Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marco Aurelio Silvio

    "A única desculpa de Deus é nao existir!!" (Nietzsche, Ecce Homo, citando Stendhal)

    Responda
  2. ANTONIO CARLOS GERMANO GOMES

    A lei brasileira é clara, e deveria ser simplesmente cumprida, com acesso às mulheres estupradas FACILITADO dado o estado de vulnerabilidade. Ao contrário, burocratas querem subtrair um direito. Sou pró-vida, mas, direito é direito, tem que ser garantido, ponto final. Além do que, cabe lembrar, abaixo de 14 anos é estupro presumido, portanto, uma menina menor de 14 anos TEM INEGÁVEL direito ao aborto. Repito: sou pró-vida mas sou constitucionalista, defensor do estado de direito democrático.

    Responda
  3. Emilio Salmo de Oliveira

    Ah, pessoal carente! Sempre necessitado de muletas metafísicas para caminhar. Sim, reconheço que a vida não é fácil, minha leucemia me obriga a dize-lo. E Deus se ocupa em ser meu ombro amigo e escutar minhas lamentações ao invés de elminar o mal que mata meu corpo. Enquanto isso o bem-te-vi alheio ao sofrimento humano, saúda o novo dia que vai subir.

    Responda
  4. Giovani Misses

    Seu bun.dão quando é que você vai criar coragem e comparecer na polícia para prestar esclarecimentos sobre sua vontade de ver Bolsonaro mor.to? Se você não deve porque o medo? Está atestando sua frouxidão ou culpa? Não é assim que seus comparsas da Folha fazem com os outros que tem a mesma postura que a sua quando fogem da justiça para dar explicações e destroem e assassinam a reputações da pessoas antes mesmo do processo legal aacbar?

    Responda
    1. Luiz Paulo Santana

      Ué, resolveu agredir o colunista? Ele pensou na morte de uma pessoa. Seu ídolo pensou na morte de 30.000 pessoas. Se fôssemos nos valer dos números, quem deveria prestar contas primeiro? Acho que o bun.dão é você.

  5. Antonio Araújo

    Cesar Fon.toura mens.trua...

    Responda
  6. Paloma Fonseca

    A prova cabal de que Deus não existe: uma pessoa submeter outra a dor, humilhação, intimidade violada, iminência da morte e desamparo. E mesmo essas palavras não dão conta da violência e terror experimentados pela vítima. Se esta ainda tem de passar pelo calvário dos sistemas de saúde e justiça, tendo que narrar o inenarrável e assinar uma papelada para obter um aborto, eu estou para ver Dor maior que essa.

    Responda
  7. ALTAIR ALVES PEREIRA

    Um ser que rasteja a duras penas sobre uma rochinha de nada no vasto universo, não sabe nem porque precisa dormir e muito menos porque sonha... A dar palpite sobre a obra da Criação. Tolo, apenas tolo... não conseguem explicar a vida, não vencem um simples vírus e acham que podem decidir sobre a vida de inocentes seres. Colega, o descerrar do túmulo lhe trará novas luzes e muitos arrependimentos.

    Responda
    1. Cesar fontoura

      Pereira: que sejas tão primitivo que não possa estudar o sono e o sonho, optando por atribuí-los a um delírio teu - certamente porque não podes resolver o enigma, e escolhes atribuí-lo a um Ser, em muito superior à tua admitida ignorância... caro, isto não é suficiente para justificar-te em teu túmulo. Enquanto isto, usas de desdém para o 'simples vírus', o mesmo que desconheces, e aspiras em teu túmulo... não te invejo.

  8. Tersio Gorrasi

    É ironico que um crítico do 'nazismo' do atual governo, comece a pensar de um modo semelhante ao fuhrer dos anos 30, ou seja, eliminação sistemática de fetos não desejados como algo perfeitamente natural

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Cesar, o que faço aqui é apenas o uso da minha liberdade de expressão. Não tenho nenhuma obrigação de pensar como outros querem que eu pense, pois isso seria a vida de gado cantada por Zé Ramalho. Ainda bem que estamos numa democracia, embora muitos pensem que ela está ameaçada

    2. Cesar fontoura

      Gorrassi: o que fazes aqui? Se tens tanto critério, e podes te remeter ao (teu?) fuhrer, e persegues as eliminações sistemáticas de fetos, o que deixas de fazer? Como não tens útero, não deves demandar gestações. Como não tens senão palavras, por que não seguir teu mestre, e deixar de atirar a primeira pedra? Isto é, se és cristão, pois tua intervenção deixa isto em aberto...

