Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Cláudio

    Não se decreta logo porque a gambiarra não pode ser para todos.

    Responda
  2. José M Leal

    Schwartsman, no seu entendimento, se Maia e Alcolumbre morrerem, morte matada ou morte morrida, isso seria melhor para o Brasil?

    Responda
  3. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Muito bem. Meu caro Hélio. Isso é uma sabedoria milenar. É belo o trabalho de Augusto de Franco em 08/02/2019 “Por que Platão maltratou os sofistas” – “O Julgamento de Sócrates” de I. F. Stone. É isso aí. A democracia é sofista, dizia Platão.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Platão e os temas citados foram brilhantemente abordados também por Pierre Hadot no disponível Exercícios Espirituais.

  4. ALBERTO CHAHAIRA SOBRINHO

    Concordo plenamente, mas gostaria de saber o que você escreveu, caso já tinha na época espaço na mídia, sobre a reeleição de Fernando Henrique Cardoso. Aguardo manifestação.

    Responda
  5. messias alves henriques

    Sempre muito bom, é de leitura e compreensão fáceis. Tem visão de conhecedor.

    Responda
  6. Jackson de Moura Ferro Silva

    Hélio já está mais calmo , passou o susto .

    Responda
  7. Herculano JR 70

    O artigo reproduz a confusão sobre democracia. Na 1a parte fala em indicação d lideres p fazer, visão d gestão, e na 2a, a verdadeira, q o líder (soberano) terá poder limitado, ñ mudara e tomara o q é meu, e se tem segurança p investir, q é visão de limite à gestão. A 1ª parte se fortaleceu devido intromissão do estado em serviços como saude, escola, financiamentos, etc, misturou a poder e degenerou. Gde falha dessa democracia e deixar a cargo do poder legislar sobre seu limites, q ñ funciona.

    Responda
  8. João Braga

    Um pequeno reparo, na sua lista de incompetentes, por uma questão de justiça, obrigatoriamente deveriam constar a Dilma e o presidiário, responsáveis por quebrarem o país...

    Responda
    1. José Antônio

      ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%. ``(Não toquem nas reservas internacionais *US$ 382 bilhões de dólares * No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência). Só para lembrar: Lá se vão 4 anos e meses de ''governos'' (decorativo&Bozo) camisas-amarelas.

    2. José Antônio

      Dilma e Lula quebraram o país? Como se ainda somos o 4° maior credor externo individual dos EUA? Digite no Google a expressão: mayor treasuries holders ** Quando foi que você viu o FMI no Brasil sanando bancarrotas financeiras? Foi durante os Governos de Lula e Dilma ou foi durante a ditadura militar, Sarney, Collor e FHC? Hoje o FMI está lá na Turquia, Argentina, Grécia e em outros países quebrados.

  9. WILSON DA SILVA VICENTINO

    Texto enxuto, conciso e pontual sobre casuísmos e factoides que tomam conta da agenda nacional. Parabéns Helio.

    Responda
  10. WILSON DA SILVA VICENTINO

    Texto enxuto, conciso e pontual sobre casuísmos e factoides que tomam conta da agenda nacional. Parabéns Helio.

    Responda
  11. André Costantin

    E, sobre as regeras do jogo, falimos... Meu setor de produção audiovisual (minha empresa é de 1999) deixou de existir. Não fomos nós que inventamos as complexas regras desse campo, que vem sendo inventadas há mais de 20 anos. Virou só sacanagem e censura governamental.

    Responda
  12. André Costantin

    Hélio. Tarde, mas parabéns por escrever com coragem, inclusive (sendo o liberal que és) a crônica do desejo da morte do presidente, que os intelectuais de esquerda e direita ficaram rodeando, entre ciúmes e covardia.

    Responda
  13. Simone Rodrigues

    De verdade, eu não sei o que é pior: o bozo ou maia e alcolumbre (mínúsculos mesmo). Portanto, não sei se é pior que saiam ou que fiquem. Gostaria que entrassem políticos democratas e que olhassem para os anseios do povo. No entanto, tenho consciência de que esses caras são eleitos pelo povo sofrido com o dinheiro do grande capital e, no decorrer de seus mandatos, tendem a servir quase que somente ao último.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Se o capital mandasse no mundo estariamos crescendo a 10% ao ano. Pois so qd se cresce se lucra bastante, se promove empregos e produz riqueza q enriquece a todos, pois o lucro e sempre parte do q se produz p a sociedade. A ideia de exploração do trabalho e falsa. O trabalho e o mercado se confundem. explorar o trabalho e destruir o mercado de q empresas vivem lucram e pagam salarios. Qto mais pagarem mais venderão e lucrarão.