Comentários para:

O tumor Bolsonaro

VER COMENTÁRIOS EM Cristina Serra

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Rogerio Peroto

    Já que o texto exorbitou às atividades enquanto presidentes da República para ir aos atos da vida pessoal (sim, pessoal, e não como agente público), gostaria que a nobre colunista também descortinasse os atos da vida pessoal da ex-presidente Dilma Rousseff, muitas vezes apontada como assaltante de bancos e agindo em atos que levaram à morte de pessoas, entre elas Mário Kozel Filho. E, realmente, também tenho ambos como incomparáveis, mas não apenas nos moldes apontados no texto da colunista.

    Responda
  2. Moisés Rodrigues

    Cristina Serra diz bem e diz o que muitos colunistas deveriam dizer. Bolsonaro fez apologia a ditadura e a tortura naquele voto contra Dilma no dia que oficializaram o golpe dentro do Congresso com apoio do STF.

    Responda
  3. Klemens Laschefski

    Quando as instituições funcionam "normalmente" em tempos anormais, elas não funcionam! Parabens pelo artigo!

    Responda
  4. Antonio Araújo

    Alguém falou Erenice Guerra aí???

    Responda
  5. Antonio Araújo

    Tchau, querida...

    Responda
  6. Wilton Santana

    Sensacional! Precisamos de gente lúcida como você, que combate a mentira com a verdade.

    Responda
  7. ROBERTO EDGAR GERVITZ

    Artigo corajoso que além de expressar claramente quem hoje governa o Brasil e quais os valores que defende, expõe a irresponsabilidade antiética e mentirosa do editorial do dia 22/08. Não podemos aceitar tal editorial no jornal que é o mais vendido no Brasil e defende princípios liberais de liberdades democráticas.

    Responda
  8. LUTHERO MAYNARD

    Cristina Serra superou-se neste artigo contundente, lúcido e corajoso. Merece os cumprimentos dos 70% sadios da sociedade. Bolsonaro conseguiu o desprezível feito de amalgamar ressentidos, semi-analfabetos, adeptos da tortura, fracassados, antidemocratas, meliantes em geral e meliantes políticos em particular. Se democraticamente não for posto para fora, antidemocraticamente se perpetuará no poder. Olho da rua para o sobrevivente entulho autoritário. E por que o Queiroz depositou R$ 80 mil...

    Responda
  9. Matheus de Magalhães Battistoni

    Duvido que a imprensa consiga derrubar Bolsonaro como fez com a Dilma, que era fraca e lenta. A diferença é essa, pois Bolsonaro está dando continuidade ao PAC e baixando os juros, ou seja, cumprindo o programa do PT, sem se deixar abater pela Globo e pelo Judiciário

    Responda
  10. filipe moura lima

    O melhor texto que li nesta Folha neste ano. Com competência e coragem, Cristina enfiou o dedo na putrefata ferida, sem receios do patrão e do miliciano de plantão. Cristina Serra, eu amo você!

    Responda
  11. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    É uma pena que as instituições continuem a "funcionar normalmente". Um ser abjeto foi eleito presidente de um país que ainda consolidava uma democracia, conquista da luta de muitas mulheres e homens preocupados com o estado de direito e com a inclusão social. Faz esse ser ignóbil o que jamais se imaginou de um presidente e tudo continua a funcionar normalmente. A imprensa que o ajudou a eleger ainda acha possível associar sua figura a pessoas democráticas. Lamentável.

    Responda
  12. Bianca Moreira

    Excelente artigo! Todos que votaram em Bolsonaro sabiam quem ele era. Agora, estamos aqui, lutando pela Democracia brasileira, antes que seja tarde.

    Responda
  13. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Embora não concorde com o seu texto, agradeço e fico feliz ao vê-la na Folha. Sds.

    Responda
  14. Giovani Misses

    Muito pelo contrário tumor são vocês de grande parte da imprensa brasileira que já estão expelindo faz tempo a feden.tina e os vermes purulentos de seus escritos porcos e cana.lhas. Não é à toa que o Paraná Pesquisa sobre o que pensa a população brasileira da imprensa revela que 60,4% dos 2.222 entrevistados não confiam nos meios de comunicação.Quando grande parte da imprensa deseja a morte do Presidente é normal, não é? E se eu desejasse a sua morte, seria normal?

