Opinião > Tribunal de Justiça de São Paulo versus Superior Tribunal de Justiça Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Neli de Faria

    O Brasil está entre os que mais encarceram no mundo? E em nível de vio lê n cia, senhores? Interessante que essa gente não percebe que a segurança pública nesse país não existe. O cri me começou a compensar, nessa desgraça de País, com a Lei 5941/73. Veio a Constituição de 1988 e deu cidadania para ban di dos comuns e de lá para cá constitucionalizou esse aforismo:o cri me compensa.Que não deveria ser!Até blindagem em veículos...E quem não pode blindar?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Aprendi no primeiro ano de Direito, em 1976, que não existe subordinação entre Tribunais. E à época o professor aludia ao STF (porque não tinha o STJ-criação da Const. de 88!). Pode ser que tenha mudado, sei lá, o Brasil anda tão estapafúrdio,mas,não tem subordinação entre os TJs e STJ. Súmula vinculante: parece-me que são aquelas emanadas do STF. Contudo, sempre pensei: súmula não é cláusula pétrea, pode ser modificada, porque o Direito é mutável. Minha opinião uma mera operária do Direito!

  2. mateus veloso rodrigues filho

    E estatisticamente falso que o Brasil seja o terceiro país que mais encarcera, atualmente ocupando a 26 colocação não obstante ostente índices de criminalidade altíssimos. Ainda há divergências estatísticas pois, por vezes, Contam execuções de regime aberto, que em nada se aproximam de restrição à liberdade. Quanto a São Paulo, basta analisar os índices de criminalidade, inclusive homicídios, que são os menores do país. A pressão do stj para que sp se curve ao liberou geral e injustificável.

    Responda
  3. Fabio Bittencourt da Rosa

    Por que a segunda instância tem de se adaptar às orientações jurisprudenciais do STJ se o Supremo Tribunal Federal toda hora muda as decisões desse tribunal superior? O STJ jamais cumpriu sua função constitucional. Alguém conhece acórdão do STJ que constitua um paradigma respeitável?

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Como exigir empatia de uma classe de profissionais que nunca passaram por dificuldades? O Ruy Barbosa afirmou: "É verdade que a execução corrige, ou atenua, muitas vezes, a legislação de má nota. Mas, no Brasil, a lei se deslegitima, anula e torna inexistente, não só pela bastardia da origem, senão ainda pelos horrores da aplicação." Palavras duras de quem passou a vida tentando exercer a advocacia com dignidade. Se vivesse hoje provavelmente ainda seria mais duro com o sistema.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Desculpe-me, mas, existem advogados que passam por dificuldades financeiras. Tanto que a OAB/SP faz um trabalho hercúleo e relevante em prol dos advogados mais necessitados, inclusive agora na Pandemia! Ruy Barbosa: recomendo ler o seu panegírico a Osvaldo Cruz, em 1917, e serve como uma luva para a pandemia de 2020.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.