema em períodos d crescimento teria sido atacada ou M acha qe ns EUA nao existe corrupçao?

  2. Aline Cordeiro de Sousa

    O colunista acha que o interesse privado vai ajudar a necessidade coletiva

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E o comentarista acha que a economia cresce sob ausência do interesse privado ? ... ou que a necessidade coletiva prescinde do crescimento da economia ?

  3. Aline Cordeiro de Sousa

    O colunista acha que o interesse privado poa ajudar a necessidade coletiva

    Responda
  4. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    Alguém sabe qual o projeto de lei que prevê doação a cemig e gasodutos?

    Responda
  5. RILER BARBOSA SCARPATI

    Quem lê as colunas dele, pensa até q o Brasil é o paraíso do investimento privado, q empresas privadas nossas são as melhores do mundo e, por fim, subjacente a tudo, está a ideia (falsa como nota de 3 reais) de que o investimento privado pode atender ao interesse coletivo. Só o Estado é capaz de atender interesse coletivo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O problema é que, notadamente no Brasil, o 'coletivo' é seletivo ao sabor das aspirações eleitorais.

  6. JANIO MOREIRA

    Roosevelt agiu errado após o crash de 1929! Não devia ter realizado investimentos públicos, devia ter deixado a falida iniciativa privada fazer os investimentos necessários! No Brasil atual somente os bancos têm dinheiro, e receberam um trilhão! Fanatismo ou má fé do articulista!

    Responda
    1. José Cardoso

      Bem lembrado. Os EUA não saíram da depressão nos anos 30, permanecendo na casa de 15% de desemprego ou mais. As medidas do Roosevelt certamente ajudaram localmente alguns setores, mas não a economia como um todo. Se não tivesse concorrido pela terceira vez vez e ganho, seria como Hoover mais um Mr. Depression. A segunda guerra reativou a economia e catapultou sua reputação.

  7. Hercilio Silva

    Acho que só com uma nova geração de economistas e colunistas vamos sair da defesa da religião neoliberal. Isso se o radicalismo da religião neoliberal não provocar uma hecatombe econômica que leve essa geração a mudar de ideia forçada pelos fatos. Criticar investimento público com as economias quase paradas? Propõe a falácia do investimento privado. É crise, o privado foge de riscos, investimento é risco.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      O privado aqui exige dinheiro público. Lucros privados e riscos socializados. Há completa ausência de liberais no Brasil. Defender renda baixa para pobres e autoritarismo não é liberalismo. Os mesmos empresários que querem extinguir a carteira assinada, exigem dinheiro do BNDES.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quando o maior risco é o próprio Estado, como aqui, evidentemente que o investimento privado some. Investimento privado não é falácia, mas sim essencial ao crescimento de qualquer economia. Não é questão de trocar investimento público por privado, pois cada qual se presta à sua área. Investimento público deve ser, além do básico saúde/educação/segurança, em infraestrutura. Privado, em desenvolvimento tecnológico e produtividade. Daí têm-se empregos e renda.

  8. Maurício Serra

    '' quando o governo federal já está gastando mais de R$ 500 bilhões com medidas de mitigação da Covid? Boa parte disso com transferência de renda para pessoas de baixa renda, com alta propensão a consumir.'' - Aí beirou a desonestidade intelectual. O povo está gastando esse dinheiro com comida, pq perdeu todas as outras rendas. O consumo geral despencou, e não aumentou. Achar que a economia ia ficar positiva por causa do auxílio é absurdo. Não acredito que li isso!

    Responda
    1. Maurício Serra

      Tá explicado. Li agora que é do Insper. Só falta ser do Novo e do Mises também.

  9. roberto foz filho

    Concluindo: Não se pode falar em investimentos no Brasil com esse grau de corrupção. Ou o país, com participação popular e dos articulistas, combate a corrupção nos 3 poderes da república ou ainda continuaremos andando de lado. Falta exemplo

    Responda