Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SERGIO TIEZZI JR

    Arena Presente para o Lula.

    Responda
  2. BEATRIZ CARDOSO BRANCO

    Caro Juca, me decepciona sua decisão. Veja o exemplo da NBA, onde todas as arenas tem nomes de empresas, e ninguém se nega a pronuncia-los. O bom jornalismo também não suporta caprichos.

    Responda
  3. Marcos Aurelio de Abreu

    Democraticamente, essa decisão é do jornalista em sua coluna. Particularmente discordo, mas respeito a decisão. Diante dessa hipocrisia do jornalista, resta-me não ler mais essa coluna vaidosa de um autodenominado Corinthiano, porém mais ativista político que jornalista ou torcedor...

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      como torcedor rubro negro e carioca me ofenderia se mudassem o nome d Ninho d Urubu para espaço Jontex ou arena Face book ou Toca Brastemp Rubronegra ou praia d Budweiser Copacabana Invejo Barcelona q nao conspurca sua camisa com merchas passageiros nem novidadeiras fashion - a camisa e suas cores sao patrimonio, sim! Quanto a acusaçao d 'ativismo politico' no Corinthians d movimento democratico, Socrates deve estar se revolvendo n tumulo e pedindo sua desfiliaçao como torcedor fake

  4. Lucas Cansado

    1) O que uma empresa química tem a ver com futebol? 2) Por que arena e não estádio? Do dicionário: arena = a) parte central dos anfiteatros romanos, coberta de areia; b) espaço circular, fechado, para touradas e outros espetáculos; c) estrado onde lutam os boxeadores. Estádio = campo para jogos e provas esportivas, circundado por arquibancadas ou outras instalações destinadas ao público. 3) E por que Neo Química Arena e não Arena Neo Química? A ordem escolhida é do idioma inglês.

    Responda
  5. roberto mauro batista gomes

    Quero falar sobre o VAR. Foi um absurdo anular o gol do São Paulo contra o Atlético. Sugiro que se faça que nem nos EUA e liberam a conversa entre o juiz e o responsável pelo VAR. Tenho certeza que a história será outra.

    Responda
  6. José Marcos Thalenberg

    O nome Itaquera é de origem tupi e quer dizer "pedra dura". Que tal Hard Rock Arena? Ou Big Hard Rock, Itaquerão pra inglês ver.

    Responda
  7. LUIZ CARLOS GAMBERINI

    Uma pena Visão canhestra misturando frustrações pessoais com jornalismo Uma pena

    Responda
  8. João Braga

    Juca, algum dia conta de novo como o Corinthians quase ganhou de graça (o contribuinte iria pagar...) o estádio em uma suposta falcatrua do seu ídolo presidiário e a Odebrecht. Segundo suas próprias palavras a Lava-jato barrou o que teria tornado o presidiário o melhor presidente do clube mesmo sem ter sido. Tudo isso foi relatado pelo próprio Juca, para mim (eu) um caso de polícia!

    Responda
    1. João Braga

      Juca, faltou dizer, alguns chamam o corrupto lula (minúsculo mesmo) de presidente, eu chamo de presidiario.

  9. LUCIANO SANTIAGO

    Itaquera, não... Itaquerão!!! Como todo bom nome (apelido) de estádio!

    Responda
  10. Rudolf Zwar

    Seguindo os princípios da "não" publicidade, eu tenho de dizer que li a coluna de um "jornalista esportivo" daquele jornal dos "Campos Elíseos" em vez da coluna do Juca Kfouri na Folha de S. Paulo???

    Responda
  11. Davi Nepomoceno de Araujo Junior

    Que ser humano medíocre, o ódio que nutre pelo Andrés Sanchez, faz com que ele misture as coisas. O Andrés vai passar mais o Corinthians não. Não se deve deixar o seu ódio pelo pessoa, Andrés, acima do amor pelo Corinthians. Ademais essa coluna demonstra arrogância. O nome do estádio é Neo Química Arena e vai Corinthians.

    Responda
  12. Wallace marques

    Como esse Juca Kfouri é um ser humano pequeno, tudo isso porque tem birra do andres Sanches e sempre torceu pra que ele não conseguisse vender o nome, ele conseguiu e aí o senhor me faz um texto desses, cresça como pessoa e homem Juca Kfouri!!!

    Responda
  13. MAUR CIO COSTA

    Juca, se tivesse aproveitado o tempo gasto nesse comentário de "jornalismo particular", lavando uma roupa no tanque ou um moi de louças na pia, teria feito algo útil para os que o cercam, e sobretudo para você mesmo.

    Responda
  14. Rogério Físico Ramos

    O estádio do Figueirense é totalmente particular com o nome dado ao empresário doador do terreno: Orlando Scarpelli.

