Vinícius Torres Freire > Bolsonaro frita Guedes na primeira vez em que tenta governar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Por que não financiar o Renda Brasil com uma tributação do altar de cima (criação de impostos sobre grandes fortunas, transmissão de herança e dividendos)?
O Posto Ypiranga foi instalado para oferecer gasolina de primeira (gasolina azul, como se dizia) aos afortunados milio e bilionários a preços módicos. E vender, aos pobres, por preços estratosféricos, uma gasolina adulterada, misturada com água, querosene e óleo de rÃcino. Mas o gerente do posto, um sujeito falastrão e incompetente, não está dando conta do recado. E por isso vai cair.
....além do que, mais uma vez (Já está até cansativo dizer) ao tratar do tema, nunca nenhum colunista trata da óbvia, correta e justa alternativa de se buscar receita taxando as grandes fortunas, os dividendos, acabando com as denúncias ficais etc. Ou seja, para variar uma única vez na nossa história, fazendo o topo da pirâmide arcar com alguma coisa
O autor me parece correto ao descrever a bagunça generalizada no das governo. Peca no entanto, e na minha opinião, por em nenhum momento apontar a grande carga de responsabilidade que o Ypiranga, em sua incompetência, tem em toda essa história.
Mas do que na hora de taxar as grandes fortunas, e virarmos um paÃs de verdade...
O curioso é que todos os cortes são em ajudas sociais. Bpc, abono, seguro-defeso... Que tal cortar o Refis, de 220 bilhões de reais? Quem não pagar o que deve ao governo tem o CNPJ encerrado e ainda vai cumprir pena por sonegação. Que tal? Isso sem falar no óbvio: herança, dividendos, grandes fortunas, ipva de jatinhos, helicópteros e iates.
O problema do Capitão Hemor roida nem é tanto ideológico pois existem conservadores lúcidos. A questão é que o povo brasileiro resolveu eleger o mais despreparado, inú til e ridà culo entre todos os candidatos. Mas mesmo com toda a tragédia, tenho certeza de que ele será reeleito pois representa muito bem o "cidadão de bem", como por exemplo aquele desembargador que humilhou o guarda ou o empresário do Alphaville que ofendeu o motoboy.
Que tal uma grande campanha de doações? As redes bolsonaristas estimulariam seus participantes a pagar um dÃzimo, que seria o caixa desse renda Brasil. Não basta dar likes, tem que contribuir.
O tchutchuca já era, centrão marinho e os generais tem um projeto de obras públicas para atender a seus interesses escusos e neste momento o empecilho é o guedes, eliminado mais uma vez o protagonismo cai no colo do botafogo, que na verdade é quem esta dominando politicamente o paÃs, deve sair como candidato a presidente em 2022
Guedes para concretizar o sonho eleitoreiro do chefe vai ter que tirar umas migalhas do deus mercado, vulgo rentistas parasitas do dinheiro público. O primarismo neoliberal do posto e o populismo de direita do Bolsonaro estão em uma encruzilhada.
Chega ser ridÃcula a dicotomia proposta pelo autor. O governo pode muito bem arrecadar mais dinheiro sem ter que mexer no bolso de grande parte da população. Todo ano são bilhões de reais em deduções fiscais que o governo deixa de arrecadar, além disto, temos o nosso sistema tributário mordaz que, proporcionalmente, tira dos mais pobres. O que falta para este governo, incluo o ministro Guedes, é competência e sensibilidade.
O articulista esquece totalmente do andar de cima. É como se não existissem. É como se não precisassem dar a "sua contribuição". Lamentável.
E as grandes fortunas, os dividendos para o exterior, etc...!?
Transferir recursos da Farmácia Popular, do seguro desemprego e do abono salarial é dar com uma mão o que se tirou com a outra, acabar com a dedução das despesas médicas e de educação na apuração do IR é atingir uma já combalida classe média, principalmente a parcela dos idosos. Corte de salários dos servidores, do judiciário, das polÃcias, é isso mesmo? Por que não uma fatia do 1% mais rico que concentra mais de 30% da renda do paÃs? Aà não dá, né? É coisa de comunista, além de ser ....
Nababos nacionais Guedes nunca mencionou, qdo alardeia reformas meia boca. Há mais de 200 bilionários no paÃs q acumulam R$ 1,2 tri;há tb aquele 1% que detém a metade (R$ 8 tri) do total da riqueza de todas as famÃlias brasileiras.Um impostinho de 2% sobre esses 9,2 tri nem cócegas faria nesses bolsos e arrecadaria 184 bi, equivalente a uns 5 anos de Bolsa Familia. Mas são intocáveis, aliás, não são lembrados por governo algum, e seguem fazendo de conta q nada no paÃs é com eles.
...inviável nos sistemas financeiros globalizados, já que haveria uma gigantesca migração de recursos para os paraÃsos fiscais. Realmente está difÃcil fechar a equação.
Coerente com suas obsessões, Bolsossauro promete um big-bang e entrega um bang-bang.
Já não era sem tempo de fritar esse incompetente.
