-
Emilson GRISE
Nietzsche deve ser prioridade desde o ensino fundamental.
-
Henrique Marinho
Belo texto. Interessante notar que, ao contrário do que muitos pensam, houve esse olhar aberto e tolerante de....Nietzsche! Me lembro de algumas passagens onde o filósofo libertário cita seus heróis, protótipos de ubermenschen, como Stendhal e Goethe. Imperfeitos como homens, mas criadores de perfeição. No final das contas, é a Arte que nos redime.
-
Marcos Amaro
Que belo texto. Freud também escrevia muito bem. Inclusive foi um dos vencedores do Prêmio Goethe.
-
ARQUIMEDES ONOFRIO PEREIRA DE CASTRO
Não engulo pensamento e ideias sem antes mastigar bem, mas mesmo depois de se misturarem com os que já engoli e os sucos gástricos no peristaltar interno do meu ser, ainda os regurgito, para ruminá-los lentamente, enquanto vigio o monstro que mora no abismo ao lado.
-
LUCIANO RUBEMPRE
O que Nietzsche sempre quis dizer, senhora, é que a mistura de liquores que digerem no meu estômago o fazem diferente do seu, e assim, essa metáfora grotesca traduz que, tudo que se pensa advém do que se sente. Poderia aproveitar seu artigo e dizer que a maioria dos seus contemporâneos e conterrâneos vivem em plagas que abominam a leitura libertadora como a do último grande filósofo....
-
Henrique Marinho
Balzaquianas, principalmente de mais de 30 anos (wall, como dizia o saudoso Francis) até entendo. Mas não balzaquianos. Soa démodé.
-
-
Valdeci Gomes
Nietzsche é um mestre da suspeita, coloca em xeque a metafísica do ser, e toda construção da linguagem que nos afastar do que realmente somos, influenciando dessa forma o existencialismo.
-
leonardo lusitano
Olá, Juliana de Albuquerque. Belo artigo! Talvez essa coragem de seguir buscando pensar e ler com intensidade que você aponta em Nietzsche encontre ressonâncias em Montaigne. A solidão como uma forma de ascese. Seu texto sobre esse pensador me fez voltar aos ensaios. Foi um estimulante vital, agradeço por isso. Também lembrei de Rilke em suas cartas; a forma como busca extrair o máximo de vida de seu meio, cultivando uma solidão ativa. Um abraço.
-
Dartagnan Santos
Também em A Gaia Ciência Nietzsche alertava para os riscos da glorificação do trabalho árduo do remorso social por meditar. Byung Chul-Han hoje trabalha o que Heidegger chamou serenidade (Gelasenheit). E mesmo na era clássica se dava esse alerta. Mas não adianta... com raras exceções, a sociedade não aprende.
-
Luís Fernando de Oliveira Ferraz
Maravilha. Parabéns Nietzsche. Prova que a razão supera o caos.
-
Maximiliano José Paim
Na medida em que Nietzsche prioriza a experiência do pensamento a partir também do ceticismo, ou da suspeita da qual ele foi chamado de mestre alguns anos depois, o método de leitura parcimoniosa que recomendava era exatamente para que o sabor das palavras fosse possibilitando as experiências do pensamento. Pudera, ele se dizia mestre do perspectivismo. Logo, a consonância do pensamento de Nietzsche em relação à arte de bem ler, como ele mesmo nominou, parece-me antagônica com a citação de Kant.
-
Philipp do Nascimento Gaspar
Excelente texto.
-
Alaor Magno
Impecável.
-
Rogerio Antonio Koerich
Admirável e relevante o artigo de Juliana de Albuquerque. , Já é uma doutora. Motivação para otimizar a atenção e concentração em nossa leitura . Um verdadeiro Gral saborear seu artigo. Saudamos Juliana Nietzsche e Kant,
-
Rogerio Antonio Koerich
Admirável e relevante o artigo de Juliana de Albuquerque. , Já é uma doutora. Motivação para otimizar a atenção e concentração em nossa leitura . Um verdadeiro Gral saborear seu artigo. Saudamos Juliana Nietzsche e Kant,
-
Marco A B Santos
Interessante buquê de leitores, Juliana.
-
Marco A B Santos
enio schneider, somente uma pergunta : você conseguiu concluir o primário?
-
Matheus souza
Belíssimo texto, Juliana, sobre um autor, no mínimo, incômodo e que mudou minha vida!
-
Solange M
Nietzsche não poderia ser mais atual, excelente artigo! Obrigada Juliana por trazer uma reflexão tão necessária ao momento em que vivemos.
-
Marcela Prado
Ótima reflexão para os tempos de hoje.
-
Marcela Prado
Ótima reflexão para os tempos de hoje.
-
ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER
Texto enxuto e analise perfeita. Ja dizia meu professor primario: presta atencao!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.