Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo R Torres

    O problema do investimento privado em parceria no Brasil é que ele acaba sendo feito pelo governo e só depois a obra é entregue ao "empreendedor", como ocorreu no pedágio do Paraná. Após 20 anos dos usuários pagando agora acordo na Lava Jato talvez viabilize um viaduto no Trevo Cataratas em Cascavel, onde o pedágio fez gambiarra com semáforos para não construir algo como o viaduto erguido há anos a 40Km, em Toledo, em pista dupla pública. Assim a "privatização" é do bônus e o ônus segue público.

    Responda
  2. Gabriel Santos

    Suas previsões são todas furadas!O governo não usa dinheiro público para as obras, desde o começo da gestão!As parcerias via PPI, tem injetado bilhões em investimentos por todo o país, na infraestrutura.Esqueca a era de dinheiro público em obras faraônicas!Isso faz parte do passado.Bem vindo ao novo Brasil endireitado onde a corrupção sistêmica, chegou ao fim.

    Responda
  3. Hildebrando Teixeira

    Desmentindo o Robson, a gastança foi generalizada em todo o Mundo e justificada pela excepcionalidade da pandemia, logo não caracterizou irresponsabilidade fiscal e muito menos abalo de credibilidade, destruída por vocês marxistas e resgatada por Bolsonaro e Guedes. Diferença brutal.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Marxistas? Você está na terceira série ou exagerou na dose de ozônio?

  4. José Fernando Ziliotti

    A reforma trabalhista foi vendida como panaceia por Temer. Nada de recuperação econômica no biênio golpista. Depois entraram "capetão" et caterva. Tamanha é a pequenez intelectual e operativa da equipe liberal-militar (sic), a reforma da Previdência, sobre o lombo dos trabalhadores, só saiu porque assim eram os interesses do Congresso. Agora propõem novas reformas, privatizações infinitas e dizem que o melhor está porvir. Completado o retrocesso, vão clamar pelo retorno do Estado.

    Responda
  5. Vilmar Dimas Nicolau

    Para que um país pobre como o Brasil precisa de forças armadas? um quantidade enorme de militares aposentados que geram déficit e, no governo Bolsonaro, são premiados com mais privilégios. Há privilegiados demais e povo de menos. Quando os miseráveis saírem do buraco famintos e sujos, quem vai segurá-los? uma legião de generais barrigudos?

    Responda
  6. CARLOS BECKER

    Bolsonaro, estúpido e incompetente

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Bolsonaro, estúpido, incompetente, preguiçoso e adepto de rachadinhas e milicia..

  7. Robson Luis Barbosa

    O covid-19 revelou aquilo que alguns defendiam há muito tempo: o Brasil nunca esteve falido, nunca esteve quebrado. Se tivesse nessa situação, jamais o tesouro teria 1;2 trilhão em conta corrente, o banco central jamais repassaria recursos agora para o tesouro, o Brasil nunca teria 350 bilhões de dólares em reservas internacionais.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      A gastança foi generalizada em todo o Mundo e justificada pela excepcionalidade da pandemia, logo não caracterizou irresponsabilidade fiscal e muito menos abalo de credibilidade, destruída por vocês marxistas e resgatada por Bolsonaro e Guedes. Diferença brutal.

  8. M RIO GRANATO J NIOR

    Impressionante a torcida contra um Governo que fez e faz a maior distribuição de renta, o auxilio emergencial colocou comida à mesa de mais de 50 milhões de pessoas, obras de infraestrutura, deu e dá recursos aos estados e prefeituras no combate a pandemia, não rouba e não deixa roubar, onde que o pais afunda?

    Responda
    1. Gabriel Santos

      Perfeito sua análise!O auxílio feito pelo governo Bolsonaro, é o maior e melhor já feito no mundo!Pra pessoas que acham que 2019 foi um ano ruim, podem rever o pensamento:Foram quase 2 milhões de empregos gerados, 25% de queda na criminalidade, os maiores acordos comerciais já feitos pelo Brasil, e tão necessária reforma da previdência, aprovada!Sucesso total!Bolsonaro será reeleito.

    2. Rui S Souza

      MM Rio, robô do Bozo, mais um eleitor arrependido mas não declarado de Jair Collor BolsoNERO Gripezinha de Mello. Vade retro.