    Responda
    1. Giovani Misses

      Que moral tem alguns jornalistas brasileiros para cobrar a postura de um presidente quando eles mesmos fizeram coisas piores tais como Paulo Henrique Amorim, Gilberto Dimenstein, Sérgio Santanna, Hélio Schwartsman.Vocês são os principais responsáveis e incentivadores do ódio e da violência e depois com a cara mais cínica e deslavada de suínos (me desculpe os porcos)querem ser exemplo de alguma coisa! Far.santes! Sepulcros caiados por fora bonitos, mas por dentro cheios de podridão e imun.dícia.

  15. Vera Queiroz

    Muito bom artigo, subscrevo e aplaudo, só acho que precisa citar alguns nomes dos que mantêm o tumor em estado latente. Não é que a sociedade, na figura de representantes de vários grupos, não tenha reagido a esse ser das trevas, sob forma de pedidos de impeachment, muitos e variados, mas o Presidente da Câmara se recusa a colocar em votação qualquer um deles, tendo sido eleitor declarado e fervoroso do dito cujo. O que esperar disso?

    Responda
  16. Wil Prado

    Uma estudante de vinte e poucos anos ter enfrentado a ditadura de cabeça em pé (enquanto seus algozes abaixavam as suas cabeças) como mostra a foto histórica do seu julgamento no tribunal militar não é fazer HISTÓRIA, então você deve ter razão: a presidente não fez história.

    Responda
  17. DIOGO LUIZ ORPHAO DE CARVALHO

    Parabéns pelo Excelente texto!!

    Responda
    1. edson sete

      De novo ?? Vc tá loko só tem groselhas aí no texto

  18. Wil Prado

    Um belo artigo: lúcido e coerente. Quanto aos 89 mil, se você descobrir, conta pra gente. O Brasil inteiro espera essa resposta.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Os 89 mil todos sabem. não precisa de condenação transitada em julgada para sabermos o que ocorreu. um esquema de pai pra filhos. tal qual o petrolão. toda a cúpula petista presa na lava jato. dezenas de bilhões de reais só na petrobras. só não ve quem não quer.

  19. alda silva

    Parabéns pelo excelente texto; muito bom ler mulheres que sabem escrever traduzindo pensamentos/ideias que nao conseguimos expressar diante de tanta barbárie deste desgoverno. Vida longa aos bons jornalistas....

    Responda
    1. José Freitas

      Qual o problema, touro risonho, em ter bilhões? Não são vocês que defendem o liberalismo?

    2. Luis Galdieri

      Edson, tente argumentar. No começo pode parecer que cansa. Mas se voce exercitar talvez consiga....

    3. edson sete

      bla bla bla e muitas groselhas de quem é pau mandado pelo patrãozinho que tem uma pequena fortuna de 2,2 bilhoes

  20. Dimas Floriani

    Precisamos de mais jornalistas como Cristina que agarre o touro pelos chifres. As atitudes erráticas (em todos os sentidos) do judiciário e do ministério público tem sido também responsáveis junto com os 57 milhões que incendiaram o Reichstag, abrindo o caminho para uma perversidade que se instalou no poder. De fato, o país está confinado a um hospício.

    Responda
    1. José Freitas

      Quando falou em agarrar touro pelos chifres, o touro que ri, que comentou abaixo, ficou todo ouriçado.

    2. edson sete

      kkkkkkk nossssssssaaaa que lokooooo

  21. ANTONIO JOAQUIM G VELOSO

    Escrevi mais de 250 crônicas em forma de poesia sobre a maior tragédia brasileira elegendo bolsonaro que também foi minha maior tagédia familiar ao minha esposa fazer campnha e votar nesse psicopata. Arrependeu-se mas a palavra proferida a seta lançada e o voto dado não tem retorno. Se Calígula elegeu seu cavalo para o Senado Romano nós elegemos um psicopata para a Presidência da República e vimos como tem gente de bem que são verdadeiras bestas-feras

    Responda
    1. alda silva

      Muito bom seu comentário Antonio....

  22. ANTONIO JOAQUIM G VELOSO

    Escrevi mais de 250 crônicas em forma de poesia sobre a maior tragédia brasileira elegendo bolsonaro que também foi minha maior tagédia familiar ao minha esposa fazer campnha e votar nesse psicopata. Arrependeu-se mas a palavra proferida a seta lançada e o voto dado não tem retorno. Se Calígula elegeu seu cavalo para o Senado Romano nós elegemos um psicopata para a Presidência da República e vimos como tem gente de bem que são verdadeiras bestas-feras

    Responda
    1. edson sete

      Você precisa de psiquiatria urgente rapaz, isso não é normal

  23. maria emilia da cruz sales

    Obrigada Cristina! Você salvou minha assinatura depois daquele editorial inqualificável!

