Opinião > Horror americano Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Geraldo Junior

    Artigo totalmente tendencioso e irresponsável, típico do viés esquerdista da FOLHA. Quem está fazendo balbúrdia, arruaças e quebra quebra são os Black Lives Matter- BLM. A esquerda não diz que é desproporcional o cometimento de crimes por negros nos EUA, eles são 13% da população e se envolvem em 65% dos crimes O Adolescente branco que reagiu ao ataque de três homens negros armados com revólver teria sido morto se não soubesse se defender. Os três eram negros com longas fichas de crimes.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Em 2019, no Rio da Janeiro a polícia matou 1.814 pessoas. Mesmo considerando que em alguns casos houve justificativa, esse número não nos credencia a criticar a situação nos EUA. O jornalismo que considera apenas um dos lados da moeda é tendencioso. Os policiais trabalham sob grande pressão e nos EUA não é diferente. Em 2019 houve 228 mortes de policiais por suicídio e 106 mortes por assassinato (FBI). Falta de pessoal e excesso de horas de trabalho agravam ainda mais o problema.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Foi filmado, atirou pelas costas. O mundo viu. E não era um bandido. Ou seria medo porque lá todo mundo pode andar armado?

  3. Paulo César de Oliveira

    Estamos vivendo num época de loucura coletiva, semelhante ao da caça às bruxas, da Santa Inquisição.Todo mundo e todos os jornais falam em racismo nos casos de Floyd ou de Jacob Blake, mas não há nenhum racismo evidente. Floyd foi imobilizado porque resistiu a prisão, e não por ser negro. Jacob Blake também resistiu a prisão, desobedeceu ordem de para e levantar as mãos e tinha uma faca no carro(mas poderia ser uma pistola). Como saber se seria diferente se não fosse negro?

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      A Marilza está obviamente errada. Cada caso é um caso; não dá para generalizar. Se a Marilza estivesse certa, cada vez que um policial branco mata um negro isso seria necessariamente um caso de racismo, o que é absurdo. Numa sociedade multirracial como a americana sempre haverá policiais brancos, negros ou hispânicos matando suspeitos/criminosos brancos, negros ou hispânicos. Em 2019 a policia americana matou 235 negros e 370 brancos.

    2. Paulo César de Oliveira

      Caro Jose Bernardo, segundo o site Statista, em 2019 a polícia americana matou a tiros 235 negros e 370 brancos. Os negros estão super-representados provavelmente porque cometem mais crimes. Segundo o verbete Crime and Race, da Wikipedia em inglês, mais de 50% dos homicídios cometidos nos Estados Unidos entre 1980 e 2005 foram cometidos por negros e a chance de um negro vir a cometer um homicídio é 8 vezes maior que a de um branco.

    3. Paulo César de Oliveira

      Luiz Fernando, Roof e Ritterhouse têm uma coisa em comum: ambos entregaram-se a policia sem opor resistência. Sem resistência, o policial não tem razão para usar de violência. Roof aguardou sentado e Ritterhouse chegou a caminhar em direção a carros de polícia com as duas mãos para o alto. Sem entender o que estava acontecendo, os policiais passaram por ele sem parar. O X do problema é a estupidez de resistir a prisão.

    4. Paulo César de Oliveira

      Luiz Fernando, Roof e Ritterhouse têm uma coisa em comum: ambos entregaram-se a policia sem opor resistência. Sem resistência, o policial não tem razão para usar de violência. Roof aguardou sentado e Ritterhouse chegou a caminhar em direção a carros de polícia com as duas mãos para o alto. Sem entender o que estava acontecendo, os policiais passaram por ele sem parar. O X do problema é a estupidez de resistir a prisão.

    5. Paulo César de Oliveira

      Ney e Luiz, isso que aconteceu com Floyd e Blake talvez aconteça com menos frequência com brancos porque negros talvez sejam mais impulsivos e emocionais, com mais tendência para optar por resistir à prisão, coisa que eu não recomendo para ninguém em nenhum lugar do mundo. Quanto a Floyd, dizer que não consegue respirar significa também "estou consciente e respirando(pois posso falar)". Os policiais não têm visão de RX nem lêem pensamento; não teriam como saber se Blake ia ou não pegar uma arma.

    6. Ney Fernando

      O diferencial está em sufocar com o joelho por 9 minutos uma pessoa imobilizada, no chão, dizendo que não consegue respirar (isso nunca se viu com pessoa branca) e em dar sete tiros nas costas, de perto, em alguém que caminha e entra num carro (isso nunca se viu com pessoa branca).

    7. Luiz Fernando de Camargo Junior

      Como saber? Jogue no google "Dylann Roof" e depois pesquise sobre "Kyle Rittenhouse". Tente encontrar a semelhança entre essas duas pessoas e de que forma elas foram abordadas pela polícia. Será que vc é capaz de enxergar algo diferente no tratamento?

    8. José Bernardo

      Seguindo seu *inteligente* raciocínio, é mera coincidência que todos os brutais assassinatos cometidos pela polícia estadunidense, e que geraram forte comoção e revolta, nas últimas décadas, sempre tivessem com vítimas membros de uma minoria da população daquele país...

    9. José Bernardo

      Sim, estão todos equivocados - a imprensa e a opinião pública mundiais e grande parcela da população daquele país; todos, menos o clarividente comentarista...

    10. Tha Virgens

      Satisfeito com a resposta sensata de Marilza ou será preciso desenhar???

    11. marilza abrahão

      Como saber? Estudando a história econômica e social dos EUA. Está lá como herança do escravismo e da economia exploradora da mão de obra barata que sustenta uma minoria que se acredita predestinada!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.