    3. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Junior um governo que apresenta um PIB de 2019 menor que do Temer mesmo com a greve dos caminhoneiros que aliás foi incentivada pelo deputado Bolsonaro é a maior prova de incompetência de um governo que não tem nenhum projeto. A única coisa que faz é destruir o Ministério do Meio Ambiente veja a Amazônia e o Pantanal em chamas. Analise sem fanatismo as desgraças que são o PGuedes, Ministérios das Relações exteriores, da educação, turismo, Educação, das Ciências e tecnologia I.Estrutura. Acorda!

    4. ALEXANDRE ROCHA SAFFI

      1 - Quem garantiu o auxílio emergencial foi a oposição, o bozo queria pagar apenas duzentos reais; 2 - Se torcida fizesse alguma diferença, em toda Copa do Mundo a China seria campeã.

  9. Robson Luis Barbosa

    O covid-19 revelou aquilo que alguns defendiam há muito tempo: o Brasil nunca esteve falido, nunca esteve quebrado. Se tivesse nessa situação, jamais o tesouro teria 1;2 trilhão em conta corrente, o banco central jamais repassaria recursos agora para o tesouro, o Brasil nunca teria 350 bilhões de dólares em reservas internacionais.

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Barbosa vale salientar que esse caixa é fruto da economia de governos anteriores.

  10. João Leite Leite

    Em vez de discutir projeto de desenvolvimento econômico o governo discute como investir R$50 bilhões por ano para comprar alguns milhões de votos e perpetuar a pobreza.

    Responda
  11. José Lemos da Silva Filho

    Esse tal de Marcos Serra está na folha de pagamento do da Assembleia do Rio, do Senado ou do palácio federal. Ou é só imbecil.

    Responda
    1. wanderley dantas

      Sem dúvida que é só um imbecil. Não há outra hipótese!!

  12. roberto oliveira melo filho

    Os eleitores adoram um personagem e menos suas políticas. Um presidente eleito por um partido inexpressivo (e que segue sem partido), sem apresentar, porque não havia, um plano de governo, um projeto para o país (já seria querer demais), mostra que a preocupação do eleitorado era bem outra: "dar o troco". Os fatos mostram, de forma inequívoca (e há muita gente que não quer ou não tem a capacidade de enxergar isso), os arranjos, ou improvisos, adotados para governar. As reações ainda são pífias.

    Responda
  13. Maria Ines Polotto

    Avisos aos minions analfabetos que a Venezuela é aqui!

    Responda
  14. Hildebrando Teixeira

    Comuno-tucano-petistas, abaixem o faixo, o País agora tem profissional comandando o leme e não vai p/ buracão nem buraquinho, como vocês sonham e como seus parças conseguiram fazer na Argentina, Venezuela e estão a meio caminho no CHile. Vamos crescer forte e vocês perderão suas boquinhas por falta de oportunidade e de público; sorry!

    Responda
    1. Alexander Vicente Christianini

      Não basta fanatismo para um Governo dar certo. O desastre na gestão da Covid-19, na aplicação dos recursos, na coordenação do combate à pandemia, na orientação ao público, na falta de empatia com as vítimas, estão aí ainda para quem está disposto a enxergar. O descaso com o meio-ambiente é mais um dos sintomas da falta de profissionalismo, com muitas mentiras propagadas (Brasil é o País que mais preserva, etc) e desmonte da fiscalização. Vai custar para refazer nossa imagem junto a compradores.

    2. Vilmar Dimas Nicolau

      Por que a dona Michele recebeu cheques do Queiroz?

    3. Igor Cornelsen

      Hildebrando, Bolsonaro é populista, quer se reeleger, não vai respeitar as contas públicas, vai estourar o teto, não fazer a reforma administrativa, e o Brasil vai continuar em recessão sem atrair investimentos. As consequências de sua gestão não serão diferentes das de Dilma ou do general Geisel, o aumento da inflação, do desemprego, e o desequilíbrio das contas públicas.

    4. Maria Ines Polotto

      A Venezuela é aqui!

  15. RILER BARBOSA SCARPATI

    O último parágrafo tem que colocar num quadro na Faria Lima. Bravo VTF!

    Responda
  16. carlos moreira gomes neto

    O "x" da questão de qualquer coluna desse cara é: tem que cortar salário e previdência!

