Opinião > Uso ou tráfico Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Carmo Vendramim

    Por que não posso fumar maconha quando quiser?! O Estado nada deve se intrometer no que faço com o meu corpo: fumar, comer, cheirar e beber. É obrigação do Estado promover e garantir Educação e Saúde! O cidadão deve saber (informação do Estado) que fumar, cheirar e beber de maneira exagerada / abusiva poderá causar sérios danos à sua saúde e se produzir mal a outrem por quaisquer alterações na sua condição física e mental o Estado será firme na punição. Liberalismo comportamental.

    Responda
  2. MARIA FATIMA VERAS VILLANOVA

    Enquanto os grandes traficantes não forem presos e seus negócios garroteados pelo combate à lavagem de dinheiro, ficaremos enxugando gelo. Os presídios seguirão abarrotados pela mão-de-obra do crime, e a sociedade, refém da violência, com elevado custo em vidas humanas e despesas inúteis. A quem interessa manter esta realidade perversa?

    Responda
  3. Marcos Barreto

    É inacreditável imaginar que as nossas prisões estão abarrotadas de jovens, que foram presos com pequenas quantidades de drogas, enquanto os envolvidos no caso do helicóptero flagrado em Minas Gerais , com quase meia tonelada de pasta base cocaína, seguem livres e não se fala mais nisso. A guerra às drogas tem sido usada no Brasil para encarcerar e matar a juventude pobre, especialmente a negra. Os grandes narcotraficantes seguem livres e enriquerendo à custa dessa tragédia. Hipocrisia define.

    Responda
  4. Alan Moacir Ferraz

    Há cinquenta anos o governo combate as drogas inutilmente. Irracionais tentam deter o vento. Nesse combate ele mata muito mais do que eventuais mortes de usuários. O remédio do governo mata mais do que a doença. Fora as balas perdidas que matam até criancas. Qdo.vai cair a ficha do governo. Um pouco de inteligência não faz mal a ninguém. Não seria melhor liberar e controlar, fiscalizar.

    Responda
  5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Precisamos dar nomes aos bois. Ainda que a legislação contenha falhas a sua aplicação está nas mãos dos juízes. São eles, em todas as instâncias, os responsáveis pela catástrofe que se abate sobre centenas de milhares de jovens pretos e pobres, jogados nos braços das facções e condenados a uma vida sem alternativas. A sociedade, claro, é cúmplice e lava as mãos como se não fosse com ela enquanto os filhos da elite divertem-se alegremente com o uso liberado de drogas sem correr risco algum.

    Responda
  6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Nenhuma droga, nem mesmo as mais pesadas, é mais danosa que o álcool, mas, no entanto, esta continua sendo, ao lado do cigarro, a única droga recreativa permitida e fonte de lucros astronômicos mas também de prejuízos catastróficos, vide o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito causados. É inacreditável que isso ainda seja o mote para uma política absolutamente desastrosa de combate às drogas que não surtiu efeito em lugar algum do mundo mas cujos danos são absurdamente relevados.

    Responda
  7. José Cardoso

    Talvez um imposto alto sobre a maconha, como existe sobre o cigarro, e liberando o uso. A repressão se limitaria aos sonegadores e contrabandistas, que certamente existiriam (como existem no caso do cigarro). Acoplado a isso campanhas mostrando seu efeito prejudicial à saúde. Um grande problema é a glamorização dessa droga, (tem até coluna de propaganda na Folha), como havia no passado para o cigarro.

    Responda
    1. José Cardoso

      Para defender a descriminalização, não há necessidade de dourar a pílula da droga. Inalar particulado fino para os pulmões é tão cancerígeno para o cigarro quanto para a maconha. Só que colocar pessoas na cadeia não é uma política inteligente de saúde pública. Isso se sabe desde a época da lei seca.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Poderia relacionar os efeitos prejudiciais da maconha à saúde ? Certamente você não encontrará nenhum mais grave do que os do álcool. É inacreditável que isso ainda seja o mote para uma política absolutamente desastrosa de combate às drogas que não surtiu efeito em lugar algum do mundo mas cujos danos são absurdamente relevados.

  8. Nilton Silva

    Enquanto a repressão fornece mão de obra barata e descartável pro crime organizado, os hipócritas que fumam seu baseadinho nos fins de semana, alimentando um mercado violentíssimo, fazem cara de paisagem e fingem que a culpa é do sistema. Complicado.

    Responda
  9. LUIZ ROBERTO PERES

    Perfeito esse editorial . Acrescento apenas uma antiga frase do frei Beto: a quem interessa de fato a não descriminalização das drogas???

    Responda
  10. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Já é hora de desencadear os instrumentos da democracia participativa, para temas relevantes, como o das drogas. Um saudável plebiscito retiraria o viés dessa questão que fica, por exemplo, ao talante de um Presidente do STF, ainda não empossado, de que não pautará julgamento de ações sobre o tema nem de parlamentares, seja nas comissões da Câmara e do Senado e na própria Mesa Diretora de ambas as Casas, de levarem adiante as propostas que lá tramitam.

    Responda
  11. Paulo Azevedo

    Enquanto isso os grandes traficantes que usam terno e gravata passeiam de helicóptero, de iate, de jatinho e até de avião presidencial. Isso é Brasil, uma terra de hipócritas, que escondem a cara e mostram o resto. Nossas cadeias não recuperam ninguém, mas são escolas do crime. Para um país que se diz cristão, é uma contradição querer trancafiar pessoas que cometeram pequenos deslizes e não dar penas alternativas. Prefiro continuar sendo ateu a ser hipócrita como o Bolsonaro.

    Responda
  12. J J D Santos

    Essa história de que rou bar um parafuso é menos que rou bar um avião é discurso de la drões. Rou bar é rou bar, tra fi car é tra fi car, não importa a quantidade nem a forma. Já está passando da hora de acabar com esse jei ti nho chamado de brasileiro e des mas ca rar de vez essa fal sa cultura. E essa historia de peninha de quem está na prisão por cri min a lidade é outra far sa que precisa acabar. As vít imas é que precisam de cuidados.

    Responda
    1. DANIELA MIRANDA BURELLO

      Fal ta a ná li se so cio ló gi ca. Pen sa men to pe que no.

    2. Flavio Bezerra de Melo

      Enquanto isso o Gilmar Mendes libera o Queiroz e a mulher para ficar em casa destruindo provas e livres para continuar aprontando. Dois foragidos da policia com provas concretas de desvio de dinheiro público. Quanto deve ser custado esse habeas corpus?

    3. Roberto Reis

      Essa história de bancar o valente e cobrar punição excessiva para tudo e todos, preferencialmente os mais pobres, ignoradas a realidade social e carcerária, só revela o quanto desconheces a alma humana.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.