Suzana Herculano-Houzel > Quem precisa de carboidratos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Carboidratos são todos iguais? não há diferenças entre carboidratos simples e complexos, sendo o primeiro sim, prejudicial?
Ninguém precisa de carboidratos desde os antigos caçadores e coletores, que se alimentavam sobretudo de carnes e alguns vegetais. ProteÃnas e gorduras são essenciais 'a vida, carboidratos não. Dieta rica em farináceos, açúcares e produtos ultraprocessados é pré-condição para organismo inflamado, terreno para o surgimento de doenças e imunidade baixa. No último ano tenho acompanhado meus marcadores inflamatórios e restringido bastante a ingesta de carboidratos de má qualidade (farinhas, açúcares)
Nosso organismo não transforma em reserva de gordura as gorduras e as proteÃnas ingeridas em excesso, mas carboidrato, sim. Aliás, só carboidratos viram reserva. Comecem desta constatação básica, facilmente observável no metabolismo humano, pesquisem o baixÃssimo preço das comidas doces e descubram a razão da pandemia de sobrepeso - y otras cositas más - da população. E não digam, por favor, que a indústria alimentÃcia não saiba disso há décadas. Pirâmide alimentar, pois sim.
Como bioquimico e neurocientista digo que esse artigo da Suzana é bem fraco, nao faz muito sentido metabolico, pois manter uma dieta de proteinas é cansativo e dificil. Carboidratos nao sao veneno, como nehum alimento. E manter uma dieta cetogenica sobrecarrega os rins pra se livrar da acidose e da ureia que elas produzem. Entao o melhor é ter uma dieta equilibrada e moderada em calorias. Curiosamente a dieta cetogenica é alticonvulsivante por motivos ainda desconhecidos.
Você há de convir que não é preciso ser bioquÃmico e neurocientista para sustentar que "o melhor é ter uma dieta equilibrada e moderada em calorias". Leio há anos coisas como as ditas por Suzana e elas fazem sentido para mim, sem formação na área. Aprendi há pouco tempo que o corpo humano não transforma gordura e proteÃna em reserva de gordura, mas carboidrato, e só carboidrato, sim. Isso pode não fazer "muito sentido metabólico", mas eu gostaria de ter aprendido isso antes.
Cozinhar é uma coisa, fermentar é outra. E fermentar com fermento industrial em minutos é uma coisa; fermentar demoradamente, muitas e muitas horas, e com fermento natural, é BEM outra, quebrando, segundo algumas pesquisas, 80% do glúten, no mÃnimo. Está aà um tema interessante para a colunista, já que escreveu livro abordando cozinhar e cérebros...
Só prova como é furado o vegetarianismo. Nada mais saudável que feijoada com torresmo, laranja e couve.
Aliás, saudáveis são o torresmo e os "tropicões" da feijoada.
Hehehe. Saudável aÃ, José Cardoso, só o torresmo!
Que bom ver um estudo fundamentando algo que já senti por mim mesmo. Fiz 15 dias de cetogênica, a mudança é significativa. Infelizmente não consegui manter pra sempre, mas desde então como uma fatia de pão por semana e não 10 por dia. Carboidrato é o veneno mais aceito que existe. Quantidade e tipo são fundamentais pra saber quanto tempo de vida tem o envenenado.
A Folha de São Paulo e suas manjadÃssimas polêmicas de araque. Será que uma cientista respeitável como Suzana Herculano-Houzel precisa mesmo fazer parte disso? Texto apressado, confuso, oportunista, mal escrito e porcamente revisado. É pra isso que pagamos esse jornal? A qualidade jornalÃstica e editorial de vocês só cai. Pra quem vocês publicam essa Folha? Pra meia dúzia de "faria limers"? Tentem, ao menos, ser menos ridÃculos. Enquanto é tempo.
Até respeito sua opinião. Mas precisa ser tão amargo assim em suas palavras? Ninguém é dono absoluto da verdade, em especial quando se há tanta polêmica envolvida!... Mas que carboidratos são uma praga, isso são!...
Marcelo, acho que tens algum pobrema mental.
Só faltou lembrar que tudo é verdade até a próxima informação. Quando esquecemos da provisoriedade das coisas, os dogmas estão a caminho. É isto é péssimo.
É mais cômodo continuar a fazer o que fazemos e continuar a crer no que cremos do que ousar ter uma nova visão, questionar. Sugiro questionar o "dogma" da pirâmide alimentar (dogma não combina com ciência, Inez), a começar por quem o propôs e a quem serve. Ligar o "desconfiômetro" às vezes é bom. Em tempo: o que Suzana propõe já é defendido por inúmeros cientistas mundo afora. Pesquise o assunto; dá trabalho, mas você vai se surpreender.
Boa!
Hahahaha Boa! (MJ)
Comecei a ler "A vantagem humana". A Dra refere-se a cozinhar, não a cozinhar isto ou aquilo. Parece-me que qualquer dieta equilibrada atende ao organismo. Concentração do cérebro em x atividades pode ter fatores outros que a alimentação, como comportamento e disciplina. O açúcar, de fato, não serve "pra nada", senão alegrar o coração... DifÃcil, né?
Platitudes como "dieta equilibrada atende ao organismo" são... platitudes. Ninguém morre com dieta equilibrada, ok, mas qualquer um diz isso; isso não compromete ninguém. Sugiro que releia o texto e pense, questione, ligue o "desconfiômetro". Eu lhe proponho ter um olhar crÃtico sobre a saúde da população em geral, especialmente seu peso e suas doenças tÃpicas. Vá além, leia mais, estude. A dieta do ser humano é um lixo, André.
Tudo que é radical demais gera dúvidas. Esse conteúdo é o caso.
Ela não é radical demais. Sugiro que vc releia o texto. Ela não prega o não consumo de carboidratos. Ela diz que deve ser o que consumimos menos dentro da pirâmide nutricional.
Professora, desculpe-me a franqueza, mas achei esta coluna um das mais coisas mais "desinteressantes" escritas por vossa senhoria (pra lembrar João Cabral nos 100 anos). Além de cifrada, lembrando-me de Classificados que denunciam fraude, veio sem costura, meio sem pé nem cabeça. A propósito: de onde virá tanta proteÃna? Sua pena, sempre tão deliciosa de ler, curiosa e pensante, ficou devendo.
Inviável economicamente os mais de 7 bilhões de terráqueos comerem basicamente proteÃnas e gorduras. PrecisarÃamos de mais de um planeta.
Ela não disse que deverÃamos consumir APENAS gordura e proteÃna. Ela diz que deveriam ser os predominantes na dieta. há bastante diferença entre as duas colocações ( a sua e a dela). Ademais, como bióloga que sou, devo lhe dizer que proteÃnas não são encontradas apenas em animais. Talvez a sua colocação venha dessa crença errônea.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Suzana Herculano-Houzel > Quem precisa de carboidratos? Voltar
Comente este texto