    Responda
  24. maria emilia da cruz sales

    Obrigada Cristina! Você salvou minha assinatura depois daquele editorial inqualificável!

    Responda
  25. maria emilia da cruz sales

    Obrigada Cristina! Você salvou minha assinatura depois daquele editorial inqualificável!

    Responda
  26. Beatriz R Alvares

    Sou assinante da Folha e lamento profundamente este Editorial. Cristina Serra está coberta de razão. E eu também quero saber: porque Michele Bolsonaro recebeu 89 mil reais de Fabrício Queiroz? Porque, Jair Bolsonaro? Responda, Jair Bolsonaro! Responda!

    Responda
  27. Gil Carlos Dias

    Parabéns, Cristina. Ainda que discretamente você colocou o dedo na ferida. Porque tal despropósito da Folha em comparar o ditador Bolsonaro da vítima da ditadura Dilma Roussef?

    Responda
  28. José Freitas

    Peste bubônica câncer pneumonia raiva rubéola tuberculose anemia rancor cisticercose caxumba difteria encefalite faringite gripe leucemia Hepatite escarlatina estupidez paralisia toxoplasmose sarampo esquizofrenia úlcera trombose coqueluche hipocondria sífilis ciúmes asma cleptomania reumatismo raquitismo cistite disritmia hérnia pediculose tétano hipocrisia brucelose febre tifoide arteriosclerose miopia catapora culpa cárie cãibra lepra afasia. E o bozo ainda pulsa.

    Responda
    1. ronaldo nespoli

      Genial!

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Parabéns. Perfeita descrição dos eleitores do nosso mico, digo, mito.

  29. MARCOS BENASSI

    Oi Cristina, boa tarde. Passei por aqui para ver como havia sido o quebra-quebra, e até parece que nem foram tantos os zumbis... Talvez a cloroquina tenha algum efeito calmante que passou despercebido. Agora resta esperamos os efeitos cardiovasculares.

    Responda
  30. Branka Calabrese

    Cristina Serra foi muito generosa. Tumor é apenas qualquer aumento de volume. Bolsonaro é uma neoplasia maligna. Um câncer a ser extirpado urgentemente antes que mate o país. Já contaminou 57 milhões que pensaram que o câncer fosse benigno. Destes, cerca de 17 milhões já perceberam o engano e se arrependeram. Uns 30 milhões continuam com grande dificuldade de entender o diagnóstico errado que fizeram. Os restantes 10 milhões não tem jeito. São apenas incorrigíveis e degeneradas metástases.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hihihihi, adorei. Cloroquina neles!

  31. RICARDO ARANTES MARTINS

    Um tumor não justifica outro. toda vez que as Enormidades dos absurdos dos Coisos aparecem eles criticam Lula e Dilma. é outro absurdo também, dezenas de bilhões desviados da Petrobras, 07 presos da cúpula petista. Mas um tumor não justifica outro. O Brasil tem de encontrar a cura.

    Responda
  32. Flavio Eggers

    Qual a história de Dilma Roussef? Terrorista: isdo é história. Poste do Lula: isso é história? O que mais ela fez, além de ser fonte inesgotável de piadas devido à “apologia à mandioca” e “proposta de engarrafar o vento”?

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Ei xará do corrupto 01, explica pra gente por que o miliciano Queiroz depositou dinheiro na conta da primeira dama.

    2. José Freitas

      Quem planeja jogar bomba em adutora também é terrorista. Quem não sabe sequer concatenar uma frase, também é fonte inesgotável de piada. Empate. Aliás, não. Os demais, ao menos tinham educação.

    3. MARCOS BENASSI

      The eggs are excited. Give them a frying pan and let's start the suicidal wave.

    4. Melchisedc Felix

      Olha o berrante tocando. Chegou sua hora!

  33. Flavio Eggers

    Nada como ver os esquerdistas de plantão batendo palmas so texto dessa outra esquerdista de plantão. Podem ir treinando, a partir de 22, serão, no mínimo, mais 4 anos com s fireita no poder. Chorem à vontade.