  9. Elias Kallas

    Existem abortos e aborto que não podem ser colocados como farinha no mesmo saco. O problema é muito mais complexo e não pode ser analisado simploriamente à luz das escrituras sagradas, mormente por um ateu sem que se deturpe o real sentido do texto. Quando não provocado, resultado de um ato não premeditado ,que não objetive aquele resultado , a culpa não era imputada ao agressor. Sem julgar o mérito, o texto bíblico em questão não favorece a intensão da citação.

    Responda
  10. Josiane Pasa

    Em nome de Deus já houveram grandes massacres, quantos mais teremos que ver??

    Responda
  11. gerson araujo

    Na natureza o por para fora, o descarte ou o aborto, que neste caso tem conotação jurídica e religiosa é comum entre plantas e animais. Vejam uma mangueira ou um abacateiro por exemplo completamente florido. Quantos flores vigam ou se desenvolvem em frutos?Poucos em relação a milhares de flores fecundadas.

    Responda
  12. Ana Claudia Santos

    Hélio só para registro,que texto maravilhoso! Qta verdade junta.....

    Responda
  13. Maria Guedes

    Aborto....um conceito que só diz respeito às mulheres! Se quiserem, elas dividirão suas ansiedades com o homem delas. Parem de dar palpites onde homens não entendem nada!!!

    Responda
    1. Francisco Neto

      Sou a favor da legalização do aborto, mas contra seu comentário anti homem.

    2. marcos andrade moraes

      quanta idiotia...MAM

  14. Maria Amália Couto dos Santos

    Tive o trabalho de rolar a página de comentários até o fim. Não vi nenhum comentário de quem realmente enfrenta os problemas de uma gravidez, seja ela desejada ou indesejada. Como o homem gosta de opinar sobre temas femininos!

    Responda
    1. Cesar fontoura

      Maria, se me perseguires contastarás que objetei, ou confirmei, apenas os homens. Penso que devemos participar da discussão, entre nós, e ainda que acorde contigo que este é um assunto de mulher. Todavia, não haveria este assunto sem o envolvimento de um homem, cujo papel é bem minúsculo , certo, - mãe é mãe, e pai é qualquer um.

    2. MARCELO E P

      O espaço não é livre para comentar? A melhor pergunta é a razão de as mulheres não comentarem.

    3. Antonio Araújo

      Vixe, lá vem a conversa de lugar de fala...

  15. Alexandre Miquelino Levanteze

    Muito bom o texto Hélio, sua argumentação pra variar causa furor em católicos, evangélicos e judeus, mas a mulher é que tem que decidir sempre, o corpo é dela, o futuro é dela, e para contentar os fanáticos de plantão o "pecado" também vai ser dela então não se intrometam e vivam de acordo com o que acreditam, mas não queiram dizer como os outros devam viver .

    Responda
  16. CARLOS ALBERTO TANAKA

    Não matarás ...

    Responda
    1. Cesar fontoura

      Tanaka, tu serás o primeiro a matar em nome da pátria. Porque já ficou patente que os maiores religiosos - os que vociferam o 'não matarás', como tu - foram os primeiros a - como na segunda guerra - a abandonar o princípio cristão e a currar as mulheres, roubar o que podiam, e escravizar quem pudessem.

  17. Antonio Araújo

    Sempre acerta em cheio para criar polêmicas e ganhar mais leitores, principalmente quando trata da vida alheia com desprezo. Esse é Hélio...

    Responda
    1. Cesar fontoura

      Araújo, tu não és um homem! É simples. Tu não mereces respeito. Talvez porque não tenhas desenvolvido durante a vida o discernimento. Ou porque não tens conteúdo, adotas um paizão do tipo Bolsonaro, e daí não poderes comparar um tema fora dele. Por mim, tu não deverias participar de diálogos que se caracterizassem pelo respeito mútuo, pela fraternidade. Por mim, tu deverias ser excluído do grupo que te aceita.

    2. Mauricio Borges

      Totalmente excelente, Torres.

    3. marcos andrade moraes

      vc queria que ele tratasse da dele com desprezo? MAM

    4. Antonio Araújo

      Ah, Maria, Maria...a defensora das meninas e mulheres sendo leviana com quem não conhece.

