Opinião > O teste do teto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maria Luiza Portugal Goncalves

    O benefício para a economia de uma renda mínima é inegável e já foi devidamente comprovado durante a pandemia. Além do mais, qualquer um deveria ter o suficiente para sobreviver com o mínimo de dignidade. Por outro lado, um programa destes tem, obrigatoriamente de ser sustentável. Existe sim, muitos benefícios fiscais que de sociais não tem nada. Um exemplo é o desconto no IRPF para quem tem acima de 65 anos e a isenção dos fundos fechados.

    Responda
  2. Igor Cornelsen

    Toda a imprudêncial fiscal acaba sempre da mesma forma, desconfiança de investidores e empresários, fuga de capitais, inflação caminhando para os dois dígitos, e desemprego crescente, com queda do PIB. Não importa se é governo de direita ou de esquerda. Seria irônico se o governo Bolsonaro viesse a se parecer com o de Dilma Roussef, assim como o dela acabou se parecendo com o governo do general Geisel.

    Responda
  3. Cassio Vicinal

    O cobertor é curto. Existem várias medidas e algumas envolvem valores consideráveis no curto prazo. Porém insistem naquelas que trarão retorno em um ou dois anos. Qual o sentido em interditar o debate sobre aumentar a arrecadação no curto prazo? Sobre a revisão das alíquotas de impostos e subsídios a certos setores?

    Responda
  4. Rogerio Silva Júnior

    A ortodoxia Neoliberal que a folha tanto defende, coloca benefício social como investimento e nunca toca em outras formas de arrecadação(IGF), sou leitor do jornal a anos, e afirmo que relativo a pauta econômica, o debate é sempre superficial defendendo uma agenda que só tem aprofundado a crise. Não se discute economia sem pensar nos impactos políticos e sociais da tal austeridade. Economia não são números em uma planilha.

    Responda
  5. Eduardo Potsch Camara Matos

    Em tempos de grave crise sanitária e econômica, ao contrário do consenso da aplicação de medidas emergenciais e de reforço de políticas sociais, a mídia sai em defesa da política econômica neoliberal tupiniquim do governo, fora do tempo e do espaço, de querer que o rabo continue a abanar o cachorro.

    Responda
  6. DANIEL PLECH

    Inútil tentar reinventar a roda. Para ter um Bolsa Família (ou Renda Brasil) vitaminado, teremos que cortar despesas obrigatórias. E de preferência do andar de cima.

    Responda
    1. Fernando Minto

      Nem pensar né Daniel!!!

  7. Herculano JR 70

    Muito improvavel q o estado se coloque limites. A sociedade civil deveria ser o gestor das mudanças. Bnaro, de estrutura autoritaria, nem sei pq, acenou com algumas medidas liberalizantes na economia, tem meu apoio critico. Falou q programas sociais são formas de iludir o povo. De fato é, mas qq mudança ñ pode comecar por essas migalhas. Agora volta tudo ao q era, pq, como qq mortal no poder, quer se reeleger e contemporiza com o establisment. Diante do insucesso, voltarão os estatistas?

    Responda
  8. eli moura

    a folha não pensa.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.