Opinião > Universidade pública paga? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Humberto Santos

    - a proporcionalidade e a progressividade/regressividade do imposto cobrado pel Estado Em resumo, o problema é ensino de rico pago com imposto de pobre!

    Responda
  2. Humberto Santos

    Que história é esta de ensino gratuito? Todo ensino é pago. Em todos os níveis. Você paga ao Estado prestador, via guia de recolhimento de impostos, ou paga ao Empresário prestador, via boleto bancário ou carnet. Neste caso, acrescido de lucros. Logo, as questões relevantes são: - a universalidade do serviço prestado pelo Estado - a acessibilidade do serviço prestado pelo Estado - a qualidade do serviço prestado pelo Estado ...

    Responda
  3. Felipe Araújo Braga

    O gasto só é regressivo porque temos um ensino básico ruim! Se os pobres passarem a ter uma educação de excelente qualidade nas escolas públicas... Vai encher de gente pobre e classe média nas universidades... Só há muita gente abastada porque estes possuem acesso maior a um ensino de qualidade... Querem agir no efeito e não na causa!

    Responda
    1. MARCOS FERNANDES G DE SILVA

      Bom argumento.

  4. guilherme Lobo

    Não esperava nada diferente de um professor de faculdade privada...

    Responda
    1. MARCOS FERNANDES G DE SILVA

      Guilherme: uma universidade, na verdade. Há várias EIS dentro da FGV. Temos gratuidades, várias. E o mestrado e doutorado são gratuitos. Ferramos pesquisa que vai desde a sociologia, história, passa do pela matemática....o curso de história é gratuito. Temos fundo de bolsas sem juros desde 1954. Informe-se mais, ou pelo menos leia o artigo e argumente.

  5. JANIO MOREIRA

    Existe uma solução melhor e mais efetiva, cobrar impostos de quem não paga. Somos uns dos poucos países que não cobra impostos de jatinhos, iates e helicópteros. Também somos uns dos poucos que não taxamos os dividendos. Não se preocupem os milionários brasileiros não fugirão, eles já levaram parte de suas fortunas para o exterior, em paraísos fiscais, e investem na Bolsa Brasileira porque o retorno é maior e não paga imposto sobre os dividendos!

    Responda
  6. Luciana Vieira

    Esse foi o argumento do Ronald Reagan para retirar boa parte dos subsídios para os estudantes universitários americanos. Consequência: um monte de jovens se formando com dívidas de 70, 80.000 dólares. Como os aluguéis tb estão caríssimos, muitos ficam carregando essa dívida até sei lá quando. O único país do mundo (desenvolvido e subdesenvolvido) em que a universidade é paga são os Estados Unidos. Se alguém souber de algum outro me informe. Será que o Chile ?

    Responda
    1. Humberto Santos

      Perfeito!

  7. Roberto Gomes

    A solução desse fulano é a seguinte. Vamos colocar uma catraca nas universidades públicas, para mostrar quem paga e quem não paga. Outro problema é como operacionalizar isso. A receita federal não pode divulgar dados de declaração de IR, a não ser quando solicitado pela justiça. A saída é criar universidades pagas do nível das públicas. Boa sorte.

    Responda
  8. benjamim picado

    adoro argumentos que não ultrapassam a soleira de uma premissa. os fatos que o autor argumenta se reduzem ao caso da USP, dificilmente geeralizáveis para formar um argumento sobre mensalidades nas IFES. acaso o economista examinasse os mesmos percentuais de perfis sócio-econômicos do alunado da UFRJ, por exemplo, ele fecharia a pasta de suas pretensões e iria estudar outro assunto. simples assim.

    Responda
    1. MARCOS FERNANDES G DE SILVA

      Excelente argumento. Somente não sei qual é. Não importa vc ter 1 por cento dos alunos ricos. O objetivo não é financiar a universidade.

  9. Fernando H

    É socialmente injusto SUS para ricos? E rodovias gratuitas para todos? Seguindo a lógica desse economista, o estado não deve oferecer nenhum serviço para ricos. O que nos traz a uma segunda observação: quem são esses "ricos"? Os Bilionários? Os filhos dos donos do Itaú? Não. Estão falando é da classe média. Óbvio que esse discurso de destruição do serviço público tem como objetivo oculto criar mercado para o setor privado. E o alvo desse mercado é a classe média.

    Responda
    1. MARCOS FERNANDES G DE SILVA

      Sus para ricos é injusto. Eu uso e pago metade dos remédios que recebo, sendo que poderia usar meu direito à gratuidade. Mas vc tem um argumento.

    2. Eduardo Delgado

      Concordo com o Fernando H. Nossa economia é ridiculamente concentrada para que argumentos como esses possam ser levados a sério, uma vez que o salário da classe média dá para sobreviver. A comparação com países desenvolvidos da Europa ou Ãsia não pode ser aplicada, justamente pela concentração de renda que tem maior impacto aqui. A maior parte da classe média é remediada, não tendo potencial para pagar mensalidades na universidade, a não ser que estejamos falando de "fábricas de diploma".

  10. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Sempre o discurso matreiro dos privatistas, querem o monopólio do ensino superior nas mãos do capital privado, que não tem compromisso com pesquisa e extensão, são sorrateiros, adicionando o viéis pós moderno ao argumento, estão atualizando uma velha proposta esgrimida desde 1960, com defensores além das nossas fronteiras como Robert Kenedy, por exemplo,o que incomodava naquela época é o que incomoda hoje, estamos escaldados!

    Responda
  11. Associação Associação

    Apresente estudo comparativo com países europeus e asiaticos

    Responda
  12. Marcelo Santana

    Concordo totalmente com isso. Só tenho medo que de boas intenções o inferno tá cheio. O cara que ganha 1 milhão ou mais por ano paga menos imposto que eu, professor. Como alguém garante que eles vão pagar alguma coisa na faculdade pública. kkkkkkkkkk

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.