Ilustrada > Escritores africanos veem queda de estátuas como uma reação violenta à violência Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sobre a análise dos lÃderes africanos terem praticado uma polÃtica colonizadora, é preciso muito cuidado pois, existe um discurso muito forte que justifica a escravidão, dizendo que os africanos também participaram desse grande negócio. O que não podemos deixar de lembrar que a prática dos africanos não diminui as responsabilidades dos colonizadores brancos/europeus.
Também acho
Curiso é o meu comentário não ter sido publicado.
Tem palavra que baixa o espÃrito da Ditadura na Folha e não deixa publicar.
Curioso*
A existência dos ditadores na Ãfrica, passado e presente, é em grande parte a continuação do colonialismo selvagem, principalmente nas ex colônias Francesas, onde o aparecimento de lÃderes que ameacem o interesse da França na região são imediatamente neutralizados. Os exemplos não faltam: Omar Bongo, Denis Sassou Nguesso, e Teodoro Obiang. Idi Amin Dada, o Açougueiro de Uganda, era cria dos Ingleses.
Perfeito. Então Idi Amin Dada, anulado de sua responsabilidade como indivÃduo, deixa de ser africano para ser inglês quando pratica o mal? Posso estar equivocado, mas antes que os ensaios de colonização da minha opinião sejam feitos, fica o questionamento - e me perdoe por ele, não fiz por mal.
Seria bom trazer à tona a opinião de autores de fato africanos (PALOP pós-independências). Não há sentido falar em descolonização e sempre evidenciar autores q, na teoria são de Moçambique, Angola etc (Mia Couto, Isabela Figueiredo, Pepetela, Agualusa etc), mas são portugueses (nascidos no contexto do ultramar português, são filhos de Portugal). Os PALOP têm autores gigantes, mas que raramente chegam às margens do Brasil... escritores que nem sequer são editados por aqui!! Por que será, ein??!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Escritores africanos veem queda de estátuas como uma reação violenta à violência Voltar
Comente este texto