    Responda
  17. Hercilio Silva

    O que ocorre na área de meio ambiente é prevaricação, pressão para que servidores descumpram sua missão. Perseguição clara e evidente. Só está assim porque os órgãos de controle e o judiciário fazem vista grossa porque não é um governo de esquerda. Levaram isso pra saúde, onde agora transformaram vítima de estupro em criminosa, a mulher é estuprada e é denunciada a polícia segunfo a nova portaria.

    Responda
  18. Marcos Serra

    Será mesmo o colunista formado em administração? ''O Brasil vai cair no buracão, pois a verba de investimento (em obras, equipamentos etc.) míngua a cada ano. Dinheiro para obra nova praticamente não há''. Por que será que ele não explica que o atual governo recebeu um país quebrado e está fazendo milagres com o pouco que sobra (vide manchete de capa da edição de hoje)? Que o pouco que restava foi destinado, majoritariamente, ao combate à pandemia)? Matéria falaciosa, descartável.

    Responda
    1. Marcos Serra

      José Padilha, boa tarde. Diz aí qual o país quebrado do mundo que tem cinco trilhões de reais de dívida externa e que paga, por anos, mais de um trilhão de reais em amortizações e juros? E quem deixou isso foi o cinismo e a irresponsabilidade dos governos petistas. Por isso o país está quebrado. Essas tuas ''reservas'' não pagam sequer um terço do que sangra o Brasil anualmente. Informe-se antes de escrever bobagens. 0

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Diz aí qual o país quebrado do mundo que tem US$ 400 bilhões em reservas internacionais? E quem deixou isso foi o “””descalabro””” dos governos petistas.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ninguém obrigou o Bozo/ Guedes a assumirem o governo e o desgoverno também é obra deles. A mer.da toda em que estamos tem paternidade. Diga-se a favor do Bozo, que a destruição neo liberal começou antes dele, mas ele não só a incrementou como adicionou a barbárie ambiental, social, educacional e sanitária.

    4. BRUNO JOSE FORTES

      Sr. Marcos, que piada de mau gosto.

    5. José Lemos da Silva Filho

      Uai! E as verbas dos gabinetes cariocas foram para quem? Bozo, família e amigos. E o cara vem falar de seriedade da famiglia.

    6. Daniel Liaz

      Vivi para ler o Bot Serra que *o pior cego é aquele que não quer ver*. Hahaha.

    7. Marcos Serra

      É .... Só ltinha uma pequena dívida pública de quase Cinco Trilhões de reais. Pouca coisa, não? Vocês (abaixo) têm toda razão: o PR não recebeu um país quebrado e sim um falido na UTI.

    8. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Falácia é dizer que receberam, ele ou o Temer, um país quebrado. Está quebrado um país com 380 bilhões de dólares em reservas internacionais? Excesso de cloroquina provoca desvarios mil.

    9. Waldo Assahi

      Com o pouco que sobra, caro Marcos, faz-se uma grande rachadinha entre as FFAA, a milícia, o centrão, os grileiros, madeireiros e garimpeiros, as igrejas neopentecostais etc.

    10. Marcelo Guimarães Freitas

      O discurso de vcs defendendo o governo é uma piada.

    11. Leonardo Gama

      Ele acha que está em 2016, falando do governo Temer. Esqueceu de atualizar o discurso.

    12. Glauco SP

      Um governo de direita, corrupto e populista como o PT foi sucedido por um governo de extrema direita, corrupto, populista, entreguista e autoritário. Desde FHC os banqueiros dominam o Ministério da Fazenda e o BC: Gustavo Franco, Henrique Meireles, Joaquim Levy. Paulo Guedes. Se fizermos os cálculos atualizados veremos que desde 1994 pagamos mais de 2 vezes o PIB, ou seja, 14 TRILHÕES, em juros. Por que será que nosso crescimento é pífio?

    13. Marcos Serra

      Paul, bom dia. Sabes aquela história que o pior cego é aquele que não quer ver (a realidade)? Pois é .....

    14. Paul Muadib

      Recebeu país quebrado onde ? Mas conseguiu levar o país à bancarrota moral e econômica através de um inepto no cargo máximo do executivo.

  19. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Uma salva de palmas para a Folha de São Paulo, que tb participou do Golpe de 2016. Graças a ele chegamos a esta situação calamitosa do governo Bolsonaro .

    Responda
    1. Luiz Garcia

      Verdade! Mas será que a Folha aprendeu a lição, ou vai continuar com a mesma prática?

