Ilustríssima > Liberais se mostram ávidos por normalizar ações autoritárias de Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Perfeita a análise!
Ótima análise!
Essa direita que produz autores como os citados nesta matéria não tem escrúpulos ou qualquer compromisso com a moral. Seu compromi$$o é com o dinheiro, com o capital. Só para citar um ponto, criticaram a esquerda pelo "Fora, FHC", mas não disseram uma só palavra sobre a afirmação de Bolsonaro de que o regime militar deveria ter morto mais 30 mil pessoas, inclusive FHC.
A diferença entre os liberais e os socialistas é que os primeiros até por prezar o individualismo, não tem o rabo preso com curriolas. Por isso mesmo Collor ficou sozinho, e Bolsonaro periga seguir o mesmo caminho. Já os socialistas por privilegiar a visão coletiva, tendem a passar pano incansavelmente em seus lÃderes, por medo de enfraquecer a causa.
Gosto de ler opiniões contrárias à minha. Há, porém, uma afirmação claramente equivocada no texto. Para o articulista trata-se de um "governo que se manifesta publicamente a favor do extermÃnio de minorias, do aniquilamente da oposição, de destruição das instituições, da negação da ciência e da constituição de milÃcias armadas". Não houve um ato do governo nesse sentido. O texto parece se basear em falas veiculadas no passado ou em fatos passados e não no presente. E aà perde credibilidade.
Exemplos recentes para concretizar o que foi expresso pelo autor: ações contra as comunidades indÃgenas, fomentando invasões, garimpos ilegais e negando amparo estatal; produção de dossiês contra pensamento divergente e utilização da LSN para perseguição polÃtica; apoio a atos pelo fechamento das instituições e plano real de intervenção no STF; ações e omissões na pandemia contrariando as recomendações cientÃficas; facilitação do acesso a armas e diminuição dos mecanismos de rastreio.
Ato não houve, mas alusão há milhares.
Excelente texto!!! Elucida, ao menos, a má vontade dos defensores das ideias puras em confrontá-las com a realidade.
Ótimo texto. Esse papo de "não é o verdadeiro liberalismo porque o liberalismo defende a liberdade" é análise ideológica de ideologia. Ideias têm duas manifestações; ideia pura, como a gente lê no livro, e, mais importante, como elas se manifestam no mundo material. Historicamente liberais apoiaram e apoiam - como Landau, Pessôa e Schüler deixam claro, involuntariamente - regimes fascistas, ou quase fascistas, para impedir a ascensão da esquerda ou para implementar uma agenda econômica.
Excelente texto. É evidente que os ditos liberais se apoiam na falsa simetria entre direita bolsonarista e “esquerda” petista para se apresentarem como terceira via, opção razoável e racional nas próximas eleições. A democracia não é saco de pancada, que aguenta qualquer coisa só porque o cidadão foi eleito.
Existe o neoliberal. O kitsch do liberal. Um clone mal feito, fora de contexto, de época, com valores deturpados e por isto inapropriados, amoral e por isto com expectativa de vida mais baixa que o movimento originário.
Parabéns pelo texto. Os quatro crÃticos têm interesses bem conhecidos. Enquanto vislumbrarem sucesso em suas empreitadas, defendem até o demônio como "liberal", conceito tão ambÃguo como "esquerdas".
Não são liberais. Esses são neo-liberais, o que é muuuuito diferente. Se dizem liberais para disfarçar todo o ódio e o reacionarismo que existem em seus corações e mentes. Por dentro de cada neo-liberal existe um racista que odeia seu próprio povo.
bravÃssimo. contra argumentos tolos, argumentos melhores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Liberais se mostram ávidos por normalizar ações autoritárias de Bolsonaro Voltar
Comente este texto