    Responda
    1. José Freitas

      Choramos mesmo. No meu caso, não por ser esquerdista, marxista, maoista, essa bobagens que ficaram nos anos de 1950. Choro de tristeza ao ver a exaltação à grosseria, à incompetência, à falsidade, à mentira, à falta de educação, à corrupção, etc.

    2. Silvia Gomide Lima

      Cruz credo, pé de pato, mangalô 3 vezes. Sai coisa ruim

    3. Marta Araujo Tavares Ferreira

      Esses comentários simplistas só mostram a ignorância crônica do gado!!!

    4. Silvia Gomide Lima

      Cruz credo, pé de pato, mangalô 3 vezes. Sai coisa ruim

    5. Marta Araujo Tavares Ferreira

      Esses comentários simplistas só mostram a ignorância crônica do gado!!!

  34. Flavio Eggers

    O texto deixa clara a “isenção”, e a preferência política dessa senhora. Bolsonaro é um desastre, mas só foi eleito graças aos verdadeitos tumores malignos da política brasileira, Lula e Dilma.

    Responda
    1. José Freitas

      Foi eleito também por isso. Mas tínhamos muitas outras alternativas fora da dualidade posta. Sua justificativa é bastante simplória.

  35. Flavio Eggers

    O texto deixa clara a “isenção”, e a preferência política dessa senhora. Bolsonaro é um desastre, mas só foi eleito graças aos verdadeitos tumores malignos da política brasileira, Lila e Dilma.

    Responda
  36. Andre Ferraz de Toledo

    Excelente

    Responda
  37. Carlos Alberto Malheiros Fialho

    Tumor Bolsonaro? Que coisa feia, que falta de respeito! Acabou a ética, respeito, profissionalismo! O nome disso é jornalismo?

    Responda
    1. Carlos Alberto Malheiros Fialho

      Silvia, MFeliz e Artur. Respondo . Ela deve ser investigada , processada e julgada. Agora, continuo achando feio, chulo, desrespeitoso a maneira de escrever da articulista. Qualidade ruim de jornalismo. Prefiro a crítica com classe e respeito. Ps. Não sou Bolsonaro nem Lila.

    2. Silvia Gomide Lima

      E o nome disso que nós temos "governando" o país é presidente????

    3. Melchisedc Felix

      Responda, então: "A propósito: “Presidente Jair Bolsonaro, por que sua esposa, Michelle, recebeu R$ 89 mil de Fabrício Queiroz?”.

    4. Arthur Bagatini

      Sim. O boso é um tumor maligno.

  38. M RIO GRANATO J NIOR

    Temos um que está solto e condenado, A propósito a Folha esqueceu do Alckmin, do Serra que também estão por um fio, Impressionante como a colunista não tem memória

    Responda
  39. Nelson E Pires

    Bom artigo. Uma correção o "então capitão" era na verdade um 1º ten. apagado e pretenso ativista que foi premiado com a aposentadoria como capitão.

    Responda
    1. Ivan Cunha

      Excelente! O ponto forte, medonho e preocupante do artigo é “e as instituições continuam funcionando normalmente” “ porque tumor só surge e se desenvolve em ambiente próprio para tanto . “ E as instituições continuam funcionando normalmente”.

    2. Ivan Cunha

      Excelente! O ponto forte, medonho e preocupante do artigo é “e as instituições continuam funcionando normalmente” “ porque tumor só surge e se desenvolve em ambiente próprio para tanto . “ E as instituições continuam funcionando normalmente”.

    3. Mauricio Soares

      Ora, o tenente entrou com um atestado de insanidade mental (autêntico, como veio a se provar mais tarde) para ter a conversão da expulsão em reserva compulsória. No que foi facilitado pelo tribunal militar ser pró linha-dura, e mais corrupta, da ditadura.

    4. Jove Bernardes

      Pois é, Nelson Pires, ainda tem mais essa. O Exército, na minha opinião, está no nascedouro do tumor, pois, em vez de fazer a cirurgia para extraí-lo, ou iniciar a quimioterapia e radioterapia ao descobri-lo nocivo e hostil à humanidade - não, pátria, não, é pouco - acabou premiando o tenente promovendo-o a capitão ao expeli-lo das Armas. Ele saiu do Exército imaculado. Nasceu ali A Coisa. Agora está aí, ó. Crescido, gordacho, pimpão e luzidio.

