-
Maurilio Cesar Merli Silva
Parei de ler o texto, pois São Bernardo está na fila de leitura, comprei num sebo dias atrás. Acho que vai furar a fila...
-
Estevão Rodrigo Alves Pires
Paulo Honório é um poço de sensibilidade e inteligência, se comparado ao Bolsonaro.
-
Jove Bernardes
Não me importo, absolutamente, com spoilers. Estranho, mas não me lembro de algum dia ter lido um livro ou visto um filme para saber o desfecho: esbaldo-me com a narrativa, caio em todas - todas! - as armadilhas do autor. E se repetir o livro ou filme, caio de novo.
-
Milton Costa
É o melhor livro do mestre alagoano que não deixa pingar uma gota do texto enxuto, preciso e contundente. Essa obra é soco no fígado, provoca reações físicas na gente. E Graciliano não é tão bom quanto Dostoiévski; é muito, muito melhor.
-
TIAGO CICOTTI FURTADO
Poderiamos comparar o "São Bernardo" ao "Homens sem qualidades"? Ainda que no romance de Musil a trama pareça mais complexa com tantos personagens a vista. Enfim, é uma dúvida. Ainda não terminei o segundo e pretendo ler o primeiro.
-
Toni Angelo Torres
Li "São Bernardo" há alguns meses e tive a mesma impressão. Todo o conservadorismo bolsonesco está ali. Triste é lembrar que o livro foi escrito na década de 30, já os minions estão (fisicamente) no século 21.
-
Helano Timbó
Graciliano Ramos encontra-se entre os melhores escritores brasileiros. Sem pestanejar, é nosso Dostoiévski. Se fosse americano ou europeu, seria mundialmente lido.
-
José Cardoso
Também concordo que São Bernardo é o melhor livro do Graciliano. Até porque permite várias leituras. O que ficou na minha memória foi a tenacidade e capacidade de trabalho do novo dono da fazenda, e sua difícil relação com os parasitas utópicos em torno dele. Para mim a crítica do autor é contra a hipocrisia desses pesos mortos.
-
João A Silva
Boa, Sérgio!! Como já comentado aqui, você poderia trazer mais impressões sobre os grandes clássicos da literatura universal. Este espaço está sendo pouco ocupado pelos colunistas da Folha.
-
João A Silva
Que tal na próxima coluna comentar alguma obra de Rubem Fonseca?
-
-
LUIZ CARLOS MACIEL
o problema é que paulo honório, ao ser o autor de suas confissões, faz uma dolorosa expiação, enquanto o bozo é simplesmente incapaz de uma autoanálise e, para ele, o ódio será sua herança, já que ele é mesmo cercado por um wild bunch
-
ADRIANA QUEIROZ
Texto genial sobre uma obra genial. Para os que preferem o faroeste americano ao faroeste caboclo, pode-se substituir "O ressentimento será sua ruína" por "Meu Ódio Será Tua Herança".
-
MARTA SANTA CRUZ PORDEUS
Concordo que é sua obra prima!
-
Alberto A Neto
Na mosca. Após retesar o arco em hipérbole de um clássico do modernismo brasileiro, o colunista acertou o alvo em cheio. Graciliano antecipou Garcia Marques - com o seu 'regionalismo fantástico' -,onde tudo é mais concreto e maciço do que o próprio real.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.