  20. eli moura

    Discordo, o país não está afundando na lama, mas sim a deriva numa enorme fossa. Incrível os resultados, ou falta deles, a menos do troféu da vice liderança na mortalidade por covid, embora tenhamos apenas 3% da população mundial.

    Responda
  21. Carlos Mello

    Perfeito o texto. Resumindo: pior governo da história sob todos os prismas.

    Responda
  22. Joema Felipe Lima

    Afunda mesmo. E esse buraco não tem fundo. Deu até uma irritação por conta dessa matéria. Todos os dias vem mais bomba lançada por esse governo. A imprensa tenta fazer seu trabalho. Num país onde os próprios cidadãos são responsáveis pela morte de 1.000 pessoas por dia. Esse país é um filme de terror.

    Responda
  23. Hildebrando Teixeira

    #Mas o partido reformista está no poder desde 2016 e não fez nada#. Cuidado com a hipocrisia, militante! Você aposta muito alto quando acha que surfará uma nova onda progressista comuno-tucano-petralha; olha que aqui não é a França. O povo daqui é meio doido e pode eleger o Cavalão de novo! Ou seria porque está farto da picaretagem da elite tabajara?...

    Responda
    1. Antonio Almeida

      Olha ele aí, gente! Aponte algo feito pelo papai, por favor! Pode ser apenas proposta, não precisa ser nada concluído. Desgoverno.

    2. Joema Felipe Lima

      Esse país é um horror mesmo. E o primeiro dele tem nome e sobrenome. Ele se chama Jair Bolsonaro. E pode anotar aí o meu partido: sou médica. Eu salvo vidas enquanto você vem ao jornal discutir com a única classe que está fazendo seu trabalho direito. E essa classe está incansável trabalhando na Folha, dentre outros. Obrigada, Folha!

  24. Hildebrando Teixeira

    A militância da Foice perdeu a estribeira. Então o #establishment não quer tributar e gastar mais (reformar o teto)#!? Rssss! E eu que achava que o establishment estivesse desesperado p/ derrubar o Governo exatamente p/ liberar novamente a gastança de dinheiro dos outros (nosso) e recuperar as boquinhas! Como eu pude pensar uma barbaridade dessas? Acho que devo estar vivendo numa bolha...

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Hildefante, menas bobagens! Tudo bem a tua eterna defesa do establishment, afinal tem gente que não se enxerga e o país naturalizou os 10% de debilóides que aqui habitam (este é o único feito do jair), mas assim só nos faz pensar em qual é a boquinha com a qual te estás refastelando, pois esta é a lógica cínica que te move...

    2. Nestor Bercovich

      Establishment desesperado p/derrubar Bozo? Datafolha: 58% dos empresários consideram seu governo bom/ótimo. Podem até preferir um cara menos maluco, mas enquanto tiver Guedes e políticas de contenção salarial e gastos sociais, eles adoram!

  25. João Braga

    Vinicius sugere claramente que bom era o partido no governo antes de 2016. Avivando sua memória, já que parece ter saudades, foram eles: Dirceu, Palloci, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Edison Lobão, Erenice Guerra, Geddel Vieira Lima, Mantega, Fernando Pimentel, e por aí vai. O articulista subestima a inteligência do leitor, beira o ridículo, e agrada uma duzia de petistas raivosos que perambulam por aqui....

    Responda
    1. Leonardo Gama

      "Esse governo não é pior que os anteriores, ele só é ruim de um jeito diferente." Que alentador...

    2. Mauricio Soares

      Até tu com saudades, hein?? É mesmo uma zerda desBragada aquela em que se vive nesta josta.

  26. MARCOS BENASSI

    Me espanta muito ouvir, tanto de jornalistas quanto de políticos ou administradores que não há dinheiro para obras. Ora, obra-se na cabeça do país o tempo todo! Obrou-se, obra-se e obrar-se-á, sempre que houve e houver oportunidade. E paro por aqui, apagando metade do comentário, porque estou de saco cheíssimo de contornar essa josta de censura vocabular de Erda.

    Responda
  27. Ayer Campos

    Como dizia minha avó: ''Que pindaíba desgraçada!" O teto de gastos deve ser mantido até 2022, pois serve para governantes e cobiçosos se digladiarem entre si. Como diria o general: "Fod@m-se!'

    Responda