Reinaldo José Lopes > Por que alguns cientistas não aplicam seu ceticismo à associação entre genes, raça e inteligência? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Miguel Ortega

    Genética é como dirigentes de um time de futebol investirem no elenco, e no papel montarem um time campeão. Mas o que vai valer na vida é a batalha bioquímica entre reguladores, ai influenciam alimentação, estímulos, e... o mais importante: variações. Portanto se vc nasce com genes de QI = 100, vc provavelmente vai ter ele entre 55 e 129, pq genes não produzem com exatidão. Então vc pode ser o superdotado de uma etnia ou o debilitado de outra.

    Responda
  2. Paulo César de Oliveira

    Artigo contraditório. Na parte politicamente correta, fala em "espectro da associação entre grupos étnicos e maior ou menor inteligência" e que "por sorte" quem pensa assim é minoria. Em seguida, reconhece diferenças entre QI médio entre raças e também que QI está relacionado a desempenho acadêmico e sucesso profissional e que, em certa medida, é influenciado pelos genes.

    Responda
    1. RICARDO MORAES

      O que artigo afirma é que não se sabe o efeito relativo de fatores genes, cultura, alimentação e meio ambiente na determinação do QI. Ou seja, não se sabe se as raças têm melhores resultados nos testes de QI têm os genes melhores para essa característica - pode ser que outros fatores como alimentação e meio ambiente estejam contribuindo mais para o resultado do teste de QI. E cabe lembrar que o teste de QI é apenas uma das medidas de inteligência.

  3. ADALBERTO SALES

    A psicologia genética e evolutiva tem demonstrado que inúmeros caracteres e comportamentos humanos possuem uma forte base genética. Sem discriminação de qualquer ordem,o fato é que os bárbaros anglo, germânicos, francos predominaram na História. A História é a grande mestra e juíza.

    Responda
    1. Jose Pinto Siqueira Jr

      na História europeia

  4. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    As pseudociências são um exemplo típico do ceticismo seletivo. Podemos citar a frenologia que alega que a forma e protuberâncias do crânio são indicativas das faculdades e aptidões mentais de uma pessoa. Esta pseudociência foi criada em 1796 pelo alemão Franz Joseph Gall e gozou de grande apelo popular até o século XX, mas foi totalmente desacreditada pela pesquisa científica.

    Responda
  5. JOSE CAMPOS

    Esse artigo só desperta os preconceituosos de plantão.

    Responda
  6. ANTONIO DE PADUA CHAVES

    Artigo oportuno. Vale lembrar que qi mede inteligência lógico-matemática apenas. Outros tipos de inteligência estão mapeados na psiché, inclusive aquelas em que os considerados de menor qi se sobressairiam, como, por exemplo, a musical, a corporal, de modo que, no conjunto, faça-se equilíbrio entre os biotipos humanos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.