Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedicto Ismael Dutra

    "precisamos aprender a transformar conhecimento em produtos, serviços e geração de valor" Aí está a grande questão. Na economia capitalista é simples, para que haja demanda é necessário que haja renda. Onde há produção e trabalho remunerado há menos pessoas vinculadas aos programas de auxilio. Então as variáveis da questão são claras. O Brasil possui monumentais leis trabalhistas, mas não cuidou adequadamente da renda, a mola propulsora do progresso, e por fim exportou indústrias e empregos.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Hoje, é possível aprender praticamente qualquer coisa pela internet, de graça". Sim mas a questão é: há disposição da população em geral ( a que possui internet) para aprender? Já se sabe há muito que o elo fundamental na educação é o professor. Se se pagassem aos professores o que se paga aos militares e parlamentares, não precisaria haver colunas em jornais lembrando sobre a importância da educação. Mais aí, populistas, de esquerda e direita, e coronéis iriam se eleger como?

    Responda
  3. RENATO VENANCIO

    Desculpe-me, mas acho meio hipócrita ficar dizendo que é preciso buscar uma solução para o ensino. Ela já existe. É só ser ampliada. Pesquise na internet: " uma Coreia dentro do ensino brasileiro". Você verá o magnífico desempenho dos Institutos Federais no PISA.

    Responda
  4. Lisiane Vieira Ortiz Martinez

    O governo deveria ampliar a acessibilidade , o acesso à internet seria um bom começo.

    Responda
  5. Fabiano Caetano de Souza

    Excelente!

    Responda