Opinião > O governo paulista pretende golpear a ciência? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Oriel David pereira

    Com golpe ele dos tucanos demonstra desmontado um governo de truculência e racistas contra os deficientes físico s nenhum respeito ao cidadão deficiente e idoso (Desculpa os Bolsodoros se forem ofendido/).

    Responda
  2. Paulo Sales

    Governo após governo, só sabem puxam pra trás. Não sabem construir sobre o que já está feito, não respeitaram legados, conquistas e melhorias. Prática brasileira de governar, como se tudo se inicia se com em suas gestões.

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    Prezados articulistas, esta infelizmente é a realidade generalizada da política nacional. Somos ainda governados por uns "coronés" que adoram uma manada e um cabresto. Debaixo desta mistura de tucano com pavão, resta incólume um coronézinho, polido pela educação francesa, mas autoritário como o papai...

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    A Coréia do Sul gasta duas vezes mais do que o Brasil em P&D, em proporção do PIB. A pergunta lógica é: se o Brasil igualasse seus investimentos em P&D aos da ROK, atingiríamos o mesmo nível de prosperidade? Segundo os pesquisadores Goñi, E. e W F Maloney a resposta é não porque o que transforma pesquisa em riqueza são os fatores complementares como a educação, saúde, infraestrutura, etc. Não se pode discutir P&D apenas em termos das verbas aplicadas.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Cloves, além de outros aspectos desta argumentação que poderiam ser refutados, lembre-se de que estamos falando de instituições de Educação, e não de pesquisa e desenvolvimento em empresas. E estas instituições de educação tem hospitais-escola muitíssimo relevantes, de referência, para seus entornos de milhões de habitantes. Tá, não provêem infraestrutura.

  5. Fernando H

    O Doria é a direita clássica agindo como... direita. Sucateando o serviço público para gerar mercado para o setor privado. E muito me espanta dois professores da USP acreditando em promessa de campanha do Doria. Que ingenuidade é essa? O Doria se guia pelo mercado, pelo setor privado, e não pela ciência. Essa conversa de "sou a favor da ciência" do Doria é só para se contrapor ao Bolsonaro, de quem ele hoje é rival político.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Qdo alguem se centra mais na gramatica q no assunto, desqualifica o autor nao sua opiniao, e se mostra agredido sinal de q entendeu do q se trata, nem deveria estar recebendo resposta de formando na tida boa universidade publica, q alias s entrei na 1a chamada.

  6. Herculano JR 70

    Tudo q for feito pra eliminar universidades publicas e boa ação ainda q possam alimentar outras aberrações do estado. Universidade e uma aberração porque se obriga escola ate a idade adulta, por isso elitista.Ñ aceito o merito escolar como justificativa de privilegio de ñ pagar. Rendimento pifio como escola . Escola e lugar q se ensina o q se sabe pra quem ñ sabe. Pesquisa e trabalho de investigar o q ñ se sabe. Professor e pesquisador tem perfis difereentes e pesquisa deve ser feita em centros.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Jesus da Goiabeira, iluminai!! Ou, eliminai, como prefiras...

    2. Roberto Gomes

      Dizer que universidades são uma aberração é desonesto. O ensino superior é necessário para a formação profissional. Ponto. Universidades que ensinam e que fazem pesquisa são as melhores universidades do Brasil em termos de ensino. Ponto. Manter a verba das universidades não implica em se reduzir a verba para outros setores. O importante não é investir mais ou menos, e sim investir bem, no curto, médio e longo prazos. Sem essa perspectiva não se constrói uma nação.

    3. alex carvalho

      Penso que está se cuspindo no próprio prato que comeu!!! e "elitista" onde mais da metade dos alunos vêem de classes baixas??? Pesquise sobre o perfil econômico dos estudantes das Universidades Federais!!!

    4. Fernando H

      Aprenda a escrever ante de comentar. Pelo baixo nível do seu português, compreende-se porque você é contra universidades públicas. Estudar pelo visto não é o seu forte. É devido ao seu baixo nível intelectual que você não foi aceito em universidade pública, meu caro. Não adianta guardar rancor. O seu português não serve nem para escrever lista de compra na feira e você ainda queria ter diploma universitário pela USP, Unicamp, Unesp?

  7. Hugo Mariano

    Parece que a proposta de extinções de institutos de pesquisa e conservação, confiscos de verbas para ciência e educação, e repasses emergenciais de parques públicos a iniciativa privada, seria a única solução para resolver a questão (pontual) do déficit fiscal, mesmo que algumas inconstitucionais. Mas o governo de SP há anos pratica uma renuncia anual de ICMS da ordem de R$ 25 bilhões, parte envolvendo grandes empresas. Que tal começarem a jogar as cartas corretas na mesa?

    Responda
  8. CARLOS ALBERTO DARIANI

    Fazer corte de gastos é sempre dificil, para qualquer um. No entanto o que me chama a atenção é a recorrente retórica do “não é democrático”. Nessa narrativa não é democrático e atenta contra ela qualquer mudança na Educação, Saude, Servidores Publicos, Cultura e assim por diante. Todos querem mudança e ajustes, mas apenas para os outros, no meu, seja lá qual for, é anti-democrático

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Carlos, se por acaso você souber alguma maneira de criar e manter democracia sem educação de boa qualidade, por favor nos avise. Esperamos ansiosos por suas certamente luminosas ideias.

    2. Herculano JR 70

      Bem falado. Palavras podem ser usadas para contentar qq um . Ciencia te sido usada a exaustão, pro corona e pra justificar privilegios. Escola, saude, mesma coisa. Social e outra palavra desgastada. Falou social parece dizer tudo, ate mentiras deslavadas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.