    Responda
  15. helio tohoru kubo

    Juca, voce está de sacanagem. o nome do bairro nunca foi casa verde.deixa de ser preguiçoso e vá ver no google maps , o nome correto.

    Responda
  16. Milton Maeda

    Para o Juca, estádio de itaquera, para a Globo que tem os direitos do brasileiro, arena Corinthians e para mim arena genérico!!

    Responda
    1. Marcos Aurelio de Abreu

      Sim: caiu na neo química ARENA, o adversário genérico é de dar PENA!

  17. J LIO S RGIO DE BRAND O MARTINS

    Juca Você já foi mandado embora da ESPM por ser chato demais, ao misturar política com esporte, principalmente porque defendia o indefensável. A esquerda, que promoveu a maior corrupção já vista. Porque detesta o Andrés, fica falando besteira sobre o novo nome do estádio do Corinthians. Não gostou. Ok então ajude o time a pagar o estádio. Entre com uma graninha para ajudar seu time do coração. O Andrés pode ser um ignorante. Mas, sem dúvida, foi o melhor presidente que o Timão teve até agora.

    Responda
    1. LUCIANO SANTIAGO

      "(...) A esquerda, que promoveu a maior corrupção já vista". Piada. Nem se compara com a privataria Tucana ou a farra da Ditadura militar, em que cada obra custava 20 vezes o preço normal, sem fiscalização, sem imprensa, sem prestação de contas, nem nada.

  18. Marcos Horvath

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. Valci de Freitas

    Esse é o famoso Juquinha. Eita falta de assunto, viu! E o pior é q tudo pago pela Folha.

    Responda
  20. Lucas Cansado

    Esqueci de dizer que "arena" também é ridículo. Por que não estádio, como sempre foi?

    Responda
  21. Lucas Cansado

    Concordo inteiramente. Por princípio, porque o nome é horrível e porque é ridículo querer impor um nome. Comercialização tem limite. Acho também ridículo ficar repetindo que nem papagaio a expressão "naming rights". A língua portuguesa não tem como expressar esse conceito? Finalmente, um leitor aqui - creio que Carlos Henrique - foi muito feliz quando observou que se a empresa quisesse publicidade na mídia, que pagasse por ela.

    Responda
    1. Marcos Aurelio de Abreu

      Genérico sim: os adversários genéricos na neo química Arena são de dar pena!

    2. IVAN BARROS LINARES

      Que tal o nome que o Milton Maeda sugeriu: "Arena Genérico"? 8^) Ou então outro que o pessoal tava usando, o "Quimicão"!

  22. JOSE CLAUDIO DOS SANTOS

    A imprensa não vai dar publicidade gratuita ao Corinthians. Vai apenas informar o real nome do estádio...Neo Química....a imprensa tem compromisso com a verdade. Ou o nome do estádio é uma mentira? O cronista tenta desqualificar a negociação por birra contra o presidente do clube (que é outro desinformado). A ética passa longe do comentário do cronista....um militante ....jornalismo é outra coisa.

    Responda
  23. Luiz Fernando

    Parabéns pela matéria Juca

    Responda
  24. Renato Canineo

    Ressalvado o direito do jornalista chamar o estádio como bem entender, é interessante verificar a enorme quantidade de estádios e ginásios, especialmente nos EUA, cujo nome advém de empresas e, por uma questão te precisão, são mencionados conforme seus nomes. Não há esse complexo anti-capital. Ninguém chama o Staples Center de arena de LA,por exemplo.

    Responda
  25. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Henrique Brum compartilhou um fato muito interessante!!!

    Responda
  26. Cleomar Ribeiro

    ... este novo nome parece que veio para ficar pelo menos até que se revele um escândalo gigante envolvendo a Neo Química e daí apareça um criativo novo / velho nome!

    Responda
  27. Elzira Eunice

    Juca não perde uma oportunidade de dizer que não é petista .... Freud explica Juca, mas vc só engana a vc mesmo ! E tem gente também que chama corrupto condenado de inocente!

    Responda
  28. Nilton Silva

    Bons argumentos, birrento colunista.

    Responda
  29. adalberto rossetti

    Depois o colunista se dá o direito de criticar a gestão amadorística do futebol brasileiro . Quando aparece alguma coisa no sentido contrário , fica com picuinha . Juca a partir de agora o Corinthians manda seus jogos na NEO QUÍMICA ARENA . E vamos colaborar .

    Responda
  30. Henrique Brum

    Juca, já que a Libertadores entrou na conversa, nunca é demais lembrar um fato de desconcertante: os Libertadores da América (Simón Bolívar e José de San Martín) lutavam contra o domínio da Espanha. Quando a Libertadores passou a se chamar Copa Santander Libertadores, o torneio cujo nome homenageava os que lutaram contra a colonização da Espanha passou a ter o nome...de um banco espanhol.