    5. Maria Lopes

      Ao contrário. Ele trata com respeito as meninas violentadas por adultos e as mulheres cujos companheiros as abandonam grávidas. As milhares que morrem diariamente porque são pobres e não podem pagar o que a classe média paga nas mesmas condições. Pessoas como vc é que tratam com desprezo a vida dessas meninas e mulheres.

  18. Wagner Nobuo Hanaoka

    O que os leitores pensam da opinião de um ateu sobre Deus? Isso permite que este pose de intelectual ou transforma essa pessoa num "ba-ba-ca" sem causa?

    Responda
    1. Cesar fontoura

      E tu, Hanaoka, que pretendes ter acesso a um deus, que chamas Deus? Evidentemente, mais deus que os demais deuses de crenças como a tua. Tu te achas em condição de opinar sobre o teu deus? Conversas com ele? O cara te consola, e perdoa os repetidos 'pecados' que cometes no decorrer dos dias? Assim como perdoa os padres, seus representantes no mundo, agarrando crianças? Este teu deus é assim?

  19. Wagner Nobuo Hanaoka

    O que os leitores pensam da opinião de um ateu sobre Deus? Isso permite que este pose de intelectual ou transforma essa pessoa num babaca sem causa?

    Responda
    1. Cesar fontoura

      Hanaoka, eu sou um 'um babaca sem causa' (sic). Tu és o quê? Uma ovelha pastoreada? Admites ser tal coisa? Te rebaixas em ser dominado - ainda que pelo representante do todopoderoso na terra, esse teu pastor? Assumes a conduta de representante de um tal deus? E, por isto, te pões em condição de julgar os 'ateus'? Tu é, por acaso, um babaca com causa?

  20. José Miguel Ortega

    Aborto passa por uma questão crucial: é mesmo a alma que dá vida ao corpo ou seria o corpo que frutifica a alma? Parece bobagem, mas embrião e feto não produzem a identidade de uma pessoa, o que ela deixa como legado, e passa para a história, aquilo pelo qual é julgada. Ora, se o corpo é que abandona a alma para que seja eterna, o corpo fetal não frutifica alma ainda, é uma promessa apenas. É a única maneira religiosa de se abordar o tema, do contrário a alma cola no embrião fecundado e ai já é.

    Responda
  21. Ronald Fedalto

    Opa pessoal. Pegando pesado, não acreditar numa inteligência absoluta é sinal de falta de inteligência relativa. A Absoluta é absolutamente perfeita até neste tema. A Absoluta ensina a relativa, que ser contra ou a favor, não se aplica no mundo da relatividade

    Responda
  22. Chang Up Jung

    Antes dos óvulos humanos, há a triste e curta vida dos espermatozoides, estes que nem sempre percorrem ambientes apropriados. Dois homens brigam e uma mulher se sai ferida? Onde é isso?

    Responda
  23. Vito Algirdas Sukys

    Um defensor de Mill é levado a muito contorcionismo. Mill é levado a acreditar no realismo da ciência e em evidências. A ciência não se baseia em contrafactuais. O Hélio não acredita na existência de Deus; ao admitir a existência de Deus, uma contrafactual para um crente, ele está contradizendo sua própria rejeição da existência de Deus, fica em apuros. A posição de quem defende a não existência de algo é complexa. Uma evidência pode apoiar uma contrafactual? Na ciência só apoia teorias.

    Responda
  24. Francisco Neto

    Excelente texto. Também sou ateu, mas se Deus existisse seria dessa forma que foi escrito. E mais: Deus não aprovaria o estupro de uma criança de 10 anos, pessoas à porta do hospital xingando-a de assassina, obrigando-a a entrar escondida num porta-malas, tampouco que uma ativista publicasse seu nome e local para onde iria nas redes sociais. Como já li uma vez: Deus prefere os ateus.

    Responda
  25. Carlos Arany

    Se não acredita em Deus, que valor podem ter as sagradas escrituras pra você?

    Responda
  26. MAUR CIO COSTA

    Que raciocínio raso.

    Responda
  27. Paul Muadib

    Religião é uma das maneiras que pessoas vis justificam seus atos hediondos.

