Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cloves Oliveira

    É certo que antes do Iluminismo a velha Europa agrediu a dignidade humana ao ingressar no mercado de escravos nas colônias, algo que a maior parte do mundo praticava. Mas foi no Iluminismo que as ideias de purificação racial ganharam destaque. Os responsáveis foram as elites iluminadas que deploravam tanto a Igreja como o chamado homem comum.O problema do Iluminismo que que ele simplificava a realidade: Use a razão! É tão simples! Mas a realidade é tudo, menos simples.

    Responda
  2. Fabiano Hoelz

    Bernardo, entendo que a conversa entre pai e filho não introduz o racismo na vida do menino. Desde o seu nascimento ele já vive numa sociedade racista e sofre seus efeitos, seja modo consciente ou não. O que acontece a partir da conversa é o início da tematização e da interpretação da sua condição de negro em uma sociedade racista. Talvez o que faça falta entre nós para combater o racismo são conversas deste tipo em famílias com pessoas de pele de cor clara para desnaturalizar a nossa condição.

    Responda
  3. Hernandez Piras Batista

    Notaram que em nenhum momento o crítico cede a palavra ao autor e permite, assim, que vislumbremos seu estilo?

    Responda
  4. José Oliveira

    Segundo Hegel, “A coruja só levanta voo, pelo crepúsculo”, ou seja, Minerva ou Atena, a deusa da sabedoria, só voa quando há escuridão. O iluminismo nasceu do obscurantismo, mas se essa agourenta e benéfica ave for abatida enquanto ainda voa, a escuridão permanecerá. Ou seja, luzes artificiais clareiam a noite, mas na alvorada continuarão tateando no escuro em plena luz do dia.

    Responda