Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vito Algirdas Sukys

    A eugenia e o darwinismo social são perigosos. Receio que se seguirmos a idéia de esterilização de pessoas de baixo QI eu não estaria aqui; pois não acredito que o QI é fixo e imutável desde o nascimento; pesquisas empíricas mostraram que ele pode aumentar ou diminuir durante a adolescencia. Medi o meu QI uma vez aos 14 anos, e deu 110 ( acima da média ) . Acredito que se medisse hoje na velhice daria 60 ( abaixo da média ). Hehehe. O QI é pura balela de psicólogos . A inteligência é complexa.

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    A " Curva de Bell" ( "The Bell Curve" ) livro de 815 páginas "mostrava" com diversos gráficos que os negros americanos tinham 15 pontos a menos que os brancos em testes de QI; mas não mencionava que isso se devia a 200 anos de faltas de oportunidades para os negros. Os republicanos usaram isso para cortar verbas de políticas públicas e deixar a desigualdade entre negros e brancos mais gritante. Muitos usaram o livro para mostrar que os negros contribuiam para abaixar o QI do país. Tese absurda!

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    A ciência tem objetivos internos e externos a ela. Francis Galton e sua escola achavam que qualidades intelectuais eram transmitidas por hereditariedade. A farsa do psicólogo Cyril Burt, que estudou o QI de pares de gêmeos separados foi descoberta. O físico William Shockley, descobridor do transistor e ganhador do prêmio Nobel defendia a inferioridade genética de negros e a esterilização de portadores de baixo QI.

    Responda
  4. Manoel Lima Teixeira

    Digo, " A Ciência não é mais a Menina dos Olhos de Ouro". O sobrinho de Darwin nascido e criado na Monarquia Inglesa. É de se perguntar qual seria a influencia dos seus escritos diante de uma sociedade tão elitista? Fico elucubrando pensamentos que me levem a uma descrição da nossa condição humana tão retumbante. Negar a nossa afirmação evolucionista. Sou considerado muito radical por essas ideias, "extravagantes".

    Responda
  5. Manoel Lima Teixeira

    Digo, " A Ciência não é mais a Menina dos Olhos de Ouro". O sobrinho de Darwin nascido e criado na Monarquia Inglesa. É de se perguntar qual seria a influencia dos seus escritos diante de uma sociedade tão elitista? Fico elucubrando pensamentos que me levem a uma descrição da nossa condição humana tão retumbante. Negar a nossa afirmação evolucionista. Sou considerado muito radical por essas ideias, "extravagantes".

    Responda
  6. EXTRANEW NEW

    A estupidez é pior que o racismo. No passado essas questões não eram racismo, houve uma evolução de pensamento e fez parte da história. hoje temos ideologias que serão canceladas no próximo século.

    Responda
  7. Marcos Roberto Banhara

    Exemplo classico: "'O Estudo da Sífilis Não Tratada de Tuskegee', foi um experimento médico realizado pelo Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos em Tuskegee, Alabama, entre 1932 e 1972. O experimento é usado como exemplo de má conduta científica" (w i k i p é d i a).

    Responda
  8. JAQUES BRAND

    Ao opor-se, justamt, aos "grupos que enxergam o homem branco heterossexual como o único modelo verdadeiro da humanidade", mt cuidado para não opor-se a td homem branco heterossexual; este mal entendido medra em alguns círculos fanatizados. Nabuco aliás era um... Afonso Arinos, Vinícius, também. Quanto às estátuas, sou a favor de q nenhuma seja derrubada ... e todas sejam convertidas em banheiros públicos, de modo a q a ureia venha a corroê-las num processo gradualista, respeitoso, indolor.

    Responda
  9. Raphael Kaiston

    Eu estou pronto para uma sociedade evoluída e fundada no politicamente correto. Eu sei o poder que as palavras tem. Somos diamantes e sermos lapidados. O politicamente incorreto é bruto. O politicamente correto agrega valor.

    Responda
  10. Paulo César de Oliveira

    A eugenia não tem nada de racista e genes bons ou ruins existem em todas as raças e espécies animais ou vegetais. Também não há dúvida sobre a exequibilidade de se fazer melhoramento genético humano. Se funciona para soja, maças, frangos e vacas, por que razão não funcionaria para humanos? E quem não gostaria de ter filhos física e mentalmente saudáveis, bonitos e inteligentes?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Em que grupo o senhor se inclui, Paulo Cesar.

    2. Paulo César de Oliveira

      Mais, Leonardo. Pessoas poderiam ser divididas em grupos de 50 a 100 pessoas, por exemplo, e cada um votaria em um homem e uma mulher considerados os mais indicados para a reprodução e em um homem e uma mulher, considerados menos indicados para a reprodução. Os 10% extremos, por exemplo, teriam a opção de receber dinheiro do estado para ter mais filhos , no caso dos melhores, ou para se abster de ter filhos, no caso dos piores. Tudo voluntário.