    Responda
  28. Juan Vera

    Helio, o aborto é uma consequência de situações previas que devem ser muito trabalhadas que passam por educação sexual, educação contra a violência de gênero com a punição necessária, consciência para quem tem necessidade de praticá-lo, é o importante que ninguém deve ser julgado por sua decisão.Nos países onde se pratica legalmente, como em Uruguai onde estou, existe todo um processo de apoio multidisciplinar a mãe que não deseja a gravidez para chegar a decisão e atendimento médico correto..

    Responda
  29. mauricio silva

    Se o estado é laico deveria acatar a ciência e a moral religiosa ficar restrita as religiões! Assim a ciência deve dizer quanto comeca a vida, e até então o aborto seria livre até então e nos casos já previstos em lei, em qualquer momento, por exemplo se colocar a vida da mãe em risco! Temos que sair da era das cavernas que a religião insisti em nos deixar!

    Responda
  30. Luiz Roberto Peres

    Como ateu por convição científica e filosófica , concordo integralmente com seu artigo.`Lembrar que cerca de 75% dos óvulos fecundados são "abortados" sem que as mulheres saibam ou percebam, foi uma ótima afirmação. Enfim , sou pela total descriminalização do aborto Muita gente ainda acredita que deus tudo dará. Mas se deus não dá?

    Responda
  31. SAMUEL SILVA DA ROCHA PITA

    Nada como um argumento de quem NUNCA leu a Bíblia e se baseia em apenas 1 único texto em mais de 900 paginas para revelar nossa miopia intelectual. Sugiro ao estimado colunista e seus apoiadores na cruzada contra a fé cristã que se detenham por momentos a ler a Bíblia para saber o que Deus REALMENTE fala sobre o aborto. Ele mesmo Se declara em toda a Bíblia!! Não devemos nos fiar interpretações humanas falíveis e tendenciosas. Ouça-O, leia-O.

    Responda
  32. Marcos Valério Rocha

    Sobre o aborto tem várias histórias. A imprensa só mostra um lado, no caso de estupro com risco de vida para a mulher. Tem casos em que não há risco de vida, vale a opção. Uma opção realmente muito difícil, não sou mulher e não fui estuprada, não posso falar. Mas sei de histórias e conheço uma real, em que a mulher é aconselhada a ter o filho. O filho que seria abortado.depois de grande passa a sustentar a própria mãe até o leito de morte.

    Responda
  33. Nilton Silva

    Nada melhor do que um argumento do velho testamento bíblico para ilustrar uma questão já ultrapassada nos países, moral e economicamente, desenvolvidos. Isso só mostra o quanto nós somos de vanguarda.

    Responda
    1. MARCELO E P

      Entendo que o Hélio quis com isso usar a única bibliografia que vários aqui respeitariam.

  34. Marcos Valério Rocha

    O problema do aborto volta à tona. Sempre que volta é dentro de uma situação limite. Em situações limites a razão não funciona. A razão funciona na mediana das situações. Um exemplo: num afogamento, se uma pessoa não for bem destra, poderá se afogar também, pois ao tentar salvar a outra pessoa, ela se agarra tão forte, que arrasta a outra para o fundo e os dois se afogam, disso temos vários relatos.Quem se nega ou tenta a salvar está errado?Situações limite Deus não julga.Deus julga o coração.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Vilmar, não é ponto final só porque você quer. E ponto final.

    2. Vilmar Dimas Nicolau

      Deuses não existem, logo, nunca haverá julgamentos divinos. Aborto é assunto que cabe à mulher decidir e ponto final.

    3. Paul Muadib

      Um folclore não pode julgar ninguém.

  35. Alexandre Matone

    Jonas Lopes, posso dar uma sugestão? No próximo Fórum de São Paulo, aprove um projeto sugerindo que após os cumpanheiru tomarem o poder, criem Campos de lavagem cerebral, ou reabilitação ideológica, como na China, para onde mandaram os muçulmanos oigures, para tratar desses loucos pitecantropus, que acreditam em Deus (Pode?) ! Proponho tratá-los com haldol, até eles falarem 3 vezes que são tatara-tatara-netos da Vovó Knorr, a Sopa Veggie!

    Responda
    1. Walter José de Miranda

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Vilmar Dimas Nicolau

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  36. Jonas Lopes

    Um aviso aos leitores da Folha: amigos da mesma religião de Flordelis estão atuando nesta caixa de comentários. Cuidado com o que come ou bebe. Pode acabar envenenado.

