Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EDSON RIBEIRO DA SILVA

    O existencialismo é produto do famoso parágrafo 24 da " Crítica da razão pura", a certeza de que ser não é predicado real, é algo dado no tempo, percebido empiricamente. Kierkegaard traz a angústia, que se tornaria o absurdo e a certeza da contingência. Mas o cristianismo de Kierkegaard faz dele alguém anterior ao pensamento kantiano. Basta um parágrafo de Kant para que Kierkegaard esvoace como um dente-de-leão.

    Responda
  2. Rafael Pimenta

    Além deste espaço Hélio merece uma coluna semanal; sugiro a das segundas-feiras no caderno ilustrada, no lugar do filósofo que a assina atualmente. Agregaria muito mais.

    Responda
  3. PAULO BARBOSA BARROS

    " Não chega a ser um Kant ". Kierkegaard chega sim e talvez até mais: foi o fundador do existencialismo que de certa forma foi o paradigma de uma nova filosofia do homem. Do ponto de vista pessoal, criou uma nova forma de pensar o homem mais próxima da grande literatura, algo não sistêmico como fez Kant.

    Responda
    1. Alexandre Barboza

      A comparação foi feita no aspecto da vida monótona de ambos, não no aspecto filosófico em si.

  4. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Belíssima crítica.

    Responda
  5. ROSANGELA ANANIAS DE MEDEIROS LIMA

    Olá, Hélio. Assistimos recentemente o filme "A Hidden Life". A dimensão moral e existencialista tão bem colocadas num jogo de câmeras e de fotografias que nos fez chorar. É um grande filme. Para ser e o ser em si.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Extraordinário! Arrebatador!

  6. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    H.S. caiu no conto do vigário s/Kant. Ele, até o 50, foi privatdozent na Univ. Kön..., o que significou que ele só ganhava algum se os alunos pagassem. Por isso ele "criou" as disciplinas que lhe deram fama na cidade, antropologia e geografia. Para complementar a renda, jogava sinuca à vera, e por ser bom, teve uma vida +/- tranquila. Sendo solteiro, tinha seus encontros com mulheres que diziam "chegarei às seis e não será somente o relógio que estará no ponto". Os padres ñ contam isso, né?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Interessante como você ironizou o autor, mas não trouxe suas fontes à luz. Traga-as, enriqueça o debate.

  7. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    O fundamento do existencialismo de Kierkegaard é o despertar do indivíduo pela filosofia como o de Sócrates, livre de qualquer teocentrismo, porque as ideias da folosofia são trazidas dentro do indivíduo.

    Responda
  8. Gerson B Martins

    Caro Hélio, muito bom o artigo/resenha - Kiekegaard é mesmo fundamental, assombroso. Como pastor protestante sou muito desfiado por sua vida e obra. Bacana você , como ateu, reconhecer a relevância do seu pensamento. Saúde!

    Responda
  9. Nelson Goulart

    "O povo pede o poder da palavra para compensar o poder de livre pensamento a que ele foge". "A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora". Soren Kierkegaard

    Responda
  10. Herculano JR 70

    1Sou materialista, d evolução d Darwin e da produção d Marx. O materialismo se confunde com racionalismo, portanto contra o misticismo. Ñ é gde mérito ser ateu, é parte da evolução. Nos paises adiantados, Dinamarca, Noruega, Japão, etc, o índice de ateus é alem de 60%. Darwin se reocupa comacriação e aevolução da vida em si. Marx se preocupa com a manutenção da vida e sua reprodução, e, segundo ele o valor humano de sobrevivência é a produção: sobrevivência seria o objetivo final d filosofia.

    Responda
  11. Herculano JR 70

    2Vou alem, digo q a segurança é parte da sobrevivência e deu origem ao poder, q ofereceu proteção armada, embora tenha sido pela historia, o criador de insegurança com suas guerras, mas findara nos próximos anos, já q a globalização acaba com fronteiras e as guerras perdem o sentido. Nesse século, creio, a produção humana deve acabar, substituída por maquinas. Ai, penso, entra a corrente do existencialismo q vê valor de vida, d prazer d realização, alem da sobrevivência. O douce far niente

    Responda
  12. MARCOS BENASSI

    E quem seria seu contendor à época, caro Hélio? Porque, hoje em dia, só daria pra disputar na pi.sto-la - não digo o "desafio do tamanho", este perfeitamente digno da sofisticação dos dias atuais. Kierkegaard sabia pensar e escrever; quem duelará com o Bozo ou o Boca-de-Fossa-da-Virgínia com palavras e ideias? Arrotos, concurso de Pipoca, tiros: São esses os atributos do Moderno Desafio Filosófico Federal, o Eme-dê-fefê. (Parece que vai substituir o Enem, mas não posso dizer isso com certeza)

    Responda
    1. Fernando Minto

      Bom dia Marcos. Adorei o "Boca-de-Fossa-da-Virgínia".