  40. francisco xavier de azaredo neto

    A grande imprensa e muitos colunistas não conseguem criticar este desgoverno sem também criticar os governos Lula-Dilma, como se fossem comparáveis. Nenhum governo da história republicana brasileira é comparável a este, cujo único propósito parece ser a destruição das instituições democráticas, do meio ambiente, da saúde, educação, relações exteriores, etc. Fazer a comparação é forçar a barra, parece que só assim é permitido criticar o atual governo.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      os governos passados foram um desalento. mas não comparável - tivemos dezenas de bilhões de reias desviados só na Petrobrás, a prisão de toda a cúpula do partido que saiu do poder 01 líder do governo no senado, 01 líder de governo na câmara (paloci) 02 presidentes, 02 tesoureiros e um secretário do PT. Agora, além de todos estes absurdos que vemos diuturnamente, temos um governo inútil. não há projeto do governo no congresso para recuperação economica, educação, saúde, segurança. Não há Governo.

    2. Melchisedc Felix

      "Fazer a comparação é forçar a barra, parece que só assim é permitido criticar o atual governo.". Não conseguia transformar em palavras. Subscrevo, humildemente!

  41. José Bernardo

    Excelente, Cristina. Com serenidade e firmeza, a pergunta tem de ser repetida - mesmo que em outro idioma, como na charge genial de Laerte, hoje...

    Responda
  42. Ronaldo Luiz Mincato

    Comparar o Bolsonaro com um tumor é falta de respeito com os tumores, já que a maioria evolui, ao contrário do Bolsonaro.

    Responda
  43. RICARDO ARANTES MARTINS

    Temos o tumor do descaso pela população brasileira, por não ter sido exemplo na pandemia, por estimular as pessoas a fazerem aglomerações, a andar sem máscara, por não fazer propagandas ostensivas diuturnamente nos meios de comunicação. Mas o pior tumor é a inutilidade. em 28 anos como deputado aprovou duas leis insignificantes. Tirando a reforma da previdencia, praticamente não há plano de governo proposto no Congresso. não há plano para recuperação economica, saúde, educação, segurança pública

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Foram só duas leis insignificantes porque os funcionários do gabinete, os sociólogos, juristas, e outros especialistas, que deveriam desenvolvê-las, não existiam de fato. Constavam ali só para repassar a maior parte do salário ao capo.

  44. PEDRO DE ALBUQUERQUE NETO

    Excelente artigo. Excelente reparação. Não há como comparar ele com ela.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      A Folha deve um pedido de desculpas a Dilma, aos brasileiros e a nossa história. Quanto antes fizer, menor será a perda de reputação do jornal. Não adianta deixar a terceiros o encargo de desculpar-se: é preciso que o faça em editorial.

    2. Milson Gasbriel

      Concordo com o excelente artigo. Não concordo que seja uma excelente reparação. A posição da excelente jornalista é bastante diferente do(s) editorialista(s), que reflete(m) a posição dos donos da FSP

  45. Ricardo Ferreira

    É justamente porque as dezenas de crimes que bolsonaro já cometeu, e jamais foram objeto de punição, é que ele insiste em continuar agindo desta maneira. No caso dele, o crime compensa!

    Responda
  46. Alexandre Miquelino Levanteze

    Corretíssimo Cristina, por que recebeu bozo??

    Responda
  47. Adriano Henrique Pereira Barbosa

    Até que enfim uma Jornalista sensata que vai ao cerne da questão. Usando a linguagem médica, tumores tem que ser extirpados no início, e não postergando para tomarem conta do corpo.

    Responda
  48. Rogerio De Rezende Gonzalez

    Perfeito, Cristina!

    Responda
  49. José Aparecido Alcantara

    Muito bom, Cristina. Não há como comparar Dilma e Bolsonaro. Já comentei aqui, até em e-mail dirigido à ombudsman, a divergência que se verifica na exposição de ideias e na defesa de posicionamentos em editoriais da FSP e de seus articulistas. Não vejo a Folha de "rabo preso com o leitor", como já o foi um dia. Presta-se mais à defesa da política neoliberal e ao "deus" mercado financeiro, com incompreensível tolerância a essa abominável criatura chamada Bolsonaro e seus riscos para a democracia.

    Responda
    1. RODRIGO ANTUNES DE ALMEIDA

      Qual democracia?

  50. Paulo Roberto Schlichting

    Congratulações efusivas.

    Responda
    1. Flavio Eggers

      A esquerda doentia se manifestando.