    3. Paulo César de Oliveira

      Não é tao difícil assim, Leonardo. QI é um bom indicador de inteligência. Quanto à beleza física, há uma notável homogeneidade nas opiniões quanto ao nível de atratividade de qualquer indivíduo. Quando alguém é considerado muito feio ou muito atraente por um determinado grupo, outro conjunto de pessoas, selecionado ao acaso, terá avaliações semelhantes. Qualquer pessoa achará que Gisele Bundchen ou Rihanna são mais bonitas que a média. Saúde física e mental são fáceis de determinar.

    4. Leonardo Gama

      Um dos vários problemas segue a seguinte linha: como as variantes genéticas que acarretam risco maior para algumas doenças afetam outras características humanas? Não sabemos. Outro, ainda mais complicado: defina mais bonito e mais inteligente com critérios objetivos indiscutíveis. Sem contar que a seleção artificial em animais e plantas é feita com experimentos, na base da tentativa e erro. As linhagens experimentais que não mostram as características desejadas são descartadas...

  11. Paulo César de Oliveira

    A Nova Inquisição Politicamente Correta lembra em muito as loucuras praticadas durante a Revolução Cultural chinesa. Quanto à eugenia, é uma ideia boa para aumentar a felicidade e reduzir o sofrimento, cujas origens já se encontravam na República, de Platão. Infelizmente, acabou sendo injustamente associada a racismo e nazismo. O grande intelectual negro W.E.B.du Bois era um defensor da eugenia e propunha estimular entre os negros a reprodução dos 10% mais talentosos.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Engana-se, Leonardo. O extermínio de judeus nada teve a ver com eugenia. Alias, como os asquenazes têm QI médio de 115 - maior que a média dos europeus -e como a inteligência em geral é considera uma característica desejável, a eliminação de 6 milhões de judeus foi talvez o maior ato anti-eugênico da historia. Centenas de grandes cientistas, escritores, artistas e jornalistas judeus tiveram parentes próximos executados, pessoas que poderiam ter tido carreiras brilhantes e produtivas.

    2. Leonardo Gama

      Infelizmente? O Holocausto foi a materialização do sonho eugenista. Um dos cientistas citados, Karl Pearson, ao se aposentar como professor da Cátedra de Eugenia Nacional (criada por Galton, seu mentor) da University College London, chegou a elogiar o programa de esterilização forçada de pessoas com deficiências e doenças diversas de Hitler: "Na Alemanha, um vasto experimento está em curso, e alguns de vocês talvez vivam para ver seus resultados." --Essa frase não envelheceu bem...

  12. Iago M Zulu

    Gente sem talento querendo derrubar estátuas para tentar dar algum significado para suas vidinhas medíocres.

    Responda
  13. HUGO RAPOSO PORTELLA

    Vamos supor que um cientista descubra agora a cura para todas as formas de câncer. Continuando o exercício, supondo que daqui a oitenta anos os Estados deixem de ser laicos e constatem que ele era ateu, por esta lógica míope, toda e qualquer homenagem seria revista e seu nome cairia no esquecimento.

    Responda
    1. ronaldo santos cardeal

      Exato. Ou, por ex., suponha que descubram que isaac newton tinha alguma forma de preconceito racial e que, por tabela, decidam rever o nome do inst. De Física batizado em seu nome. Complicado, não? Afinal, a homenagem teria sido supostamente em razão do seu imensurável trabalho na Física e não por seu posicionamento moral ou racial. Eis aí pra mim o grande problema. Querer filtrar homenagens de outros campos da ciência tendo por base nuclear a questão do preconceito racial.

  14. daniel Rodrigues Santos

    Sugiro que não seja dado nenhum nome a nada a partir de hoje, pois poderá ser uma futura homenagem a alguém que não se deva homenagear no futuro.

    Responda
    1. Marcos Roberto Banhara

      Seriam apenas números! Mas quais? Os inventados pelos ocidentais romanos, ou dos orientais árabes?

  15. Fábio Nascimento

    Em determinado momento, a matéria fala em "revisionismo científico". Que eu saiba, não há proposta de revisão na própria ciência, mas nas homenagens. E homenagens dependem de política, logo é com base nisto que devem ser julgadas. Obviamente, não há nenhuma relação lógica entre a retirada do nome dos jogos e o abandono da nomenclatura binominal de Lineu, por exemplo. Desde que não invadam a lógica científica com julgamentos morais, não há nenhum revisionismo científico.

    Responda