    Responda
  37. Jonas Lopes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  38. Jonas Lopes

    E antes que apareça algum amigo da Flordelis, como já aconteceu, para dizer que as igrejas em si "trazem regras sobre como tratar essas pessoas", pergunto: é piada, certo? Há anos o Vaticano bloqueia toda e qualquer apuração de décadas e décadas de pedofilia cometida por sacerdotes. As igrejas evangélicas, que não hesitam em roubar os fiéis, sempre apoiam pastores que lavam dinheiro em paraísos fiscais e vivem na maciota em Miami.

    Responda
  39. Jonas Lopes

    Sempre aparece um amigo da Flordelis, ou seja, da mesma religião que a maioria esmagadora de assassinos, estupradores, pedófilos, traficantes, pastores e corruptos do Brasil, para evocar ateus assassinos como Stálin e Mao. Pois é. que eu proponho é, repito: façamos um censo. Assim descobriremos se a maioria de assassinos, estupradores, pedófilos, traficantes, pastores e corruptos do Brasil são cristãos ou crentes.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Jonas, cabe a quem afirma trazer as evidências! Ou a "informação" é leviana e mentirosa?

    2. Alexandre Matone

      Os outros 3% são, provavelmente, jornalistas, colunistas ou comentaristas na Folha!

    3. Jonas Lopes

      Já ouviu falar de proporcionalidade? Não? Pesquise. Então aplicaremos o censo. Saberemos quantos assassinos, estupradores, pedófilos, traficantes, pastores e corruptos do Brasil são cristãos. Mas calma. Respire. Vista as calças. Não precisa pedir o veneno emprestado para a Flordelis. E por favor, seja educado, tire essas mãos do chão. Ser bípede é uma virtude.

    4. Alexandre Matone

      Pesquisa do Datafolha em 2017 mostrou que 97% dos brasileiros acreditam em Deus. Então, seria um fenômeno incrível se a maioria dos criminosos fossem ateus! Esses "intelectuais" têm um QIzinho...

  40. Jonas Lopes

    Assassinos, estupradores, pedófilos, traficantes, pastores, corruptos: quanto desses criminosos no Brasil se dizem cristãos? Pois é. Já passou da hora de realizarmos um censo para ter a completa dimensão da quantidade de cristãos dentro dos presídios do país e, a partir daí, termos os instrumentos para banir os quadrúpedes medievais de todas as facções cristãs armadas de circular pelas ruas.

    Responda
  41. Jonas Lopes

    Quanto ao pitecantropo que acusa os progressistas de querer retomar um suposto infanticídio medieval, bem, ele não tem como saber se isso de fato acontecia. Como "cristão", ou seja, da mesma religião que a maioria esmagadora de assassinos, estupradores, pedófilos, traficantes, pastores e corruptos do Brasil, ele passou a Idade Média ocupado em perseguir e assassinar aqueles que não aderiram à religião bárbara.

    Responda
  42. Jonas Lopes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Paulo Azevedo

      Sr Martone, na civilização chinesa não existe a ideia de monoteísmo e nem de teísmo há muito tempo, antes de Mao , Stalin foi criado por uma família cristã ortodoxa e Hitler era cristão e usou também a religião para perseguir os judeus.

    2. Alexandre Matone

      Mao Tse Tung, Stalin e Hitler; apenas 3 ateus, mataram mais pessoas do que todas as guerras religiosas já havidas sobre a terra! Em poucas dezenas de anos.

  43. Jonas Lopes

    Se você procurar no dicionário a palavra "cristianismo", vai dar de cara com uma foto da Flordelis.

    Responda
  44. Paulo Azevedo

    O sr Matone está precisando de ajuda psicológica ou psiquiátrica. Alguém aí pode ajudá-lo????

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Claro! Quem não comunga das mesmas idéias de um iluminado como você só pode ser louco, né? Vou tomar meu haldol !

  45. José Oliveira

    O Sr. há de desculpar-me eu também não sei se Deus pensa. Mas se pensasse como um deus e com juízo, não teria criado nem o homem e nem a mulher, aliás, dois abortos que foram criados e ressuscitados da lama, e a mulher, podem objetar, foi uma criatura de lama criada de outra lama pior, só que criado primevo.