JB está fazendo um jogo de cenas, ainda mais agora que acredita que é popular. Infelizmente, tudo sobra para o cidadão que vivenuma uma instabilidade desde o dia da eleição de JB.
Eu diria que a instabilidade começou no golpe de 2016 ou mesmo antes, quando a imprensa a mando da elite se movimentou para jogar as grandes manifestações de 2013 contra o governo federal de centro-esquerda. Desabamos e não conseguimos reconstruir mais nada. Antes de 2013 éramos felizes e não sabÃamos!
ótimo . caindo /guedes, cai o mito .
Poesia concreta, Marcos?
Paulo Guedes é uma figura que ninguém sabe como surgiu. Onde trabalhou? Na ditadura do chile. Que livros escreveu? Nenhum. Tentou emplacar o Luciano Huck! Não deu certo aà veio o Bolsonaro... Junto com Guedes veio outras figuras estranhas como o presidente do Banco do Brasil e da Caixa que tem um único objetivo: Privatizar os bancos públicos ou seja tirar dos pobres para dar para os ricos.
É, não tem curriculum, nem conhecimento, nem desempenho. Porque economia não se restringe a mercado de capitais.
É a primeira vez que Boisonero toma uma atitude correta. Tirar verba do auxÃlio defeso a pescadores artesanais e do abono salarial é ideia absurda, tiro no pé. Em 20 meses, Guedes ainda não teve uma ideia que preste? Basta taxar os milionários que haverá dinheiro para o Renda Brasil. Basta cortar os super salários do judiciário acima do teto que o dinheiro aparece.
Só mesmo a Faria Lima para perceber um bom gestor público no Guedes. Ele está na praça, à disposição de quem quisesse levá-lo para o governo, pelo menos desde os anos oitenta. E, apesar do liberalismo ou conservadorismo de vários ministros, nenhum teve a má ideia de convidá-lo para cargo algum. Por que será? Porque nenhum Mailson da Nóbrega ou MarcÃlio Marques Ribeiro tinha discernimento bastante para perceber a genialidade do sujeito? Ou porque ele não tem a menor capacidade de gestão?
O currÃculo do Guedes se resume a puxar saco de ditador chileno de direita e fraudar fundo de pensão.
Prezado Paulo Guedes, se você está lendo essa mensagem, tenho a solução pra você. Não é algo fácil, exigirá de você ser um tigrão, e não um tchutchuca. Em vez de tirar do pobre pra dar pro paupérrimo (pela primeira vez, concordo com Bolsonaro), tire de bilionários e milionários. Uma fatiazinha do que eles ganham já ajuda milhões do paÃs. Tenha coragem. Espelhe-se em paÃses desenvolvidos. Diminua a desigualdade.
Como brasileiro que tem mais de três neurônios que sou, abomino o Bolsonaro. No entanto, nesse ponto nem consigo o criticar. Se essas realmente foram as ideias do Guedes para perpetuar o Renda Brasil, é porque a agenda dele é interessar banqueiros e investidores... Quase 2 anos de governo e só agora começou a se debater a proposta de reforma tributária do governo - muito mais enxuta do que o necessário - e parou-se de falar em tributação de lucros e dividendos.
Uma bela união entre a guilhotina e o pescoço! Claro que nunca dará certo! Nós avisamos! kkkkkkkkkkk
Como atribuÃdo ao presidente Mao, 'nuvens tenebrosas e ameaçadoras no céu; as perspectivas são promissoras'. 'Schadenfreude'. Nós, que não somos sócios das corporações de 'mÃdia', queremos comparecer ao enterro (virtual) de Guedes. JB fica pra depois - pode seguir mergulhado e debulhado na desonra, buscando novos avatares sob as rédeas e antolhos do centrão.
O articulista precisa mudar seu mindset. Vou aqui ser o coach de patriota: 1- revisar o salario dos militares. 2- Taxar grandes fortunas (grandes fortunas não é taxar quem tem 2 casas e um carro BUNITU na garagem. 3- redução do salário de ministros, deputados e senadores. 4- redução de regalias do presidente e vice-presidente. 5- CPMF das heranças acima de 2 milhões de reais. 6-IPVA para lanchas, helicopteros e jatinhos. 7- Fim do salários dobrado de militares com cargo no governo.
Qualquer pessoa que sabe fazer contas percebe que, das medidas elencadas, só uma ou duas podem render dinheiro grosso. E no Brasil vigora o princÃpio constitucional da irredutibilidade dos salários. Algumas destas medidas podem até ser justificadas pela ética, mas sua adoção renderá um gota perto das cifras de que estamos falando. A questão é muito mais difÃcil do que parece.
"Todo populismo, seja de direita ou esquerda, tem seu preço econômico e social. A conta é se ele vai se desgastar muito ou pouco e com quem? Cabe a ele decidir!
Paulo Guedes é muito ruim. Tenho que concordar com o veto de Bolsonaro a esta proposta esdrúxula do PG.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Bolsonaro frita Guedes na primeira vez em que tenta governar Voltar
Comente este texto