-
EDSON RIBEIRO DA SILVA
O existencialismo é produto do famoso parágrafo 24 da " Crítica da razão pura", a certeza de que ser não é predicado real, é algo dado no tempo, percebido empiricamente. Kierkegaard traz a angústia, que se tornaria o absurdo e a certeza da contingência. Mas o cristianismo de Kierkegaard faz dele alguém anterior ao pensamento kantiano. Basta um parágrafo de Kant para que Kierkegaard esvoace como um dente-de-leão.
-
Rafael Pimenta
Além deste espaço Hélio merece uma coluna semanal; sugiro a das segundas-feiras no caderno ilustrada, no lugar do filósofo que a assina atualmente. Agregaria muito mais.
-
PAULO BARBOSA BARROS
" Não chega a ser um Kant ". Kierkegaard chega sim e talvez até mais: foi o fundador do existencialismo que de certa forma foi o paradigma de uma nova filosofia do homem. Do ponto de vista pessoal, criou uma nova forma de pensar o homem mais próxima da grande literatura, algo não sistêmico como fez Kant.
-
Alexandre Barboza
A comparação foi feita no aspecto da vida monótona de ambos, não no aspecto filosófico em si.
-
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Belíssima crítica.
-
ROSANGELA ANANIAS DE MEDEIROS LIMA
Olá, Hélio. Assistimos recentemente o filme "A Hidden Life". A dimensão moral e existencialista tão bem colocadas num jogo de câmeras e de fotografias que nos fez chorar. É um grande filme. Para ser e o ser em si.
-
Paulo Roberto Schlichting
Extraordinário! Arrebatador!
-
-
Marcus Vinícius Xavier de Oliveira
H.S. caiu no conto do vigário s/Kant. Ele, até o 50, foi privatdozent na Univ. Kön..., o que significou que ele só ganhava algum se os alunos pagassem. Por isso ele "criou" as disciplinas que lhe deram fama na cidade, antropologia e geografia. Para complementar a renda, jogava sinuca à vera, e por ser bom, teve uma vida +/- tranquila. Sendo solteiro, tinha seus encontros com mulheres que diziam "chegarei às seis e não será somente o relógio que estará no ponto". Os padres ñ contam isso, né?
-
Jove Bernardes
Interessante como você ironizou o autor, mas não trouxe suas fontes à luz. Traga-as, enriqueça o debate.
-
-
MARIO TAKAHIRO NISHIDA
O fundamento do existencialismo de Kierkegaard é o despertar do indivíduo pela filosofia como o de Sócrates, livre de qualquer teocentrismo, porque as ideias da folosofia são trazidas dentro do indivíduo.
-
Gerson B Martins
Caro Hélio, muito bom o artigo/resenha - Kiekegaard é mesmo fundamental, assombroso. Como pastor protestante sou muito desfiado por sua vida e obra. Bacana você , como ateu, reconhecer a relevância do seu pensamento. Saúde!
-
Nelson Goulart
"O povo pede o poder da palavra para compensar o poder de livre pensamento a que ele foge". "A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora". Soren Kierkegaard
-
Herculano JR 70
1Sou materialista, d evolução d Darwin e da produção d Marx. O materialismo se confunde com racionalismo, portanto contra o misticismo. Ñ é gde mérito ser ateu, é parte da evolução. Nos paises adiantados, Dinamarca, Noruega, Japão, etc, o índice de ateus é alem de 60%. Darwin se reocupa comacriação e aevolução da vida em si. Marx se preocupa com a manutenção da vida e sua reprodução, e, segundo ele o valor humano de sobrevivência é a produção: sobrevivência seria o objetivo final d filosofia.
-
Herculano JR 70
2Vou alem, digo q a segurança é parte da sobrevivência e deu origem ao poder, q ofereceu proteção armada, embora tenha sido pela historia, o criador de insegurança com suas guerras, mas findara nos próximos anos, já q a globalização acaba com fronteiras e as guerras perdem o sentido. Nesse século, creio, a produção humana deve acabar, substituída por maquinas. Ai, penso, entra a corrente do existencialismo q vê valor de vida, d prazer d realização, alem da sobrevivência. O douce far niente
-
MARCOS BENASSI
E quem seria seu contendor à época, caro Hélio? Porque, hoje em dia, só daria pra disputar na pi.sto-la - não digo o "desafio do tamanho", este perfeitamente digno da sofisticação dos dias atuais. Kierkegaard sabia pensar e escrever; quem duelará com o Bozo ou o Boca-de-Fossa-da-Virgínia com palavras e ideias? Arrotos, concurso de Pipoca, tiros: São esses os atributos do Moderno Desafio Filosófico Federal, o Eme-dê-fefê. (Parece que vai substituir o Enem, mas não posso dizer isso com certeza)
-
Fernando Minto
Bom dia Marcos. Adorei o "Boca-de-Fossa-da-Virgínia".
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.