    Responda
  46. Paulo Azevedo

    Ótimo texto, tanto falatório por uma situação que cabe exclusivamente às mulheres a essa decisão difícil para qualquer uma. Nós, machos, não deveríamos opinar sobre este tema. Se Deus existe, ninguém tem direito de falar por Ele, qualquer escritura dita sagrada é escrita por homens e não por deuses. Tem cada comentário estranho que parece beirar a loucura. Se nossa espécie não se extinguir, é bem provável que daqui a 50 mil anos as novas civilizações estudem os mitos religiosos de hoje sorrindo

    Responda
    1. Alexandre Matone

      A mitologia atéia é bem mais divertida! Eu gosto muito daquela da Vovó Knorr, "sua tatara-tatara-tataravó!", uma sopa!

    2. Alexandre Matone

      A mitologia atoa é bem mais divertida! Eu gosto muito daquela da Vovó Knorr, "sua tatara-tatara-tataravó!", uma sopa!

  47. Herculano JR 70

    Há na net remédios para aborto, vários. E valido o protesto por liberdade, mas, enquanto ñ chega, ñ entendo pq os vários mecanismos assistencialistas e de protesto ñ orientam mulheres e seus homens. Dizem q a lei sempre chega atrasada. Sabe-se também q uma vez iniciado o aborto os hospitais ñ podem negar atendimento pq ñ se trata mais de provocar aborto, mas socorrer o paciente.

    Responda
    1. Maria Lopes

      A realidade é diferente: as mulheres que chegam aos hospitais nessa condição são muitas vezes denunciadas e presas. As pobres, claro. As demais, desse sempre, recorrem a clínicas ou vão a outro país. Aqui, hipocrisia e obscurantismo. E desobediência a uma lei que tem uns 70 anos. Regredimos em vez de avançar.

  48. Herculano JR 70

    Deus é favor d morte, nos mata todos, e p viabilizar o genocídio inventou a reprodução. Diz-se q aperfeiçoa a espécie. Ora, o aborto ajuda a criação eliminando os indesejados, q tem gde chance e se tornarem maus indivíduos pra si e outros. Porem, aborto ñ e só coisa d mulheres, elas ñ fazem e criam sozinhas, E, os tais movimentos feministas estão cheios de marmanjos e sem eles, nada muda. A linha religiosa de Bnaro é ruim nesse aspecto mas acerta nas questões de gênero, escola e sua ideologia.

    Responda
  49. Alexandre Matone

    Hélio é um profeta fiel do não-deus Acaso. Em Deuteronômio 15:3, Deus orienta quanto a um profeta apóstata que vem pregar a Lei em nome de outros deuses. Mesmo que respaldado por milagres incontestáveis, se esse "profeta ou sonhador" pregou em nome de outros deuses, Deus ordena "abortá-lo". Lembro que desde a dissolução do Conselho dos Sábios da Grande Assembléia, está suspensa a pena de morte.

    Responda
    1. Vilmar Dimas Nicolau

      O mundo mudou, na nova modernidade as pessoas não querem nem casamento nem família. Nesse mundo o blábláblá religioso, cheio de nomes de gente que nem se sabe se realmente existiu, é chato e ninguém respeita.

    2. Alexandre Matone

      "Anshei Knesset Hagdolá" (Conselho dos Sábios da Grande Assembléia). também conhecido como a Grande Sinagoga , ou Sínodo , era uma assembleia de 120 escribas, sábios e profetas, no período desde o final dos profetas bíblicos, desde o período inicial do Segundo Templo (que começou por volta de 516 AEC) até o início do período helenístico(que começou com as conquistas de Alexandre de 333-332 aC). Compreende profetas como Ageu, Zacarias, Malaquias (Esdras), Daniel, Hananias, Misael, Azarias, etc.

  50. Alexandre Matone

    A lei judaica permite o aborto para salvar a vida da mãe. Na verdade, ela insiste no aborto, se for necessário para salvar a mãe. Isso ocorre porque a vida da mãe tem precedência sobre a vida do feto. O perigo para a mãe deve ser claro e substancial, e o aborto não pode ser feito no último estágio da gravidez. A Mishná afirma que, onde houver perigo para a vida da mãe, um aborto pode ser realizado em qualquer estágio desde a concepção até que a cabeça do bebê emerja.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      "Se uma mulher tem dificuldade de parto (com risco de vida), desmembramos o embrião dentro dela, membro por membro, porque sua vida tem precedência sobre a sua. No entanto, uma vez que sua cabeça (ou sua 'maior parte') emergiu, ele não pode ser tocado, pois não preterimos uma vida por outra" - Ohalot 7: 6