    Responda
  31. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Matéria Boba, sim com letra maiúscula. Quer polemizar etc...Caramba Juca, também com letra maiúscula, fala de jogo, futebol, até política de clube mas de nome de estádio (escolha fraca). Afinal, é claro, Emirates só vale na Inglaterra (ou Reino Unido, sei lá) Allianz só na Alemanha. Como podemos ter futebol de primeiro mundo com cronistas de terceiro. Enfim Juca, sua coluna hoje foi mais um 7x1.

    Responda
  32. Ladislau Leite de Oliveira

    É Juca, aí você exige profissionalismo dos dirigentes de futebol. Não entendo qual sua opção.

    Responda
  33. Arthur Rodrigo Ferreira

    O gado fica louco...

    Responda
  34. AGUINALDO ALMEIDA

    Polêmica boba. Até o Juca sabe disso. Deixe passar......

    Responda
  35. CARLOS BECKER

    Juca é um abençoado. Quem comenta com fervor textos como o de hoje idem. Tudo tranquilo no país... vamos debater como deverá ser chamado esse estádio aí.

    Responda
  36. Getulio Cunha

    Juca chama do que quiser o estadio. Queria ver se a empresa investisse no jornal e obrigasse ele a chamar pelo Name Rights qual seria sua postura. O fato é que ele não mistura publicidade com jornalismo, mas mistura alhos com bugalhos quando fala de uma impichada(com toda a razão do mundo) de um presidente eleito legitimamente(isso doi ) e uma matéria boba que mas me parece uma tentativa de afirmar o name rights para fazer média com o corinthians. Me parece falta de assunto

    Responda
  37. RODRIGO NAFTAL

    Juca. Nesse ponto, eu tenho uma divergência. Concordo com a sua posição de incompatibilidade de marketing com o jornalismo. Contudo, o naming right é um meio legítimo dos clubes buscarem alavancar as suas receitas. Se o clube optou por designar o estádio com um nome de uma marca, cumpre a imprensa designar corretamente o nome do estádio. Trata-se de informação jornalística. Haveria a propaganda se o jornalista recomendasse a utilização do produto vinculado à marca. O que não é o caso.

    Responda
  38. eli moura

    sem narrativas de meia verdades, o ex prefeito kassab assumiu a emissão de certificados de débitos, ou coisa assim, para bancar 400 milhões da construção do estádio, o prefeito que se seguiu Haddad, corinthiano, se recusou a faze lo. Sanches, então deputado pelo PT, se desfiliou do partido. A divida existe e tem que ser paga. Mas os demais tem que pagar também, como flamengo pelo uso do Maracanã, assumiu tem que ficar com a divida também, assim fica facil ter dinheiro e ser campeão.

    Responda
  39. eli moura

    não parece que a venda dos direitos de uso do nome da arena foi um bom negócio, mas foi feito é legal e legitimo. Ate o povo de Itaquera vai gostar que o estádio se chame arena Neo Quimica, bem como o Allienz Parque deixou de ser Parque Antártica. O tempo é outro do pacaembu, vila belmiro ou morumbi. Como é dito é naming RIGHTS, então direitos, que são legais e legítimos, devem ser respeitados, diferente de direitos legais e ilegítimos aposentadoria dos servidores, 2 ferias por ano para juizes.

    Responda
  40. Marcos Capitão

    Vou perdoar o Juca pela asneira, ele tem crédito.

    Responda
  41. Emerson Luis de Moraes

    Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade. George Orwell

    Responda
  42. Jorge Kalmus

    Discordo de você Juca, o futebol precisa dos valores referente a televisões, patrocínios, e direito de uso da marca. Se a imprensa não utiliza o nome comercial, o poder de negociação dos clubes fica reduzido. Tem muitas outras coisas que precisam ser melhoradas no futebol brasileiro para que ele se torne melhor, começando pelos dirigentes de clubes e entidades do esporte, mas ter maior renda é essencial

    Responda
    1. CARLOS HENRIQUE DO CARM RIBEIRO TAVARES DE ALMEIDA

      Lógica torta a de quem acha que a imprensa deve dar visibilidade gratuita a quem investe em nome de estádio. Se o que a empresa buscava era visibilidade na mídia, que negociasse espaço comercial nos veículos de notícias. Obrigar a mídia a dar publicidade gratuita a essas empresas é subverter a ordem das coisas. Que a imprensa permaneça livre e os que buscam publicidade encontrem formas éticas de fazê-lo.

  43. Aderbal Silva Aguiar Junior

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.