Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS BENASSI

    Dona Hermínia, pare com essa discussão que vai acabar fazendo com que a gente tenha que mexer a bunda e mudar alguma coisa na vida. Queremos é ficar discutindo aborto. O resto, dá muito trabalho.

    Responda
  2. Sérgio Pombo

    Devemos discutir um modo sustentável de explorar os recursos naturais no Brasil. Não está funcionando a teoria da riqueza imaculada e intocável enquanto brasileiros querem produzir e progredir. Já passou da hora do primeiro mundo preservar seus recursos naturais na mesma proporção (80%) que somos obrigados com o bioma amazônico, ou pagar para que preservemos em montante semelhante ao que teríamos se explorassemos nossas riquezas.

    Responda
  3. José Cardoso

    Uma solução ecológica seria uma grande represa na altura de Óbidos, formando uma imenso lago e gerando energia elétrica limpa. Seria algo do porte do que os chineses fizeram recentemente no rio yang tse kiang com a represa das três gargantas.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      o pior é que ,conforme seus habituais comentarios, vc realmente acredita nisto É dificil entender por que gente completamente idiota gasta dinheiro com leitura de jornal já que nao entende nem aprende nada

  4. Alberto A Neto

    Só a consumação da catástrofe impõe a mudança. A exemplo da Conferência de Paz, do Tratado de Versalhes, que prometeu o fim de todas as guerras mas entregou 70.000.000 de mortos, o Holocausto e dois cogumelos nucleares em Hiroshima e Nagasaki. Ninguém mais se lembra do Clube de Roma, porque o novo é o mesmo.

    Responda
  5. moacyr da Silva

    Excelente artigo Professora. Faltou destacar a invasão de grileiros,assassinando indígenas para favorecer garimpos!

    Responda
  6. José Bernardo

    Sim, se a inteligência não prevalece - afinal, destruir o ambiente é como destruir o próprio corpo para melhor usufruir dele - o pragmatismo deve fazê-lo.

    Responda
  7. vladimir Micheletti

    Que tal estabelecermos o Valor de Mercado para enfrentar o propalado Preço de Mercado? Pois é, isso é possível sim.

    Responda
  8. Henrique Marinho

    Vocês já viram a Europa criticar a China pela destruição do seu meio ambiente? Voltando à Amazônia, faltam fiscalização e incentivos econômicos que privilegiem os serviços ecossistêmicos da floresta e de aqueles de atividades de baixo impacto. Infelizmente, a mentalidade dominante hoje é a predatória-militar, que incentiva a ocupação da região a qualquer preço, inclusive a destruição. Faz falta um Rondon.

    Responda
  9. Cloves Oliveira

    Quando os Europeus chegaram às Américas, foram bem recebidos por muitos indígenas de boa fé que na sua simplicidade acreditavam nas boas intenções dos visitantes. Os Europeus retribuíram as boas vindas com a escravização e extinção dos nativos. A colunista se comporta como os nativos da época dos descobrimentos, ou seja, de maneira ingênua, acredita fielmente que os estrangeiros estão preocupados com o nosso bem estar. A única preocupação deles é com o lucro.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      "indígenas de boa fé que na sua simplicidade acreditavam nas boas intenções.." Proust, Rosa, Saramago? Cloves produz literatura da melhor qualidade! Faltou ele dizer "conforme dizia" ( e ai sapeca uma celebridade) que é uma marca de seu fraseado Cloves insiste em ser colunista ou editorialista da FSP à qq custo - no caso o nosso expostos aos seus comenta rios Cloves tem todas as credenciais intelectuais para ministro do Bo..çal #ClovesMinistroJa!

    2. Paulo Roberto Schlichting

      É recomendável àqueles que se arriscam a proferir julgamentos sobre as competências dos articulistas deste jornal que se informem e evitem a exposição ao ridículo público. O comentário de Cloves Oliveira em relação à Maria Hermínia não chega a ser leviano ou desrespeitoso, mas escorrega feio em relação aos dotes e ao currículo da pesquisadora e denota claramente aquela empáfia irrefletida dos que se julgam letrados.

    3. marilza abrahão

      Quando os colonizadores chegaram em vastas terras, a partir do século XVI, no mundo inteiro, esse processo foi responsável pelo crescimento de um novo sistema de organização social a que se costuma chamar Capitalismo! Voraz e Explorador firma-se na obtenção do lucro e na alienação de quem não faz parte de suas hostes. Ele é o inimigo da solidariedade, da igualdade e fraternidade que proclama!